O que é Coaching e Mentoring?

homem-e-mulher-sorrindo-em-frente-ao-computador

O Coaching é uma metodologia capaz de fornecer desenvolvimento e capacitação profissional para as pessoas que desejam potencializar suas carreiras.

Utilizados erroneamente como sinônimos, esses dois termos possuem características que os tornam bem diferentes entre si. Muito dessa confusão acontece porque ambos os métodos possuem a mesma finalidade: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.

No entanto, ao observamos de perto, essas duas metodologias possuem abordagens completamente diferentes. Assim como não existe apenas um caminho para se chegar a algum lugar, também existem diferentes formas de promover a crescimento pessoal de um indivíduo.

Ao longo do artigo iremos explicar detalhes sobre cada uma das metodologias e apresentar as suas diferenças. Siga a leitura e saiba mais!

Conheça ainda mais sobre essa metodologia incrível, Ressignifique!
Baixe agora mesmo “Tudo sobre Coaching”. É meu presente!

O que é Coaching e como um Coach atua?

O Coaching é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, que para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir esse processo é denominado Coach que, na tradução literal, significa treinador.

Um Coach apoia e auxilia através de perguntas e técnicas poderosas seu coachee (cliente) a sair do estado atual para alcançar o estado desejado. O processo é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. A cada encontro, o profissional apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu cliente, para que este aja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré-determinado.

Diferente de um mentor, um Coach não precisa, necessariamente, ter experiência na área de atuação de seu cliente e tampouco aconselhar ou dar soluções para seus problemas ou orientações de carreira. Entretanto, existem casos em que o profissional alia sua carreira anterior à metodologia, oferecendo um atendimento direcionado à determinada área, o que não é obrigatório.

O pressuposto do processo de Coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita, na verdade, é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento, fazendo os questionamentos certos, para que, dessa forma, tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.

Com isso, o Coaching visa que o cliente possa empoderar-se das próprias respostas e, dessa forma, agir e criar ações assertivas que validem e realizem seus resultados de forma efetiva e contínua. Isso se torna possível porque um Coach tem o poder de ouvir na essência, ou seja, criar uma conexão com seu coachee e, assim, fazer perguntas que o apoiem a chegar às respostas que busca. Através disso, o cliente consegue direcionar efetivamente as suas ações e alcançar objetivos almejados, seja na carreira ou na vida pessoal.

Principais benefícios do Coaching

O Coaching tem uma série de benefícios a oferecer para as pessoas que passam por esse processo, veja quais são os principais.

  • O autoconhecimento é o benefício de maior destaque porque é através dele que várias outras vantagens se apresentam na vida do coachee.
  • O fato de ter a oportunidade de se conhecer profundamente, faz com que o indivíduo reconheça suas qualidades e, assim, tenha sua autoestima e autoconfiança fortalecidas.
  • Desenvolvimento da inteligência emocional, que é um fator muito importante para se desenvolver, alcançar o sucesso profissional e ter relacionamentos mais positivos.
  • Melhora na produtividade e no desempenho, por conta da organização da rotina, do uso inteligente do tempo e da definição de objetivos e metas.
  • Mais motivação para buscar objetivos por conseguir enxergar com clareza os resultados das próprias ações.
  • Desenvolvimento de novas habilidades, tanto ligadas ao âmbito pessoal quanto profissional.
  • Mais segurança para tomar decisões por saber exatamente aonde deseja chegar.
  • Outra habilidade desenvolvida ao longo do processo de Coaching é o ouvir na essência, o que beneficia os relacionamentos e o entendimento com as outras pessoas.

Esses são apenas os principais benefícios que o processo de Coaching pode oferecer e, como se pode ver, são questões que impactam em toda a vida, resultando em um ciclo virtuoso de autoconhecimento e desenvolvimento.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é Mentoring e como um Mentor atua?

Mentoring é uma espécie de tutoria em que um profissional, geralmente mais velho e mais experiente, orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou em uma empresa, experiências e conhecimentos, no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.

A mentoria pode acontecer de duas formas, tanto de modo informal (sem contar com a contratação de um serviço, como quando se trata de uma relação familiar ou entre colegas de trabalho) quanto formal e funcionar de modo semelhante ao Coaching (em que o interessado contrata os serviços de um Mentor profissional).

Principais benefícios do Mentoring

O Mentoring também oferece diversas vantagens para os profissionais que escolhem contar com o suporte de um mentor, confira.

  • Poder evitar erros que iniciantes da área de atuação em questão costumam cometer, exatamente por ter alguém mais experiente para alertar a respeito.
  • Ter alguém que mostre o caminho das pedras para alcançar o sucesso na carreira, uma pessoa que já passou por cada etapa e sabe quais as melhores direções para seguir.
  • É bastante interessante para empresas em casos de sucessão, quando um profissional que está deixando seu cargo prepara aquele que irá ocupar seu lugar.
  • Desenvolvimento de habilidades e competências que, talvez, de modo natural levariam muito tempo para serem desenvolvidas.
  • Aquisição de conhecimentos direcionados para a área de atuação profissional do mentorado.
  • Receber feedbacks assertivos de alguém que já chegou aonde o mentorado deseja chegar.

Como vimos, o Mentoring também tem diversos benefícios a oferecer para os profissionais que desejam passar por ele. Vale ressaltar que toda essa satisfação na carreira acaba por impactar positivamente também na vida pessoal, já que está tudo interligado.

Principais diferenças entre Coaching e Mentoring

Embora também possam ter um viés mais pessoal, os ensinamentos do Mentoring vão ser focados na vida profissional do mentorado, ajudando-o com os principais desafios e barreiras que possam estar atrapalhando o seu sucesso. Isso faz com que essa metodologia seja aplicada principalmente em casos mais específicos, diferenciando-se do Coaching, que tem uma abordagem mais abrangente.

Outra diferença que chama atenção entre as duas metodologias é o tempo, pois o Mentoring não possui qualquer artifício que limite o ciclo em que as sessões serão realizadas. Já no Coaching, esse número é definido no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração, que é uma média necessária para quem procura essa abordagem.

Essas duas modalidades possuem características e qualidades bastante distintas. Por isso, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os excelentes resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e Mentoring terá todas as ferramentas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o melhor dos seus clientes.

O domínio das duas abordagens permite que o Coach/Mentor consiga fazer com que o coachee/mentorado encontre as respostas com maior facilidade, já que ele já passou pelas mesmas situações que o seu pupilo.

Coaching para mentores

Quem já atua como Mentor pode se beneficiar bastante ao realizar o Professional & Self Coaching, a melhor e mais completa formação em Coaching do país. Todo o conteúdo passado possui raízes na teoria e prática desenvolvidas nas mais respeitadas instituições especializadas nessa disciplina da Europa e Estados Unidos.

É certamente um investimento que vale a pena fazer para oferecer um atendimento ainda mais completo aos seus clientes. Além de servir como um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Invista em você e no seu sucesso profissional, faça Coaching!

Aproveite para deixar seu comentário a respeito do assunto abordado abaixo e compartilhe este conteúdo com os seus amigos que também estejam interessados em Coaching e Mentoring!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010