O que é Neurocoaching?

Neurocoaching

Saiba como funciona o Neurocoaching

 

Entender como funcionam os processos que nos levam a pensar, agir e nos comportar de determinada forma e não de outra é algo que nos ajuda a ter melhores resultados, tanto em nossa vida pessoal, quanto na profissional. 

Neste contexto, além de serem consideradas questões como a influência do meio em que vivemos, bem como das experiências pelas quais passamos ao longo da vida, também é essencial analisar o funcionamento de nossa mente, uma vez que ela exerce um papel de fundamental importância em tudo o que somos e na forma como interagimos com o universo ao nosso redor. 

Sabendo disso, no artigo de hoje, vamos falar sobre uma ciência que vem ajudando diversas pessoas, não só a desvendarem os mistérios de suas mentes, mas também a se conhecerem mais e melhor, no sentido de aumentarem a sua performance, de forma considerável. Estou falando do Neurocoaching. Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira:

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Entendendo o Neurocoaching

Para entender como funciona o Neurocoaching e seus benefícios, o primeiro passo é entender o que é Neurociência, a base de todo esse processo. Ela diz respeito ao estudo sobre o sistema nervoso central, bem como sua estrutura, a forma como ele se desenvolve, seus aspectos fisiológicos, falhas e alterações que ocorrem ao longo da vida do ser humano. 

Além disso, a neurociência estuda o nosso cérebro, nossa capacidade cognitiva, memória, aprendizado, emoções, comportamentos, reações quanto aos estímulos internos e externos, nossas vivências e experiências, entre muitos outros aspectos.

Nesse sentido, com o objetivo de melhorar e condicionar o comportamento individual, com foco na potencialização da performance pessoal e profissional, o Neurocoaching é o resultado da junção dos conhecimentos avançados sobre o cérebro humano com as técnicas e ferramentas do Coaching. Dessa maneira, o coachee consegue estimular o seu cérebro para que extraia os melhores desempenhos e os melhores resultados.

Esta é uma metodologia que, através de uma melhor compreensão de como o nosso cérebro funciona e reage, auxilia no desenvolvimento do autoconhecimento, na realização de ações e mudanças positivas, no aprimoramento de capacidades diversificadas, na potencialização de novas habilidades, no controle e superação de problemas ou situações extremas, na criação de novos hábitos e comportamentos e no redirecionamento de energia rumo à mudança e estado desejado.

Portanto, quando se combina as técnicas eficientes da neurociência com as técnicas e metodologias também eficientes do Coaching, é possível alcançar um resultado de evolução positiva e bastante significativa. As sessões de Neurocoaching vão ensinar ferramentas ao coachee para que ele consiga desenvolver de forma profunda o seu autoconhecimento e o seu autocontrole. Esses aspectos se mostram tão intensos com o Neurocoaching que propicia que os processos de tomadas de decisões sejam muito mais assertivos e tranquilos.

Como funciona o Neurocoaching?

O primeiro passo é a realização de uma série de perguntas que fazem o cérebro buscar conhecimentos que já possui, para encontrar a resposta mais adequada. Esta etapa tem como objetivo incentivar o cérebro a elaborar pensamentos mais eficientes e profundos e, com isso, propor estratégias, trabalhos e métodos embasados, que permitam sucesso rápido e seguro.

Com este processo, o indivíduo:

  • Desenvolve o gosto pelo aprendizado uniforme;
  • Aumenta a produtividade,
  • Adquire autoconfiança;
  • Gera “insights”, que garantem uma nova visão diante dos problemas;
  • Encontra soluções inovadoras e possivelmente mais eficazes;
  • Desenvolve sua inteligência emocional;
  • Diminui seu nível de estresse;
  • Potencializa a criatividade;
  • Adquire novos e melhores hábitos;
  • Fomenta a sua motivação; 
  • Reduz problemas de comunicação;
  • Elabora pensamentos mais eficientes;
  • Alcança uma melhor qualidade de vida.

Conhecimentos, técnicas e ferramentas do Neurocoaching

Para que seja verdadeiramente efetivo, o Neurocoaching tem como base dois elementos fundamentais, que servem para que o seu processo realmente traga resultados positivos para o indivíduo que o emprega em sua vida, seja pessoal ou profissional.

Continue a leitura para entender melhor cada um destes elementos, que são tidos como as principais ferramentas desta poderosa metodologia. 

Autoconhecimento

O primeiro e principal ponto que o Neurocoaching trabalha na vida de uma pessoa é o seu autoconhecimento. Isso porque, a partir deste processo, o indivíduo passa a ter acesso à informações até então guardadas em seu inconsciente e que são essenciais para que ele entenda a si mesmo. 

Assim, é possível que ele encontre as respostas que buscava para o seu próprio autodesenvolvimento, uma vez que, por meio desta metodologia, ele terá plenas condições de compreender melhor os motivos que o levam a pensar e a agir de determinada forma e não de outra. 

Neste sentido, entende-se que o autoconhecimento é uma poderosa ferramenta do processo de Neurocoaching, pois faz com que você tenha maior clareza sobre seus desejos, tendo plena consciência de que age por motivações próprias e não por pressões externas. Sendo assim, trata-se de uma forma de empoderamento, que contribui para que você alcance, efetivamente e na prática, seus sonhos e objetivos. 

Autoconfiança

A partir do momento que o indivíduo trabalha o seu autoconhecimento, automaticamente ele desenvolve também a sua autoconfiança. Digo isso, pois estes dois elementos estão diretamente ligados um ao outro. 

O que queremos dizer é que por meio do autoconhecimento temos a chance de desenvolver a consciência sobre nossos pontos fortes e os pontos em que precisamos melhorar, e, com isso, passamos a entender do que verdadeiramente somos capazes. 

Dessa maneira, tendemos a confiar cada vez mais em nós mesmos, já que realmente sabemos quem somos, quais são nossas melhores habilidades e competências, e o que precisamos fazer para sair do estado em que nos encontramos e nos direcionarmos para o estado em que sempre desejamos estar. 

Tudo isso porque olhamos para nós mesmos com muito mais compaixão e generosidade, algo que nos permite ter cada vez mais autoconfiança de que podemos superar todo e qualquer tipo de desafio e adversidade, seja na vida pessoal ou na profissional. 

Vantagens do Neurocoaching

Nosso comportamento e pensamento, sejam eles, positivos ou negativos, têm origem no nosso cérebro. Portanto, a partir do momento que, através das técnicas e ferramentas do Neurocoaching, a pessoa toma consciência das suas falhas, hábitos destrutivos, ações sabotadoras e condicionamentos, ela consegue trabalhar em prol da eliminação dos mesmos e no alcance de metas e objetivos positivos.

O Neurocoaching é essencial para que o indivíduo compreenda, de uma maneira clara e objetiva, como seu cérebro funciona em relação a alguns estímulos. Com isso, é possível adquirir autoconhecimento, controlar e modificar seu posicionamento quando surge algum problema ou situação extrema. A pessoa passa a enxergar grandes oportunidades de superação em situações que antes eram vistas apenas como “problemas”.

Outro benefício oferecido pelo processo de Neurocoaching é a motivação. O indivíduo se torna mais flexível e passa a encarar desafios com mais motivação e positividade, já que começa a enxergar outras possibilidades e dessa forma, se organiza de forma calma e com clareza, planejando melhor suas ações individuais ou coletivas.

Tudo isso vai contribuir, sem sombras de dúvidas, para reduzir o seu nível de estresse e ansiedade, em razão da sua mudança de comportamento, que estará voltada para sempre enxergar e aproveitar o lado positivo de todas as situações. Ainda, é notável um crescimento e melhoria da criatividade para conseguir lidar com desafios diários de maneiras diferentes.

O Neurocoaching é uma ferramenta capaz de proporcionar o desenvolvimento da sua inteligência emocional e com isso você vai aprender a potencializar suas emoções. Isso fará com que você aprofunde o seu autoconhecimento e a sua automotivação. Dessa maneira, você estará mais bem preparado para lidar com suas fraquezas, seus medos e suas inseguranças.

A autoconfiança que será potencializada pelo Neurocoaching te dará insumos para melhorar, inclusive, problemas com timidez e comunicação. Somado a isso, o Neurocoaching consegue fazer com que a sua produtividade aumente, já que você vai passar por esse processo e se sentir mais motivado a perseguir seus objetivos.

