Quanto custa uma sessão de Coaching?

Sessão de Coaching Sessão de Coaching – Saiba o valor de uma

 

Nunca se falou tanto em desenvolvimento pessoal e alcance de objetivos como se fala hoje e isso é fantástico. Cada vez mais pessoas estão em busca de meios de se desenvolverem e se transformarem na sua melhor versão. O Coaching é uma metodologia que visa exatamente isso, ajudar indivíduos a saírem do ponto A, que é o estado atual, e chegarem ao ponto B, atingindo o estado desejado.

Uma curiosidade que muitos têm em relação ao processo de Coaching diz respeito ao valor investido e é exatamente isso que será abordado neste artigo. Embora não haja uma tabela com um padrão de valores, existe uma média que costuma ser cobrada considerando algumas variáveis, como a experiência do profissional, sua área de atuação, cidade em que atua, entre outras. Continue acompanhando para saber mais.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Valor da sessão de Coaching: entenda as variáveis envolvidas

Todo profissional passa pelo início da carreira, fase em que ainda não é conhecido pelas pessoas. Então, é natural que cobre valores mais módicos pelos seus serviços ao começar e vá aumentando conforme vai construindo sua carteira de clientes e se tornando mais experiente. Isso vale para médicos, nutricionistas, cabeleireiros, esteticistas, advogados, pintores, fisioterapeutas, dentistas e, também, para coaches.

Considerando tudo isso, já é de se imaginar que os valores de uma sessão de Coaching podem variar bastante, principalmente porque existem profissionais que oferecem diversos tipos de atendimento, como é o caso dos que aliam à metodologia a outras profissões. Um nutricionista que também é coach, possivelmente terá um valor diferente de um life coach, por exemplo, já que seu atendimento irá abranger outras áreas do conhecimento.

Em se tratando de valores médios, um coach iniciante costuma cobrar entre 100 e 200 reais por sessão. Já aqueles que têm mais experiência, geralmente definem valores entre 200 e 500 reais. Entretanto, não há regra, existem profissionais que podem cobrar até mais do que isso, considerando o nome que construíram e a procura de pessoas pelos seus serviços, assim como determina a lei da oferta e da procura.

Vale ressaltar que dificilmente um profissional irá receber por cada sessão individualmente. Na maior parte dos casos, é fechado um valor pelo pacote, o que inclui as sessões de todo o processo, que pode durar de três a seis meses, dependendo do objetivo pretendido pelo cliente. Assim, cabe a cada coach definir quais serão as suas estratégias, como desconto para pagamento à vista, opções de parcelamento, enfim, o que cada um achar viável para o seu negócio.

Sessão de Coaching pro bono: vale a pena?

A expressão pro bono vem do latim e significa “em benefício público”. Trata-se de uma forma de trabalho em que um profissional oferece seus serviços para determinadas pessoas sem cobrar, com o intuito de beneficiar a sociedade. É diferente do trabalho voluntário tradicional por ser referir a um indivíduo com formação específica.

Alguns médicos, dentistas, psicólogos, advogados e outros profissionais direcionam uma porcentagem dos seus atendimentos para essa modalidade, ajudando pessoas que não podem pagar a terem acesso aos seus serviços. Em troca, eles ampliam sua bagagem de experiências, o que é bastante interessante, principalmente para quem está iniciando a carreira, e têm a satisfação de estarem contribuindo de alguma maneira para um mundo melhor.

Em se tratando de Coaching, os profissionais recém-formados podem se valer dessa estratégia para construírem seu nome na cidade em que desejam atuar e, assim, se tornarem mais conhecidos. Oferecer os serviços para determinadas pessoas com influência na região pode ser bastante interessante, principalmente por estarmos vivendo uma época em que muitas compartilham suas vidas através das redes sociais.

Se você é coach e está pensando na possibilidade de realizar alguns atendimentos pro bono, lembre-se de que precisa se planejar para que os trabalhos realizados gratuitamente não prejudiquem seus ganhos. Além disso, escolha bem os seus coachees, a fim de oferecer os seus serviços para pessoas que estejam verdadeiramente interessadas e queiram absorver todos os benefícios que o processo de Coaching é capaz de oferecer.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

10 Motivos para investir em Coaching

Antes de fazer um investimento, é natural querer saber quais são os benefícios que a aquisição pode oferecer. Em se tratando de Coaching, as vantagens de investir nesse processo são muitas, principalmente porque impactam em todas as áreas da vida. Veja, a seguir, quais são as principais.

1 – Autoconhecimento

O autoconhecimento é a base do desenvolvimento e, por isso, é um elemento tão importante dentro do processo de Coaching. Uma pessoa que se conhece verdadeiramente, consegue identificar questões que possam estar prejudicando seu desenvolvimento, resolvê-las e, assim, alcançar o seu potencial máximo. Para conduzir o coachee (cliente) nessa jornada, o coach faz perguntas poderosas que o levam a refletir e encontrar as respostas dentro de si.

