Quais os objetivos do planejamento?

Planejamento Saiba os objetivos de um Bom Planejamento

 

Um bom planejamento é indispensável para o alcance de metas e objetivos. Planejar significa analisar, preparar e estruturar as melhores estratégias e condições para a concretização do estado desejado.

Sem planejamento, o caminho a ser trilhado se torna mais exaustivo, além de ser mais propenso a prejuízos causados por decisões errôneas ou ações desnecessárias, que podem limitar os processos ao invés de aproximar do resultado esperado.

Aprenda a definir com clareza seus objetivos!
Meu guia “Planner” vai contribuir para melhoria de seus planejamentos! 

Veja no vídeo abaixo uma animação bem humorada e simples sobre a importância do planejamento para o alcance de metas e conquistas:

Aqui tivemos um belo e poderoso exemplo que nossas ações e esforços de nada valem se não nos planejarmos muito bem antes. Quando não dedicamos tempo a um planejamento bem estruturado e eficiente, acabamos, muitas vezes, como o personagem do vídeo acima, fazendo de tudo para alcançar o que almejamos, sem, efetivamente, conseguir atingir nossas metas, sonhos e objetivos.

Os objetivos do planejamento

Nos parágrafos acima tivemos a oportunidade de entender, de forma introdutória, o que é e a importância de se dedicar à elaboração de um planejamento, seja para alcançar metas pessoais, profissionais ou empresariais. A seguir, vamos saber um pouco mais sobre quais os objetivos e as razões que fazem com que seja tão necessário nos planejarmos antes de agir. 

Continue a leitura e confira:

Sair de um ponto a outro

Um dos primeiros objetivos, que tornam a elaboração de um planejamento verdadeiramente importante, diz respeito ao fato de que ele contribui, efetivamente e na prática, para que indivíduos e empresas saiam de seus estados atuais e se direcionem a seus estados desejados, ou seja, através do planejamento é elaborado um plano de ação que define estratégias eficientes para o alcance do sucesso e de resultados extraordinários

Organizar ações

Dentro deste cenário que mencionei acima, outro objetivo que faz com que o planejamento seja essencial é que ele contribui também para a organização das ações que deverão ser realizadas para que se alcance os resultados almejados. 

Isso porque um bom planejamento é composto por pequenas metas, que precisam ser atingidas, para que assim seja possível obter sucesso através dele, sendo que estas metas somente são alcançadas se houverem ações bem organizadas para isso.

Determinar responsáveis

Outro objetivo do planejamento é que, além de tudo, ele determina as pessoas que serão responsáveis por colocar cada uma das ações planejadas, que citei no item acima, em prática. Este é um ponto importante deste processo, já que de nada adianta planejar um passo a passo a ser seguido, no sentido de alcançar os resultados esperados, se não se define os responsáveis por tirar o plano do papel. 

Sendo assim, todas as vezes que você elaborar um planejamento, seja ele pessoal, profissional ou empresarial, é essencial que você já pense nas pessoas que lhe ajudarão neste processo, para que assim você tenha êxito em suas ações. 

Direcionamento

Como eu disse mais acima, um dos objetivos do planejamento é a sua capacidade de ajudar indivíduos, profissionais e empresas a saírem de um ponto e se direcionarem a outro. Neste sentido, ele serve também para que todos saibam e tenham, a todo momento, consciência da direção que estão tomando e de onde cada uma de suas ações lhe levará. 

Este clareza é importante, pois mantém todos motivados, ao longo da execução das tarefas, já que sabem para onde estão indo e o que vão alcançar quando finalmente chegarem ao ponto planejado no início do processo.

Ajuda a lidar com imprevistos

Conforme pudemos acompanhar até aqui, o planejamento nos ajuda a ter uma visão sistêmico daquilo que queremos alcançar e do passo a passo que será dado para que conquistemos o que desejamos, certo?! 

Com todas estas informações em mãos, ou seja, com tudo muito bem definido, caso imprevistos aconteçam, à medida que o planejamento vai ganhando forma, é possível lidar com estas surpresas da melhor maneira, já que se tem tudo sob controle e verdadeiramente planejado. 

Assim, mudanças podem ser realizadas, sem que ninguém se sinta prejudicado ou ansioso por ter sido pego de surpresa no meio da execução das ações. 

Custos

Além dos objetivos que apresentei até aqui, há também um que alguns consideram de fundamental importância para colocar todo e qualquer tipo de projeto em prática. Estou falando dos custos. 

Ao elaborar um planejamento, é imprescindível que ele nele contenham informações relacionadas aos valores que serão gastos com cada ação realizada ao longo do processo, bem como para alcançar os resultados desejados de uma forma geral. 

Esta previsão ajuda o indivíduo, bem como o empresário, se for este o caso, a manterem-se preparados financeiramente para custear os gastos decorrentes do planejamento. 

Dicas para melhorar seu planejamento

Após termos a oportunidade de conhecer alguns dos objetivos do planejamento, convido você a conferir abaixo os cinco passos necessários para elaborar um planejamento eficiente, para o alcance dos resultados extraordinários pessoais, profissionais e empresariais.

Clareza de objetivo

O primeiro passo consiste em definir qual o estado desejado, avaliando quais suas verdadeiras motivações e razões para almejar determinado alvo. Para ter sucesso, é necessário ter clareza sobre o que está sendo buscado.

Visualize-se com o objetivo alcançado

Parece brincadeira, mas enxergar a si mesmo atingindo seus objetivos é uma forma poderosa de ajudar a concretizá-los. O comportamento do ser humano é reflexo de seus pensamentos e, por isso, o ato de idealizar impulsiona a construção de hábitos favoráveis para o alcance de seu estado desejado.

Avalie seu estado atual

Senso de análise é fundamental para a elaboração de um planejamento efetivo. Avalie todas as variáveis que te influenciam diretamente, identifique seus pontos fortes e reconheça suas fraquezas. Desse modo, você conseguirá fazer um melhor uso de seus recursos pessoais.

Trace as estratégias

A partir de uma visão sistêmica, é possível estruturar os melhores caminhos para o alcance das metas determinadas, além de definir quais serão as ações assertivas para a produção dos resultados esperados.

Anote

Escrever ajuda a reforçar que há um objetivo desejado, além de deixar claro o cronograma a ser seguido. O planejamento deve ser descrito no papel e ficar exposto em lugar visível para que você o veja diariamente.

Para todos os sonhos, objetivos e metas que você tiver em sua vida, independentemente do tamanho, é fundamental que você conte com um planejamento, uma vez que ele será o seu guia ao longo de toda a caminhada em direção aos resultados extraordinários que você deseja alcançar. 

Neste sentido, é essencial que você elabore sempre um planejamento, para que assim as suas chances de ser bem-sucedido em tudo o que almejar aumentem de forma significativa. 

Pense nisso e mãos à obra!

Agora me conte: gostou deste conteúdo? O que achou de conhecer os objetivos e as dicas para elaborar um planejamento verdadeiramente efetivo? Comente abaixo suas impressões e opiniões sobre o assunto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar nossos artigos com seus amigos, em suas redes sociais.

Copyright: 593389664 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bluedogroom

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010