Possibilidades do mercado – Até quanto pode ganhar um coach?

Coach Saiba como funciona o trabalho de um Coach

 

O Coaching é uma metodologia que tem se tornado cada vez mais conhecida, contudo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a essa carreira. Se você está pensando em se tornar um coach e deseja saber quais são as possibilidades desse mercado que está em constante expansão, continue esta leitura para saber mais e encontrar todas as respostas que procura.

O que faz um coach?

Antes de entrarmos no assunto principal, é preciso deixar claro qual é o papel do coach. Trata-se de um profissional que é treinado para conduzir o processo de Coaching, auxiliando seus clientes a se conhecerem, desenvolver habilidades, vencer limitações e, assim, atingir seus objetivos, que podem estar relacionados às mais diferentes áreas da vida. O coach atua oferecendo o suporte que uma pessoa precisa para traçar metas e encontrar as ferramentas necessárias para alcançá-las.

Um indivíduo que acaba de sair da faculdade e deseja entrar no mercado de trabalho para dar início à sua trajetória profissional, por exemplo, pode contratar os serviços de um coach de carreira, que irá guiá-lo durante essa fase tão importante. Da mesma forma, um atleta que tem como objetivo se tornar um campeão tem muito a se beneficiar ao contar com o suporte de um coach esportivo.

Existem profissionais de Coaching que atuam nas mais diferentes áreas, como carreiras, saúde, esportes, relacionamentos, finanças, vendas e a vida de modo geral, que oferece um atendimento mais abrangente. Alguns profissionais já atuantes, como educadores físicos, nutricionistas, advogados, psicólogos, entre outros, realizam a formação de Coaching como uma forma de agregar ao seu trabalho, oferecendo novas possibilidades de atendimento.

Vale destacar que o trabalho de um coach não tem nenhuma relação com o que é realizado por terapeutas e outros profissionais especializados em saúde mental. O foco dessa carreira está em ajudar pessoas a se conhecerem melhor, a fim de identificar seus objetivos e traçar estratégias para alcançá-los, logo, é voltado para o presente e o futuro, sem qualquer ligação com situações vividas no passado. Além disso, o coach não diz o que o indivíduo deve fazer, ele o auxilia a encontrar suas próprias respostas.

Como o trabalho de um coach é realizado?

O trabalho de um coach se dá através de sessões que duram de uma hora a uma hora e meia. Esses encontros geralmente acontecem quinzenalmente e podem ser presenciais ou realizados através de uma plataforma online. Já o processo todo pode durar de seis meses a um ano, dependendo de como ficou acordado com as partes e dos objetivos que o cliente deseja alcançar.

No primeiro encontro, coach e coachee conversam para se conhecerem melhor e para que o primeiro entenda qual é o estado desejado do segundo. Ao longo das sessões seguintes, são abordados temas relacionados aos objetivos pretendidos através de conversas e da aplicação de técnicas de Coaching. O profissional, então, dá feedbacks sobre o desempenho do seu cliente e sugere atividades para que ele aplique até a data do próximo encontro.

O que é preciso para se tornar um coach?

Não há nenhum pré-requisito específico para se tornar um coach, basta que realize um curso de formação e, então, estará pronto para dar início à sua carreira, que poderá tanto ser mais abrangente, como funciona com os life coaches, quanto focada em nichos específicos. Em muitos casos, é possível aliar o Coaching à sua profissão atual, algo que tem se tornado cada vez mais comum e tem ajudado pessoas a aumentar o seu leque de possibilidades.

Se você tem uma ampla experiência com vendas, por exemplo, poderá fazer a formação, se tornar coach e oferecer atendimento para vendedores que desejam se desenvolver para alcançar melhores resultados. Assim, irá aliar o seu know how como vendedor às metodologias poderosas do Coaching, a fim de oferecer um atendimento ainda mais completo e diferenciado.

O mercado de Coaching no Brasil

O mercado de Coaching no Brasil está crescendo a passos largos, visto que o desenvolvimento pessoal se tornou um dos principais objetivos daqueles que buscam crescer para melhorarem como pessoas e profissionais. Essa tendência surgiu principalmente por conta da grande concorrência no mercado de trabalho, pois saem na frente aqueles que estão mais preparados, tanto em relação às habilidades técnicas quanto comportamentais.

Em nosso país, há demanda em diversos nichos, com destaque para negócios, carreira e saúde, que estão entre os principais interesses dos brasileiros atualmente. Assim, as pessoas procuram por profissionais de Coaching para se desenvolverem e alcançarem seus objetivos, que podem ser abrir um negócio, realizar uma transição na carreira, adotar hábitos de vida mais saudáveis, entre tantos outros.

