Qual é o papel do Coach dentro de uma empresa?

Papel do Coach Saiba qual o papel do Coach dentro da empresa

 

Com o objetivo de alçar voos cada vez maiores, as organizações buscam diversas formas de investir em sua força competitiva, para se destacarem em seu mercado de atuação. Buscando se diferenciar, a empresa pode investir em preços, produtos, tecnologia, estrutura, marketing, entre diversos outros ativos. Dentre todas essas opções, nada é tão poderoso quanto seu capital humano.

Os talentos internos são a maior riqueza de uma organização e, quanto mais se investe na maximização do potencial dos colaboradores, mais impacto positivo eles causam nos resultados. Neste cenário, se destaca o Coach, um profissional capacitado para auxiliar as organizações a despertarem o seu melhor, por meio de transformações internas e da evolução dos colaboradores — seu maior ativo.

No artigo de hoje vou falar sobre o coach e como este profissional pode transformar positivamente os resultados alcançados por um negócio. Continue me acompanhando nesta leitura poderosa e confira!

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O que é Coaching?

Antes de falar sobre o papel efetivo do coach dentro de uma empresa, acredito ser importante esclarecer, primeiramente, sobre o que de fato é o Coaching. Trata-se basicamente de um processo de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas áreas, ajuda indivíduos e organizações a saírem de seus estados atuais de insatisfação e se direcionarem a seus estados desejados, de pura realização. 

Para isso, o profissional habilitado para esta tarefa, que no caso é o coach, faz uma análise dos objetivos que a pessoa ou a empresa pretendem alcançar e em seguida realiza um diagnóstico completo do estado em que se encontram, para que assim possa iniciar o processo, trabalhando em conjunto com o coachee (cliente), acompanhando a realização de suas tarefas diárias, semanais e mensais, até que consigam alcançar um resultado verdadeiramente efetivo e extraordinário. 

Como eu disse, o Coaching alia um mix de conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas áreas, como da Administração de Empresas, Psicologia, Neurociência Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Gestão de Processos e de Negócios, entre diversas outras, que contribuem para que o processo seja efetivo e traga ao cliente os resultados que ele almeja, em um curto espaço de tempo. 

Eu costumo dizer, que Coaching não é Coaching se não tiver resultado. Neste sentido, o coach desenvolve o seu trabalho junto a seu coachee, independentemente de ser uma pessoa ou uma empresa, com prazo definido para início e para o fim do processo. Ou seja, quando começa o trabalho, uma das primeiras questões que o coach define é o período em que este vai ocorrer, que pode durar de três meses a um ano. Tudo vai depender do objetivo que se pretende alcançar. 

Este é um dos principais diferenciais do Coaching para as outras metodologias e é também o que faz com que ele traga resultados tão permanentes e positivos para a vida de uma pessoa e também para a trajetória de uma empresa. 

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O trabalho do Coach em uma empresa 

É papel do Coach, trabalhar em prol do desenvolvimento da empresa e dos gestores e colaboradores da mesma. Através de técnicas e ferramentas comprovadas, ele observa e avalia os processos realizados na organização, identifica seus pontos fortes, os pontos de melhoria, suas necessidades, e assim, realiza feedbacks construtivos, orienta os colaboradores quanto a possíveis mudanças de comportamento, incentiva o desenvolvimento de novas habilidades e alinha metas e objetivos de forma assertiva.

Além de tudo isso, existem alguns elementos pontuais sobre os quais este profissional trabalha, que vou apresentar a você abaixo. Confira:

Definição de objetivos

Um dos primeiros passos que o coach dá dentro de uma empresa, é ajudá-la a definir os objetivos que esta deseja alcançar, para se tornar ainda mais bem-sucedida em seu mercado de atuação. 

Pode parecer óbvio, mas existe uma infinidade de negócios, que simplesmente realizam suas ações sem saber ao certo o que querem no momento atual e o que desejam alcançar no futuro, sendo exatamente neste contexto que o coach se encaixa.

Munido de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, ele, através de poderosos questionamentos, leva os responsáveis pela empresa a refletirem e terem mais clareza sobre o que pretendem conquistar, ficando, dessa maneira, mais fácil a definição de seus objetivos.

