Como lidar com pessoas mentirosas

Pessoas Mentirosas Saiba como lidar com pessoas mentirosas

 

Embora não seja algo saudável, inevitavelmente ela está presente nas relações humanas. Sim, querida pessoa, várias são as razões para que as pessoas mentirosas existam e façam parte do nosso ciclo social. Mas, o que é mentir, afinal? Mentir é o ato de dizer informações falsas e fraudulentas a respeito de uma pessoa ou situação. Pode ser em maior ou menor grau, o fato é que nos deparamos com a mentira constantemente. Ela está presente tanto em nossa vida pessoal quanto em nossa vida profissional.

É importante salientar que nem todas as mentiras são reflexos de um caráter ruim. Um estudo coordenado por Robert Feldman e realizado pela Universidade de Massachusetts aponta que as pessoas mentem, em média, uma vez a cada dez minutos de conversa. Outro dado constatado na pesquisa é que as pessoas tendem a ser mais mentirosas quando estão longe do contato visual.

Os estudos de Feldman apontam que existem pessoas que não conseguem evitar a mentira. Pode ser por alguma compulsão ou por algum distúrbio comportamental, falta de autoconfiança ou ainda, pela vontade de pertencer a algum grupo, muitas pessoas usam a mentira como meio para evitar conflitos ou para lidar alguma outra limitação. Geralmente, elas desenvolvem uma habilidade maior em comunicar, persuadir, dissimular, manipular, improvisar e esconder suas emoções. É preciso atentar-se para que que a mentira não se torne algo prejudicial em algum momento.

Se em seu dia a dia você convive com uma ou mais pessoas mentirosas, aqui vão algumas dicas que você pode utilizar para lidar com elas da melhor maneira possível, sem deixar que isso prejudique o seu desempenho de forma geral. Convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir.

8 dicas para lidar com o mentiroso

Para te ajudar a lidar com alguma pessoa mentirosa, separei algumas dicas poderosas! Confira a seguir, querida pessoa.

1 – Ouvir na essência

Ao dialogar com alguém, esteja presente inteiramente na conversa, preste atenção e se interesse pelo o que a outra pessoa tem a lhe dizer. Ser a conversa não estiver agradável é melhor pedir licença e retirar-se. Além de ser nobre dispor seu tempo verdadeiramente para trocar experiências com o outro, o ato de ouvir na essência também ajuda a identificar se a pessoa está dizendo a verdade ou se seu discurso apresenta fatos incongruentes.

2 – Suspenda o julgamento

Antes de julgar a pessoa como mentirosa, busque identificar as razões que a levaram a ter esse tipo de comportamento. Não se trata de ignorar a mentira ou estar de acordo com ela, mas sim de compreender o problema que está por trás dela, para que assim, você tenha maiores chances de ajudar a pessoa no que ela precisar.

3 – Expresse a quebra de confiança

Se você tiver certeza de que a pessoa está mentindo, procure provas que evidenciem sua conclusão. Se você tiver a intenção de manter o contato com a pessoa, deixe claro que a confiança entre vocês ficou afetada e que será necessário comprometimento em dizer apenas a verdade. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que esse tipo de situação não se resolve rapidamente, é apenas ao longo do tempo que a confiança pode ser restabelecida.

4 – Proponha ajuda

Às vezes poder ser difícil para o mentiroso mudar sozinho. Portanto, se puder, ofereça apoio. Mas lembre-se que temos a capacidade de gerar mudanças e transformações somente em relação a nós mesmos. É importante que a pessoa que precisa queira mudar, para que sua ajuda tenha efeito e seja de fato efetiva.

5 – Cheque os fatos

Se você sabe que está lidando com uma pessoa que tem o costume de mentir, o ideal é que sempre que ela lhe disser algo ou lhe transmitir alguma informação ou dado, você procure checar se o que ela lhe trouxe é realmente verdade ou não.

Criar o hábito de sempre checar os fatos que são ditos por esta ou por outras pessoas mentirosas com as quais você convive evita que você tenha dores de cabeça no futuro e que preze pela verdade, independentemente da circunstância ou de quem esteja falando com você.

