O que é wellness coaching?

Coaching e bem-estar

O wellness coaching trabalha unindo o conceito de bem- estar com as técnicas de Coaching.

 

Você já ouviu falar sobre Wellness Coaching? Wellness significa bem-estar e é uma palavra que carrega muito mais do que um simples significado, uma vez que envolve os âmbitos corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social e espiritual. Para que o bem-estar seja pleno, portanto, é preciso que haja um equilíbrio mútuo entre todos estes níveis.

Pode-se dizer que o Wellness Coaching é exatamente o processo que causa e acelera a realização de grandes mudanças no comportamento das pessoas. Mudança essas que podem se tornam duradouras, a fim de alcançar níveis elevados de bem-estar e saúde. E como isso pode ser possível de se realizar? Através de estratégias e metas individuais de estilo de vida.

Continue lendo para saber mais sobre o Wellness Coaching e conhecer seus benefícios.

 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

 

Wellness Coaching – Voltado para a saúde e o bem-estar

O termo bem-estar pode ser definido como um processo ativo, por meio do qual as pessoas se tornam conscientes e fazem escolhas em direção a uma existência mais bem sucedida. Não se trata apenas de uma sensação agradável, mas uma decisão de se manter bem, feliz e satisfeito em todas as áreas da vida, unindo mente, corpo e espírito de um modo permanente e satisfatório.

Ao contrário do que muitos pensam, o bem-estar não é um estado passageiro, mas um processo que pode e deve ser desenvolvido continuamente para que o indivíduo alcance a satisfação plena. E é exatamente nesse contexto que o Wellness Coaching trabalha, unindo o conceito de bem-estar com o mais poderoso método de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade, o Coaching.

O objetivo dessa metodologia é acelerar e potencializar a conquista de mudanças positivas e permanentes para, assim, alcançar graus cada vez mais extraordinários e elevados de saúde, bem-estar, alegria, entusiasmo, satisfação e um estilo de vida mais feliz e sadio. Trata-se de um método que trabalha o Life Coaching, ou seja, o Coaching pessoal com foco na saúde, tanto física, quanto emocional e espiritual.

Áreas trabalhadas pelo Wellness Coaching

Confira, a seguir, cada um dos diferentes níveis em que o Wellness Coaching atua e como esse processo é aplicado.

Corporal

A prática de exercícios físicos é fundamental para qualquer pessoa que busque mais disposição, saúde e qualidade de vida. O Wellness Coaching atua com foco no bem-estar físico, apoiando os indivíduos a ter uma rotina mais saudável, com atividades físicas, exercícios de respiração, visitas médicas regulares, avaliação física, nutrição adequada, entre outras coisas.

Emocional

Neste nível, o Wellness Coaching trabalha o desenvolvimento de habilidades emocionais que podem contribuir para o alcance do bem-estar pleno, tais como: comprometimento, flexibilidade, resistência, força, autoestima, autoconfiança, autocontrole e equilíbrio emocional.

Além disso, trabalha na identificação de pontos fortes e de melhoria, incentivando a eliminação de comportamentos, sentimentos e pensamentos sabotadores, quebra de cargas pesadas e negativas e, principalmente, na autoaceitação.

Ocupacional

Na área ocupacional, o Wellness Coaching atua no aprimoramento e aperfeiçoamento de habilidades profissionais, desenvolvimento de novas competências e talentos, valores, motivação e realização profissional. Também visa melhorar a performance e o desempenho, a fim de que o indivíduo encontre um real significado e um estímulo em seu trabalho ou carreira escolhida.

Intelectual

O Wellness Coaching trabalha o senso crítico, a criatividade, os potenciais, os dons e talentos que podem ser desenvolvidos e aprimorados no indivíduo. Nesse sentido, são trabalhadas diversas técnicas e ferramentas com foco no desenvolvimento intelectual e mental dos participantes submetidos ao processo.

Social

Como o próprio nome sugere, neste nível, o Wellness Coaching trabalha a vida social dos indivíduos, melhorando os relacionamentos com familiares, cônjuge, amigos e colegas de trabalho. Durante o processo, a pessoa é estimulada a desenvolver seu lado humanitário e altruísta, aprendendo a exercer a compaixão, a bondade, gentileza e a vontade de ajudar o próximo.

