Qual é a origem do coaching?

origem do processo de coaching

Conheça em detalhes a origem da palavra coaching e seus processos

O Coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano e empresarial, e também de aceleração de resultados, que mais tem contribuído para que indivíduos e empresas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

Justamente por isso, ou seja, por ter ganhado tamanha notoriedade, não só no Brasil, mas ao redor de todo o mundo, este poderoso processo está despertando nas pessoas curiosidade, pois nos mais diversos lugares por onde circulo, muitos me abordam querendo saber do que se trata, como funciona, assim como tudo o que o envolve.

Para responder alguns destes questionamentos, entre muitos outros, hoje vou falar um pouco sobre a origem do Coaching, contando onde e como, verdadeiramente, tudo começou. Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A origem do Coaching

Por mais que se acredite que quando falamos em Coaching estamos falando sobre algo recente, na verdade, a sua origem se deu no século XVI, na Hungria, mais especificamente na cidade de Kocs. Localizada em um condado às margens do Rio Danúbio e da estrada que liga Viena a Budapeste, os habitantes de Kocs iniciaram, nesta época, a produção de carruagens com suspensão feita de molas de aço, que eram extremamente desejadas por todos, devido ao conforto que ofereciam a seus passageiros.

Estas carruagens eram conhecidas como kocsi szeker, assim como os moradores de Kocs passaram também a serem chamados de kocsi. Este termo, ao ser pronunciado, era entendido pelos ingleses como coach, vindo daí, então, a origem do primeiro significado da palavra coach, que é carruagem. Com isso, é importante destacar, que a palavra coach, então, é uma palavra inglesa, porém, de origem húngara.

Diante de tudo isso, à medida que o tempo foi passando, as pessoas começaram a fazer uma analogia entre a função da carruagem, que tinha como principal objetivo levar indivíduos de um lugar a outro, geograficamente falando, à do coach, que tinha como papel conduzir pessoas do estado em que se encontravam, ao estado em que desejavam estar, por meio do compartilhamento de conhecimentos e técnicas, em um curto espaço de tempo.

Seguindo adiante, partindo para o século XIX, o termo coach passou a ganhar ainda mais força, quando os alunos da Universidade de Oxford utilizavam a palavra para denominar e chamar aqueles professores que eram responsáveis por lhes ajudar a ter um bom desempenho em suas provas finais. A partir disso, a própria universidade viu que o termo se aplicava muito bem aos técnicos, que comandavam suas equipes esportivas, surgindo, assim, o outro significado e origem da palavra coach, que era e continua sendo técnico.

Conheça o Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching mais moderna e completa do país!

Como funciona o Coaching atualmente?

Como eu disse anteriormente, foi por volta de 1950 que a palavra coach também passou a representar a pessoa responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas. O Coaching surgiu no esporte como uma técnica específica, utilizada por treinadores para motivar profissionais de esportes como tênis ou esqui.

O grande diferencial desse método é o chamado Inner Game, ou Jogo Interior, criado por Timothy Gallwey, que considera que o oponente real do esportista não é outro competidor, mas suas próprias limitações e fraquezas. Este jogo interno visa superar hábitos mentais que podem inibir o bom desempenho.

O sucesso da técnica despertou o interesse de alguns executivos que praticavam tênis, que notaram como a metodologia também poderia ser aplicada no mundo corporativo. Nos dias de hoje, o Coaching é bastante utilizado para o desenvolvimento pessoal e profissional, aplicado, principalmente, em gestão de pessoas.

A metodologia, em que se estabelece uma parceria entre um profissional coach especializado e o coachee, é indicada para quem deseja alcançar objetivos específicos, desenvolver habilidades, aprimorar competências e atingir resultados extraordinários. O processo também aumenta a motivação e a produtividade, facilitando a interação de equipes e melhorando a comunicação.

Diversas organizações estão investindo neste poderoso processo para, assim, desenvolver e qualificar seus colaboradores, de modo que todos alcancem resultados cada vez mais satisfatórios. Este é um diferencial extremamente importante para aqueles que buscam e almejam o sucesso.

Faça o download do e-book “Tudo sobre Coaching” e veja como
este poderoso processo funciona e pode transformar a sua vida!

Mas o que é Coaching, afinal?

Trata-se basicamente de um processo de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que agrega e utiliza conhecimentos de diversas áreas, como Administração de Empresas, Psicologia, Neurociência, Linguagem Ericksoniana, Gestão de Pessoas e de Negócios, entre muitas outras, em que o coach, profissional especializado por aplicar as técnicas e ferramentas do Coaching, compreende os objetivos de seu cliente, também chamado de coachee dentro do processo, e o auxilia a alcançar estes mesmos objetivos, em um curto espaço de tempo.

