Como o coaching pode ajudar na sua vida financeira

vida financeira e coaching O coaching pode ser o ponto de virada da sua vida financeira

 

Manter as finanças em dia não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Cartões de crédito, boletos de energia, água, gás, telefone, escola dos filhos, faculdade, alimentação, hobbies, cursos, pagamentos, empréstimos, entre muitos outros tipos de débitos, podem acabar resultando em uma grande dívida se não forem bem administrados.

Para não cair na armadilha de gastar mais do que se ganha, o ideal é manter um controle rigoroso dos gastos. Agora, se você já está praticamente com a corda no pescoço e não sabe o que fazer para solucionar esta situação, leia este artigo na íntegra e veja como o Coaching financeiro pode contribuir para que você tenha uma vida financeira cada vez mais saudável. Ficou interessado no assunto? Para saber mais é só continuar lendo o texto!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é Coaching financeiro?

Para responder essa pergunta, precisamos primeiramente entender o papel do coach. Esse profissional conta com experiência e habilidades para entender pessoas, seus problemas, anseios e o que as motiva. Com isso, ele explora o potencial humano e a maneira como o seu cliente se porta em determinada situação, como é a sua rotina, seus objetivos e as principais dificuldades que encontra para alcançá-los.

Partindo dessas análises, ele se torna uma pessoa apta a avaliar a situação financeira em que você se encontra. Para isso, ele ajuda a definir prioridades, avaliar os seus rendimentos, organizar as suas finanças e criar ideias de como aumentar a sua renda. Contar com um coach financeiro é a resposta, não só para os momentos de desespero, preocupação ou dúvidas, mas também para evitar chegar ao ponto de ter que recorrer a empréstimos para se livrar das dívidas.

Como o Coaching vai ser essencial em sua vida financeira?

Se você já está familiarizado com a metodologia do Coaching, você está ciente que um dos princípios que os coachees adotam em suas vidas é a organização. Então, para ter uma vida financeira mais saudável é primordial ter organização. Além de aprender a ser mais organizado, o Coaching vai trazer algumas premissas básicas que você vai conseguir aprender ou aprimorar com essa metodologia. Veja:

  • Planejamento financeiro

Para conseguir fazer investimentos em áreas que você deseja, é preciso antes de tudo planejar como o seu dinheiro será gasto. Aqui, portanto, o Coaching vai te ajudar a definir a melhor estratégia para que você alcance seus objetivos. Com um bom planejamento financeiro você é capaz de saber quais recursos serão necessários para que você atinja sua meta, ou mesmo quais são as pessoas que vão te ajudar nesse processo. Assim, o Coaching te ajuda a entender tópicos fundamentais para que você desenvolva uma boa relação com o seu dinheiro.

  • Metas de curto prazo

O Coaching vai te auxiliar também a elaborar metas de curto prazo, que geralmente são metas financeiras diárias, semanais e mensais. Isso vai ajudar a compor o seu planejamento financeiro e fazer com que você esteja em constante contato com ele. Assim, aos poucos você é capaz de perceber que dia a dia se encontra mais perto de alcançar seu objetivo.

Além do mais, as metas de curto prazo são capazes de te fazer sentir mais satisfeito consigo mesmo, uma vez que ao vencê-las aos poucos você se motiva ainda mais para continuar com o seu planejamento financeiro. 

  • Mudanças de hábitos 

Muitas relações ruins com dinheiro começam com hábitos nocivos à sua saúde financeira. Por exemplo: gastar mais do que você ganha de salário, ou comprar coisas supérfluas e que você não precisa, não conseguir fazer uma poupança ou um investimento, etc. O Coaching entra nessa situação para te fazer reavaliar esses comportamentos maléficos e promover uma mudança dos seus hábitos. 

Depois dessa básica explicação sobre como o Coaching vai te ensinar a melhorar sua relação com o dinheiro, você vai perceber que esta metodologia, voltada para a área financeira, vai te ajudar a ser uma pessoa mais feliz com as escolhas, que vão atender aos seus objetivos de vida. 

Como o coaching financeiro te ajuda a ter uma vida financeira mais saudável?