Espiritual

O Wellness Coaching também trabalha com foco no âmbito espiritual, auxiliando o indivíduo a encontrar sentido em sua vida e enfrentar situações desafiadoras, conflitos internos, emoções não curadas e mágoas não vencidas, de modo a encontrar harmonia e paz interior.

O autoaceitação é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida. Faça o nosso teste e descubra como está a sua felicidade!

Benefícios do Wellness Coaching

Se está pensando em passar por um processo de Wellness Coaching, saiba quais são os principais benefícios que poderá obter.

1. Identificação de objetivos

Quando o assunto é bem-estar, muitas pessoas não sabem exatamente o que podem fazer para alcançá-lo, afinal, se trata de um conceito bastante amplo. Nesse sentido, o Coach entra para trazer clareza para a identificação desses objetivos, levando o coachee (cliente) a entender o que está buscando e como pode alcançar isso.

Esse é um passo fundamental, afinal, é a partir da consciência sobre o estado que se deseja alcançar que se torna possível definir o planejamento para chegar lá. Muitas vezes, sozinho, o indivíduo não consegue enxergar sua vida de forma muita clara, o que acaba fazendo com que desista por julgar que se trata de algo muito distante.

2. Definição de metas

Depois de identificar os objetivos, o Coach irá ajudar o cliente a definir metas para que eles sejam alcançados. Essas metas terão data para acontecer e precisam ser mensuradas ao longo do caminho.

Por exemplo, o indivíduo deseja que a prática de esportes se torne parte de sua rotina. Contudo, essa é uma ideia bastante vaga, é necessário determinar qual será o esporte e a frequência com que será praticado, se uma, duas, três ou mais vezes na semana. Esse detalhamento das metas faz toda a diferença e é o que fará com que a motivação seja mantida.

3. Contar com uma visão imparcial

É bastante comum ouvirmos sugestões de familiares em relação à busca por hábitos de vida mais saudáveis. Entretanto, a forma como as pessoas dizem esse tipo de coisa nem sempre é motivadora, embora quase sempre seja feita com uma intenção positiva.

Poder contar com um profissional de Wellness Coaching é interessante porque se trata de alguém com uma visão imparcial. Sendo assim, nenhum comentário feito virá carregado de emoção ou será baseado em experiências do passado, pois se trata de uma abordagem objetiva.

4. Apoio emocional durante o processo

Mudar hábitos é desafiador, por isso, ter apoio emocional durante o processo é muito importante. Ter alguém que irá ouvir suas inseguranças e tirar as suas dúvidas permitirá que se fortaleça e siga em frente até alcançar os seus objetivos.

5. Facilidade para perceber melhorias

Mais um benefício válido do Wellness Coaching é poder acompanhar as melhorias. Assim, a motivação é fortalecida a cada novo avanço. Sem o suporte de um profissional e um planejamento claro, não há como mensurar a evolução, o que faz com que muitos acabem desistindo no meio do caminho.

Wellness Coaching e seus benefícios para empresas

Não são apenas pessoas que podem se beneficiar com a metodologia! Já está comprovado que se preocupar com o bem-estar dos colaboradores é fundamental para que uma empresa alcance bons resultados. Dessa maneira, investir no Wellness Coaching para a equipe é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas organizações.

Nesses casos, a metodologia pode ser aplicada individualmente ou ao grupo. Inclusive, hoje, com as vantagens oferecidas pela tecnologia, todo o processo pode acontecer online, o que facilita bastante.

  • O processo se dá considerando os seguintes tópicos principais:
  • Identificação das necessidades e objetivos de bem-estar;
  • Exploração de motivações pessoais dos colaboradores;
  • Identificação de possíveis obstáculos e desafios a serem superados;
  • Descoberta de capacidades e recursos.

O Wellness Coach ajuda os funcionários a formularem planos claros e viáveis ​​para alcançar seus objetivos ligados ao bem-estar. Além disso, acompanham o processo até que as metas sejam alcançadas.

E você, já conhecia o Wellness Coaching? Já passou por um processo parecido? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds