O currículo é aquele documento poderoso, que pode colocá-lo ou eliminá-lo da briga por uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, ao elaborá-lo, é essencial destacar habilidades que sejam relevantes para a vaga a que você está se candidatando. Elas podem ser divididas em habilidades técnicas (hard skills) e habilidades comportamentais (soft skills).
No artigo a seguir, você vai conferir alguns exemplos de habilidades dessas duas categorias que podem ser evidenciados quando você redigir o seu currículo. Verifique quais delas têm mais a ver com você e com a sua área de atuação. Boa leitura!
Habilidades técnicas (hard skills)
As habilidades técnicas são competências específicas, que podem ser aprendidas e mensuradas, normalmente relacionadas ao seu trabalho ou à sua área de atuação.
-
Domínio de softwares
Cite os programas que você domina, como Pacote Office (Excel, Word, PowerPoint), softwares de design (Photoshop, Illustrator), ferramentas de CRM (Salesforce), ou plataformas específicas da sua área. Verifique quais são as ferramentas mais utilizadas na atualidade na sua área. Pode ser que a própria vaga de emprego já demande conhecimentos específicos nesse sentido.
-
Linguagens de programação
Se for relevante, inclua linguagens de programação, como Python, Java, HTML/CSS, JavaScript, SQL, etc. Essas linguagens têm sido cada vez mais exigidas para programadores, desenvolvedores e engenheiros de software no desenvolvimento de soluções tecnológicas diversas para facilitar a vida das pessoas.
-
Gerenciamento de projetos
Você também pode incluir no seu currículo o conhecimento em metodologias ágeis (Scrum, Kanban) e o uso de ferramentas de gestão (Trello, Asana, Jira). Especialmente com a popularização do trabalho remoto, esses instrumentos digitais de gerenciamento de projetos têm sido muito empregados em diversos setores.
-
Análise de dados
A habilidade com ferramentas como Excel avançado, Power BI, Tableau e Google Analytics evidencia uma análise de dados mais eficaz e precisa. No entanto, lembre-se de que, por mais que essas ferramentas organizem os dados das empresas, é fundamental que haja uma mente humana com capacidade de contextualizar e interpretar adequadamente as informações que estiverem nas entrelinhas.
-
SEO e marketing digital
Se você tiver experiência com otimização de sites, Google Ads, Facebook Ads, e-mail marketing, ou gestão de redes sociais, não se esqueça de adicionar esses conhecimentos. Hoje em dia, as áreas de marketing e comunicação dependem muito do uso dessas técnicas e ferramentas para encontrar o cliente certo para a empresa.
-
Línguas estrangeiras
Especifique o seu nível de fluência (básico, intermediário, avançado ou fluente) em idiomas como inglês, espanhol, francês, etc. Em algumas vagas, esse conhecimento é obrigatório (como em tradução, ensino, pesquisa ou vagas em empresas multinacionais), mas, mesmo que não seja, pode ser um grande diferencial competitivo para contratações e promoções.
-
Redação e edição de textos
A experiência com produção de conteúdo, revisão e formatação de textos técnicos ou criativos também deve ser evidenciada. Em materiais impressos ou digitais, as empresas precisam de comunicadores criativos, empáticos e capazes de organizar as ideias em frases claras e com gramática correta.
-
Design gráfico ou web design
Inclua as suas habilidades em ferramentas de design, UX/UI design e criação de protótipos (Figma, Adobe XD). Hoje em dia, assim como os textos, os aspectos visuais da comunicação empresarial precisam ser claros e atrativos ao público-alvo. Isso vale para websites, redes sociais, materiais impressos, embalagens e até o design dos produtos em si.
-
Negociação e vendas
Não se esqueça das suas competências na elaboração de estratégias de vendas, CRM, negociação de contratos e fidelização de clientes. Elas são consideradas competências técnicas, no sentido de que a linguagem persuasiva e as técnicas de negociação são aprendidas em diferentes cursos.
-
Gestão financeira
Você também pode adicionar ao seu currículo o conhecimento em planejamento financeiro, análise de balanço, controle de fluxo de caixa, e ferramentas como SAP ou ERP. Para cargos administrativos, de controle logístico e de finanças, são elementos indispensáveis.
Habilidades comportamentais (soft skills)
As soft skills são traços pessoais que influenciam a forma como você interage com os outros e desempenha as suas funções. Elas também podem ser desenvolvidas ao longo da vida, mas mais com a experiência do dia a dia do que com cursos acadêmicos. Nem por isso são menos importantes e, portanto, devem estar no seu currículo.
