Como funciona uma sessão de Coaching

Sessão de Coaching Sessão de Coaching – Conheça como funciona

 

Todos nós temos o anseio de alcançar resultados extraordinários em nossa trajetória, não é mesmo?! Sonhamos com uma carreira de sucesso, com a casa própria, em ter o nosso carro, em ter mais tempo livre para aproveitar os momentos entre familiares, amigos, em nossas próprias companhias, entre muitos outros objetivos, que mantém em nós a motivação diária para continuar. 

Porém, por mais que tenham sonhos e objetivos bem definidos, muitas pessoas enfrentam diversas dificuldades, pois não sabem o que precisam fazer ou qual caminho precisam percorrer para alcançar estes resultados extraordinários em suas vidas e assim tornarem-se indivíduos verdadeiramente realizados e felizes. 

Algumas delas também, não têm nem a clareza do que desejam alcançar ou de onde desejam estar daqui a 1, 3, 5, ou 10 anos. E é exatamente neste contexto que o Coaching se encaixa. 

Para entender melhor o que eu estou falando, convido você a me acompanhar nesta poderosa leitura e conhecer um pouco mais sobre o universo do Coaching e como funcionam as sessões de uma das metodologias de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais cresce no Brasil e no mundo. Confira!

O que é Coaching?

Inúmeras pessoas que procuram maneiras de potencializar e desenvolver suas carreiras, encontram resultados extraordinários no Coaching, a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe atualmente.

O processo consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como, Psicologia, Administração de Empresas, Recursos Humanos – RH,  Sociologia, entre muitas outras, que procura acelerar e potencializar o alcance de resultados, tanto em âmbito pessoal quanto profissional e empresarial. Portanto, o Coaching tem como finalidade, descobrir soluções e auxiliar a pessoa a atingir metas previamente estabelecidas, em um curto espaço de tempo. 

Quer conhecer ainda mais sobre o Coaching?
A
cesse gratuitamente meu ebook “Tudo Sobre Coaching”

Como o Coaching é aplicado?

Quem aplica a metodologia é o profissional de Coaching devidamente habilitado, o Coach. A sessão pode ser realizada em grupo ou individualmente, e o Coach é quem dá início ao processo junto ao cliente, que dentro do processo chamamos de coachee. 

Por meio de diversas técnicas, instrumentos e ferramentas poderosas, o processo tem como objetivo principal, levar a pessoa do estado atual em que ela se encontra ao estado desejado, ou seja, aquele em que ela sempre quis estar para se sentir plenamente realizada. 

Tudo isso através do desenvolvimento de habilidades, potencialização de competências, mudanças de comportamentos, quebra de crenças limitantes, desenvolvimento da inteligência emocional e autoconhecimento, e assim por diante, fazendo-a, com isso, alcançar os resultados desejados.

Trata-se de um processo verdadeiramente transformador, que já ajudou e continua ajudando pessoas, profissionais e empresas a potencializarem a sua performance, tornando-se, assim, cada vez mais eficientes e protagonistas de suas próprias histórias. 

Como é feita a sessão de Coaching?

O processo de Coaching é feito com encontros semanais, quinzenais ou mensais entre o Coach e o Coachee e os mesmos podem ser presenciais ou online. Geralmente, quando são presenciais, eles costumam ser realizados no local que chamamos de coachtório, que é o consultório do coach, e a sessão não tem uma duração fixa, podendo esta variar entre 1 até 2 horas.

Nos encontros, o profissional faz perguntas poderosas ao cliente, utiliza técnicas e ferramentas e realiza feedbacks capazes de gerar reflexões, questionamentos e desenvolvimento ao coachee. 

Dessa forma, o indivíduo identifica suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos e pensamentos sabotadores, define valores, aprimora habilidades, traça metas e objetivos assertivos e assim, alcança a mudança desejada de forma muito mais acelerada.

