Habilidades Profissionais mais Valorizadas

habilidades mais valorizadas
Conheça as habilidades mais valorizadas do mercado

Com a concorrência acirrada no mercado de trabalho, conquistar um novo emprego ou a colocação profissional dos sonhos é uma tarefa desafiadora e que exige dedicação máxima. Acontece que, muitas pessoas, sem saber muito bem por onde começar, acreditam existir uma fórmula secreta que explique os bem-sucedidos terem conseguido ocupar cargos tão requisitados.

A verdade é que não existe nenhum segredo. Todos nós temos tudo o que precisamos para chegarmos aonde quisermos! O que deve haver é um alinhamento de perfis entre empregador e candidato, bem como bastante dedicação, comprometimento, empenho, entre muitas outras qualificações profissionais, necessárias, não só para se ocupar um cargo específico, mas para os mais diversos tipos de posições que o profissional venha a assumir dentro de qualquer organização da qual faça ou pretenda fazer parte.

Assim, para garantir que você seja selecionado pelas empresas e alcance o tão almejado sucesso profissional, vou compartilhar com você algumas das habilidades profissionais mais valorizadas pelas organizações no mercado de trabalho e que tem ajudado pessoas de todas as áreas de atuação a se destacarem em suas carreiras.

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Habilidades profissionais valorizadas pelas empresas

Ter conhecimento sobre as habilidades e competências profissionais que têm sido mais valorizadas pelas organizações no mercado de trabalho, ajuda você a trabalhar no sentido de desenvolver aquelas que ainda não tem ou potencializar aquelas que já possui, para que assim possa atender aos requisitos que as empresas mais têm procurado em seus futuros colaboradores.

Veja quais são elas a seguir:

Comunicação assertiva

Saber se comunicar é primordial para todo e qualquer tipo de negócio, afinal, este é um dos grandes gaps enfrentados pelas mais diversas empresas, independentemente de seu segmento de atuação. Neste sentido, o que as organizações mais têm buscado são profissionais que saibam se comunicar de forma clara, objetiva e assertiva, seja através da escrita, da fala ou de seus gestos.

Assim, se você almeja ser um profissional de sucesso, deve desenvolver a capacidade de se comunicar verbalmente e por escrito muito bem, uma vez que vai precisar transmitir informações e dados relevantes a seus colegas de trabalho, de forma que eles entendam com clareza e executem suas atividades conforme estas mesmas informações que você está lhes passando.

É disso que trata a comunicação assertiva, ou seja, é aquela em que não existem ruídos, que não deixa margem para ambiguidades e que todos entendem com perfeição, tornando o profissional que tem esta grande habilidade um grande candidato a ter sucesso em sua carreira.

Proatividade

As empresas valorizam muito os profissionais que saem de sua zona de conforto e fazem além das funções que lhes foram delegadas. Tomar a iniciativa e saber analisar as situações, prevendo possíveis problemas e mudanças, para elaborar estratégias e soluções de forma antecipada,  são habilidades indispensáveis a qualquer profissional de sucesso.

Por isso, se você quer ser um deles, trabalhar essa capacidade, efetivamente e na prática, vai fazer com que você seja cada vez mais notado em seu ambiente profissional e valorizado, não só pela empresa para a qual já presta serviço, mas também por todas aquelas que desejam ter profissionais proativos em seus quadros de funcionários.

Senso de análise

Muito ligado à proatividade, o senso de análise é uma das habilidades mais solicitadas pelas empresas no mercado competitivo atual. O profissional que possui esta capacidade é visto como aquela pessoa que sabe lidar com os desafios, que identifica oportunidades e corre atrás de informações mais precisas, sobre determinado assunto, para propor soluções e estratégias mais assertivas, no sentido de contribuir para que os negócios mantenham-se sempre prósperos e atuantes em seus segmentos.

Gerenciamento do tempo

Independentemente da área em que você atua, é importante que você saiba gerenciar o seu tempo, de maneira eficaz, para obter maior produtividade em seu dia a dia de trabalho. As empresas valorizam profissionais que conseguem realizar diversos projetos ao mesmo tempo, principalmente diante de deadlines cada vez mais curtos, como os que temos de lidar em nossa rotina atualmente.

Eles são enxergados como pessoas que priorizam e hierarquizam melhor as suas tarefas, e que proporcionam resultados satisfatórios em qualquer situação e circunstância. Por isso, faça questão de aprimorar esta habilidade, pois ela é de extrema relevância no mercado de trabalho atual, já que tudo acontece de forma tão acelerada, que somos praticamente obrigados a fazer malabarismo com o tempo que temos diariamente.

Flexibilidade e resiliência

Flexibilidade e resiliência são grandes habilidades, altamente valorizadas pelas empresas. Isso porque o mercado em que estas atuam sofre constantemente mudanças, sendo assim, precisa contar com profissionais que estejam preparados para lidar com cada uma delas, sem desistir diante dos primeiros desafios que surgirem.

Neste sentido, é imprescindível que o profissional tenha facilidade de adaptação, abertura para novos desafios e saiba exercer suas atividades com excelência, mesmo diante dos contratempos, pois atitudes e comportamentos assim, vão fazer com que este mesmo indivíduo alcance patamares cada vez mais elevados em sua carreira.

Bom relacionamento interpessoal

Saber trabalhar em equipe e manter um bom relacionamento com todos os colegas é fundamental para contribuir com a construção de um ambiente de trabalho positivo, que beneficie a todos. Para isso, os profissionais precisam lidar de maneira saudável com os diferentes perfis, opiniões e perspectivas daqueles com os quais convivem durante o expediente.

Diante disso, demonstrar que você possui e é consciente dessa cultura colaborativa é um grande diferencial, uma vez que as empresas têm procurado cada vez mais profissionais com essas características, ou seja, que entendem que é preciso trabalhar em conjunto, de forma coesa e com sinergia, para que resultados extraordinários sejam alcançados para todos os envolvidos nos processos organizacionais.

Capacidade de liderança é uma das habilidades mais necessárias no mercado.
Aprenda a ser um líder excepcional com meu ebook “Leader Coach”! É grátis!

Liderança

Para ser líder não é preciso exercer um cargo de gestão, já que a liderança deve ser uma habilidade presente em todos os colaboradores, independentemente de sua função ou nível hierárquico.

Isso porque, as empresas procuram por profissionais que tenham sim a grande habilidade de receber e desenvolver bem suas demandas, mas que ao mesmo tempo tenham a capacidade de assumir projetos e lidar com imprevistos, de desempenhar suas atividades focados em objetivos claros, além de tomar decisões estratégicas e assertivas, exercendo influência positiva, sendo exemplo e inspirando os demais, no ambiente de trabalho, a caminharem juntos em prol de um objetivo comum a todos.

Desenvolver-se neste sentido é fundamental para aqueles que almejam ter sucesso em sua trajetória profissional.

Integridade e Coerência

As empresas não buscam apenas por habilidades técnicas, mas, principalmente, por profissionais com valores. No geral, elas tentarão encontrar em você os mesmos princípios e objetivos contidos em sua cultura organizacional. Apesar de não compartilhar de todos eles, é importante deixar claro que você é uma pessoa íntegra, honesta e coerente, sendo capaz de seguir uma missão em comum com outros integrantes da organização.

Perceba que todas essas características envolvem ética e princípios, sendo importante não somente no meio corporativo, como também na vida em sociedade e em outros setores. Quando adicionadas às suas atitudes e comportamentos, essas habilidades demonstram ao empresário ou ao empreendedor, que você é um profissional transparente, que reconhece seus erros, atribui créditos aos seus colegas de trabalho e transmite confiança e comprometimento para com a empresa, suas atividades, seus pares, clientes e principalmente, consigo mesmo.