Vamos descobrir agora alguns outros pontos sobre os quais este processo trabalha e como ele contribui para que você se sinta mais tranquilo em relação às contas, os boletos no final do mês e com as finanças de uma forma geral. Confira como o procedimento acontece:

Análise da sua relação com o dinheiro

Todos nós temos uma forma de enxergar e lidar com o dinheiro. Uns são mais despreocupados e gastam sem pensar tanto no futuro e outros já são mais precavidos e sabem exatamente o que precisam fazer para poupar e ter uma aposentadoria tranquila.

Independentemente do caso, sempre existe uma maneira de melhorar e é exatamente neste ponto que o coach financeiro age. Ele ajuda o coachee, ou cliente, a compreender a sua forma de lidar com o dinheiro, lançando luz sobre os comportamentos que ele tem, e que lhe ajudam a ter uma vida financeira saudável, assim como aqueles que prejudicam completamente suas finanças. Com isso, algumas sugestões de mudanças são feitas, para que assim haja um equilíbrio nos gastos e tranquilidade na cabeça.

Levantamento das receitas e despesas

O objetivo principal aqui neste processo de Coaching é ajustar as finanças, para que se tenha a oportunidade de ter uma vida mais saudável. Neste sentido, o passo seguinte que deve ser realizado para que isso aconteça é fazer um levantamento das receitas e despesas existentes, no sentido de entender de que forma o dinheiro que se ganha está sendo gasto e como estes gastos podem e devem ser otimizados.

Esta etapa é fundamental, pois ela vai dar clareza ao indivíduo que está com problemas financeiros, tornando-o mais consciente de seus gastos mensais. Assim, ele poderá fazer os cortes e os sacrifícios necessários, para que, com isso, suas contas se equilibrem novamente e ele possa ficar cada vez mais despreocupado.

Controle das despesas

Não adianta ter maior consciência sobre a forma como o dinheiro está sendo gasto, se não se faz nada para mudar a situação que está prejudicando as contas. Você pode utilizar um aplicativo para anotar os seus gastos, criar uma planilha de acordo com o seu perfil, usar um bloco de anotações, enfim, existem variados métodos para isso. O importante mesmo é que não se deixe passar nada, pois só assim será possível sair do vermelho e alcançar objetivos maiores.

Alcance de objetivos

Uma das coisas que mais ajudam qualquer pessoa a se relacionar melhor com o seu dinheiro e aprender a poupar mais é definir um objetivo que depende especificamente do indivíduo economizar para alcançá-lo.

Pode ser uma viagem, um carro novo, a casa ou o apartamento próprio, tornar-se um empreendedor e dono do próprio negócio, morar sozinho, morar junto, casar e por aí vai. O importante é que a partir do momento em que ele for determinado, com um prazo estabelecido para alcançá-lo, o indivíduo se comprometa verdadeiramente e passe a economizar uma quantia todos os meses.

Inserir este hábito em sua rotina vai lhe ajudar a desenvolver a disciplina e o comprometimento tão necessários para que se compreenda a importância de se relacionar melhor com o seu dinheiro e parar, em definitivo, de gastar mais do que você ganha.

Indicação dos melhores investimentos

O Coaching é fundamental na indicação dos melhores investimentos a serem feitos, de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. Como nem todos sabem trabalhar com aplicações, é essencial contar com a orientação de um profissional especializado, que ajuda a aumentar os rendimentos e fazer o dinheiro trabalhar para nós, não o contrário.

Acompanha a sua evolução

O profissional coach especializado em finanças tem como papel principal realizar o acompanhamento de sua evolução ao longo de toda esta jornada de mudanças significativas de hábitos financeiros. Este acompanhamento é fundamental para que, se necessário, ajustes sejam feitos e você não caia em tentação e acabe recorrendo a velhos hábitos, que possam prejudicar o seu processo evolutivo. Por isso, contar com este apoio profissional até a conquista de suas metas é essencial e vai lhe tornar uma pessoa verdadeiramente realizada.

Motiva e celebra suas conquistas

Ao longo deste processo de acompanhamento de sua evolução, um dos principais papéis do coach financeiro é também estar sempre ao seu lado para lhe motivar e não deixar que você desista no meio do caminho, abrindo mão do alcance de seus sonhos e objetivos.