Para quem deseja iniciar essa carreira, é interessante considerar os nichos que estão em alta e fazer um paralelo com as suas áreas de maior interesse. Se tiver alguma experiência prévia que possa agregar ao seu trabalho, isso será bastante positivo. De qualquer forma, também existe a possibilidade de se tornar um life coach e ajudar pessoas a alcançarem objetivos diversos. O importante é que se identifique com o segmento escolhido e se dedique a ele.

Quanto ganha um coach?

Depois de mostrar todo o panorama da carreira de coach, podemos ir para o assunto central deste artigo, que é quanto ganha um profissional de Coaching. A verdade é que não existe uma resposta padrão, já que tudo pode variar de acordo com a área de atuação, a experiência, a região do país e assim por diante. De qualquer forma, existe uma média de ganhos para coaches iniciantes e experientes.

Geralmente, um coach iniciante cobra por volta de 150 a 300 reais por sessão. Já aquele que tem mais experiência, costuma cobrar entre 1500 a 3000 reais por cada sessão. Se formos considerar que é possível atender um número considerável de clientes por mês, dá para perceber que não existem limites para os ganhos.

Vale lembrar que esses valores são apenas uma média no Brasil, quanto mais o profissional se dedicar e se consolidar na sua cidade e região, maior será a procura das pessoas, o que, consequentemente, irá possibilitar que ele sobre mais pelos seus atendimentos.

5 Dicas para lotar sua agenda de clientes

Se você deseja se tornar um coach de sucesso, é importante que considere alguns pontos importantes. Afinal, são os seus diferenciais que irão atrair interessados. Veja, a seguir, 5 dicas para lotar a sua agenda de clientes.

1 – Defina um nicho e o conheça a fundo

Saber exatamente qual o nicho que deseja atingir é fundamental para obter sucesso em qualquer carreira e com o Coaching não é diferente. Afinal, é considerando o perfil dos clientes que poderá direcionar tanto a sua abordagem para atraí-los quanto a forma com a qual irá conduzir todo o processo. Acredite, focar em um nicho não irá limitar suas possibilidades e sim permitir que fale direto com o seu público e se consolide dentro dele.

2 – Invista nas suas redes sociais

As redes sociais são hoje o melhor meio para divulgação, pois permitem que se compartilhe conteúdos que falem mais sobre o seu trabalho e mostrem todo o seu potencial. O Instagram é uma plataforma bastante interessante, em que a interação pode acontecer por meio de postagens com textos na legenda, vídeos e os stories, que aproximam o profissional dos seus clientes em potencial e criam conexão.

3 – Tenha sempre a ética como um dos pilares do seu trabalho

A ética deve ser um dos principais pilares da carreira de um coach, já que seus clientes irão confiar a ele informações pessoais e que não devem ser expostas para terceiros. Se for realizar um atendimento em uma empresa, por exemplo, jamais exponha o que lhe foi confidenciado nas sessões pelos funcionários, mesmo que o gestor solicite. Deixe claro que está lá para ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo com ética e seriedade.

4 – Construa a sua rede de contatos

Ter bons contatos é mais uma maneira de se tornar conhecido e ter os seus serviços indicados para outras pessoas. Para isso, é interessante que participe de eventos de Coaching e desenvolvimento pessoal, conheça outros profissionais da área e firme parcerias. Outra medida positiva inclui manter contato com os seus clientes mesmo após o fim do processo, isso demonstra que realmente se importa e que torce pelo sucesso deles.

5 – Busque sempre a melhoria contínua

Por último, é essencial que seja movido pelo desejo de ser um profissional cada vez melhor, a fim de construir uma carreira de sucesso e ajudar cada vez mais pessoas a se desenvolverem e atingirem seus objetivos. O primeiro passo é se dedicar à sua formação, a fim de obter o máximo de conhecimento possível e, então, ir se especializando através de cursos, livros, palestras, vivências e o que mais achar que possa agregar ao seu trabalho como coach.

E, então, gostou de saber mais a respeito de quanto ganha um coach e de todas as possibilidades que esse mercado oferece? Desejo a você uma carreira brilhante de muito sucesso e que possa fazer a diferença na vida de todas as pessoas que passarem pelas suas mãos.

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Fontes:

https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-faz-um-coach-2/

https://administradores.com.br/artigos/quanto-ganha-um-coach-no-brasil

http://www.evoraferraz.com.br/15-respostas-para-as-principais-duvidas-sobre-coaching/

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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