Dessa maneira, ficou claro que há várias vantagens que o Neurocoaching pode trazer para a sua vida, aumentando ainda mais a sua qualidade de vida. 

Neurociência e Coaching 

O Neurocoaching é um programa que une conhecimentos da Neuroanatomia e Neurociência ao processo de Coaching, ou seja, ele visa entender o cérebro humano através das técnicas da formação. 

Nesse sentido, você pode realizar o programa sem a necessidade de um curso de Coaching, mas caso você queira ser um profissional habilitado nessa área, você precisa primeiramente, ser um Coach formado. Através do Professional & Self Coaching – PSC, você pode realizar a melhor e mais completa formação do país e se tornar um Coach Profissional.

A importância do desenvolvimento pessoal para o crescimento profissional

Como já falamos, o Neurocoaching é uma ferramenta que desenvolve o autoconhecimento do coachee, para que possa entender melhor o que se passa no seu cérebro, sendo capaz de verificar quais são as suas falhas, os seus hábitos negativos, as suas ações sabotadoras e os seus condicionamentos. E com o Neurocoaching você será capaz de não apenas identificar esses elementos, mas vai conseguir trabalhar e melhorar esses pontos negativos, eliminando-os, e assim conseguir alcançar suas metas e se tornar bem-sucedido através de mudanças positivas.

E então outra questão importante que deve ser falada. Mesmo o Neurocoaching tendo um foco muito grande no desenvolvimento pessoal do coachee, isso não quer dizer que a pessoa somente verá todos os benefícios que já falamos apenas neste âmbito. Muito pelo contrário, o sucesso profissional está intimamente ligado ao domínio sobre a sua vida pessoal.

Por esse motivo que é cada vez mais comum ver empresas estimulando os seus colaboradores a buscarem sessões de Neurocoaching, com o intuito de que os seus membros mudem positivamente o seus comportamentos, na vida pessoal e na vida profissional.

Ainda, as pessoas que se consideram mais satisfeitas e seguras consigo mesmas, conseguem transparecer isso também em seus trabalhos e, por isso, são mais eficientes e se sentem mais bem preparadas para propor novos caminhos dentro da empresa, contribuindo assim para que ela cresça. Ainda, essas pessoas emanam energia positiva no ambiente em que se encontram, atingindo quem está ao seu redor, e isso não seria diferente no ambiente de trabalho.

O Neurocoaching fornece ao coachee métodos e ferramentas para que ele seja capaz de entender muito bem como o seu cérebro funciona. Com esse entendimento, o coachee é capaz de desenvolver a capacidade de direcionar o seu pensamento e as suas atitudes da forma como quiser. Claro que esses pensamentos e atitudes vão ser direcionados para um caminho positivo e isso vai resultar em uma vida repleta de sucesso, decisões bem tomadas, metas atingidas e sonhos realizados.

Ainda, não poderíamos deixar de mencionar que o Neurocoaching ajuda no aprimoramento da automotivação. Vale lembrar também que pessoas mais motivadas são mais produtivas em seus trabalhos pelo simples fato de estarem dispostas a buscarem seus objetivos. Além disso, pessoas motivadas são mais flexíveis e encaram desafios como mais positividade. Conseguem enxergar soluções e possibilidades que nem todas pessoas são capazes de enxergar. 

A automotivação é capaz de gerar um senso maior de organização, já que para se atingir metas e objetivos, é preciso estabelecer um planejamento. Dessa forma, quem está motivado a realizar seus sonhos, vai se organizar por meio de um planejamento, para que isso aconteça. Tudo isso conflui também para que a tomada de decisão ocorra de uma maneira mais assertiva e também auxilia na persistência da pessoa em alcançar as suas metas.

Você já conhecia o Neurocoaching? Sabia de todos os seus benefícios e resultados extraordinários que ele pode trazer para a sua vida? Deixe um comentário, com a sua opinião e sugestão sobre o assunto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar o conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais.

 

Fontes: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-neurocoaching

Copyright: https://www.shutterstock.com

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010