Ressignificar: liberte-se de coisas pesadas e negativas

Ressignificar

Ressignificar – Liberte-se de coisas pesadas e negativas

 

Você já ouviu ou leu sobre um conceito chamado “ressignificar”? Apesar de não ser muito comum, esse termo é imensamente poderoso. Quando alguém ressignifica algo, quer dizer que deu outro significado. Dar outro sentido para uma situação ou um momento da sua vida pode vir a calhar quando você deseja fazer grandes mudanças positivas em sua trajetória.

Se você ficou curioso e interessado em saber mais sobre o assunto, convido você a me acompanhar nesta leitura e entender de que forma você pode aplicar este conceito em seu dia a dia. Confira!

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

O que quer dizer ressignificar?

A ressignificação é uma palavra forte e bastante poderosa, que se bem aplicada, é capaz de ajudar uma pessoa a enxergar e levar a vida de uma maneira totalmente diferente. Ressignificar é dar outro significado, ou seja, é dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratar-se de algo negativo. 

O que quero dizer é que quando uma pessoa escolhe ressignificar algo, ela está escolhendo transformar uma experiência negativa pela qual passou em sua vida, em algo positivo. Por mais que tenha sido uma situação pesada e dolorosa, ela sempre busca enxergar o lado bom de tudo isso, bem como os aprendizados obtidos a partir de tais vivências, para que, dessa maneira, possa seguir em frente, apesar dos problemas.

Ressignificar é perceber que nem tudo de ruim que vivemos é tão ruim assim, já que, mesmo se tratando de uma situação difícil, é possível sair muito mais forte dela, tendo a oportunidade de aprender e modificar aquilo que não estava trazendo tanto resultado assim para a nossa trajetória e evolução. 

Dessa maneira, é primordial que, independentemente de ficarmos tristes com as adversidades que muitas vezes surgem e nos pegam de surpresa, nós encontremos forças em nosso interior, para visualizar as coisas boas que tais problemas estão nos trazendo, pois, dessa maneira, conseguimos seguir com a nossa vida, sem sofrer tanto com as experiências negativas. 

Benefícios da ressignificação 

Adotar a prática da ressignificação na vida é algo de extrema importância para todos nós, uma vez que a nossa jornada é e sempre será repleta de desafios a serem superados. 

Neste sentido, o que vai nos diferenciar dos demais e nos tornar verdadeiros vencedores no final, é a forma como vamos nos posicionar diante dos problemas: se é nos lamentando e reclamando pelos cantos, sempre que algo de ruim acontece, ou se é levantando a cabeça e tentando enxergar o que pode ser feito de diferente daqui para frente, para que das próximas vezes hajam mais acertos do que erros.

Veja abaixo, os principais benefícios que a ressignificação pode trazer para a sua vida:

  • Ter o poder de transformar experiências negativas em aprendizados;
  • Encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar;
  • Enxergar e levar a vida de uma forma leve;
  • Ver nos desafios uma oportunidade de crescimento;
  • Aprender a ser grato pelas dificuldades, pelos que cada uma delas ensinamentos que traz;
  • Não se vitimizar e assumir o papel de protagonista da própria história;
  • Reclamar cada vez menos;
  • Desenvolver a autoconfiança necessária para seguir em frente.

Estes e muitos outros benefícios fazem com que seja essencial que ressignifiquemos as experiências que nos trazem determinadas dificuldades, pois assim, quando as encaramos de frente, nos fortalecemos ainda mais e nos sentimos orgulhosos de nós mesmos por não termos desistido diante dos obstáculos. 

Preparamos um material gratuito, para que você saiba como pode ser muito mais feliz, ressignificando as experiências negativas de sua vida! Baixe agora mesmo!

Dicas práticas para começar o processo de ressignificação em sua vida

Depois de ver o inúmeros benefícios deste processo, tenho certeza que você ficou interessado em desenvolvê-lo em sua vida, não é mesmo?! Veja de que forma você pode fazer isso com as dicas a seguir:

Faça as pazes com o seu passado

Por mais que achemos que a melhor forma de seguir em frente na vida seja esquecendo por completo tudo de ruim que nos aconteceu, acredito verdadeiramente que o melhor a se fazer é olhar para o passado e encará-lo de frente. 