Ao se estabelecer esta parceria, ambos vão trabalhar juntos, em sessões que são realizadas semanal, quinzenal ou mensalmente, com duração de 40 minutos a uma hora, no sentido de implementar mudanças positivas e duradouras, para que o coachee, seja ele um indivíduo ou uma empresa, saia do estado atual, ou seja, do estado em que se encontra, e siga rumo ao estado desejado, aquele em que ele vai se sentir mais pleno e realizado, seja na vida pessoal ou na profissional.

Apesar de ajudar o indivíduo em seu processo de desenvolvimento, ou seja, de despertar do autoconhecimento, da autoconfiança, autoestima, da quebra de crenças limitantes, entre muitos outros fatores, o processo de Coaching não pode ser confundido com psicoterapia, pois ele trabalha focado na ação, na realização de tarefas constantes, que têm prazo para iniciar e para finalizar, e visam aumentar a performance do indivíduo, para prepará-lo e para que ele esteja pronto para manter-se sempre em busca da concretização de seus sonhos e objetivos.

Entenda melhor neste vídeo que gravei, explicando o que é e como funciona um processo verdadeiramente efetivo de Coaching, que traz resultados extraordinários para a vida de uma pessoa ou de uma empresa:

 

Permita-se conhecer o Professional & Self Coaching – PSC e experimente o poder transformador do Coaching em sua vida agora mesmo!

Nichos do Coaching

Existem duas grandes áreas nas quais o Coaching pode ser aplicado, trazendo benefícios diversos a quem tiver oportunidade de conhecer e vivenciar as técnicas e ferramentas deste poderoso processo de desenvolvimento humano, profissional e empresarial.

Veja quais são eles, a seguir:

Life Coaching

Podendo também ser chamado de Personal Coaching, este é basicamente um nicho do Coaching voltado para o desenvolvimento de algum ponto relacionado à vida pessoal do indivíduo.

Isso quer dizer, que uma pessoa pode utilizar o processo de Coaching para lhe ajudar a ter uma melhor performance entre seus familiares, a melhorar seus relacionamentos interpessoais, sejam eles amorosos ou não, a fazer uma boa gestão financeira, alcançar o peso ideal, o bem-estar físico e mental, a ter mais inteligência emocional, para lidar com as mais diversas situações do dia a dia, principalmente aquelas mais estressantes, a se alimentar melhor, entre muitos outros objetivos que dizem respeito à vida pessoal.

Professional Coaching

Já o Professional Coaching é um nicho que foi desenvolvido para atender demandas relacionadas à vida profissional ou à carreira de uma pessoa, bem como para contribuir para que executivos e empresas tenham cada vez mais uma performance de excelência em seus segmentos de atuação.

Neste sentido, um indivíduo pode procurar um profissional coach para desenvolver a sua liderança, para buscar uma promoção, elaborar um planejamento de carreira, definir estratégias para passar no concurso dos sonhos, se tornar empreendedor, potencializar o seu poder de persuasão, para vender cada vez mais, entre diversos outros objetivos.

No que diz respeito ao ambiente corporativo, uma empresa pode contratar um processo de Coaching para inúmeras finalidades, como potencializar ainda mais a performance das equipes que fazem parte da organização, melhorar seus índices de vendas, aumentar o faturamento, fazer contratações assertivas, conhecer os pontos que estão dando certo e aqueles que estão impedindo o crescimento dos negócios, e assim por diante.

Percebe-se que o processo de Coaching pode ser implementado nas mais diversas áreas possíveis, não é mesmo? Isso porque trata-se de algo verdadeiramente efetivo e que traz, de forma rápida e acelerada, os resultados buscados por aqueles que procuram esta metodologia para transformar positivamente suas vidas.

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de Coaching está neste
e-book que preparamos para você. Baixe agora, gratuitamente, e aproveite!

Coaching e seus benefícios

Como pudemos perceber ao longo deste poderoso conteúdo, realizar um processo ou participar de uma formação em Coaching traz diversos benefícios para a vida de uma pessoa, pois implementa mudanças, que farão, verdadeiramente, a diferença em sua trajetória.

Mas além destes benefícios, existem alguns outros que quero abordar, aprofundar ainda mais a minha fala e compartilhar com você. Confira:

Desenvolve o autoconhecimento

Um dos pontos iniciais e um dos principais também trabalhados pelo processo de Coaching, seja ele individual, em grupo ou empresarial, é o desenvolvimento do autoconhecimento.

