O que é mindfulness?

De origem inglesa, a palavra mindfulness significa “atenção plena”, ou seja: trata-se de um conjunto de ferramentas, recursos e técnicas mentais que têm o objetivo de alcançar uma concentração genuína em algo ou alguma coisa que normalmente não dedicamos o tempo e a atenção necessária.

Mindfulness, portanto, é uma forma de se concentrar no aqui e no agora, de modo a perceber plenamente todas as sensações e emoções que as atividades do dia a dia nos proporcionam. É uma maneira de fazer com que cada pessoa viva completa e integralmente tudo o que está acontecendo no presente.

Quando você faz alguma refeição, por exemplo, você tem o costume de desviar sua atenção olhando o celular, a TV ou qualquer outro objeto que tire sua concentração do ato de se alimentar? Com que frequência você se alimenta apenas sentindo as sensações que a comida proporciona? Quantas vezes você percebe as cores, os sabores e as texturas dos alimentos?

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Esta é justamente a ideia do mindfulness, que propõe exercícios de concentração para que o indivíduo aprenda a prestar atenção no agora, em qualquer atividade que esteja sendo realizada no momento presente — se alimentar, tomar banho ou praticar exercícios físicos.

Desse modo, o mindfulness torna o indivíduo mais focado e concentrado em sua vida e nas tarefas rotineiras, além de proporcionar maior criatividade, maior satisfação pessoal e profissional, mais saúde e maior sensação de relaxamento e de felicidade.

Benefícios do mindfulness

Confira alguns dos muitos benefícios que a prática do mindfulness oferece:

– Experimentação de realmente viver o presente;

– Intensificação das experiências vividas;

– Alívio do estresse e da pressão;

– Gerenciamento e melhor controle das emoções;

– Alcance da felicidade e do bem-estar pleno;

– Vivência plena das emoções;

– Capacidade de entrar em contato consigo mesmo;

– Desenvolvimento da autoestima e autoaceitação;

– Aprimoramento da capacidade de tomar decisões maduras, conscientes e assertivas;

– Desenvolvimento de mudanças cerebrais positivas;

– Melhoria da memória e da performance em qualquer atividade;

– Relaxamento do corpo e da mente.

Exercícios de mindfulness

Confira alguns exercícios de mindfulness que você pode começar a praticar em seu dia a dia:

Na natureza

Um ótimo exercício de mindfulness é começar a apreciar a natureza em sua essência. Experimente passar um tempo ao ar livre, respirando pausadamente o ar puro, sentindo o ar entrando e saindo de seus pulmões, se concentrando na beleza do verde, nos cheiros das plantas, nas texturas e nas sensações que o meio ambiente lhe proporciona.

Durante uma viagem

Quando estiver viajando, tente conhecer toda a cultura do local, bem como seus pontos turísticos, suas cores, culinária e costumes. Sinta como se você fizesse parte daquele ambiente e viva intensamente todas as maravilhas que uma viagem pode lhe oferecer.

Ao praticar esportes

Você também pode desenvolver a técnica do mindfulness ao realizar qualquer tipo de atividade física ou esporte. Durante a prática, tente sentir intensamente a adrenalina correndo em suas veias e os movimentos que o corpo realiza. Aproveite as sensações e o bem-estar que essas atividades podem proporcionar.

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Meditação

Esse é um ótimo exercício de mindfulness. Para praticar a meditação, procure um ambiente confortável e sem qualquer tipo de ruído ou barulho. Sente-se de forma relaxada, de pernas cruzadas. Em seguida, feche os olhos e deixe os pensamentos fluírem naturalmente. Respire pausadamente repetidas vezes e esvazie sua mente de qualquer pensamento formulado. Entre em contato consigo mesmo e com seu “eu” interior.

E você, já conhecia a técnica do mindfulness? Já teve alguma experiência ao realizar este método? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

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