A partir disso, ou seja, do momento em que se tem mais clareza sobre o que se quer, e possível, como eu disse, definir os objetivos e, com isso, elaborar um planejamento estratégico eficiente, que leve os negócios a patamares cada vez mais elevados.

Plano de ação

Após a definição dos objetivos, o passo seguinte que o coach dá, para contribuir com o sucesso da empresa, é auxiliá-la na elaboração de um plano de ação. Assim como o planejamento estratégico, este plano se faz realmente necessário, pois ele contempla fatores considerados primordiais para que a empresa fique cada vez mais próxima do que almeja. 

Entre estes fatores está a definição do objetivo geral que se pretende alcançar, das pequenas metas, que serão traçadas, para direcionar as ações e para que se acompanhe o progresso das ações, os responsáveis por cada atividade, os motivos para a realização de cada tarefa, o cronograma, com prazo de entrega de cada uma, a forma como tudo será feito, bem como os custos que tudo isso terá.

Este processo é importante, pois é ele que vai ajudar, tanto o coach, quanto a empresa, a acompanharem se o objetivo realmente está sendo alcançado, se as ações estão indo na direção certa, ou se será necessário fazer ajustes no meio do caminho, para que se tenha êxito no final. 

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Desenvolvimento de liderança

Toda empresa precisa contar com líderes preparados, para que consiga alcançar o sucesso em seu mercado de atuação. E quando falo em liderança, não estou falando naquela voltada apenas para os profissionais que ocupam cargos de gestão dentro do negócio, já que esta é uma postura e uma habilidade que deve ser desenvolvida por todos os colaboradores. 

Sendo assim, uma das ações que fazem parte das responsabilidades do coach tem a ver com o despertar e o desenvolvimento desta cultura de liderança nas empresas. Assim, o profissional utiliza e aplica técnicas e ferramentas, durante a implementação do processo, que incentivam os colaboradores a potencializarem a sua performance, maximizarem o desempenho das equipes de trabalho, gerenciarem conflitos com efetividade, tudo isso motivando e inspirando a todos ao redor a darem o seu melhor, no desempenho de suas atividades diárias.

Com isso, ocorre um ganho considerável em produtividade, já que as pessoas que fazem parte da empresa, aprendem também a se organizar e a gerenciar o seu tempo cada vez melhor. 

Autoconhecimento

Algo que é essencial para que todo profissional melhore significativamente a sua performance é o autoconhecimento. Isso porque é através dele que o indivíduo consegue compreender quais são seus pontos fortes, e utilizá-los diariamente a seu favor e a favor da empresa, bem como seus pontos de melhoria, trabalhando fortemente sobre cada um deles, no sentido de eliminá-los ou de não deixar com que eles atrapalhem o seu desempenho no trabalho. 

Sabendo disso, o coach lança mão de estratégias capazes de fazer com que todos na empresa desenvolvam esta consciência, ajudando-os a dar início ao seu processo de autoconhecimento, essencial para que trabalhem cada vez melhor e contribuam para os resultados que a empresa deseja alcançar. 

Comunicação assertiva

Em muitos de meus artigos falei sobre a dificuldade que grande parte das empresas enfrenta por não ter processos de comunicação bem estruturados. Assim, entendendo a necessidade de melhoria neste ponto, o coach emprega ações consideradas essenciais, para que todos se comuniquem da melhor maneira possível nos negócios.

Através de estratégias assertivas, ele ajuda empresários e gestores a implementarem meios e canais mais abertos de comunicação, que incentivem os colaboradores a quebrarem as barreiras hierárquicas com mais facilidade, comunicando-se com seus superiores, bem como com a área de Gestão de Pessoas, de forma mais fluida, sem as amarras que os cargos impõem.

Além disso, ele também incentiva a empresa a realizar reuniões frequentes e também  a utilizar meios de comunicação oficiais, para deixar seus colaboradores informados sobre tudo o que acontece nos negócios, tornando este processo o mais transparente, claro e objetivo possível, para que assim evite-se que fofocas aconteçam e acabem prejudicando o bom andamento do trabalho de todos.