Assim, entendemos que durante todo esse o papel do Coach é o de:

  • Estimular o cliente a identificar e demonstrar seus valores essenciais;
  • Incentivar uma postura de integridade pessoal;
  • Desafiar o Coachee a “sonhar acordado”, criando para si uma visão de futuro que o encoraje a aplicar toda a sua energia para a construção do que deseja;
  • Gerar ação;
  • Despertar foco e motivação para que o Coachee possa atingir seus objetivos.

É importante destacar que ao longo das sessões coach e coachee sentam-se frente a frente, para que assim consigam gerar uma conexão maior um com o outro e, com isso, fazer com que o cliente sinta-se cada vez mais confortável para compartilhar seus anseios e medos, no sentido de se programar mental e até fisicamente para traçar metas e alcançar objetivos. 

O passo a passo

Para entender com ainda mais profundidade as sessões de Coaching, compartilho com você um passo a passo de como estas acontecem e como o coach as conduz desde o início até o final. Continue a leitura e confira:

O coach se apresenta

Como forma de iniciar o processo, o primeiro passo que o coach realiza é se apresentar a seu coachee, falando sobre suas experiências e também sobre sua especialidade. Com isso, ele já começa a criar um conexão com o seu cliente, deixando-o, assim, à vontade para também falar de si, de seus anseios, dos objetivos que pretende alcançar com a metodologia e os impedimentos que existem para que isso ocorra, efetivamente e na prática. 

Iniciando de fato

No passo seguinte o coach tem como tarefa realizar algumas perguntas iniciais ao coachee, no sentido de conhecê-lo melhor, de estabelecer uma relação de confiança com ele e entender quais são os objetivos que este deseja atingir. 

Entre as perguntas que podem ser realizadas estão: Como você se enxerga atualmente? Em que momento da sua vida você está? Qual objetivo você deseja alcançar? 

Missão, visão, valores, crenças e habilidades

Seguindo adiante, após definir o objetivo do processo e de conhecer o estado atual do coachee, é necessário agora compreender qual missão ele acredita ter em sua vida, sua visão, valores, crenças, quais são suas melhores habilidades e competências, e também quais comportamentos e atitudes ele acredita ter que lhe impedem de evoluir verdadeiramente e alcançar seus sonhos e objetivos. 

Perguntas como: Quais habilidades e competências você acredita possuir e que vão te ajudar neste processo? Quais impedimentos existem para que você realize este objetivo? Você acredita ter crenças limitantes? E crenças fortalecedoras?, são algumas das que podem ser realizadas para iniciar esta etapa.

Construindo o plano de ação

Com as informações coletadas, o coach já está preparado para elaborar um planejamento estratégico e um plano de ação junto ao coachee, que estejam de acordo com o perfil deste, para que assim ele comece a realizar o que precisa para se direcionar ao alcance de seu estado desejado. 

TBC

Definidas as tarefas no plano de ação é chegada a hora do TBC, ou seja, do coachee “tirar a bunda da cadeira e colocar em prática tudo o que ele e o coach determinaram como atividades para dar início ao processo de Coaching propriamente dito. 

São estas tarefas que vão dar a ambos a oportunidade de entender que estão ocorrendo progressos ou não. 

É preciso acompanhar

Por fim, porém não menos importante, vem a etapa do acompanhamento. Aqui o coach tem como papel e principal missão acompanhar o progresso do coachee, se ele está ou não cumprindo as tarefas, se precisam ser realizados ajustes de rotas, entre outros pontos fundamentais, que farão com que os resultados extraordinários sejam alcançados com ainda mais rapidez.

Princípios absolutos do Coaching

Durante as sessões de Coaching, algo que é praticado pelo coach e que norteia toda a forma como ele atende seus cliente são os princípios absolutos do Coaching, que nada mais é do que uma espécie de código de ética e comportamento, que faz com que o processo se torne ainda mais eficaz. 

Confira quais são estes princípios a seguir:

Suspender todo o tipo de julgamento 

O papel do coach é compreender e respeitar as percepções do seu cliente. Portanto, a ausência de julgamento é fundamental para promover mudanças na vida dos coachees da forma e maneira que eles almejam, e não do modo que o Coach considera correto.

