10 perguntas poderosas do Coaching

Perguntas Poderosas de Coaching

Processo de Coaching – Conheça as perguntas mais utilizadas

 

Coaching é a arte de fazer perguntas poderosas. Não é simplesmente trazer interrogações, mas provocar no coachee (cliente) reflexões assertivas, direcionadas e que realmente lhe ajudem a encontrar as respostas que precisa para ir além. Por isso mesmo, uma das maiores habilidades de um coach é justamente saber perguntar. Isso, contudo, é uma competência que vai sendo desenvolvida com o passar do tempo e por meio das suas experiências práticas, porém quanto mais direcionada for esta energia de aperfeiçoamento, melhores e mais rápidos serão os resultados do profissional em seus atendimentos.

Um coach, diferente de um conselheiro, por exemplo, nunca dá respostas prontas ao seu cliente. Seu papel é diferente, pois consiste em instigá-lo a refletir a respeito de sua vida atual e sobre suas crenças e comportamentos. O objetivo é identificar os seus hábitos atuais e entender de que formas eles podem estar sabotando ou promovendo os seus resultados profissionais ou pessoais. Por isso, independente do foco do processo, se carreira ou relacionamentos, as perguntas sempre serão o instrumento pelo qual um coach proporá questionamentos e reflexões ao seu coachee e estimulará sua evolução contínua.

Acesse o link e conheça outras perguntas poderosas que vão mudar sua vida.

O que as Perguntas Poderosas de Coaching Revelam?

Quando queremos de fato alcançar um resultado diferente em nossa vida, a primeira pergunta que nos vem à cabeça é – como vou fazer isso? O que eu quero dizer é que toda ação é precedida por um questionamento em relação ao estado atual da pessoa e ao seu estado desejado. Um coach entende muito bem esta dinâmica e por isso usa as perguntas poderosas de Coaching para ajudar o cliente a identificar suas razões, os motivos pelos quais deseja fazer determinada mudança e conquistar novos patamares.  

As reflexões trazidas por este profissional revelam muito sobre os sonhos, valores, crenças, dores, metas, comportamentos, sentimentos, pontos fortes e de melhoria do coachee. Por isso, são imprescindíveis para que em conjunto com seu cliente possa identificar suas qualidades, dons, talentos bem como aqueles pontos de limitação que estão bloqueando o seu desenvolvimento e sucesso.

A arte de perguntar envolve também o respeito a preceitos importantes do Coaching como, por exemplo, honrar e respeitar a história do atendido, exercitar o não julgamento sobre sua vida e ter empatia pelo ser humano que está ali na sua frente, expondo suas histórias, às vezes, suas dores e dificuldades mais íntimas e que, como tal, precisa ser respeitado, acolhido e sentir-se seguro para que as sessões sejam positivas ao desenvolvimento dos resultados que almeja.

Na prática, as perguntas poderosas de Coaching revelam, por exemplo:

  • Bloqueios emocionais e crenças limitantes;
  • Comportamentos e pensamentos sabotadores;
  • Medos e dificuldades que impedem a pessoa de avançar;
  • Mágoas, dores, angústias, raivas e ressentimentos;
  • Sonhos, desejos e planos ainda não realizados;
  • Falta de um propósito, de uma missão de vida clara;
  • Necessidade de fazer mudanças e transformações de vida;
  • Autoestima baixa e falta de confiança em si mesmo;
  • Vontade de ser um líder mais completo e extraordinário;
  • Sentimentos negativos que sabotam o potencial da pessoa;
  • Experiências negativas do passado que estão influenciando seu desempenho pessoal ou profissional no tempo presente;
  • Desejo de aprimorar seus talentos e expandir suas possibilidades;
  • Aspiração por melhores relacionamentos profissionais, sociais, afetivos, fraternos ou familiares;
  • Vontade de prosperar na carreira e ser mais bem-sucedido;
  • Necessidade de ressignificar acontecimentos e de se libertar de dores;
  • Desejo de se tonar uma pessoa mais realizada, plena e feliz;
  • Vontade de sair da zona de conforto e de entrar na zona de ação;
  • Anseio de fazer aquilo que ama e ter uma conexão maior com o trabalho e com a vida;
  • Sonho de ser uma pessoa mais realizada e completa em todos os sentidos.

