Coaching – Conceito e Significado

Coaching Saiba mais sobre Coaching e seus benefícios.

 

Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística – PNL, entre diversas outras, que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

Para trazer esclarecimentos sobre esta metodologia, que tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo e também em nosso país, hoje vamos compartilhar com você diversas informações que envolvem este tema, bem como o seu conceito e os significado dos termos referentes ao processo.

Acompanhe-nos nesta leitura e saiba tudo sobre Coaching, o processo desenvolvimento humano, que tem ajudado milhares de pessoas a potencializarem suas performances continuamente.

A origem do Coaching

A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher.

Por volta de 1830, o termo Coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Já em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes, e em 1950, este foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

Coaching: seus conceitos e significados

Após os devidos esclarecimentos sobre a origem, tanto do termo Coaching, quanto de seu significado, vamos agora explicar um pouco mais sobre os diversos outros termos que envolvem este maravilhoso processo de aceleração de resultados. Confira:

Coaching

Esse é o processo de desenvolvimento pessoal ou profissional que é conduzido por meio de um profissional denominado Coach. Trata-se do ato de ajudar uma pessoa ou instituição, que, no caso, dentro do processo, chamamos de Coachee, a atingir seus objetivos e metas, despertando todas as suas capacidades.

Isso quer dizer que, o Coaching contribui, através de diversas técnicas e ferramentas, para que o coachee saia do estado em que se encontra, rumo ao estado em que pretende estar, para se sentir ainda mais realizado em sua jornada. Tudo de forma acelerada e em um curto espaço de tempo.

Coach

O Coach é o profissional que exerce a profissão de Coaching, seja para uma empresa ou para um indivíduo específico. Ele é o responsável por treinar o seu Cliente (coachee), baseando-se em técnicas e metodologias do Coaching, que são capazes de trabalhar o desenvolvimento humano e profissional de cada um, valorizando sempre as competências individuais, além de relacioná-las a um processo de evolução contínua.

Ou seja, coach é o profissional responsável por aplicar a metodologia do Coaching. Ainda, por conta disso, fica responsável por estimular o coachee a enxergar e demonstrar seus valores e seus princípios. Com isso, o coach é capaz de trabalhar com o coachee para que ele passe a adotar atitudes e crenças mais benéficas a ele e aqueles que estão ao seu redor. Essa mudança de paradigma da pessoa tem impactos inimagináveis, tanto na vida pessoal como profissional do coachee. 

Coaches

Coaches são pessoas que exercem a profissão de Coaching. É o plural da palavra Coach, ou seja, o IBC é especialista em formar Coaches qualificados, em formar pessoas que desejam atuar como Coaches, a fim de fazer a diferença na vida de pessoas e empresas.

Coachee

O coachee é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching. No caso, o cliente que está sendo instruído e tendo suas transformações conduzidas pelo profissional Coach, através da metodologia do Coaching. 

Como funciona o Coaching?

Como vimos lá em cima, o Coaching é o processo em que um profissional da área ajuda o seu cliente a atingir uma meta estipulada, seja no âmbito pessoal ou profissional. Agora, vamos te explicar como esse processo é realizado!

Passo a passo

Depois de escolher a especialidade de seu coach, o cliente apresenta a ele sua necessidade, seu estado atual e o estado desejado, ou seja, as metas que deseja alcançar e que naquele momento, fatores: emocionais; profissionais ou pessoais o estão impossibilitando.

A partir desta definição são realizadas sessões, encontros semanais, quinzenais ou mensais, com duração normalmente de uma hora e meia, onde o coach trabalha para que seu cliente desenvolva novas competências, habilidades, vença crenças limitadoras, defina suas metas com mais clareza, e através do cumprimento de tarefas, mobilize seus conhecimentos de forma efetiva, para o alcance rápido e assertivo de seus objetivos de vida e carreira.

Diferente da terapia, que pode ser feita durante anos, o Coaching trabalha com processos de desenvolvimento, com início, meio e fim já predefinidos, e, por isso, seus resultados são mais acelerados e expressivos.

O preço de cada sessão no mercado brasileiro varia entre 100 a 1000 reais por encontro, e o processo é feito sob total confidencialidade. Com muitas pessoas e empresas precisando de orientações profissionais nos dias de hoje, a profissão está em alta em todo o país. Que tal aproveitar a demanda e se tornar um Coach de sucesso? Confira os nossos cursos aqui e tenha o melhor treinamento do país!

Benefícios do Coaching

Como se trata de um processo que visa potencializar o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, é nítido que ele proporciona diversos benefícios a quem tem a oportunidade de de ser transformado pelo Coaching. Confira quais são eles, a seguir:

Desenvolve o autoconhecimento

Ao longo do processo, o coachee é levado a iniciar e desenvolver o seu autoconhecimento, tendo acesso aos pontos mais positivos de sua personalidade, ou seja, aqueles que lhe ajudam a alcançar seus objetivos e a se tornar um indivíduo cada vez melhor, e também desperta a sua consciência para seus pontos de melhoria, que são aqueles que podem estar lhe impedindo de evoluir em sua trajetória de vida.

Tendo estes pontos claros em sua mente, a pessoa passa a lidar melhor consigo mesma e a compreender a origem de suas atitudes e comportamentos, visando diminuir a ocorrência dos que lhe prejudicam e potencializando os que lhe ajudam a crescer.