O que quero dizer é que você deve olhar para suas experiências negativas passadas e buscar fazer as pazes com elas, procurando extrair de cada uma as coisas boas, aprendizados e ensinamentos que lhe trouxeram, como elas lhe deixaram mais forte e te transformaram na pessoa MA-RA-VI-LHO-SA que você é hoje. 

Fazendo isso, você começa a dar o primeiro passo em direção ao seu processo de ressignificação. 

Honre e respeite a sua história 

Este é um dos grandes ensinamentos que faço questão de compartilhar com todas as pessoas com as quais tenho oportunidade de manter contato, principalmente em meus treinamentos. Isso porque ele essencial para que nos tornemos pessoas cada vez melhores. 

Honrar e respeitar a sua própria história quer dizer que você deve se orgulhar de tudo o que lhe aconteceu, de como você superou cada desafio e obstáculo, bem como da pessoa que você se tornou e tem se tornado com o passar do tempo. 

Ao fazer este exercício, você passa a confiar mais em si mesmo, entendendo que possui, interna e externamente, todos os recursos necessários para vencer todas as batalhas que a vida lhe traz. 

Evite reclamar

A reclamação é um hábito verdadeiramente nocivo para a nossa evolução, pois ela nos coloca em uma posição de eterna insatisfação, que só serve para nos deixar paralisados no tempo, sem conseguir conquistar absolutamente nada.

Neste sentido, é fundamental que você entenda que reclamar não vai lhe levar a lugar algum, muito menos ao seu processo de ressignificação. Sendo assim, todas as vezes que pensar em reclamar de algo, pense em pelo menos três motivos para ser grato. 

A partir disso, você consegue modificar o seu mindset aos poucos e quando perceber, estará ressignificando e se libertando de tudo o que lhe prende ao passado. 

Olhe para frente

O que você quer conquistar? Quais são suas metas, sonhos e objetivos? Onde quer estar daqui a 12 meses? Refletir sobre estas questões e definir cada uma delas lhe dará a oportunidade de manter o seu foco voltado para o futuro, para o que você almeja alcançar, no sentido de se sentir plenamente feliz e realizado, ao invés de ficar perdendo tempo com o que não vai lhe tirar do lugar. 

Assim, dedique um tempo de seu dia para definir os objetivos que deseja alcançar, pois, dessa maneira, eles vão te ajudar a focar no que realmente e verdadeiramente importa para a sua felicidade e evolução.

Baixe o nosso material gratuito e veja mais dicas práticas de ressignificação!

Além destas, existem diversas outras dicas que você pode colocar em prática para aplicar a ressignificação diariamente:

  1. Faça uma análise do que está acontecendo na sua vida no momento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Pense em todos os setores e detalhes. Pode ser que seja um processo doloroso, mas ele é necessário.
  2. Reflita sobre os pontos que lhe atrapalham no dia a dia e sobre outros que poderiam ser mais bem desenvolvidos. Pense muito bem sobre o que é pesado e negativo para você lidar com frequência.
  3. Converse com pessoas próximas sobre as conclusões que tirou. Veja se elas podem acrescentar novas e interessantes informações sobre você mesmo que ainda não havia percebido.
  4. Comece a pensar em possíveis caminhos para ressignificar esses pontos da sua vida de maneira mais solitária, ou seja, sem falar com outras pessoas. Reflita se esses fatores que são negativos realmente precisam estar na sua vida. Será que você não viveria melhor sem eles? Será que você não consegue diminuir o efeito ruim que eles têm em você?
  5. Considere fazer uma formação em Coaching para se tornar ainda mais empoderado. Continue lendo para saber mais sobre isso.

No vídeo abaixo, eu também compartilho diversas outras informações extraordinárias, que vão contribuir com o seu processo de ressignificação:

O Coaching e o processo de ressignificação 

O Coaching é um método muito interessante, que movimenta mais de US$ 2,3 bilhões ao redor do mundo. São milhares de pessoas, que já passaram por sessões de Coaching e que tiveram a vida alterada de forma positiva por elas.