Como pode perceber, as perguntas de Coaching revelam muitas coisas importantes sobre uma pessoa. Aqui, elas estão reunidas de forma geral, mas dentro de uma sessão elas são sempre orientadas para uma meta ou área específica, como carreira, saúde, finanças ou família, por exemplo.

As considerações apresentadas pelo coach são essenciais a que o coachee chegue às respostas que busca ou precisa para iniciar suas mudanças. Digo isso porque ao pensar a respeito de sua vida e do seu estado atual, ele tem mais condições de se conectar com a sua essência, repensar suas crenças e atitudes, definir seus alvos, bem como de construir um plano de ações congruente e que leve à conquista dos seus objetivos, do seu estado desejado.  

Mas e de forma mais prática, o que as perguntas de Coaching geram na pessoa? Imagino que também tenha se perguntado isso. Pois bem, saiba que por meio dos questionamentos é possível:

  • Avaliar o nível de comprometimento do coachee;
  • Verificar o grau de responsabilidade para com sua meta;
  • Levantar necessidades e definir os objetivos;
  • Estimular ações práticas, planejadas e orientadas;
  • Esclarecer dúvidas e facilitar a integração entre coach e coachee;
  • Levantar os recursos disponíveis e gerar mais opções;
  • Mudar do estado emocional da pessoa e elevar sua energia;
  • Segmentar as metas e acompanhar os progressos.
  • E muito mais…

10 Perguntas Poderosas de Coaching

Como as perguntas poderosas são essenciais ao desenvolvimento do coachee, vamos ver agora alguns exemplos de questionamentos que um coach pode fazer ao seu cliente, durante suas sessões, para estimular reflexões e mudanças positivas.

O que você deseja alcançar ao final do seu processo de Coaching?

Definir a meta final é essencial para que tanto coachee quanto coach saibam qual é o objetivo principal do processo e para que possam trabalhar juntas para que este alvo seja plenamente alcançado. Lembrando que este propósito, esta finalidade será a balizadora de todas as ações durante o período que o Coaching for realizado.

Qual é a sua Missão de Vida, o que te inspira a viver?

Para que o coachee se conecte verdadeiramente é importante que ele seja inspirado por aquilo que lhe motiva a levantar todos os dias e ir além. Pensar a respeito do que lhe inspira a viver, a ser quem é; fazer o que faz e a construir sua missão é fundamental para que compreenda os motivos pelos quais decidiu subir mais um degrau em sua trajetória. Seja por si mesmo, pela família, por uma promoção no trabalho ou pela realização de um grande sonho; essa inspiração ajuda a manter a conexão e a dar um significado ainda maior ao seu processo de Coaching.

O que você pode fazer para transformar essa experiência negativa em aprendizado?

Nem tudo na vida do coachee serão flores e, na verdade, é assim como todo mundo. Contudo, o mais importante é trazer-lhe reflexões como esta acima, perguntas que ajudem o cliente a enxergar o outro lado da situação e a buscar, até mesmo nos piores momentos, alguma lição, ensinamento ou aprendizado que possa ajudar a crescer, evoluir, se fortalecer e tornar-se alguém melhor.

Como essa situação negativa contribuiu para a sua vida positivamente?

Seguindo a mesma linha do questionamento anterior, esta pergunta instiga a pessoa a mudar sua posição perceptiva, ir mais a fundo em seu problema e além do que está na superfície, que são os problemas enfrentados naquele momento. Aqui o coachee está sendo estimulado não apenas a listar um aprendizado, mas um aspecto positivo do seu problema. Para aquelas pessoas que estão sempre com foco no negativo, este pode ser um grande desafio e, é essa a intenção, desafiar o cliente a enxergar além.

O que fará, na prática, para não perder o seu foco?

Sem comprometimento, sem resultados extraordinários. Por isso, é importante fazer com que o coachee entenda a importância de assumir um compromisso verdadeiro com sua meta final de Coaching e que, sem isso, ele dificilmente conseguirá ser bem-sucedido. Peça, então, que liste de três a cinco ações práticas com as quais ele se comprometerá 100% durante todo o seu processo. Lembre-lhe ainda que caso perca seu foco em algum momento, isso lhe será cobrado.

Você teve um desempenho extraordinário neste período, o que você acredita que foi determinante para isso?

Esta pergunta além de reconhecer o bom resultado do cliente, faz com que ele reflita sobre suas ações e se conecte aos fatores positivos que foram decisivos a que conquistasse consistência, foco e um bom desempenho ao longo do tempo. O reconhecimento deste progresso também vai lhe inspirar em seus próximos passos e produzir a motivação necessária para que não se desvie do seu caminho principal.