Autoconfiança

Conhecer a si mesmo é um fator determinante para superar suas limitações e fortalecer suas potencialidades. Autoconfiança, proveniente do autoconhecimento, é primordial para que o profissional consiga assumir riscos, propor novas perspectivas, enfrentar o desconhecido, bem como, promover seu crescimento contínuo.

Esses são elementos fundamentais para sair da zona de conforto, fazer diferente e ousar ir além, para trilhar seu caminho em direção ao sucesso que você sempre sonhou para si.

Inteligência emocional

Ter inteligência emocional é ter a capacidade de identificar e lidar com as próprias emoções e com os sentimentos das pessoas que estão ao redor no dia a dia.

Esta é uma habilidade fortemente valorizada no ambiente de trabalho, pois, quase que diariamente, somos colocados frente a frente com situações estressantes e adversas, que têm o grande potencial de despertar nossas mais diversas emoções negativas, e, quando sabemos lidar com toda esta pressão, controlando tudo o que está dentro de nós e que pode nos prejudicar e prejudicar o bom andamento de nossas atividades, conseguimos nos sobressair e nos destacar perante os demais.

Além disso, a inteligência emocional também nos ajuda a compreender os sentimentos de nossos colegas, o que nos torna mais pacientes com cada um deles e altamente colaborativos.

Automotivação

Automotivar-se é encontrar em si mesmo motivos para realizar as atividades e demandas diárias, sem ficar esperando estímulos externos para se comprometer com aquilo que precisa fazer diariamente dentro da empresa.

Geralmente, profissionais assim têm objetivos muito bem definidos, que lhes impulsiona a ir além sempre e a realizar o que for necessário para ver seus sonhos se tornando reais. São pessoas que não esperam nada cair do céu, pois sabem que isso não vai acontecer, já que têm a consciência que tudo depende muito mais de esforço próprio do que fatores externos.

Indivíduos assim tem sido constantemente procurados para ocupar os mais diversos cargos dentro das empresas, pois são pessoas autônomas, que contribuem significativamente para o alcance dos resultados extraordinários almejado por todos que fazem parte dos negócios.

A capacidade de ser um líder em determinados momentos cruciais é um grande diferencial no mercado. O quanto você sabe sobre ser líder?
Baixe o livro Leader Coach acessando aqui!

Desenvolva as habilidades mais procuradas pelas empresas com o Coaching

Acredite: todos possuem as habilidades citadas, apesar de geralmente algumas saltarem mais aos olhos do que outras. Dessa forma, você pode aprimorar e despertar as capacidades profissionais mais valorizadas pelas empresas, para que assim tenha a oportunidade de ser notado e de se destacar no mercado de trabalho.

Para isso, você pode contar com a maior e melhor formação em Coaching existente no mercado, o Professional & Self Coaching – PSC. Programa de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que ajudou milhares de pessoas e tem ajudado outras tantas a despertarem o seu potencial infinito e alcançarem resultados extraordinários em um curto espaço de tempo em suas trajetórias de vida e em suas carreiras.

Trata-se de um treinamento completo, que oferece a seus participantes as mais modernas técnicas e ferramentas de Coaching, que podem ser aplicadas de imediato em quaisquer âmbitos de suas vidas, principalmente o profissional, no sentido de desenvolver habilidades como o autoconhecimento, a inteligência emocional, flexibilidade, resiliência, capacidade de trabalhar bem em equipe, de aprimorar os relacionamentos interpessoais, entre muitas outras, provocando mudanças altamente positivas, para uma vida mais plena e realizada e para um carreira de sucesso, como foi o que aconteceu com a Edjaine Martin:

Faça como a Edjaine e como os milhares de profissionais que passaram pelo PSC e tiveram suas vidas transformadas por esta formação!

Ouse ir além, desenvolva as habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho, através do Coaching, e seja o profissional de sucesso que você tanto sonhou em sua vida!

Ser de Luz, agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Quais dessas habilidades se destacam mais em sua personalidade? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para contribuir com o desenvolvimento também da carreira deles.

Créditos da Imagem: Por stoatphoto – ID da foto stock livre de direitos: 545305708

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010