Futuro do Coaching no Brasil e no mundo – O que esperar?

Palavra Coaching

Confira uma lista com as principais tendências que irão moldar o futuro do Coaching .

O Coaching é uma metodologia já consolidada no Brasil e no mundo. Mas, o que o futuro reserva para os profissionais do setor? Ao longo do artigo falaremos sobre o panorama para Coaches já formados e pessoas que desejam iniciar nessa carreira, além de tendências e dicas para aproveitar as oportunidades.

Siga a leitura para ficar por dentro das últimas novidades do mundo do Coaching e desenvolvimento pessoal.

Futuro do Coaching no Brasil e no mundo

Antes de falarmos sobre o futuro, vamos iniciar com uma reflexão. Em alguma outra época você já viu tantas pessoas buscando o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal como atualmente? Provavelmente não, porque esse é um fenômeno recente.

Se no passado a preocupação estava relacionada apenas a se capacitar tecnicamente para ter uma carreira de sucesso, hoje isso mudou. Buscar se conhecer e se desenvolver é uma tendência que está se tornando cada vez mais forte.

Essa mudança de visão e comportamento se deve às pesquisas mais recentes que mostraram a importância de aspectos que vão além da capacitação técnica. Os profissionais deixaram de ser vistos apenas pelas suas funções e agora são considerados como os seres humanos completos que são.

Inteligência emocional, liderança, capacidade de gerenciar o próprio tempo, autoconhecimento, automotivação, autoconfiança, são apenas alguns exemplos de habilidades que as pessoas buscam desenvolver. Todas elas fazem parte do processo de Coaching, o que mostra o quanto esse mercado está aquecido e irá continuar crescendo ao longo dos próximos anos.

7 Tendências que irão moldar o futuro do Coaching

O comportamento atual da sociedade pode ser usado como base para fazermos previsões sobre o que está por vir. Confira, a seguir, as principais tendências que irão moldar o futuro do Coaching para os próximos anos.

1. Atendimento online

Um grande número de Coaches em todo o mundo já vinha atendendo seus clientes à distância. Com a pandemia, o atendimento online se tornou a única opção para a grande maioria dos profissionais. E o que era uma adaptação se tornou uma tendência muito forte.

Com os recursos que a tecnologia nos oferece, como dispositivos para chamadas de voz e vídeo e internet para nos conectarmos com pessoas em qualquer lugar do mundo, é possível realizar as sessões virtualmente sem qualquer prejuízo em relação à qualidade.

Sem a necessidade de realizar encontros presenciais, tanto o profissional de Coaching quanto seus clientes são beneficiados. Afinal, os encontros virtuais facilitam a rotina e poupam tempo. Para os Coaches, em especial, representa um maior alcance do seu trabalho, afinal, não há nenhuma barreira física que os impeça de crescer.

2. Valorização cada vez maior de uma boa formação

Hoje em dia, ter uma boa formação em Coaching já é algo valorizado, mas tudo indica que será um requisito cada vez mais forte para os clientes. Com a alta demanda de profissionais, as pessoas se mostrarão cada vez mais seletivas. Dessa maneira, os Coaches que se mostrarem mais preparados e possuírem uma boa formação serão cada vez mais requisitados.

3. Mais pessoas interessadas na metodologia

Embora o Coaching já tenha crescido bastante, ainda há muito espaço para que o crescimento continue. A tendência é que cada vez mais pessoas sintam o chamado para se conhecerem melhor e, através dessa descoberta, trilhem um caminho de desenvolvimento, sucesso profissional e realização pessoal.

4. Maior utilização de recursos visuais

Se você já utiliza vídeos em seu trabalho como Coach, saiba que essa é mais uma tendência que irá se fortalecer com o passar do tempo. As pessoas estão se tornando cada vez mais visuais, dessa forma, compartilhar conteúdos em vídeo acabará sendo mais interessante do que em texto. Afinal, a imagem envolve, conecta e atrai a atenção de forma única.

5. Utilização de ferramentas tecnológicas para gerenciamento

Além de Coach, todo profissional da área deve se enxergar como um empreendedor. Afinal, para que o trabalho dê certo é preciso gerenciá-lo corretamente, o que inclui mais do que as sessões com os clientes, envolvendo também marketing, finanças e assim por diante.

Aqueles que desejarem se preparar para o futuro devem considerar a adoção de ferramentas tecnológicas que auxiliem o gerenciamento do negócio. Softwares que realizem tarefas de forma prática e, até mesmo, automatizada farão toda a diferença.

6. Aumento da procura por nichos específicos

O Coaching é uma metodologia bastante abrangente, capaz de auxiliar pessoas e empresas que estejam atravessando as mais diferentes fases. Mais uma tendência que está despontando no setor é o aumento da procura por profissionais de nichos específicos. Os Coaches que possuem expertise nas mais diversas áreas irão assumir uma posição de destaque no mercado.  

7. Grande valorização das conexões com os clientes

A pandemia forçou as pessoas a se afastarem fisicamente, o que irá deixar marcas no comportamento da sociedade ao longo dos próximos anos. Uma das consequências disso é que os relacionamentos serão cada vez mais valorizados, até mesmo no âmbito profissional.

Em vez de construir redes de contatos, a busca será por criar conexões. Assim, habilidades como a escuta ativa serão cada vez mais importantes. Além de profissionais altamente qualificados, os clientes irão buscar empatia e a construção de fortes laços de confiança.

Você está preparado para o futuro do Coaching?

Depois de saber mais sobre as principais tendências do futuro do Coaching, acha que está preparado para o que está por vir? Saiba que o primeiro passo já foi dado, que é se informar. Agora é hora de agir para se preparar para as novidades do mercado para os próximos anos.

Se você já possui formação em Coaching, invista em especializações para se tornar ainda mais preparado para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Se ainda não possui e deseja se tornar Coach, opte pela melhor melhor instituição do mercado.

No IBC – Instituto Brasileiro de Coaching você encontra as melhores formações para entrar nesse setor em uma posição de destaque. Entre em contato para saber mais!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo sobre o futuro do Coaching e compartilhe o conteúdo com amigos que se interessam pelo assunto!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds