O que é coaching de performance?

Palavra coaching

Se você é um profissional que almeja obter resultados extraordinários, o treinamento em Coaching é uma excelente ferramenta.

A metodologia do Coaching pode ser trabalhada e destinada a várias áreas da vida e uma delas é a profissional. Quando uma pessoa pretende aumentar seu desempenho no trabalho ou melhorar os aspectos e resultados voltados para a sua carreira, é indicado procurar o Coaching de Performance. Esse é um processo que visa ajudar no desempenho, autodesenvolvimento e autoconhecimento. 

Nesse caso, o profissional identificará e removerá seus bloqueios e barreiras. O objetivo é o aprimoramento de suas capacidades, habilidades e competências, para aumentar sua produtividade e desempenho de alta performance. O Coaching é um processo que depende de foco, disciplina, determinação e ação. A pessoa precisa acreditar, agir e ousar ir além para alcançar os seus objetivos e resultados desejados. 

Podemos dizer que existem três tipos de profissionais: o indiferente e acomodado, o equilibrado e o transcendente. O primeiro é aquele que prefere continuar do jeito que está a se arriscar e tentar crescer profissionalmente. O segundo é aquele que procura e deseja segurança e estabilidade financeira. Por fim, o terceiro é aquele que almeja obter resultados extraordinários.

Para quem está nesse terceiro perfil é interessante buscar pelo Coaching de Performance. Através dessa ferramenta você vivenciará uma experiência única e transformadora de desenvolvimento pessoal e profissional. E aprenderá a planejar sua vida e potencializar sua carreira.

Lembre-se que o Coaching é um processo, e com confiança e disciplina o objetivo será alcançado, no prazo determinado. Continue lendo para entender melhor.

Coach: desenvolvedor de habilidades e competências

Antes de falarmos especialmente sobre o Coaching de Performance é interessante compreender o real significado da palavra Coach. A palavra inglesa é antiga e seu primeiro significado é cocheiro, isto é, aquele que conduz a carruagem. O papel do cocheiro é orientar os cavalos para que eles sigam corretamente o trajeto proposto.

No universo esportivo, essa palavra é usada para se referir ao técnico. Novamente, alguém responsável por orientar, nesse caso uma equipe. Por sua vez, no âmbito corporativo, Coach, é um profissional preparado para desenvolver habilidades e competências em outras pessoas. O Coach pode orientar os coachees (clientes) em questões pessoais e profissionais.

O  Coach profissional tem grande impacto na vida dos seus coachees, pois objetiva despertar ferramentas poderosas para o sucesso. Podemos dizer que ele trabalha no desenvolvimento da “musculatura” das habilidades e competências. Isso significa que esses conhecimentos já estão presentes nos coachees, precisando apenas ser devidamente liberados.

Coaching é processo

Não tem como falar de Coaching sem falar em processo, uma vez que ninguém sai do ponto A ao ponto B sem fazer algumas mudanças. Esse é um processo que demanda do coachee empenho e dedicação para passar por uma transformação verdadeira. O indivíduo precisa se esforçar para sair da zona de desconforto para poder chegar à situação desejada.

Reconhecer e vencer crenças limitantes pode ser bastante difícil se não houver uma entrega real a esse processo. A quebra de padrões e modelos mentais é a virada de chave necessária para deixar a repetição de erros. Somente ao abandonar a postura limitante é possível iniciar uma nova caminhada.

Coaching de Performance

Para quem deseja aumentar o seu potencial, nada melhor do que o Coaching de Performance. O foco dessa modalidade é ajudar pessoas que já tem resultados excepcionais a dar um passo além.

Quando se chega num determinado patamar pode ser difícil seguir em uma crescente. Para se manter sempre em ascendência, é válido aprender a trabalhar melhor com as ferramentas que possui.

Os coachees dessa modalidade não estão em busca de resultados ou melhor aproveitamento do tempo. Essas pessoas querem desafiar a si mesmas para mostrar que podem fazer mais.

A alta performance significa ultrapassar os seus limites, vencendo todas as barreiras existentes. Refere-se ao estado de equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esses três elementos devem estar devidamente alinhados com os objetivos.

Foco, dedicação e persistência

Ter ambição é importante para conseguir uma alta performance, mas só ela não basta. O indivíduo precisa estar focado, ter plena dedicação e ser persistente. Ambição desacompanhada desses três torna-se vazia e de pouca serventia. Um propósito forte é o que faz as pessoas saírem do lugar-comum para o extraordinário.

Perguntas poderosas 

O coach profissional é preparado para extrair dos seus coachees o melhor que eles têm. A metodologia de Coaching parte do pressuposto que todo mundo sabe mais do que imagina. Logo, o que o coachee procura está dentro dele esperando apenas ser despertado para brilhar. 

O trabalho do Coach profissional é centrado em perguntas poderosas que servem para despertar no indivíduo o reconhecimento daquilo que ele já possui. Através de perguntas pertinentes e adequadas o Coach guia o coachee no caminho do autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é fundamental para entender seus pontos fortes e outros que precisam ser desenvolvidos, podendo estimular os principais e reduzir os últimos.

O Coaching compreende que toda deficiência ou falha (ponto A) oferece uma oportunidade de aprendizagem (ponto B). Reconhecer as falhas (autoaceitação) é o primeiro passo para mudar. Normalmente, as pessoas têm dificuldades para admitir que têm problemas e isso as impede de dar o primeiro passo rumo a uma mudança concreta.

Metas desafiadoras

No Coaching de Performance o coachee é levado a desenvolver metas desafiadoras para  buscar. No entanto, as metas devem ser possíveis de realizar para que realmente contribuam para o aumento de performance. Através desse processo é possível reconhecer seus recursos e potenciais, podendo se estabelecer em um novo ritmo ascendente.

Os coaches de performance utilizam métodos consagrados para guiar seus coachees ao alcance de um novo estágio de alta performance. Dentre esses métodos estão Matriz SWOT individual, plano de ação, feedbacks realistas, entre outros. Essas ferramentas funcionam como mecanismos para guiar os indivíduos a chegar mais longe do que esperavam.

Os métodos são empregados de forma a estimular e criar um caminho mais claro para quem deseja fazer mais com seu potencial. O processo de Coaching tem uma função bastante relevante quando se trata de levar alguém de um ponto A para um ponto B.

Com o processo de Coaching de alta performance é possível impulsionar seu potencial!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds