A importância da escolha da roupa de trabalho adequada

Roupa de Trabalho

Por que é importante saber escolher a roupa de trabalho adequada?

 

Provavelmente você já ouviu a expressão, ou até mesmo disse, que “a primeira impressão é a que fica”. A popularidade da frase não é à toa: quantas vezes você já não guardou na cabeça a imagem de uma pessoa por conta da roupa que ela estava usando? Pois é! Isso é super comum tanto no mundo corporativo quanto fora dele. Por isso, é necessário tomar cuidado com toda a sua aparência. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Por que prestar atenção no figurino corporativo

Segundo uma pesquisa desenvolvida em 1971 pelo psicólogo e professor Albert Mehrabian, mais de 50% da primeira impressão que uma pessoa tem de alguém está ligada à vestimenta e o exterior como um todo. Depois disso, existem outras características que também influenciam, tais como postura, expressão, gesticulação e, só depois, o conteúdo.

Infelizmente, essa superficialidade na hora de avaliar o indivíduo é real e não mudou desde os anos 70. Aliás, ela toma proporções ainda maiores quando analisamos o ambiente profissional, pois a aparência nesse caso é o “cartão de visitas”. Ela irá contribuir fortemente para a construção do seu marketing pessoal e do modo como os colegas de trabalho olham para você. Nesse sentido, é de suma importância ser coerente e vestir uma roupa adequada ao local de trabalho em que está. Ou seja, a composição de peças deve ser congruente com o ramo de atividade e a área em que atua.

Dicas de composição de peças para trabalhar

Para ajudar você a ficar atento com sua vestimenta, veja algumas recomendações gerais e simples que podem ser seguidas no dia a dia. Confira:

  • Leia o Código de Conduta que possui as regras de ética e moral. É comum que esse documento também tenha algumas recomendações de como se vestir.
  • Atente-se para o ambiente empresarial e observe o ambiente nos primeiros dias de trabalho para entender como as pessoas se comportam com a cultura organizacional constrói. Se o local pede algo bem formal, é interessante usar um figurino mais social. Se o ambiente for um pouco mais casual, invista em um esporte fino e jeans.
  • Evite exageros nos looks, tanto para o formal, quanto para o despojado. Nem 8 e nem 80, pessoa querida.
  • Cuidado com a escolha dos acessórios, tais como brincos, pulseiras, relógios e anéis.
  • Mantenha o conforto! Não adianta nada usar a combinação de peças mais elegante do escritório, mas não se sentir bem durante o dia. Isso pode até tirar sua concentração das atividades.
  • Tenha personalidade ao escolher as peças. Independentemente de ser um ambiente formal ou não é essencial que as suas roupas tenham um toque da sua personalidade.
  • Não importa se é homem ou mulher, é fundamental ter cuidados básicos de higiene, tais como tomar banho, estar com as unhas cortadas e descontaminada, cabelo cortado e limpo, dentes escovados, roupas limpas. Detalhes como esses fazem total diferença quando as pessoas se aproximam, então, cuide disso.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Como o coaching pode contribuir

O coaching é um método eficiente para transformar a vida das pessoas de forma positiva. Ele faz com que você olhe para dentro de si e entenda quais são seus pontos positivos para empoderá-los e quais são aqueles que merecem atenção para serem desenvolvidos de outra forma. Com ferramentas assertivas, o coaching é capaz de fazer uma revolução na sua vida em âmbito pessoal e profissional. Se você está buscando pela melhor maneira de começar uma mudança no seu figurino corporativo, o coaching é o primeiro passo para fazer com que essa caminhada seja mais simples e tenha um resultado efetivo.

Existem diversos tipos de coaching disponíveis no mercado, por isso, é essencial que você escolha aquele que mais combina com as suas necessidades e com o seu momento de vida. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, existe a formação Consultor em Análise Comportamental, que é excelente para o colaborador que busca por boas recomendações nesse quesito de figurino. Além de consegui-las, o indivíduo ainda irá obter conhecimentos muito maiores e profundos que poderão ser positivos em curto, médio e longo prazo. Os funcionários ligados às áreas de recursos humanos e de gestão de pessoas também poderão se beneficiar com o curso, pois terão mais capacidade de ajudar a outros colegas de trabalho.

Com uma carga horária rápida e ao mesmo tempo profunda de 20 horas, o rico conteúdo do curso tem como base estudos e pesquisas comportamentais realizadas com brasileiros. Com aulas teóricas e práticas, você irá obter diversos conhecimentos valiosos para sua formação profissional e pessoal.

Você irá aprender a desenvolver e exercitar o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional; ter domínio completo da Teoria dos Perfis Comportamentais e ainda irá usar um método testado e aprovado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fumsoft e Finep. Mais do que isso: terá a referência ideal para desenvolver seu processo de gestão; como potencializar os processos de coaching; como implementar a cultura organizacional da empresa de maneira saudável; como contribuir para a atualização dos conceitos de ética e moral da corporação;  como promover melhorias nos relacionamentos interpessoais contribuindo para um bom clima organizacional; compreensão melhor de como os candidatos e colaboradores constroem suas metas e regras pessoais; como otimizar os processos de recrutamento e seleção para ter resultados corretos e processos mais ágeis; como otimizar os resultados das áreas de treinamento e desenvolvimento; e muito mais!

Incrível essa formação, não é mesmo? Aproveite o momento para investir na sua formação. Depois de passar por essa formação, você será um Consultor em Análise Comportamental capaz de usar todas as ferramentas do coaching para a contratação de novos funcionários e para a sua própria evolução diária.

Agora é sua vez! Não deixe que a vestimenta incorreta prejudique seu marketing pessoal e ainda interfira na sua formação técnica. Seja o protagonista da sua própria vida. Tome as rédeas do que você tem e quer fazer e siga em frente. Ler esse artigo e correr atrás do seu curso ideal de coaching é o primeiro passo.

Gostou do artigo? Comente o que achou abaixo!

 

Copyright: 398205238 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pressmaster

 

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010