A diferença entre Trabalho e Emprego

Trabalho e emprego

Entenda a diferença entre trabalho e emprego

Você já parou para pensar qual é a diferença entre trabalho e emprego? Apesar dessas duas palavras serem utilizadas com o mesmo propósito, apresentam aspectos práticos distintos. Enquanto o trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, o emprego designa basicamente uma forma de adquirir renda. Não sabia dessa? É só continuar lendo para ficar por dentro!

Através do Autoconhecimento você irá conhecer os passos necessários para conquistar o que verdadeiramente você quer. Baixe aqui, é um presente!

Compreender a diferença entre trabalho e emprego pode ajudar na sua vida profissional

O trabalho tem relação direta com o estilo de vida do indivíduo: em quem ele hoje em dia e em quem deseja se tornar. O conceito está pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos. O trabalho vai além da necessidade financeira, trata-­se de um caminho para a realização pessoal.

Já o emprego é uma atividade alienada em que o profissional atua por mera necessidade financeira, distante de algum tipo de apreciação. Todos nós já passamos por essa experiência, não é mesmo? Seja pelo fato de ser a primeira colocação ou recolocação no mercado ou por não ter descoberto a própria paixão. E isso é o que verdadeiramente está conectado com as suas motivações e as suas convicções mais autênticas.

Quando a sua busca é somente pela estabilidade financeira, então você tem um emprego. Nesse caso, a chance de acabar infeliz realizando tarefas que não trazem satisfação pessoal e profissional é maior. Essa situação pode resultar em cenários ruins como a estagnação na sua carreira e até mesmo na sua vida pessoal.

Já quando você tem um trabalho tudo muda totalmente. Bem, como já dizia o estudioso alemão Max Weber (1864 – 1920): “o trabalho enobrece o homem”, ressaltando a diferença entre trabalho e emprego. Nessa perspectiva, a atuação profissional está atrelada à existência do indivíduo, mais profundamente falando, à construção do seu legado. Por isso é determinante para a plenitude do indivíduo para identificar e esclarecer o sentido de sua vida.

Cuide da sua carreira hoje para ser um profissional melhor amanhã

Nesse momento, você pode estar se perguntando o que essa diferenciação entre trabalho e emprego pode mudar em sua vida. Lembre-se de que conhecer a tênue diferença entre esses termos e refletir sobre qual dos dois você está realmente exercendo em sua vida é fundamental para verificar se o seu ofício está contribuindo para enobrecer ou empobrecer sua existência. Parece exagero, mas não é, pois passamos grande parte das nossas vidas trabalhando. Basta que você faça as contas. Todo esse cuidado com a sua carreira e com você mesmo agora, será de grande valia para o seu futuro.

Passar grande parte do seu tempo em um emprego com uma rotina cruel, transforma a sua vida em monotonia e tédio. Diante disso, a insatisfação com a vida profissional fica evidente e pode afetar a vida social e o bem-estar. As pessoas que experimentam essa situação costumam viver angustiadas. Isso explica aquela história de profissionais de diversos segmentos que são infelizes, mesmo com muito dinheiro.  

Hora de repensar sua vida

Tomar um tempo para refletir se o que você está fazendo profissional está realmente sendo bom para sua carreira e para sua vida pessoal é o primeiro passo para começar um exercício de autoconhecimento, que é essencial.

Como não dá para mudar a duração da jornada de trabalho em um piscar de olhos, você deve repensar a sua relação com o ofício que exerce. Levantar­-se cedo para exercer suas atividades todos os dias deve ser um ato realizado objetivando o crescimento na sua carreira e na sua vida como um todo. Para fazer com que essa atividade realmente valha a pena, garantindo benefícios tangíveis e intangíveis. Afinal, você é o dono da sua vida.

Você tem um trabalho ou um emprego?

Nem sempre é fácil identificar a diferença entre trabalho e emprego. Por isso, fiz esse texto e tentei deixar o mais claro possível. Quem ainda tiver dúvidas ou quiser complementar algo é só escrever nos comentários!