E se você descobrisse que existe outro modo de perceber essa situação, você adotaria uma nova postura?

O objetivo desta pergunta poderosa de Coaching é fazer com que o coachee amplie a sua percepção e reavalie se o seu posicionamento foi realmente o ideal numa determinada situação. Se o cliente, ao repensar suas atitudes, chegar à conclusão de que poderia ter agido de modo diferente, o coach deve lhe mostrar como determinadas mudanças e estratégias podem lhe ajudar a pegar um novo caminho e a agir mais assertivamente da próxima vez.

O que você tem feito, na prática, para alcançar o seu objetivo?

Para ter resultados diferentes é preciso agir diferente. Ao fazer esta pergunta, o coach traz uma importante reflexão ao coachee, uma vez que mostra como suas ações ou a falta delas pode impedir que alcance efetivamente o seu objetivo. Nesta etapa do processo, o coach deve pedir ao seu cliente que liste quais foram as atitudes práticas que ele teve até ali no sentido de realizar sua meta. Com base nesta lista, tanto podem prosseguir com o planejamento, como buscar corrigir os comportamentos e crenças que estão burlando seu sucesso.

De 0 a 10, qual o seu nível de comprometimento com sua tarefa/processo?

A Escala é uma poderosa ferramenta de Coaching, pois ajuda a medir de forma direta, simples e prática o seu nível de comprometimento com relação a uma tarefa específica ou mesmo com sua meta final. As respostas serão uma forma de o coach medir o grau de compromisso assumido por seu coachee com cada demanda. Se as notas forem acima de seis, sua motivação estará em alta. Se menor que cinco, é sinal de que as metas precisam ser revistas ou o cliente pode estar sofrendo com algo que está lhe desanimando. Fique atento!

Quais mudanças, práticas, você já percebe em seu comportamento atual?

Esta é uma pergunta realmente poderosa, pois convida o coachee a refletir sobre as mudanças que vem fazendo e como elas estão impactando diretamente em suas ações e relacionamentos no dia a dia. Coaching é – transformação, evolução e resultados. As tarefas são os seus mecanismos de mudança e, quando as metas definidas são cumpridas e colocadas em prática, a pessoa fica mais próxima de conquistar seu estado desejado.

Contudo, é preciso realmente agir na direção do alvo ou mudança que o coachee deseja conquistar. Se ele for muito autoexigente, por exemplo, é possível que não consiga enxergar nenhuma mudança que considere relevante. Seu papel como coach é o de fazê-lo perceber como cada passo dado, por menor que possa parecer, é fundamental à construção do todo.

Quer aprender a fazer perguntas poderosas também? Solicite atendimento e venha ser coach com o IBC!

Viu como as perguntas poderosas são essenciais num processo de Coaching? Estes são alguns exemplos que como as reflexões e questionamentos podem ser aplicados para trazer ao atendido uma visão mais ampla de si mesmo, das situações, dos seus comportamentos e crenças e, especialmente, dos avanços que ele já conquistou ao realizar as ações conforme o planejado.

Acesse o link e conheça outras perguntas poderosas que vão mudar sua vida.

Nenhum processo de Coaching é igual, porque as pessoas, embora possam ter objetivos e metas parecidas, são únicas, ou seja, sempre tem um próprio mapa de mundo, uma forma de ver a vida, particularidades e histórias diferentes. A grande beleza do Coaching é que por meio das perguntas poderosas é possível acessar as respostas que estão ali, guardadas no fundo da mente. Estas, por sua vez, são essenciais a que cada coachee consiga vencer seus medos e bloqueios, superar seus desafios e dificuldades, encontrar seu propósito de existir, realizar seus sonhos, subir seus degraus e conquistar a felicidade e os resultados extraordinários que merece ter tanto em sua carreira como em âmbito pessoal também.

Portanto, se você tem a missão de ser coach procure sempre fazer seus questionamentos de forma assertiva, sinérgica, respeitosa e profunda, ou seja, de um jeito especial que faça sentido para o seu cliente e que lhe ajude a promover as mudanças que podem verdadeiramente levá-lo a ir além. Seja, então, o melhor profissional de Coaching que você pode ser e faça a diferença no mundo e na vida das pessoas.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.

Copyright: 1049156402 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roobcio

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010