É importante levar este princípio em consideração e verdadeiramente praticá-lo durante as sessões, pois assim o coachee passa a se sentir ainda mais acolhido e se conecta com o coach, aceitando melhor o processo como um todo.

Foco no futuro 

O Coaching possui uma abordagem focada na conquista de objetivo, que promovam mudanças positivas e duradouras na vida dos clientes. O processo explica que, para chegar ao estado desejado, é preciso praticar o TBC (Tirar a bunda da cadeira) e fazer acontecer.

Nesse sentido, é essencial que o Coachee entenda onde ele está e estipule o que é necessário fazer para chegar no estado desejado em um curto espaço de tempo, focando em ações no presente e nos benefícios que estas trarão no futuro. .

Ação 

Entrar em ação significa ir além. O conhecimento nos inspira a mudar e a prática nos leva a transformar. Portanto, a partir da orientação do coach, o cliente deve estipular ações específicas e constantes, para que o objetivo traçado seja alcançado.

Confidencialidade e ética 

O Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Portanto, os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao cliente, e tudo o que ele compartilha durante o processo é confidencial.

Estabelecer uma meta

Ao final de cada sessão, uma pequena meta é desenvolvida para ser cumprida até o próximo encontro. Com isso, o coachee vivencia o processo e suas experiências de forma mais profunda, propondo-se, assim, a ficar cada vez mais próximo do alcance de seu objetivo.

Como é um consultório de um Coach

Como eu disse mais acima, o consultório do Coach, também chamado de Coachtório, é um lugar que atende as necessidades do Coachee, e para tanto, deve transmitir confiança e segurança, para que o mesmo consiga desenvolver a mudança necessária ao alcance dos seus objetivos.

Geralmente o consultório possui duas poltronas, uma de frente para a outra. O cérebro é dividido em duas partes, o lado direito é o lado da força, por conta disso, o coachee deve se sentar na poltrona onde o seu lado direito fique livre, sem bloqueios.

Durante todo o processo, o coach deve ouvir o cliente na essência, demonstrar que se importa com o mesmo e olha-lo sempre no olho. Outra maneira de passar segurança ao Coachee é através da Psicogeografia, ou seja, demarcar o espaço da sessão com tapetes embaixo das poltronas, isso delimita o ambiente entre o profissional e o cliente.


Conheça a metodologia capaz que catalizar suas ações e transformar em resultados. Baixe agora mesmo “Tudo Sobre Coaching” para descobrir!

Diferenças entre uma sessão de Coaching e uma sessão com psicólogo 

Existem certas diferenças entre uma sessão com um psicólogo e uma sessão de Coaching. Na primeira, o foco é na vida da pessoa, sua mente e possíveis desequilíbrios e transtornos psicológicos. A partir daí, o profissional direciona o paciente para que o mesmo se conheça melhor e assim, consiga resolver seus conflitos internos, analise seu comportamento e gere mudança e crescimento. Nesse sentido, a psicologia analisa o passado da pessoa, para que o presente seja lapidado e um futuro melhor seja construído.

Já a sessão de Coaching tem como foco auxiliar a pessoa quanto ao desenvolvimento das suas habilidades, identificação dos pontos de melhoria, revisão de valores, pensamentos e comportamentos, e definição de objetivos, dessa forma, ela será capaz de sair do estado A para o estado B e alcançará a mudança e os resultados que almeja.

Nota-se então, que o processo visualiza o futuro do coachee e o seu desejo de mudança. Através de perguntas, técnicas e ferramentas assertivas, o coach provoca a reflexão no cliente, pois estão nele, as respostas necessárias para o alcance de seu próprio objetivo desejado.

Sendo assim, o Coach precisa mostrar ao Coachee que ele está em um ambiente seguro, para que este possa ficar à vontade para falar sobre suas experiências. Porém, o cliente precisa estar ciente de para que o processo funcione, ele precisa ter foco, disposição e empenho, realize todas as tarefas necessárias e assim, alcance os resultados esperados.

Gostou deste artigo, Ser de Luz? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se de compartilhar o conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais!

Copyright: Shutterstock.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010