-
Trabalho em equipe
Ninguém faz absolutamente nada sozinho, mesmo na vida profissional. Precisamos de chefes, colegas, clientes, parceiros, enfim, pessoas com as quais devemos nos relacionar no dia a dia profissional. Por isso, inclua a sua capacidade de colaborar de forma eficaz com os outros, seja em projetos ou em situações cotidianas no ambiente de trabalho.
-
Comunicação
A comunicação consiste na habilidade de expressar ideias claramente, seja de forma escrita ou oral, adaptando o tom ao público. É uma habilidade indispensável a todos os profissionais, mesmo que não trabalhem diretamente com comunicação (palestrantes, professores, jornalistas, publicitários etc.). Todos nós precisamos ser claros e objetivos com colegas, gestores, clientes etc.
-
Resolução de problemas
A resolução de problemas é a capacidade de identificar desafios e propor soluções eficazes e criativas. Essa também é uma habilidade importante em basicamente qualquer profissão, afinal de contas, qual é a área que não lida com problemas, não é mesmo?
-
Inteligência emocional
Bastante associada ao item anterior, a inteligência emocional é a capacidade de gerenciar emoções, lidar bem com o estresse e entender os sentimentos dos outros para construir relações de trabalho saudáveis. Trata-se de um conhecimento cada vez mais importante e exigido em qualquer área da vida, inclusive na área profissional.
-
Liderança
Se você tem experiência em liderar equipes, motivar colegas e delegar tarefas de maneira eficiente, inclua-a no seu currículo. Isso é importante para as vagas de gestores, mas, mesmo que não seja o caso, pode ser um diferencial que a empresa utilizará na hora de promover alguém para coordenar equipes.
-
Adaptabilidade
A adaptabilidade é a habilidade de se ajustar rapidamente a mudanças ou novos desafios. Essa competência é mais cobrada em alguns segmentos do que em outros, mas, em geral, também tem sido mais exigida recentemente. Na atualidade, qualquer setor profissional passa por mudanças — de ferramentas, de processos, de comportamentos, de ideias, de conhecimentos, entre outros. É importante que você consiga acompanhar esse dinamismo para não ficar para trás.
-
Pensamento crítico
Importantíssimo, o pensamento crítico é a capacidade de analisar dados ou situações, avaliar riscos e tomar decisões informadas. Conforme citamos acima, há diversos softwares que organizam os dados das empresas, mas somente um ser humano é capaz de interpretá-los e contextualizá-los de modo estratégico. As empresas precisam de pessoas com essa habilidade para traduzir dados em insights que norteiem as próximas tomadas de decisão.
-
Gestão do tempo
Gerir bem o seu tempo é ter mais eficiência na organização de tarefas, na priorização e no cumprimento de prazos. A correria da vida contemporânea transformou o tempo em um recurso escasso, de modo que todos nós, independentemente do cargo que ocupamos, devemos administrar bem as horas do dia. Não se trata de correr com o trabalho, mas de não perder tempo com o que for de pouca importância.
-
Proatividade
Hoje em dia, as empresas já não buscam funcionários que apenas obedecem às ordens dos seus superiores. É preciso também ter iniciativa para identificar oportunidades e agir sem precisar de supervisão constante. A capacidade de expor ideias, dar sugestões e resolver problemas é muito relevante no seu currículo.
-
Orientação a resultados
Por fim, é preciso ter foco em atingir metas e entregar resultados concretos, otimizando processos e recursos. É isso o que as empresas buscam. Não se trata apenas de cumprir a carga horária do mês, mas sim de mostrar resultados por meio de todas as suas competências.
Como escolher as habilidades certas?
Agora que você já conferiu exemplos de competências técnicas e comportamentais para colocar no currículo, descubra como selecionar aquelas que de fato serão utilizadas quando você redigir o documento. Não podemos colocar 20 competências, certo? Então, seja seletivo e priorize o que for mais relevante.
- Relevância: priorize as habilidades que são diretamente relevantes para o cargo e a empresa em questão.
- Especificidade: seja claro e específico ao descrever as suas competências. Em vez de apenas dizer “excelente comunicação”, você pode dizer “habilidade comprovada em comunicação interpessoal e apresentações em público”.
- Exemplos práticos: sempre que possível, inclua exemplos que demonstrem o uso dessas habilidades em experiências passadas. Obs: não se estenda muito nesse aspecto — ele pode ser mais desenvolvido nas entrevistas.
- Equilíbrio entre hard e soft skills: combine habilidades técnicas e comportamentais para demonstrar um perfil completo.
Como você pode perceber, são muitas as habilidades técnicas e comportamentais que podemos colocar no currículo. Elas demonstram o que somos capazes de fazer e como podemos ser úteis para as organizações. Assim, a escolha das habilidades certas e a forma de apresentá-las podem fazer toda a diferença para se destacar no processo seletivo!
E você, querida pessoa, já sabe quais competências deve colocar no seu currículo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!