10 Perguntas para descobrir qual o seu nicho de Coaching

Nicho de Coaching Nicho de Coaching – Saiba como descobrir

 

Se você chegou a este artigo pode estar em dúvida quanto ao nicho de Coaching em que seu trabalho se encaixa, saber definir esse tópico é fundamental para conquistar o público-alvo certo e obter resultados extraordinários. As pessoas, de uma maneira geral, desejam encontrar profissionais que possam auxiliá-las na resolução de seus problemas específicos. Pensando nisso, vamos apresentar aos coaches dez perguntas que tornarão a definição de nicho mais simples.

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10 perguntas para ajudar a definir seu nicho de Coaching

Os benefícios obtidos por meio dos processos de Coaching já são amplamente conhecidos, de maneira que os interessados neste serviço têm grandes expectativas quanto aos resultados positivos. Visando melhorar o relacionamento entre o Coach e os seus clientes, se mostra relevante ter um direcionamento, ou seja, um foco na área em que se pretende atuar. Então, que tal responder as próximas dez perguntas para ter uma ideia mais sólida de qual deve ser o seu nicho de atuação?

1 – Qual é o seu mercado?

A primeira questão a ser respondida se refere ao mercado de Coaching em que o seu trabalho se enquadra. Hoje em dia, há coaches financeiros, de carreira, motivacionais, de emagrecimento, espirituais, de relacionamentos, de produtividade, entre outros. Determine qual é o seu mercado a partir dos temas centrais com os quais trabalha e tem maior interesse.

Com essa resposta, você já estará no caminho para definir seu nicho que nada mais é do que a categoria específica dentro da qual o seu trabalho se encaixa. Por exemplo, um coach financeiro pode atuar no nicho de investimentos, de gestão das finanças pessoais, de reestruturação financeira, entre outros. A especificidade permite que você se torne uma autoridade no seu segmento pelo maior foco dedicado ao mesmo.

2 – Qual a definição do seu trabalho em uma frase?

Quando uma pessoa precisa descrever aquilo que faz em somente uma frase, tende a sintetizar suas atribuições focando apenas no que é específico. Por exemplo, um coach que responda a essa pergunta da seguinte maneira: “contribuo para a melhoria dos processos de empresários que desejam se tornar mais produtivos”, evidentemente não tem como nicho temas como emagrecimento ou finanças, mas sim produtividade.

Nessa simples definição já se pode perceber um público prioritário, o de empresários que precisam se tornar mais produtivos por meio de mudanças em seus processos. Refletir sobre aquilo que se faz cotidianamente como prestação de serviços, permite determinar qual é o alcance das suas estratégias de Coaching. Essa resposta pode, inclusive, ser utilizada para explicar seu trabalho para quem tem menos conhecimento a respeito da atuação de um coach.

3 – Quais são suas áreas de conhecimento?

Para oferecer um processo de Coaching eficiente e completo em determinadas áreas, é interessante ter uma base sólida de conhecimentos a respeito do tema com o qual se irá trabalhar. Um administrador pode se tornar um excelente coach de gestão de negócios, por exemplo. A formação nessa área e a experiência de trabalho contribuirão para que ele tenha conhecimentos únicos para transmitir aos coachees (clientes).

Contudo, ressalto que características e experiências pessoais também podem contribuir para o atendimento assertivo de um determinado nicho de Coaching. Uma pessoa que tem uma história de superação e deseja ajudar os outros de forma abrangente pode se tornar life coach, por exemplo. A vivência e a capacidade de dar a volta por cima em situações complexas também ajudam a desenvolver um trabalho eficaz nessa área que cresce cada vez mais.

4 – Com quem seu trabalho conversa?

Quem são as pessoas que mais te procuram? Qual o perfil dos indivíduos que se beneficiam dos seus ensinamentos e direcionamentos? Não é incomum que alguns coaches desenvolvam sua metodologia de treinamento e aperfeiçoamento pessoal com foco em um público e, na prática, acabem atendendo a outro. Tudo depende de quem são os indivíduos com maior carência daquele conteúdo no momento.

Um coach de finanças pode elaborar um treinamento de investimentos considerando clientes de um setor econômico, mas acabar atendendo indivíduos de outro segmento que passou por uma alta recente. Nesse momento específico, os clientes do setor em ascensão demandam mais esse serviço porque têm capital disponível e querem saber como investir assertivamente. A resposta para essa questão deve sempre considerar o momento e as condições atuais.

5 – Quais os públicos que você considera que não pode ajudar?