Trabalho em equipe

Outro ponto sobre o qual o coach trabalha intensamente é na disseminação da cultura do trabalho em equipe. Através das técnicas e ferramentas de que dispõe, ele mostra a todos os colaboradores que fazem parte da empresa a importância de se trabalhar com união, sempre apoiando o desempenho e o desenvolvimento dos colegas, pois somente assim existe a possibilidade de alcance de resultados extraordinários para todos.

Assim, conforme o tempo vai passando e o trabalho do coach vai tomando forma, as pessoas dentro da empresa começam a unir cada vez mais seus esforços, pois passam a compreender que é somente através disso que conseguirão encontrar soluções cada vez mais eficientes para resolver os problemas enfrentados no dia a dia e lidar com os desafios que surgem sem aviso prévio. 

Cultura do feedback

Talvez este seja um dos trabalhos mais importantes que o coach desenvolve dentro de uma empresa. Digo isso, pois ainda hoje, muitas pessoas, independentemente do cargo que ocupam, que acreditam que dar ou receber feedback é sinônimo de bronca, quando na verdade deve ser e é exatamente o contrário. 

Quando falo de feedback, estou falando de oportunidade. Exatamente isso, oportunidade! Aqui no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, nós consideramos este tipo de retorno um presente que uma pessoa está nos dando. Isso porque, quando alguém interrompe o que está fazendo para nos mostrar os pontos em que estamos acertando e também aqueles em que podemos melhorar, ela está contribuindo com o nosso processo evolutivo, de maneira significativa. 

Assim, o papel do coach neste sentido é o de mostrar, tanto a gestores e empresários, quanto a colaboradores de maneira geral, que implantar a cultura do feedback só trará benefícios a todos, uma vez que estes terão a oportunidade de entender como poderão contribuir, de forma ainda mais efetiva, com os objetivos que a empresa deseja alcançar, assim como com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. 

Além de todos estes pontos que citei, o coach profissional pode trabalhar também em momentos, como:

  • Contratação de novos profissionais;
  • Necessidade de melhoria no desempenho do colaborador;
  • Promoção de cargo;
  • Gestão de crise;
  • Gestão de conflito;
  • Necessidade de melhoria na comunicação e relacionamento interpessoal dos profissionais.

Benefícios do trabalho do Coach para a empresa

O trabalho realizado pelo Coach, traz alguns benefícios à empresa, como:

  • Incentiva o autoconhecimento do profissional;
  • Aumenta o desempenho dos colaboradores
  • Desenvolve capacidades de liderança; 
  • Aperfeiçoa a capacidade de ouvir;
  • Adapta a organização e os profissionais às mudanças;
  • Cria um ambiente de trabalho agradável;
  • Melhora o relacionamento interpessoal;
  • Desenvolve a criatividade dos colaboradores;
  • Retêm talentos. 

Tipos de especialidades de Coaching para empresas

O Coaching é uma metodologia ampla e que pode ser aplicada para diversos objetivos, independentemente da área de atuação da empresa ou do profissional. Cada especialidade de Coaching é adequada para atender diferentes necessidades. Confira, abaixo, algumas das modalidades mais aplicadas no universo corporativo:

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Coaching de liderança

É uma especialidade voltada para empresários, executivos e gestores, que tem como foco, o aprimoramento de competências e desenvolvimento de habilidades necessárias para uma liderança efetiva. O Coach trabalha aspectos essenciais para líderes, como relações interpessoais, visão sistêmica, decisões estratégicas e feedback assertivo.

Coaching em vendas

Oferece métodos, estratégias e ferramentas para que profissionais da área comercial possam atingir alta performance no atendimento, negociação e relacionamento com o cliente.

Coaching de carreira

Auxilia o profissional a dar melhor direcionamento em sua carreira, e pode ser aplicado em várias fases da sua carreira, como: descoberta de vocação, preparação para entrevistas, primeiro emprego, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira, aposentadoria e descoberta de novos talentos, que foi o que aconteceu na vida do Eduardo Félix:

Business Coaching

O Business Coaching, também conhecido como Coaching Corporativo ou Coaching Empresarial, tem como objetivo, desenvolver a empresa como um todo, construindo uma cultura organizacional pautada na evolução contínua e alcance de resultados extraordinários em um curto espaço de tempo.

Aproveite esta oportunidade, faça o Professional & Self Coaching – PSC e conquiste mais! 

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