Isso quer dizer que ele ajuda o indivíduo a descobrir qual é a sua missão de vida, a ter maior clareza sobre seus objetivos e sonhos, assim como a compreender quais são suas melhores habilidades e competências, ou seja, aquelas que lhe ajudam em seu processo de crescimento, pessoal e profissional, e também suas crenças limitantes, atitudes e comportamentos que estão lhe impedindo de alcançar a alta performance e ser uma pessoa melhor a cada dia.

Tudo isso é fundamental para que a pessoa tenha a oportunidade de se compreender cada vez melhor, entendendo os motivos que lhe fazem agir de uma forma e não de outra, para que assim as mudanças necessárias a serem realizadas ao longo da implementação do Coaching, aconteçam sem sofrimento e com mais facilidade.

Mais equilíbrio e inteligência emocional

Além das habilidades e competências, a partir do Coaching e do desenvolvimento do autoconhecimento, o indivíduo consegue também ter maior clareza sobre suas emoções. Isso quer dizer, que ao surgirem, principalmente quando se tratam de sentimentos negativos, a pessoa consegue identificar de onde estes estão vindo e o que faz com que eles apareçam. Com isso, por meio das técnicas e ferramentas que aprende com o Coaching, passa a equilibrá-los, sem deixar que eles prejudiquem a sua performance diária, seja em casa ou no trabalho.

A capacidade de manter o equilíbrio emocional é algo que tem sido cada vez mais exigido de todos nós atualmente. Isso porque a pressão do dia a dia, a qual temos sido submetidos, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, tem nos levado também a, muitas vezes, ficar estressados, tristes, chateados, ansiosos, deprimidos, o que acaba por nos prejudicar em nossa rotina.

Neste sentido, quando conseguimos ter maior clareza e manter o controle sobre nossas emoções, não nos deixamos dominar por elas, seja em nossos relacionamentos ou nas situações e desafios que tivermos de enfrentar em nosso dia a dia.

Otimismo e resiliência

Outros dois pontos que são muitos bem trabalhados ao longo do processo, é o otimismo e a resiliência. Acontece que a metodologia do Coaching é totalmente focada no positivo, ou seja, ela faz o indivíduo aceitar melhor e sem grandes sofrimentos as experiências pelas quais passa ao longo da vida, sejam elas positivas ou negativas.

Isso quer dizer que passamos a olhar a vida com outros olhos, esperando sempre pelo melhor. E, mesmo que o pior aconteça, ou seja, que passemos por situações desagradáveis, por meio das técnicas e ferramentas as quais temos acesso, passamos a procurar o aprendizado que estas experiências negativas nos trazem.

O Coaching nos ajuda a adotar esta postura diante da vida, para que assim tenhamos a oportunidade de crescer e dar continuidade ao nosso processo evolutivo, sem nos deixar abalar pelo o que quer que venha a acontecer em nossa caminhada.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Uma nova oportunidade de carreira

Ao passar por uma formação em Coaching, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, além de ter acesso às melhores técnicas e ferramentas, para se tornar uma pessoa mais otimista e resiliente, bem como para desenvolver o seu autoconhecimento e inteligência emocional, entre muitos outros benefícios, o indivíduo também tem a oportunidade de construir uma nova e promissora carreira em sua vida profissional.

Isso porque ao finalizar o curso, ele recebe um certificado, lhe conferindo total aptidão para realizar atendimentos enquanto coach profissional, o que vai fazer, não só com que seus rendimentos aumentem, mas com que ele tenha também a oportunidade de ajudar cada vez mais pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos, chegando ao estado que sempre desejaram, através da aplicação desta poderosa metodologia de desenvolvimento humano e empresarial.

Independentemente do nicho escolhido para realizar atendimentos, ao se tornar coach profissional, as chances de sucesso são garantidas, já que o PSC oferece a seus participantes a melhor experiência, bem como o preparo necessário, para que estes saiam da sala de aula colocando em prática tudo o que aprenderam e aplicando as técnicas, ferramentas e conhecimentos, para deixar seus futuros clientes totalmente satisfeitos.

Ouse fazer diferente em sua vida! Inscreva-se agora mesmo para a próxima turma do PSC em sua cidade e deixe esta metodologia transformar a sua história!

Ser de Luz, gostou deste conteúdo? O que você achou de saber um pouco mais sobre a história e origem do Coaching? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de continuar nos acompanhando, aqui, em nosso canal no Youtube e em nossas redes sociais, pois diariamente produzimos materiais extraordinários, para que você desenvolva o seu potencial infinito sempre.

Créditos da Imagem: Por Cienpies Design – ID do vetor stock livre de direitos: 409205623

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010