Grande parte dos profissionais percebe essa diferença conforme avança pela sua carreira e começa a se sentir entediado por desempenhar sempre as mesmas funções. Além de não ter estímulos para sair do “feijão com arroz” e é recompensado apenas por fazer o básico. Como resultado, a frustração é inevitável e afeta todos os setores da vida.

Por outro lado, o trabalho contribui para alcançar a revolução pessoal na medida em que você precisa identificar as suas habilidades para utilizá-­las como principais ferramentas de seu ofício. Nesse sentido, você é remunerado pelo que é e pelo que sente prazer em fazer.

Por isso, se você tem um emprego é bom pensar em mudar para um trabalho. Isso não quer dizer que precise trocar literalmente de cargo ou empresa. Pelo menos não agora. Mas você deve analisar adequadamente a sua carreira para identificar as suas potencialidades e esboçar um planejamento para exercer sua verdadeira vocação. Para isso, identifique as suas potencialidades e dê um rumo correto a sua profissão, o que tornará mais fácil a tarefa de encontrar um trabalho que proporciona mais satisfação e realização.

Através do Autoconhecimento você irá conhecer os passos necessários para conquistar o que verdadeiramente você quer. Baixe aqui, é um presente!

Como transformar a sua relação com o trabalho

O trabalho preenche a nossa mente e tempo e nos faz crescer pessoalmente, além de proporcionar as condições financeiras para vivermos bem. É por meio dele que você cria os alicerces principais para realizar seus projetos. Para conquistá-­lo, você deve transformar a visão em relação ao ofício. Essa tarefa exige algumas reflexões e avaliações sobre sua vida profissional, o que inclui mudanças de atitudes e análises de melhores possibilidades. Entre elas, três passos são fundamentais para isso.

  • Humanização: compreenda que você não é uma máquina, e sim um ser humano, que precisa ter suas necessidades básicas preenchidas. Além de desempenhar suas tarefas com excelência, atingir metas e gerar resultados, você também precisa se sentir parte importante da corporação, ser respeitado pelos colegas de trabalho e ser reconhecido por seu líder. Essas são três questões fundamentais que te auxiliam a identificar seu valor profissional e seu posicionamento na carreira.
  • Foco no resultado e não tarefa: exercite sua visão sistêmica a respeito da empresa em que faz parte, seja mais ativo e participativo. Compreenda como o sistema organizacional funciona de maneira geral, como os diversos departamentos e funções se integralizam em direção a um objetivo comum.
  • Não engesse seu potencial: não se limite a fazer apenas o que lhe é delegado, procure ir além do horizonte, seja mais analítico, provoque seu senso crítico e estimule sua criatividade. Essa é uma forma bastante efetiva para desenvolver soluções que possam agregar com o crescimento da empresa, e consequentemente, a evolução do seu trabalho.

O Professional & Self Coaching (PSC) é um excelente modo de valorizar suas habilidades técnicas e experiências em ambientes que realmente lhe completem. A formação do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) explica os princípios da programação neurolinguística. feedback 360°, autoconhecimento, comprometimento, psicologia positiva, inteligência emocional, auxiliares linguísticos, administração de tempo, gerenciamento e desenvolvimento de pessoas, patrocínio positivo e muito mais. Tudo isso não só na teoria, mas também na prática! Os resultados poderão ser sentidos em curto, médio e longo prazo.

Assista o vídeo abaixo que representa muito bem a diferença entre focar na tarefa e no resultado:

 

 

Qual a sua missão? Como você gostaria de ser lembrado? Se você não existisse mais, faria alguma falta? Essas são reflexões que lhe ajudam a identificar seu propósito de vida, a descobrir sua paixão e a compreender como o trabalho pode te ajudar nessa extraordinária experiência chamada vida. Quando você tiver essas respostas internas claramente, sentirá que possui uma nova oportunidade de escrever a sua história, a cada amanhecer, a cada dia de trabalho realizado.

Convido-­o a ver a palestra abaixo realizada no TED, que traz uma excelente reflexão a respeito dessa temática:

 

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

Copyright: 1043501293 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010