Como retornar ao mercado de trabalho

Voltar ao mercado de trabalho

Veja dicas para voltar ao mercado de trabalho com tudo

 

Buscar recolocação no mercado de trabalho é um processo complicado. Hoje em dia, as organizações procuram cada vez mais por profissionais mais qualificados e com experiência. Somado a isso, há o constante crescimento da competitividade no mercado. No artigo de hoje você vai conferir dicas preciosas de como se recolocar na sua área ou até buscar por outros caminhos. Confira!

5 dicas para voltar ao mercado de trabalho com tudo

Estar por fora do mercado atual não faz de você um profissional menos competente que os outros. Para lhe ajudar na construção de um novo mindset para os seus próximos passos, aqui vão alguns conselhos:

  1. Cuide do seu marketing pessoal: qualquer coisa que você faça ou fale contribui para a construção da imagem que os outros de a seu respeito. Por isso, é preciso estar atento às suas postagens nas redes sociais, o modo como você se veste, o jeito que trata as pessoas, como você reage em situações de pressão e muitos outros pontos que podem influenciar no ponto de vista dos outros. Para transmitir uma imagem de pessoa honesta e de bom profissional é essencial saber se comportar em diversos tipos de ambiente, sempre respeitando as outras pessoas e a si mesmo. Lembre-se de que você é o principal agente da imagem que passa para o mundo pessoal e profissional. Leia mais sobre o conceito de marketing pessoal.
  2. Atualize seu currículo: o desenvolvimento de um bom currículo é um ponto positivo para o seu marketing pessoal. Insira seus objetivos, experiência e cursos de forma clara e enfatizando seus méritos e conquistas. Confira algumas recomendações de como elaborar um bom currículo.
  3. Expanda e sustente seu networking: manter contato com seus amigos e colegas de profissão é importantíssimo para conseguir um emprego. Eles podem ajudar na busca de uma vaga que se encaixa com o seu perfil e até te indicarem. Só não se esqueça de o relacionamento, de amizade ou coleguismo, deve ser honesto. Não vale usar de falsidade ou falsas promessas para conseguir um trabalho. Além disso, não deixe a amizade de lado quando encontrar um trabalho. Confira algumas recomendações de como fazer um bom networking.
  4. Estude: é fundamental se reciclar todos os dias. Estude, faça cursos complementares e treinamentos, participe de palestras e workshops, leia constantemente, pesquise novidades da sua área e converse com outros profissionais da área. Buscar se aprimorar, se atualizar e mostrar seu diferencial aumentam suas chances de alcançar uma boa oportunidade. Leia 6 orientações simples de como ter disciplina para estudar.
  5. Faça coaching: como você leu acima, a certificação é muito importante para se destacar e mostrar que você tem conhecimento. Além disso, os aspectos comportamentais são relevantes na hora de conquistar uma vaga. Boa comunicação, conseguir trabalhar em equipe de forma saudável, ter foco, saber planejar, ser proativo, ter sabedoria e controle emocional podem ser seus diferenciais em um processo seletivo. O coaching pode ajudar você a trilhar esse caminho de desenvolvimento pessoal e profissional rumo ao sucesso. Continue lendo para saber mais a respeito do método.

Gostou das dicas? Se você tiver mais alguma bacana, compartilhe conosco nos comentários.

Pós-graduação em Psicologia Positiva e Coaching

O coaching é uma injeção de estímulo para o seu progresso tanto no mundo corporativo quanto fora dele. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações interessantes que se adequam ao seu momento.

A pós-graduação em Psicologia Positiva e Coaching é um ótimo exemplo de como de curso que contribui para que você seja um profissional de alto desempenho.

Para você entender a importância do treinamento, saiba que a psicologia positiva é uma ciência criada pelo professor americano Martin Seligman (nascido em 1942), que busca por maneiras de despertar e sustentar a felicidade verdadeira. Durante os anos de estudo, ele procurou por características internas e pelas ações externas que contribuem para o desenvolvimento de emoções positivas, estimulando a boa performance em âmbito profissional e o bem-estar no lado pessoal.

Então, a pós-graduação em Psicologia Positiva e Coaching traz justamente os benefícios dessa ciência e do método coaching ao mesmo tempo com o objetivo de ajudar você no seu caminho de evolução. De acordo com José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC, a formação é a união da mais moderna vertente corrente da psicologia com o processo mais eficaz para desenvolver pessoas.

Quem completa o curso com êxito, recebe a certificação Lato Sensu em Psicologia Positiva, Professional and Self Coaching (PSC), Analista Comportamental, Coaching Ericksoniano e Master Coach.

MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching

Aqui está mais uma opção de sabedoria superinteressante que você pode obter com o IBC. A especialização em Gestão Empresarial com práticas em Coaching ensina a como ter uma visão de mercado e da atuação de profissionais que buscam por assertividade e efetividade no dia a dia.

Os conhecimentos do MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching proporcionam o desenvolvimento das suas habilidades analíticas, executivas e decisórias, contribuindo para potencializar sua gestão, performance e resultados. Além disso, a formação visa promover o empreendedorismo, a criatividade, inovação, técnicas administrativas e outras características essenciais para você sobreviver nesse mercado competitivo.

No fim das aulas teóricas e práticas, você terá capacidade para elaborar, implementar e avaliar políticas, planos estratégicos e programas relacionados ao crescimento da organização, considerando os fatores históricos, econômicos, socioculturais, políticos, ambientais e tecnológicos. Pode ter certeza de que o corpo docente de alto nível treinado em coaching vai ajudar você a englobar todos esses pontos para o seu dia a dia profissional.

Professional & Self Coaching (PSC)

O Professional & Self Coaching (PSC) é a formação mais moderna e completa do Instituto Brasileiro de Coaching no assunto. Durante as aulas teóricas e práticas você aprende o que é e como exercer o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional todos os dias; quais são as bases e os fundamentos do coaching; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; boas práticas ligadas à liderança; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; e muitos outros temas essenciais para a sua evolução.

Com a finalização bem-sucedida do curso, você terá 6 certificações: Professional, Life Coach, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach (uma metodologia exclusiva do IBC, criada pelo José Roberto Marques). Ainda há o reconhecimento de 5 institutos internacionais: International Association of Coaching, European Coaching Association, Global Coaching Community, Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council.

Com todo esse conhecimento, você pode até se tornar um coach. Por que não? Imagine poder transformar a vida de alguém! Com as sessões de coaching você vai entender a importância de um coach dedicado ao seu desenvolvimento e atento com o seu constante progresso.

Bandeira branca para começar

Agora que você já leu dicas para retornar ao mercado com tudo e sobre como o coaching pode ajudar nesse processo, é hora de começar a se mexer. Você tem a bandeira branca para iniciar sua trilha rumo ao sucesso. Boa sorte!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário a respeito abaixo.

Copyright: 1164473920 – https://www.shutterstock.com/pt/g/disobeyart

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010