Ajuda no alcance de resultados de forma acelerada

Como eu disse anteriormente, o Coaching é um processo que trabalha com começo, meio e fim, ou seja, tem prazo para iniciar a para ser finalizado. Sendo assim, os resultados almejados pelo Coachee têm mais chances de acontecerem de forma acelerada, uma vez que este é estimulado a todo momento a realizar as tarefas propostas, com o intuito de que alcance o seu estado desejado com a rapidez que tanto almeja.

Desenvolvimento da inteligência emocional

No mundo de pressões, estresse e ansiedade em que vivemos hoje, é fundamental contar com mecanismos que nos auxiliem a lidar com as nossas emoções, que são constantemente colocadas à flor da pele pelas experiências que vivemos no dia a dia.

Nesse contexto, o Coaching vem para auxiliar indivíduos a lidarem com as mais diversas situações que lhe cercam, principalmente com os desafios e adversidades, utilizando a inteligência emocional, que permite que tenhamos mais controle sobre nossos sentimentos, para que não sejamos reféns deles em nossa rotina de trabalho e também pessoal.

Identificação de crenças limitantes

Todos nós somos dotados de diversas crenças, que foram introjetadas em nossa mente por inúmeros fatores, como as experiências que vivemos e também pelas pessoas com as quais convivemos.

Dependendo da situação estas mesmas crenças podem nos paralisar, já que têm o poder de nos fazer acreditar que não somos capazes de realizar nossos sonhos e concretizar nossos objetivos.

Assim, o indivíduo que passa pelo processo de Coaching, tem a oportunidade de visualizar todas estas crenças que tem lhe impedido de crescer, pessoal, profissional e emocionalmente, derrubando-as, aos poucos, uma a uma, para que, dessa maneira, possa se libertar e construir a felicidade que tanto almeja para si.

Além destes, existem inúmeros outros benefícios que o Coaching traz para quem se permite ir além e participa, tanto de nossos cursos, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, quanto das sessões de Coaching, conduzidas pelo profissional Coach.

Isso nos faz ter imenso orgulho, pois sabemos que diversas vidas já foram e ainda vão ser transformadas e potencializadas por esta metodologia de desenvolvimento humano e de aceleração de resultados.

Nichos de atuação do coach

O Coaching é uma metodologia bastante ampla e possui aplicações em diversos aspectos da vida. Por meio de sua flexibilidade, é possível que o coachee aplique o Coaching, com auxílio de seu coach, para o seu desenvolvimento humano por completo. 

Dessa forma, existem várias áreas em que o coaching pode atuar, tais como: Família, Novos Negócios, Espiritual, Gestão, Planejamento, Empreendimento, Férias, Emagrecimento, Comunicação, Adolescentes, Atletas, Emoções,Relacionamentos, Financeiro e muito mais!

Como se tornar um coach?

Até agora, vimos como funciona a relação do Coaching para o coachee e para o coach. De tudo isso que você já viu, ficou interessado em se tornar um coach? Então preste atenção que daremos explicações mais elaborados sobre como você pode se tornar um coach. 

Primeiramente, qualquer pessoa que tenha uma vasta experiência profissional ou um profundo conhecimento técnico pode se tornar um coach.  Não há um pré-requisito específico para que alguém possa ser coach. Com isso, existem coaches vindos das mais diversas áreas profissionais, tais como contadores, advogados, executivos, professores, gestores, nutricionistas, consultores, engenheiros, entre outros. 

Vale ressaltar, contudo, que não é obrigatório ter um curso de graduação para se tornar um coach. É essencial, todavia, que a pessoa que deseje seguir essa carreira deve realizar um curso de formação em coaching. Ainda, é de suma importância que você procure cursos de Coaching de centros acreditados por órgãos superiores e renomados dentro da área. Vale dizer também que para se tornar um bom coach, o seu curso deve ser completo, aprofundado e com respaldo no mercado. 

É de extrema importância que o curso de Coaching a ser realizado seja oferecido por uma empresa de referência e que seja capaz de ensinar uma metodologia com a qual você se identifique. Nesse sentido, é bastante provável que as técnicas e ferramentas que você aprender no seu curso de formação de Coaching serão as que vão te acompanhar ao longo da sua jornada profissional como coach. Por esse motivo é muito importante que o seu curso de formação seja embasado em metodologias eficazes e de qualidade. 

O certificado em Coaching não representa apenas a conclusão do seu curso de formação, mas também carrega uma profunda base teórica e prática, que qualifica o coach a prestar um serviço de forma competente, comprometida, eficaz, eficiente e de qualidade. Por isso, mesmo que você já seja considerado um super profissional na sua área de atuação, ocupando cargos de liderança como gestores e mentores, é preciso fazer um bom curso de Coaching, para que você possa seguir essa carreira com o máximo de profissionalismo possível.

Se você quer saber como se tornar um Coach de sucesso, o 1º passo é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

 

Se você está procurando por um processo de coaching, tenha em mente que primeiro é muito provável que você encontrará um coach específico para lidar com qualquer que seja o aspecto da sua vida. Por isso também é importante conhecer os campos de atuação que os coaches podem trabalhar, para que você siga pelo melhor caminho possível. 

E você, já conhecia o Coaching? Já ouviu falar ou passou por este processo? Conte-me nos comentários a sua experiência e lembre-se de compartilhar este poderoso conteúdo com seus amigos em suas redes sociais. Até a próxima leitura!

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.

Copyright: 566385487 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adiruch

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010