6 – Resguarde-se

Quando estamos diante de pessoas que cultivam o hábito de mentir em suas relações, é essencial que nos resguardemos de todas as maneiras que conseguirmos, pois só assim evitaremos problemas no futuro para nós mesmos. Assim, o que você deve fazer é registrar mensagens, e-mails, documentos, bem como tudo aquilo que venha a servir como prova a seu favor no caso de surgirem acusações contra você em algum momento.

Este hábito, principalmente no ambiente de trabalho, vai te ajudar a se proteger caso a pessoa com histórico de mentiras levante alguma falsa informação a seu respeito e, com isso, acabe lhe prejudicando de alguma maneira.

7 – Dialogue

Algo que pode ajudar não só você a lidar com pessoas mentirosas, mas também ajudá-las a superar este hábito nocivo a elas mesmas é tentar abordá-las por meio de um diálogo franco e aberto. O que eu sugiro que você faça é, se você descobrir alguma de suas mentiras, chamá-las para conversar, mostrando o que descobriu e tentando entender os motivos que levaram-nas a tal atitude.

Mas lembre-se: nada de confrontá-las ou abordá-las de maneira agressiva, pois isso tende apenas a piorar a situação. O ideal é que você apresente os fatos e se mostre disposto a ajudá-las caso elas estejam enfrentando algum problema mais grave.

Você conhece as 5 linguagens do amor? Quer descobrir qual é a sua?
Clique aqui, faça nosso TESTE e aprenda mais sobre seus relacionamentos!

8 – Apresente-lhes o Coaching

Em alguns casos, as pessoas que têm o hábito de mentir fazem isso porque enfrentam problemas de autoestima e autoconfiança, recorrendo às mentiras para criar um mundo mais aceitável para si mesmas. Entretanto, como pudemos perceber ao longo de todo este artigo, este pode ser um problema que, conforme o tempo vai passando, pode ir se agravando cada vez mais.

Neste sentido, com o intuito de ajudá-las a superar este hábito é apresentar às pessoas mentirosas com as quais você precisa lidar o Coaching, que nada mais é do que a metodologia de desenvolvimento humano e profissional que mais cresce no Brasil e no mundo.

Através dele o indivíduo desenvolve o seu autoconhecimento, algo que considero verdadeiramente importante para que todos nós nos tornemos pessoas melhores todos os dias. Trata-se de um método em que a pessoa que mente tem a possibilidade de  obter conhecimentos e aprender técnicas e ferramentas essenciais para trabalhar a sua autoestima, sua autoconfiança, bem como suas principais habilidades e competências, que vão ajudá-la a se sentir melhor consigo mesmo, mais confiante, entendendo que não precisa mais mentir para se sentir aceita no meio em que vive.

Tudo isso é possível através do Professional & Self Coaching – PSC, a melhor e mais completa formação em Coaching do país, que já ajudou e continua ajudando milhares de pessoas a superarem seus medos e desafios, no sentido de tornarem-se indivíduos cada vez melhores e preparados conquistar seus sonhos e objetivos.

Achou interessante? Então entre em contato com um de nossos consultores, tire todas as suas dúvidas e apresente esta alternativa à pessoa mentirosa com a qual você precisa lidar, para que assim ela tenha a oportunidade de mudar de comportamento sem ser julgada.

Agora, se mesmo após todas as tentativas, a pessoa continuar mentindo, encerre a relação e siga em frente com a consciência limpa de que você fez o que estava ao seu alcance. Pode parecer um tanto quanto incisivo e radical, mas digo isso, pois, com o passar do tempo, este tipo de relação tende apenas a ser prejudicial para a sua vida em diversos aspectos, sendo assim, nada mais natural do que eliminarmos aquilo que pode nos prejudicar, não é mesmo?!

E você, tem algum dica? Como você lida com a mentira que as pessoas lhe contam? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 261869309 https://www.shutterstock.com/pt/g/file404

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010