Orientação Profissional com Coaching

Orientação profissional e o coaching Orientação profissional e o coaching – Saiba mais

 

Muitos profissionais chegam em determinados momentos de suas carreiras com a sensação de que estão perdidos, caminhando sem rumo. Muitos se sentem inseguros e se questionam se aquela carreira foi realmente uma escolha certa. Como buscar as respostas para estas perguntas? Uma boa forma de viver este processo é através da orientação profissional. Para saber mais sobre este tema e como o Coaching pode ser um aliado poderoso, continue a leitura! 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é orientação profissional?

É muito comum encontrar pessoas que confundem teste vocacional com orientação profissional, o que é um erro. A orientação profissional é muito mais do que um teste vocacional. Ela funciona como um processo que irá facilitar a escolha de seu rumo profissional. A orientação profissional te ajudará no processo de autoconhecimento, a identificar seus talentos e tarefas que te agradam.

A orientação profissional é um poderoso processo que pode te levar a uma reflexão profunda do que você quer de sua vida e do que te move, além de te dar uma visão ampla do mercado que você pretende ingressar ou tem interesse em conhecer. A orientação profissional te ajudará a identificar a sua missão de vida e assim, trabalhar de maneira saudável e ter motivação para encarar os desafios da carreira. 

Em que situações eu posso usar a orientação profissional?

Existem várias situações em que a orientação profissional pode fazer a diferença na vida das pessoas. Além dos casos onde pessoas jovens buscam por uma profissão, a orientação profissional também se aplica às pessoas que já trabalham, mas pretendem mudar de área. 

A orientação profissional também é indicada até mesmo para aqueles que desejam  começar um novo negócio, mas não sabe em qual segmento investir. A orientação profissional serve para dar um norte para esses indivíduos e assim, mostrar no que estes profissionais têm facilidade e afinidade, além de mostrar o que os move e os talentos que possuem. 

Orientação profissional e o coaching

Para que a orientação profissional seja eficaz é importante que o responsável pela orientação tenha ferramentas necessárias para desempenhar um bom trabalho. Neste sentido, o coaching pode ser um poderoso aliado neste processo. 

O Coaching pode ajudar pessoas que precisam alcançar objetivos a curto e médio prazo para que o cliente possa conhecer a si mesmo, reconhecer quais são as dificuldades e habilidades, além de orientar na criação de metas e de um plano estratégico onde elas possam ser cumpridas. Aliar o Coaching a orientação profissional é bastante positiva.

A Orientação Profissional com Coaching é um processo que visa o autoconhecimento alinhado com as percepções do momento o qual o profissional vivencia, usando essas informações para estabelecer e alcançar o seu objetivo final.

Ao buscar uma orientação profissional com Coaching, o cliente poderá estar em um desses três momentos: ascensão, estagnação ou mudança.

1 -Ascensão

Este é o momento em que o profissional está em alta, com sentimento de confiança, euforia, coragem, com muitas atividades a serem desenvolvidas, ideias na cabeça, projetos e desejos.

Nesta fase, o Coaching é altamente eficaz, pois conduzirá o Coachee a realizar um plano de ação, com foco e disciplina, para que ele alcance os resultados desejados. Com o Coaching, o profissional conseguirá atender todas as suas demandas, pois o método o orienta a gerenciar o tempo, a tomar decisões assertivas e rápidas, além de cuidar de si e atender seus anseios pessoais.

2 – Estagnação

Neste momento, o profissional encontra-se em um estado desconfortável, pois seu crescimento profissional e pessoal está estagnado, o que pode ocorrer por diversos motivos. O Coaching oferecerá ao profissional que encontra-se neste momento de estagnação técnicas e ferramentas de estímulos para gerar ações que lhe permitam retomar suas atividades. Além do desenvolvimento de competências e habilidades, para lidar com planejamento, metas e objetivos, alinhando-os com seus valores. O Coaching o levará a traçar um plano de ascensão, e o estimular a agir neste sentido, realizando novas atividades para que saia, o mais rápido possível, deste estado incômodo.

3 – Mudança

Se momento é de mudança profissional, o Coaching o levará a reflexão e revisão sobre a carreira, e o conduzirá a mudanças assertivas, sendo elas de novas direções profissionais, seja elas de mudança de cargo, de empresa ou promoção.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Clique aqui e faça nosso teste.

O Coaching auxiliará o profissional a se motivar e a evoluir, estimulando a uma nova visão e ações para obter bons resultados nesse novo rumo da carreira.

Quer saber mais sobre as ferramentas e técnicas de Coaching? Aproveite a oportunidade de conhecer as formações em Coaching. O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. 

Agora, conte pra gente: você já teve alguma experiência com orientação profissional e Coaching? Como foi? Utilize o espaço abaixo pra contar como foi. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: Pressmaster Via: Depositphotos

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010