Quais são os diversos tipos de inteligência?

O psicólogo Howard Gardner identificou que todas as pessoas possuem sete tipos de inteligência, em maior ou menos grau.

 

conceito de inteligência foi profundamente estudado e analisado pelo psicólogo Howard Gardner, que considerou a definição de inteligência insuficiente para ilustrar as variadas habilidades que o ser humano possui.

Existem pessoas que dominam a ciências exatas, enquanto outras são especialistas em determinada prática esportiva ou possuem grande competência para as artes. Nesse sentido, cada pessoa detém um tipo de inteligência que não é maior ou melhor que a outra, apenas diferente e dominante em si.

Com esse pensamento, Gardner identificou sete tipos de inteligência que todas as pessoas possuem em maior ou menor grau. Para cada um, há um tipo de inteligência que se sobrepõe às demais que, por sua vez, demandam um pouco de esforço para serem desenvolvidas. Vamos conhecê-los melhor?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Os 7 tipos de inteligência

A seguir, você confere os 7 tipos de inteligência de Gardner. Será que você consegue identificar quais são aqueles que são mais fortes em você?

1. Inteligência linguística

A inteligência linguística, também conhecida como inteligência verbal, consiste numa boa capacidade de traduzir informações em palavras, sejam elas faladas ou escritas. Pessoas com essa inteligência bem desenvolvida aprendem mais quando leem algo. Além de serem bons leitores, falam e escrevem bem, pois têm um raciocínio rápido para formar frases claras e objetivas ao comunicar suas ideias. Também têm facilidade em entender normas gramaticais e em aprender novos idiomas.

Esse tipo de inteligência é, geralmente, identificado em escritores, poetas, publicitários, jornalistas e outros profissionais que trabalham com a comunicação verbal. Essas pessoas são apaixonadas pela comunicação, pelo idioma e pelas palavras. Além disso, são leitores ávidos, que apresentam facilidade de se expressar, e têm sensibilidade aguçada. Essa inteligência está ligada ao lado direito do cérebro.

Famosos da inteligência linguística: Machado de Assis, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles.

2. Inteligência lógica

Também conhecida como inteligência matemática, a inteligência lógica consiste na facilidade de manipular dados numéricos. Além disso, esse tipo de inteligência é caracterizado por uma grande capacidade de formulação de hipóteses e desenvolvimento de raciocínios lógicos para confirmá-las ou refutá-las. Pessoas com essa inteligência bem desenvolvida têm apreço por desafios de lógica, pois gostam de interpretar e categorizar informações de forma metódica.

É normalmente identificada em matemáticos, engenheiros, cientistas e demais profissionais que lidam com números. Quem apresenta esse tipo de inteligência possui facilidade de raciocínio lógico e senso analítico, além de ser capaz de solucionar problemas com facilidade, possuir boa memória, disciplina e organização. Essa inteligência está ligada ao lado esquerdo do cérebro.

Famosos da inteligência lógica: Albert Einstein, Isaac Newton, Mark Zuckerberg e Nikola Tesla.

3. Inteligência motora

A inteligência motora também é conhecida como inteligência corporal-cinestésica. Ela consiste no uso coordenado do corpo ou de partes específicas dele para realizar atividades. São pessoas que orquestram seus movimentos com agilidade, precisão e até mesmo beleza, no caso das expressões corporais artísticas.

Pessoas com inteligência motora são altamente habilidosas com o próprio corpo, e tendem a se tornar esportistas, dançarinos, bailarinos, atores, entre outras profissões que utilizam a consciência corporal. São altamente expressivos e precisos em seus movimentos. Esse tipo de inteligência está ligado ao cerebelo, responsável pelos movimentos voluntários.

Famosos da inteligência motora: Meryl Streep, Ana Botafogo, Cristiano Ronaldo e Michael Jordan.

4. Inteligência espacial

Pessoas com inteligência espacial desenvolvida possuem uma grande capacidade de compreender o mundo com exatidão a partir de seu olhar, o que lhes permite fazer representações e transformações positivas no espaço ao seu redor. São pessoas com boas noções de orientações em mapas, pesos, medidas, cores e formas.

