Qual o panorama para uma formação em Coaching no Brasil?

Profissional de coach Carreira de Coach – Quais as vantagens?

 

Profissionais de diferentes áreas têm buscado formação em Coaching, tanto como uma forma de se aprimorar enquanto ser humano, como uma maneira de se atualizar com a realidade do mercado. O coach é uma figura fundamental em um cenário extremamente competitivo e no qual os indivíduos precisam desenvolver ao máximo as suas potencialidades. Você já pensou sem se tornar um coach e fazer a diferença na vida de muitas pessoas?

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

Formação em Coaching – Saiba o que um Coach faz?

Quantas pessoas com potencial você conhece que não conseguem realizar seus objetivos? Certamente inúmeras, isso porque alguns indivíduos têm dificuldade de estabelecer metas palpáveis para chegar à concretização dos seus sonhos. É nesse ponto que entra o processo de Coaching, basicamente o profissional tem a função de orientar os seus coachees (clientes) sobre como alcançar seus objetivos e aprender a trabalhar questões pessoais e profissionais com mais assertividade.

Esse método de desenvolvimento humano foi criado a partir de conceitos de diferentes ciências, como a Programação Neurolinguística (PNL), conceitos variados de psicologia, antropologia, entre outras. Com esses conhecimentos, o coach consegue promover o desenvolvimento de seus clientes em uma velocidade até 20 vezes mais rápida do que o convencional. É uma forma de usar o conhecimento sobre o ser humano para o desenvolvimento do mesmo.

O Coaching pode trazer diversos benefícios para a vida dos coachees, como ter mais qualidade de vida, melhor autoconhecimento, o desenvolvimento de um plano de crescimento profissional, melhoria das relações familiares, entre outros. Ser coach significa dedicar o seu tempo a ajudar o próximo a ter uma vida muito melhor e mais plena. No fim do dia, quem trabalha nessa área também se sente mais realizado por saber que está ajudando pessoas a alcançarem seu potencial máximo.

Mercado de Coaching em expansão

Quem está procurando por uma formação em Coaching, deve saber que encontrará um mercado bastante aquecido, essa já é a segunda profissão que mais cresce no mundo, fica atrás somente da área de Tecnologia da Informação. Trata-se de um caminho altamente válido do ponto de vista profissional, pois a área é subdividida em diferentes categorias com focos distintos.

Isso significa que, mesmo com um número significativo de profissionais formados, é possível se estabelecer com sucesso atuando em um nicho específico. Ter outra formação contribui para te tornar um coach mais preparado, a seguir falarei mais sobre isso. Muitos profissionais de sucesso em suas áreas de atuação têm ampliado seu leque de atuações, tornando-se excelentes coaches. Onde tem alguém precisando de ajuda para se desenvolver, pode ter um coach para contribuir.

Nichos de mercado de Coaching

Uma única pessoa pode ter uma grande diversidade de sonhos, alguns relativos à sua vida pessoal e outros à carreira. Para alcançar diferentes objetivos, é interessante saber como aplicar a metodologia de Coaching e ter conhecimento da área específica a que o sonho se refere. A partir dessa observação, surgiram segmentações no mercado, hoje em dia, há coaches financeiros, de qualidade de vida, de carreira, de organização, entre outros.

A ideia é atender as demandas dos coachees com o máximo de efetividade e, para isso, os profissionais têm se dedicado a rotinas intensas de estudo. Quem identifica que tem algum talento que pode compartilhar com outras pessoas deve buscar pela formação em Coaching para se tornar mais preparado para transmitir esse conhecimento. Inclusive, é bem provável que daqui algum tempo se desenvolvam novas áreas de atuação.

Características importantes para ser um Coach

Para seguir a carreira de coach com sucesso, é essencial ter interesse na área de desenvolvimento pessoal. Basicamente, o papel desse profissional é promover uma transformação na vida do cliente, as pessoas que buscam pelo processo de Coaching necessitam de algumas mudanças para se tornarem mais realizadas e satisfeitas.

O coach deve gostar da busca pela melhoria contínua e ser capaz de inspirar os seus coachees. O profissional dessa área deve se sentir feliz em impactar positivamente a vida de quem orienta. Quando se é coach, se tem uma grande responsabilidade e a possibilidade de se tornar alguém mais pleno consigo mesmo.

Qual a formação necessária para ser Coach?

Como já expliquei anteriormente, ter uma formação em uma área específica, como economia, psicologia, artes, educação física, entre outras, contribui para a criação de uma bagagem mais robusta de Coaching. No entanto, também é possível realizar o curso sem ter uma graduação e atuar no sentido de promover a motivação e a realização de metas, podendo também trabalhar em conjunto com profissionais das áreas citadas.