2 – Melhor gerenciamento do tempo

Como o Coaching é voltado para o desenvolvimento e alcance de objetivos, a organização é um aspecto bastante importante na metodologia. Ao passar pelo processo, o coachee aprende a gerenciar o próprio tempo com mais inteligência, dando o devido valor às horas e evitando desperdiçá-las com atividades que não agregam. Isso traz efeitos positivos para a carreira e, também, para os relacionamentos, contribuindo para a satisfação geral do indivíduo.

3 – Definição de prioridades

Um aspecto bastante significativo do processo, que engloba tanto gerenciamento de tempo quanto autoconhecimento, diz respeito à definição de prioridades. Ter clareza a respeito do que é ou não importante para você é libertador, pois permite que diga “sim” ou “não” para situações sem medo ou peso na consciência.

4 – Mais produtividade

Quando o tempo é gerenciado de forma correta, contemplando as tarefas a serem cumpridas e períodos de descanso, o resultado só pode ser um: produtividade. Uma pessoa que tem consciência a respeito de quais são os seus objetivos e mantém sua rotina organizada, consegue ser muito mais produtiva do que aquela que apenas “apaga incêndios” conforme eles surgem.

5 – Identificação de crenças que estejam impedindo seu crescimento

Ao chegar ao mundo, uma pessoa é como um HD novo, sem nenhuma informação. Então, conforme vai crescendo e vivenciando experiências, dados vão sendo armazenados, passando a ter um papel decisivo em suas escolhas. Ao longo do caminho, pode ocorrer de crenças limitantes serem formadas, como, por exemplo, que apenas aqueles que nasceram em famílias abastadas podem se dar bem na vida. No processo de Coaching é possível identificar essas ideias e dar a elas um novo significado.

6 – Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades

Uma pessoa que está no ponto A e deseja chegar ao ponto B precisa se preparar para alcançar seu objetivo. Se a sua intenção é ser promovido, por exemplo, precisará desenvolver e aprimorar uma série de habilidades para se preparar para tal, o que é muito positivo. Quanto mais um indivíduo se coloca em uma posição de melhoria contínua, mais motivado ele estará para evoluir.

7 – Criação de um planejamento eficaz

Ter um planejamento eficaz é indispensável para alcançar um objetivo em um período de tempo preestabelecido e fazendo um bom uso dos recursos que se tem disponíveis. E essa é uma das bases do Coaching, assim, ao passar pelo processo, o coachee aprenderá a se planejar, traçando metas possíveis de serem alcançadas e que o motivem a continuar caminhando até chegar ao destino desejado.

8 – Fortalecimento da autoestima e da autoconfiança

No decorrer do processo, o coachee vai realizando as tarefas determinadas em conjunto com o coach. Assim, consegue ver claramente o seu progresso, o que o ajuda a mudar a visão que tem sobre si mesmo, tornando-se mais confiante e fortalecendo sua autoestima. Isso é essencial para o desenvolvimento, pois apenas quando acredita em si uma pessoa se sente motivada a agir e ir em busca de seus objetivos.

9 – Mais qualidade de vida

Toda essa transformação na rotina, no modo de se enxergar e de agir, promove uma poderosa transformação na vida daqueles que passam pelo processo de Coaching. O fato de aprender a gerenciar o próprio tempo de modo consciente, sabendo quais são as suas prioridades, dá liberdade de escolha e, consequentemente, mais bem-estar e qualidade de vida. Com organização é possível se dedicar ao trabalho e buscar objetivos sem comprometer o autocuidado e os momentos de lazer.

10 – Descoberta de novas possibilidades

Um benefício bastante interessante que o Coaching proporciona é a possibilidade de ampliar os horizontes e enxergar além. Através do autoconhecimento, o indivíduo passa a se ver de modo mais abrangente, identificando qualidades que possui e que nem ao menos sabia que tinha. Com isso, um novo leque de opções pode se abrir em sua carreira, no lazer, nos relacionamentos e na vida em sociedade, ampliando as perspectivas de felicidade.

Como pode ver ao longo do artigo, os valores da sessão de Coaching podem variar de acordo com as características do profissional e, também, da região na qual se encontra. Independente do preço, a verdade é que se trata de um investimento muito positivo, pois poderá te proporcionar uma série de benefícios, incluindo melhorias no relacionamento consigo mesmo, com seus entes queridos, com o seu trabalho e a sociedade de uma maneira geral. Invista em você, faça Coaching!

 

Fontes:

https://blog.asaas.com/9-beneficios-de-se-fazer-um-coaching/

Copyright: 555085486 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Mangostar



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010