Uma formação muito interessante aqui do IBC, que fala de ressignificação é a Especialização em Coaching Ericksoniano – CEK, o primeiro e mais completo programa de formação no assunto do mundo. O objetivo é usar as grandes vantagens do Transe Ericksoniano e do Coaching como metodologia para ressignificar.

Antes de continuar, entenda um pouco mais sobre o que o Transe Ericksoniano. Esse conceito foi criado e estudo pelo psiquiatra americano Milton Erickson (1901-1980), um especialista em técnicas de hipnose aplicada à psicoterapia. Incrível, não é mesmo? O transe é uma técnica dele que tem a função de se adaptar à personalidade de cada pessoa. Ou seja: a técnica respeitar a reação que cada um pode ter durante um transe hipnótico.

São 110 horas de curso, que trazem grandes e poderosos aprendizados ao coachee (aprendiz). Conheça alguns deles: ressignificação; auto-transe; autoconhecimento; mais entendimento de processos internos; autodesenvolvimento; expansão do conceito de aprendizagem acelerativa e das competências da mente consciente e inconsciente; desenvolvimento de capacidade de solucionar problemas de forma criativa; aperfeiçoamento da comunicação externa; estratégias específicas de acesso e comunicação direta com a mente inconsciente; controle do estresse e do medo; libertação de traumas e crenças limitantes; desenvolvimento de habilidades que estavam escondidas; entre muitos outros temas profundos.

O poder da Psicologia Positiva para ressignificar

Agora que você já entende mais sobre o Coaching e até conhece um dos cursos incríveis do IBC, venha ler mais sobre adquirir novos tipos de conhecimento. Há outro curso muito interessante para esse tema que o artigo fala que é a Psicologia Positiva. Esse nome não é à toa, realmente a formação tem como referência a área de estudo criada pelo professor americano Martin Seligman no final do século XX. A intenção da pesquisa é buscar por maneiras de despertar e sustentar a felicidade real. Para isso, o estudioso buscou por características padrões internas e externas que ajudam a construir a ideia de alegria, tanto no lado profissional quanto pessoal.

A formação do IBC criou um programa de conteúdo super denso e que dará muito conhecimento novo para você exercitar. Nas 150 horas de curso, você irá aprender sobre assuntos como os principais conceitos da psicologia positiva; como exercitar autoconhecimento e o autodesenvolvimento no dia a dia; entendimento do que as emoções positivas; a ressignificação e eventos da vida de uma maneira positiva; o que são e qual é a importância dos relacionamentos construtivos; identificação dos seus verdadeiros propósitos e como colocá-los em um plano de ação factível; aumento do nível de controle sobre os próprios sentimentos com a inteligência emocional; o que é engajamento; o que é fluidez; quais são os hábitos energizadores; como despertar seus pontos positivos e o seu real potencial; princípios da neurociência; e muito mais!

Você pode ressignificar as experiências negativas da sua história e ser uma pessoa mais leve e feliz. Faça agora mesmo o download deste material e saiba como!

Invista em você mesmo

Primeiro é essencial entender que investir tempo, reflexão e até dinheiro na continuação da sua educação e na sua evolução pessoal e profissional não é um ato de egoísmo. É simplesmente uma maneira de zelar pelo seu bem-estar e suas capacidades técnicas. Por isso, saia da sua zona de conforto e busque por alternativas que farão com que você use todo o seu potencial e desperte o que há de melhor em você. Ninguém merece lidar com situações, pessoas e fatos que somente trazem peso e  negatividade para o dia a dia.

Como você leu por aqui, o Coaching é uma poderosa ferramenta que ajuda fortemente você a construir esse caminho de autoconhecimento, autodesenvolvimento e criação de inteligência emocional. Com certeza, após passar por uma formação de coaching você será uma pessoa diferente. E, com certeza, irá gostar das diferenças.

E se você gostou deste conteúdo, que tal compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais e espalhar o conhecimento? Deixe nos comentários também a sua opinião sobre o tema, para que possamos saber o que você achou e o que faz para aplicar a ressignificação em sua história. 

Copyright: 1180886203 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andreyangel

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010