A qualidade da instituição que oferece o curso impacta no reconhecimento dos clientes. Por essa razão, é interessante procurar por uma formação de qualidade para ter acesso ao conhecimento de como transmitir assertivamente às técnicas de melhoria de vida para os seus clientes. O processo de Coaching possui particularidades que são aprendidas em bons cursos e depois são empregadas ao longo de toda a carreira do profissional.

Formação em Coaching pelo IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma referência em Coaching no Brasil, já tendo realizado a formação de milhares de coaches de sucesso. Quem se interessa em seguir nessa carreira pode optar por fazer um dos cursos do IBC, obtendo certificação reconhecida no mercado e adquirindo conhecimentos únicos. Me orgulho em estar à frente dessa renomada instituição e já ter realizado trabalhos em mais de 23 países.

No IBC você encontra o curso Professional & Self Coaching – PSC e a Formação e Certificação em Coaching – FCC. O primeiro consiste em um moderno programa de desenvolvimento humano, com diversas técnicas e ferramentas para empregar no crescimento pessoal e/ou profissional dos coachees. A metodologia desse curso é patenteada e você sairá com a certeza de ter muitos diferenciais para compartilhar com os seus clientes.

A segunda opção oferece um treinamento focado em se tornar um coach preparado para as mais diversas situações apresentadas pelos seus coachees. É uma forma de imersão em que o coach descobre mais sobre si mesmo e sobre os objetivos que pode realizar entrando nesse mercado que está em expansão. O IBC ainda conta com opções de cursos de formações avançadas, especiais, premium e outros focados em diferentes nichos.

Por que fazer um curso de Coaching é importante?

Ter formação em Coaching é essencial para quem deseja conduzir com assertividade os seus clientes e saber fazer a eles perguntas profundas que geram reflexão e, consequentemente, transformação e evolução. O coach passa a ter uma visão diferente da vida e do mundo, de maneira a conseguir chegar a respostas mais elaboradas e com maior grau de complexidade.

O profissional irá se deparar com as mais variadas situações e questões a lidar em seu dia a dia de trabalho. Ter repertório para atender da melhor maneira possível essas pessoas que buscam a transformação e a realização é essencial para se tornar reconhecido nesse mercado. Investir em um curso de Coaching é investir na sua carreira em longo prazo, haja vista que todos os ensinamentos obtidos serão constantemente utilizados.

Algo importante de mencionar é o fato de ser relevante manter-se aberto para realizar novas qualificações no decorrer da consolidação da sua carreira profissional. Faça novos cursos de capacitação para se manter atualizado com as principais técnicas e, assim, ajudar a cultivar o sucesso na vida dos seus coachees.

A relação entre a carreira de Coach e qualidade de vida

O número de profissionais que decidem se tornarem coaches cresce a cada dia, especialmente pelo fato de que é uma carreira que proporciona qualidade de vida e atendimento das necessidades pessoais. O coach pode trabalhar menos horas diariamente, tendo um ganho equivalente ou superior aquele obtido em um emprego formal. Isso acontece porque se trata de uma função que tem o seu valor reconhecido.

A flexibilidade de horários permite que o profissional determine sua rotina de atendimentos e, assim, possa dedicar mais tempo ao seu aprimoramento pessoal. Outro ponto muito importante de destacar é a satisfação com o trabalho desenvolvido. Ajudar outras pessoas a se aprimorar com certeza é algo que impacta de forma positiva na vida. Ver o sucesso dos seus coachees faz com que o coach tenha mais motivação para continuar nesse caminho.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

Inicie a sua jornada!

Agora que você já sabe que o mercado de Coaching está em plena expansão, como os cursos de formação podem te ajudar e de que maneira essa carreira contribui para a felicidade dos adeptos, pode dar início à sua jornada. Escolha um bom curso e lembre-se de que permanecer em constante aprendizado faz de você um coach mais preparado para atender às diferentes demandas que venham a surgir.

Conforme for estudando para se tornar um coach, você aprenderá mais sobre si mesmo, o que, certamente, também irá impulsionar a sua carreira. Aprenda como alcançar o seu sucesso e como fazer com que outras pessoas também possam se tornar bem-sucedidas naquilo que estão buscando para as suas carreiras e/ou vidas pessoais.

Gostou dessas dicas de formação em Coaching e como se tornar um profissional dessa área? Já sabia o quanto essa carreira é promissora? 

 

Copyright:  https://pixabay.com/



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010