A sutil diferença entre dom e talento

Dom e Talento

Conheça as principais diferenças entre Dom e Talento

 

Você tem algum dom? E algum talento? Apesar de serem muito semelhantes, os termos possuem pequenas, e importantes, diferenças. De acordo com o dicionário, a palavra “dom” significa uma dádiva, um benefício e um dote natural. Já o substantivo “talento” quer dizer uma disposição e uma habilidade.

O principal ponto para destacar desses dois conceitos é: o que vem de berço e o que é adquirido. Esse assunto tem pano pra manga! Para saber mais a respeito do tema é só continuar lendo o artigo.

O dom que cada um tem

Quando se fala que alguém tem um dom, quer dizer que a pessoa nasceu com uma habilidade incrível. Pode ser uma voz potente o suficiente para se tornar um cantor, a sensibilidade certa para ser um pintor, o pensamento analítico correto para ser um engenheiro, a curiosidade aguçada além do normal para ser um cientista, entre outras milhões de possibilidades. Cada ser humano no mundo tem um dom específico que pode ser revelado durante a vida ou não.

É possível que você tenha um dom e que ainda não saiba disso. Ou pior: pode ser que você tenha um dom, saiba disso, mas ainda não dê o destaque que ele merece. Será? Para desmistificar essa questão tão importante é essencial que você conheça a si mesmo de maneira profunda. Pode até parecer estranho a ideia de que talvez você não tenha sabedoria o suficiente a respeito de si mesmo. Porém, essa falta de informação interna é real e mais comum do que se imagina. Se bobear, nem você mesmo entende que ainda precisa conhecer mais de si.

Para ajudar nesse quesito, existe um exercício sensacional chamado autoconhecimento. Realizar essa tarefa com êxito não é fácil ou rápido, mas vale a pena. Uma vez que você entende seus pensamentos, ações e reações com profundidade é mais fácil ser uma pessoa melhor em âmbito pessoal e profissional. A prática dessa atividade é um dos principais aprendizados do coaching. O método é capaz de transformar a vida de uma pessoa de maneira positiva, pois o autoconhecimento está entre as muitas técnicas e ferramentas usadas durante as sessões.

O autoconhecimento promove o entendimento sobre quais são seus pontos fracos, ou seja, aqueles que merecem mais atenção, pois costumam sabotar o seu dia a dia. O trabalho em cima dessas características será feito de modo que elas sejam eliminadas, amenizadas ou se tornem passíveis de controle. A prática também permite que você fortaleça seus pontos fortes e até descubra novos que podem estar escondidos. Nesse momento os pontos fortes da sua personalidade podem ganhar protagonismo na sua vida.

Entre os muitos itens do lado positivo, você pode encontrar o seu dom ou os seus dons. Mais do que simplesmente apontar ou descobrir esses itens, o autoconhecimento permite que você continue evoluindo. Isso quer dizer que é essencial fazer a manutenção constante das suas virtudes. Afinal, a arrogância nunca fez bem a ninguém, não é mesmo? Por isso, que é importante estar em contato com você mesmo o tempo todo e manter a humildade em dia.

Caso você saiba qual é o seu dom, escreva nos comentários para que todos saibam!

De onde vem o talento

Diferente do dom, o talento pode ser construído ao longo do tempo. Quem deseja ser cantor pode se dedicar a esse objetivo com aulas de canto, aquele que quer ser pintor pode se educar no campo artístico, a pessoa que almeja um título de engenheiro pode estudar e o indivíduo que sonha em ser cientista pode buscar a instrução necessária. Basicamente, quem nasceu sem o dom para realizar suas metas, deve se esforçar ainda mais para alcançar a plenitude.

Novamente, o coaching pode ajudar nesse sentido. O método ensina as ferramentas corretas para motivar o despertar das suas qualidades mais importantes. Mais do que simplesmente mostra como encontrar e fortalecer as características positivas, o coaching mostra a essencialidade da evolução constante. Basicamente, não adianta aprender hoje, usar essa sabedoria por um período e depois esquecê-la. A sapiência deve ser desenvolvida todos os dias.

O autodesenvolvimento é parte fundamental do cotidiano de um ser humano que procura ser melhor no que faz dentro e fora do trabalho. Somente o progresso contínuo é capaz de destacar as qualidades, gerenciar corretamente os pontos negativos e clarear as ideias para se aproveitar as oportunidades.

Se você já sabe qual é o seu talento escreva nos comentários!

Abra os olhos para o coaching

Como já foi falado aqui, o coaching é uma verdadeira forma de transformar sua vida de forma positiva. O método é o caminho mais rápido para aprender sobre autoconhecimento e autodesenvolvimento e a como aplicar esses conceitos de maneira estratégica no dia a dia tanto do lado pessoal quanto do lado profissional da vida.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há uma formação chamada Professional & Self Coaching (PSC), que é considerada a mais completa e moderna do Brasil quando se fala em coaching. Em 180 horas de profunda sabedoria, você irá aprender a respeito de métodos, técnicas e exercícios essenciais para aderir ao progresso constante. O PSC dá ao coachee (aprendiz) 6 titulações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Leader, Self Coach e Analista Comportamental.

Sim, as certificações dão a oportunidade de você se tornar um coach. Imagine quantas pessoas você pode ajudar a enxergar e compreender os mesmos pensamentos valiosos que você irá aprender! Ser a pessoa transformadora na vida de alguém é uma responsabilidade e uma alegria. Além de contribuir com a evolução de alguém, você irá aprender. Afinal, a sabedoria é uma troca de informações e todos têm um pouco para ensinar.

E tem mais! Você ainda terá 5 certificações internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, Behavioral Coaching Institute, European Coaching Association e International Coaching Council. Ou seja: você será reconhecido fora do Brasil por instituições respeitadas na área. Esse é um passo importante na sua educação contínua e na possibilidade de abrir portas fora do país.

Durante a formação, você irá aprender a respeito do exercício do autoconhecimento e do autodesenvolvimento de maneira densa. Além disso, também irá obter sapiência sobre como praticar a inteligência emocional, essencial para controlar os sentimentos em momentos de pressão. Como se não bastasse, ainda há aulas práticas e teóricas a respeito da história do coaching, programação neurolinguística, psicologia positiva, liderança, processos de identidade, crenças limitadoras e muitos outros itens importantíssimos para a evolução de qualquer ser humano.

Imagine o tanto de diferença que esse curso pode fazer na sua vida. Mais do que simplesmente contribuir para uma movimentação profissional, o coaching é capaz de realmente mudar sua visão de mundo, fazendo com que você chegue a outro patamar de sabedoria. Esse degrau acima na escada da sua evolução pessoal será fundamental para despertar o seu potencial pleno.

Pense o tanto que você irá entender sobre si mesmo e sobre as suas vontades em todos os campos da vida. Lembre-se de que aprender a como escolher objetivos reais, metas factíveis e caminhos honestos para alcançar o máximo do seu foco é uma virtude. Impossível perder mais tempo, não é mesmo? Invista no seu próprio progresso e seja você mesmo o dono da sua vida!

Comente o que achou do artigo abaixo! Aproveite para compartilhar com os seus amigos para disseminar esse conhecimento.

Copyright: 525536830 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tatianasun

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010