Neste sentido, o Coaching financeiro também serve como um grande apoio e incentivo para que nos lembremos constantemente de que existe recompensas para o comprometimento e disciplina. Com certeza, ele estará lá para celebrar as vitórias!

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Para quem é indicado ter o acompanhamento de um coach financeiro?

Existe uma gama de pessoas que pode contar com a ajuda desse profissional, uma vez que todos nós, em certo momento da vida, temos de lidar com questões financeiras. Abaixo seguem alguns casos indicados:

  • Pessoas que estão com dívidas e não conseguem organizar suas contas;
  • Empresários que querem ter um contato maior com as finanças de sua empresa, porém não têm orientação qualificada para isso;
  • Pessoas que têm sonhos e objetivos, que demandam uma boa quantidade de dinheiro, mas não sabem como planejar as finanças nem traçar um planejamento pessoal para cumpri-las;
  • Jovens que acabaram de sair da faculdade e estão no primeiro contato com a vida financeira e não sabem como se organizar;
  • Pessoas que não têm problemas financeiros, porém, querem fazer novos investimentos e não sabem por onde começar, qual retorno terão e no que devem investir;

Além destes, existem diversos outros casos e situação. Assim, o mais importante a se saber é que o Coaching é um processo verdadeiramente eficaz, que serve para contribuir com a vida e com os objetivos de todos os tipos de pessoas. Sendo assim, se você deseja contar com a ajuda, para organizar a sua vida financeira, procure um coach especializado nesta área e veja quais orientações ele pode te passar. 

Controle financeiro é como praticar exercícios

Essa é uma analogia perfeita para explicar como funcionam e quais são os princípios do controle financeiro. Primeiro, pela importância de ambos para termos uma vida saudável e tranquila. Outro ponto de convergência entre os dois conceitos é a forma como nos “acostumamos” a eles. Você pratica alguma atividade física?

Seja por vontade de entrar em forma e se tornar mais saudável ou devido a uma indicação médica, em algum momento da vida, nós nos deparamos com a necessidade de praticar algum exercício. No começo, é sempre complicado, porém, com o passar do tempo e a percepção de todos os benefícios adquiridos, a prática se torna prazerosa e indispensável, para permanecermos felizes e satisfeitos.

É exatamente assim que acontece com o controle das suas finanças. É necessário que aconteça uma mudança de hábitos, a prática constante, a disciplina, a paciência e o comprometimento. Somente com uma boa dose de tudo isso, você terá chances de ter uma vida financeira mais controlada e saudável.

Mas se todos nós sabemos os benefícios de praticar exercícios físicos e também de ter controle sobre os nossos gastos, por que ainda sentimos dificuldade na realização de ambas as atividades?

O principal motivo para isso é que muitos não fazem ideia do que é preciso fazer, como começar, quais os “exercícios” necessários ou a execução certa deles. A função do coach financeiro é exatamente essa, ou seja, é ajudar a esclarecer quais as melhores atividades (investimentos). Assim como quem começa em uma academia, os primeiros exercícios serão de fortalecimento muscular (controle de custos e eliminação de hábitos financeiros ruins). Só depois começam as principais lições para atingir o objetivo: ganhar massa muscular (aumentar a renda) ou perder peso (parar de gastar mais do que ganha).

Coaching auxiliando sua saúde financeira

Ao ter o acompanhamento de um profissional de Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, ou realizando uma formação como o Professional & Self Coaching – PSC, também do IBC, você estará apto a entender como está a sua situação financeira atual, o que fazer para melhorá-la, traçar planos e metas.

Conte com o auxílio desta poderosa metodologia que usa técnicas e ferramentas com efetividade comprovadas. Ouse fazer diferente para que este poder de controlar suas finanças lhe seja dado! Entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores coaches e inscreva-se para a próxima turma do PSC em sua cidade!

Gostou de saber um pouco mais como o Coaching financeiro funciona? Deixe aqui o seu comentário sobre o assunto e aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos em suas redes sociais! 

Fontes: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-financas/coaching-vai-ser-essencial-na-sua-vida-financeira/

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Por Khakimullin Aleksandr – ID da foto stock livre de direitos: 266107073

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010