Compreender quais são os públicos que você não poderá ajudar com seu trabalho contribui para entender mais claramente qual é o nicho pretendido. Essa resposta deve se basear na observação do conteúdo oferecido e no perfil dos potenciais interessados. Um coach que busca atender mães empreendedoras, por exemplo, não terá o mesmo sucesso junto a mulheres sem filhos.

Parte do processo se baseia em auxiliar as coachees a equilibrarem as duas rotinas que são bastante atribuladas, algo que não faz parte da vida de quem ainda não tem filhos. As questões centrais abordadas durante os processos de Coaching que realiza ajudam a definir qual é o seu nicho, possibilitando que saiba exatamente o tipo de pessoa que não pode ajudar.

6 – Qual a faixa etária do seu público?

A definição do público-alvo pretendido ajuda a delimitar o nicho de Coaching desejado. Então, considere qual a faixa etária a que seu trabalho tem mais chances de eficiência. As temáticas abordadas por um coach de carreira para jovens profissionais que estão entrando no mercado de trabalho serão distintas daquelas voltada para um público já experiente e que deseja fazer uma transição para outra área.

Em alguns segmentos, a idade faz uma diferença significativa na forma como o processo será realizado. O coach precisa avaliar suas metodologias e ferramentas, direcionando-os para o público mais adequado dentro desse contexto. Essa preocupação de alinhamento permite ter mais eficácia na obtenção de mudanças e resultados.

7 – Qual a área que você deseja impulsionar?

Os coaches têm verdadeira paixão por evidenciar e ressaltar as capacidades humanas nas mais variadas áreas. A partir do momento em que um coach passa a fazer seu trabalho de transformação em um determinado nicho, contribui para que ele melhore e tenha ainda mais pessoas qualificadas. Dessa forma, é válido considerar qual a área que te faria feliz em apresentar um crescimento significativo.

Pense a respeito de qual é o perfil de pessoas que você fica mais empolgado em atender e observar seu crescimento. Quanto melhor um coach realizar o seu trabalho, mais ele contribuirá para o fortalecimento de uma área específica. Considerando essa questão, fica mais simples chegar a uma resposta sobre seu nicho de Coaching.

8 – Por que seu público busca seu atendimento?

A descoberta do seu nicho de Coaching pode vir do entendimento de quais são os motivos que fazem seu público se interessar pelo seu trabalho. Se o motivo for que você tem expertise para auxiliar pessoas a se planejarem para abrir um negócio, indica que você atende ao nicho de novos empreendedores.

Essa identificação pode ajudar a adequar o seu conteúdo ao nicho com o qual tem mais afinidade. Certamente você já percebeu que os seus coachees podem fornecer várias respostas para entender qual é o nicho para o qual a sua abordagem se mostra mais eficiente. O mais importante para um bom coach é saber que seu trabalho faz a diferença na vida de outra pessoa.

9 – Qual é a filosofia que você segue em sua vida?

Ter uma filosofia de vida permite ver os acontecimentos com uma lente especial, tirando ensinamentos a respeito das coisas boas e daquelas que não são tão boas assim. Essa maneira de entender o seu entorno pode se tornar a base para o seu processo de Coaching. Uma abordagem que funciona especialmente bem para quem deseja se tornar life coach ou coach holístico.

Acreditar e ter conhecimento de causa a respeito daquilo que os clientes estão vivendo, permite que esteja preparado para realizar um atendimento mais focado. Saber qual é o nicho que desperta sua paixão fará da sua atuação no mercado muito mais feliz e proveitosa. Se você não sabe como responder essa questão, pode tirar um tempo para refletir sobre ela.

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10 – Qual a mudança que você deseja promover no mundo?

Uma pergunta bastante profunda, mas que deve ser respondida para entender como seu trabalho no Coaching se encaixa em um futuro melhor para o mundo. Um coach de finanças, por exemplo, pode ter como desejo ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes sobre o uso do seu dinheiro, enquanto um coach de bem-estar pode ter o desejo de ajudar seus coachees a levarem uma vida mais saudável.

Ao repassar mentalmente quais são suas atividades como coach e quando você considera que está sendo bem-sucedido, se torna mais simples determinar qual a diferença que está buscando fazer no mundo. Todo mundo tem grande potencial para promover uma pequena ou uma grande mudança, só precisa se posicionar assertivamente para conseguir isso.

Você respondeu a essas dez questões? Então já deve ser uma ideia de qual o nicho de Coaching que deseja ocupar ou que já vem ocupando. Com essa informação em mãos, dedique-se para se tornar o melhor da sua área, assim será uma referência e uma das primeiras escolhas de quem está em busca de ajuda para evoluir. Dê o seu melhor e ouse ir além!

 

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