O que é mindfulness?

mulher medidando ao por do sol

Mindfulness é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como atenção plena.

De origem inglesa, a palavra mindfulness significa “atenção plena”, ou seja: trata-se de um conjunto de ferramentas, recursos e técnicas mentais que têm o objetivo de alcançar uma concentração genuína em algo ou alguma coisa que normalmente não dedicamos o tempo e a atenção necessária.

Mindfulness, portanto, é uma forma de se concentrar no aqui e no agora, de modo a perceber plenamente todas as sensações e emoções que as atividades do dia a dia nos proporcionam. É uma maneira de fazer com que cada pessoa viva completa e integralmente tudo o que está acontecendo no presente.

Quando você faz alguma refeição, por exemplo, você tem o costume de desviar sua atenção olhando o celular, a TV ou qualquer outro objeto que tire sua concentração do ato de se alimentar? Com que frequência você se alimenta apenas sentindo as sensações que a comida proporciona? Quantas vezes você percebe as cores, os sabores e as texturas dos alimentos?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Esta é justamente a ideia do mindfulness, que propõe exercícios de concentração para que o indivíduo aprenda a prestar atenção no agora, em qualquer atividade que esteja sendo realizada no momento presente — se alimentar, tomar banho ou praticar exercícios físicos.

Desse modo, o mindfulness torna o indivíduo mais focado e concentrado em sua vida e nas tarefas rotineiras, além de proporcionar maior criatividade, maior satisfação pessoal e profissional, mais saúde e maior sensação de relaxamento e de felicidade.

Benefícios do mindfulness

Confira alguns dos muitos benefícios que a prática do mindfulness oferece:

Experimentação de realmente viver o presente

Isso pois, a pessoa que pratica mindfulness, é orientada a manter o seu foco e atenção orientados para aquele momento, o momento presente.

Nesse sentido, é importante dizer que o passo e futuro são tempos que possuem sua importância, dentro das nossas vidas, porém, não se pode viver em função deles, sobretudo se estamos buscando por sucesso e plenitude.

Intensificação das experiências vividas

À medida que aprendemos a viver concentrados naquilo que estamos fazendo, somos capazes de nos doar de forma genuína para o que estamos fazendo.

Essa ação nos permite viver de modo intenso cada instante do que estamos experienciando naquele momento. 

Alívio do estresse e da pressão

A prática do mindfulness é uma importante aliada no combate ao estresse, ansiedade e, consequentemente, os problemas que podem ser desencadeados pelo excesso dos mesmos.

Gerenciamento e melhor controle das emoções

A partir do momento que conseguimos nos concentrar em tudo que está à nossa volta, conseguimos nos concentrar também em nós mesmos.

O mindfulness contribui significativamente para que as pessoas entendam e compreendam mais de si mesmas, entendam mais sobre as suas próprias emoções e, deste modo, seja capaz de lidar com elas de um modo muito mais assertivo e equilibrado.

– Alcance da felicidade e do bem-estar pleno;

– Vivência plena das emoções;

– Desenvolvimento da Inteligência Emocional;

– Capacidade de entrar em contato consigo mesmo;

– Desenvolvimento da autoestima e autoaceitação;

– Aprimoramento da capacidade de tomar decisões maduras, conscientes e assertivas;

– Desenvolvimento de mudanças cerebrais positivas;

– Melhoria da memória e da performance em qualquer atividade;

– Relaxamento do corpo e da mente.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Exercícios de mindfulness

Confira alguns exercícios de mindfulness que você pode começar a praticar em seu dia a dia:

Na natureza

Um ótimo exercício de mindfulness é começar a apreciar a natureza em sua essência. Experimente passar um tempo ao ar livre, respirando pausadamente o ar puro, sentindo o ar entrando e saindo de seus pulmões, se concentrando na beleza do verde, nos cheiros das plantas, nas texturas e nas sensações que o meio ambiente lhe proporciona.

Durante uma viagem

Quando estiver viajando, tente conhecer toda a cultura do local, bem como seus pontos turísticos, suas cores, culinária e costumes. Sinta como se você fizesse parte daquele ambiente e viva intensamente todas as maravilhas que uma viagem pode lhe oferecer.

Ao praticar esportes

Você também pode desenvolver a técnica do mindfulness ao realizar qualquer tipo de atividade física ou esporte. Durante a prática, tente sentir intensamente a adrenalina correndo em suas veias e os movimentos que o corpo realiza. Aproveite as sensações e o bem-estar que essas atividades podem proporcionar.

Meditação

Esse é um ótimo exercício de mindfulness. Para praticar a meditação, procure um ambiente confortável e sem qualquer tipo de ruído ou barulho. Sente-se de forma relaxada, de pernas cruzadas. Em seguida, feche os olhos e deixe os pensamentos fluírem naturalmente. Respire pausadamente repetidas vezes e esvazie sua mente de qualquer pensamento formulado. Entre em contato consigo mesmo e com seu “eu” interior.

E para que você possa colocar tudo isso em prática existem alguns passos que podem contribuir, assertivamente, para a prática do mindfulness. Sendo eles:

  • Atente-se a sua respiração;
  • Ouça claramente o que está ao seu redor;
  • Preocupe-se com a sua saúde emocional;
  • Adote hábitos mais saudáveis em relação ao seu modo de comer, sem esquecer da prática de exercícios. 

E você, já conhecia a técnica do mindfulness? Já teve alguma experiência ao realizar este método? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds