Como ter o poder da mente a seu favor

poder da menteUse o poder da mente em seu benefício

A mente humana é um dos locais mais incríveis que existem. Essa “caixinha” esconde um potencial infinito, em que podemos buscar ideias, conceitos e planos para que se tornem realidade. Para saber mais sobre esse assunto é só continuar lendo esse artigo!

Transformando sonhos em realidade

O primeiro passo para que algo se torne real é a criação mental. Não existe nada que conseguimos colocar em prática ou materializar fisicamente sem que antes isso tenha passado pela nossa mente. A realidade está ligada diretamente às imagens projetadas dentro de nós. Quando não temos o controle dos nossos pensamentos ou não entendemos como trabalhar a mente, passamos por situações complicadas ou somos conduzidos a um mundo que não é o ideal.

Você já deve ter ouvido por aí um ditado antigo, bastante comum: “querer é poder”. Ele parece simples, não é mesmo? Mas se olharmos no âmbito do coaching, nossas conquistas começam a partir do momento em que a mente trabalha em direção daquilo que acreditamos e queremos conquistar. Quando mentalizamos corretamente, temos o poder de conseguir aquilo que tanto desejamos.

Dicas de como trabalhar a mente de forma correta

Não adianta nada exigir toneladas de ideias inovadoras de uma mente sem descanso. Por isso, confira algumas dicas de como se cuidar:

  • Segundo o neurocientista Cori Bargmann, da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, para manter o cérebro ativo e saudável é essencial dormir. Durante o sono, as memórias se fixam e algumas proteínas tóxicas são eliminadas, o que não ocorre quando estamos acordados.
  • Os exercícios físicos também são fundamentais para o bom funcionamento da mente.
  • A gratidão pelos aprendizados e conquistas é importante. Essa postura positiva fortalece a autoconfiança e faz o indivíduo enxergar a vida de maneira mais edificante e menos pessimista.
  • O pensamento positivo elimina estresses e ansiedades. Amparados nela, o ponto central nunca é o problema em si, mas como encontrar as melhores soluções para resolvê-lo e seguir em frente.
  • Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman, outro elemento importante para acessar o poder da mente é o foco. Para o especialista, é necessário manter o foco interno, externo e empático para encontrar o equilíbrio. Para isso, Goleman defende que é preciso aprender a se desconectar completamente do ambiente, bem como enxergar o mundo com novas perspectivas e, por fim, eleger as melhores maneiras de se relacionar com as pessoas.

Se você tiver mais alguma recomendação que deseja compartilhar é só escrever nos comentários!

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

6 dicas para potencializar o poder da mente

Como mencionado acima, não é preciso uma grande técnica ou um segredo inovador para que o poder da mente passe a jogar ao nosso lado. São pequenas atitudes, uma mudança de comportamento e alterações no estilo de vida que podem fazer uma grande diferença. Siga os conselhos abaixo e potencialize o poder de sua mente:

  1. Seja positivo: tente sempre ter uma visão positiva. Atitudes e pensamentos positivos aumentam a autoestima e favorecem na manutenção da saúde física e mental. De nada adianta querermos alterar o poder da mente a seu favor se os pensamentos são ruins, negativos.
  2. Faça exercícios: exercícios são fundamentais para termos uma saúde de qualidade. O coração e o resto do nosso corpo agradecem se você se exercitar frequentemente. O filósofo romano Juvenal (morto no século II) disse que “uma mente sã num corpo são”. Durante as atividades físicas, são trabalhadas áreas importantes da mente, responsáveis por estimular a memória e a criação de células regeneradoras.
  3. Agradeça: ao agradecer, você está alimentando sentimentos positivos que favorecem a sensação de bem-estar, de felicidade e de recompensa. Além disso, agradecer fortalece seu propósito e sua missão de vida. Seja grato pelas suas conquistas, família e amigos. E procure exercer esse sentimento de gratidão sempre que possível nos pequenos gestos das pessoas que o cercam.
  4. Durma bem: como mencionado anteriormente, pesquisas comprovam que dormir é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Portanto, tente dormir de preferência pelo menos 8 horas por noite e faça o possível para relaxar e descansar o corpo e a mente. Assim como a parte física, chega um momento que a cabeça também precisa recarregar as baterias.
  5. Mantenha o foco: ao controlar a capacidade de concentração, o poder sobre a mente aumenta gradualmente. Saber o momento certo de dar atenção a determinado assunto ou simplesmente relaxar e se distrair um pouco faz com que o cérebro estabeleça um equilíbrio e não fique sobrecarregado. Faça uma lista do que realmente é importante e procure segui-la para que você não desfoque e trabalhe esse lado fundamental da mente.
  6. Substitua as palavras: você sabe que as palavras têm força, certo? Portanto trabalhe com elas para exercitar sua mente pouco a pouco. Uma dica valiosa nesse aspecto é substituir o “se” por “quando”. Sempre que for tratar de um assunto futuro ou de um plano em sua vida, não fale mais “se eu conseguir o emprego”, mas sim “quando eu conseguir o emprego”. O “se” te dá opções e o “quando” centraliza em uma opção.

Viu como tudo pode ser diferente com atitudes simples no dia a dia? Exercite sua mente, tenha pensamentos e ações positivas, conquiste maior poder mental e resultados extraordinários em sua vida.

A programação neurolinguística

Você já ouviu falar sobre programação neurolinguística? Essa ciência foi desenvolvida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. A pesquisa deles mostrou que o ser humano tem 3 pilares: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Mais do que isso, os estudiosos afirmam que uma pessoa pode conectar esses pontos para alcançar um objetivo.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há uma formação que trabalha justamente esse conceito chamada Programação Neurolinguística (PNL). Além de se aprofundar nos conceitos da programação neurolinguística, o curso contribui para que você encontre seu eu interior e desenvolva uma versão melhor de si mesmo, sem perder a essência. E não para por aí! O treinamento ainda ensina:

  • Qual é o melhor caminho para transformar sonhos em objetivos reais. Um tópico muito relacionado ao que esse artigo fala.
  • O que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional.
  • Como praticar a linguagem não verbal.
  • O que é o alinhamento de níveis neurológicos.
  • O que é e como funciona a estrutura do pensamento.
  • Como desenvolver a flexibilidade comportamental.
  • Quais são os canais representacionais;
  • Aumentar a capacidade de refletir sobre uma determinada situação olhando por mais de um ângulo
  • Como negociar e solucionar problemas de forma efetiva.
  • Como administrar tempo e atividades de forma produtiva.
  • Melhores práticas de uma boa liderança.
  • Desenvolvimento da capacidade crítica.
  • Como gerar comprometimento da equipe.
  • Como ampliar a capacidade de se comunicar com diferentes tipos de público.
  • Ressignificar várias situações e fatos da sua vida.
  • Amadurecimento da criatividade e aplicação dela em processos e soluções de problemas.

Gostou da formação? Então, não espere mais um minuto e navegue pelo site para saber mais dela ou entre em contato com um dos nossos atendentes.

Quer conhecer ainda mais sobre a PNL? Assista meu vídeo!

Se você gostou dessas dicas, comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Deixe abaixo, também, outras ideias para fazer com que a mente se torne nossa aliada na busca pelo sucesso e pelos objetivos.

Copyright: 520814770 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mangostar

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63