Com o senso criativo e habilidade visual aguçados, pessoas que possuem inteligência espacial são ótimas para visualizar uma imagem que não existe e concretizar esse conceito. Geralmente, são artistas, arquitetos, escultores, cartógrafos, geógrafos, designers, dentre outras profissões que exigem habilidade em experiências visuais.

Famosos da inteligência espacial: Coco Chanel, Oscar Niemeyer, Michelangelo, Marco Polo.

5. Inteligência musical

Pessoas com inteligência musical possuem capacidade auditiva altamente aguçada, com notória sensibilidade para distinguir notas, ritmos, timbres e harmonias. É identificada naquelas pessoas que conseguem perceber bem as origens dos sons, como os efeitos de cada instrumento musical numa banda, por exemplo.

Esses indivíduos conseguem compor com grande facilidade e fluidez e apresentam muita criatividade. Além disso, são bons cantores e possuem facilidade para aprender a tocar diferentes instrumentos musicais. Além dos músicos e cantores, pessoas com esse tipo de inteligência podem ser DJs, críticos musicais, diretores musicais (de televisão, cinema e teatro) e professores de música.

Famosos da inteligência musical: Ludwig van Beethoven, Michael Jackson, Tom Jobim.

6. Inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal é imprescindível para todos aqueles que exercem um cargo de gestão. As pessoas que possuem este tipo de inteligência são aglutinadoras, ou seja, conseguem influenciar os outros naturalmente, são formadoras de opinião e são admiradas por sua capacidade social em estabelecer relacionamentos.

Além disso, as pessoas com boa inteligência interpessoal costumam ser empáticas e de comunicação clara, com facilidade de compreender as emoções, ações e intenções das outras pessoas. Profissionais de vendas, de marketing, de recursos humanos, psicólogos, políticos, religiosos e professores costumam ter esse tipo de inteligência bem desenvolvido.

Famosos da inteligência interpessoal: Mahatma Gandhi, Silvio Santos, Papa Francisco.

7. Inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é, de certa forma, oposta à interpessoal, pois consiste numa capacidade elevada de analisar a si mesmo, compreendendo suas próprias intenções, emoções, motivações e opiniões. São indivíduos com elevado autoconhecimento e que costumam sempre refletir sobre a existência humana. Quando conseguem compreender melhor seus padrões de pensamentos e ações, são capazes de explorar o que há de melhor em si mesmos e neutralizar os hábitos nocivos.

Quem possui inteligência intrapessoal predominante consegue entender as pessoas e seus sentimentos. Essas pessoas são mais sensíveis, observadoras e discretas. Geralmente, são indivíduos mais introspectivos, com aptidão para psicologia, filosofia, literatura e teologia.

Famosos da inteligência intrapessoal: Ernest Hemingway, Friedrich Nietzsche e Machado de Assis.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

E agora, qual é o meu tipo de inteligência?

Quanto mais você conhecer a si mesmo, mais será capaz de identificar seus traços dominantes de personalidade. Não há uma fórmula ou teste padronizado que permita chegar a um diagnóstico. Além disso, é preciso ter em mente que todos nós possuímos esses 7 tipos de inteligência, mas alguns se sobressaem aos outros. Machado de Assis, por exemplo, é um consagrado escritor brasileiro que configura como um exemplo tanto de inteligência linguística quanto de inteligência intrapessoal.

Também vale ressaltar que as inteligências são apenas diferentes, e não existe uma melhor do que a outra. Para que o indivíduo se destaque e aproveite seu potencial de maneira plena, ele precisa se autoconhecer e compreender suas habilidades mais sobressalentes.

Alguns questionamentos que podem te ajudar nessa análise são:

  • Como você resolve seus problemas? Confia na intuição ou prefere raciocinar de forma lógica?
  • Quais dessas capacidades mais são valorizadas em sua área de atuação profissional?
  • Em quais matérias escolares você costumava ir melhor?
  • Quais são as atividades que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?

 

Apesar de todos nós termos os nossos pontos fortes, sempre é importante lembrar que aquelas inteligências em que não obtemos muito destaque sempre podem ser desenvolvidas. Os tipos de inteligência citados nesse artigo são apenas uma referência de traços dominantes, e não categorias fechadas e definitivas.

Esse artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010