Como funciona o modelo Grow de Coaching?

Grow de Coaching Conheça o modelo Grow de Coaching

 

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais cresce no Brasil e no mundo. Trata-se de um processo verdadeiramente eficiente, que já ajudou e continua ajudando indivíduos, profissionais e empresas dos mais diversos segmentos a definirem, com maior consciência, suas metas e objetivos e traçarem estratégias para alcançar estes resultados extraordinários em um curto espaço de tempo. 

Para isso, o Coaching utiliza como método a preparação das pessoas, que, a partir do processo, têm acesso a conhecimentos, técnicas e ferramentas, as quais podem utilizar praticamente de imediato, tanto na vida pessoal quanto na profissional, para que assim elas saiam de seus estados atuais e se direcionem a seus estados desejados de forma muito mais acelerada. 

Entre estas ferramentas de Coaching está o método Grow, que é tema do artigo de hoje, que vou te mostrar como funciona e de que forma pode aplicado no dia a dia, para gerar reflexão e ação no indivíduo, com o intuito de que ele encontre a motivação que precisa para praticar o TBC (tirar a bunda da cadeira) e começar a agir em prol de seus sonhos e objetivos. 

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e saiba mais sobre este assunto. 

Conheça mais essa poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Acesse Gratuitamente meu livro “Tudo Sobre Coaching”. É um presente!

O que é e como funciona o método Grow de Coaching?

John Whitmore, autor do livro “Coaching para Performance”, foi responsável por desenvolver um método chamado GROW — palavra que em inglês significa “crescer” e reúne as letras iniciais dos quatro pilares deste método de Coaching. São elas:

G = Goal (metas)

R =  Reality (realidade)

O = Options (opções)

W = What, When e Who (o que, quando e quem vai fazer).

Para cada uma dessas letras, John Whitmore definiu uma série de indagações que precisam ser feitas e respondidas pelo coachee para que o modelo GROW atue de maneira eficiente.

Perguntas do modelo Grow de Coaching

O processo de Coaching é uma metodologia que tem como um de seus principais objetivos levar o indivíduo à reflexão e consequentemente à ação. Costumo dizer que nós, coaches, fazemos isso com mais assertividade quando direcionamos a ele perguntas que chamo de poderosas, pois elas têm realmente e verdadeiramente o poder de levar todo e qualquer tipo de pessoa a se sentir motivada e inspirada para transformar positivamente a sua própria realidade. 

E é assim que o método Grow funciona. A partir de perguntas específicas sobre metas, objetivos, sobre a realidade, ou estado atual do indivíduo, sobre as opções que ele tem para alcançar suas metas, bem como sobre tudo o que é preciso para que isso aconteça, será possível que ele tenha uma visão completa do todo e, assim, possa elaborar um planejamento estratégico eficiente, que lhe deixe cada vez mais próximo de conquistar tudo aquilo que desejou. 

Continue me acompanhando e confira, a seguir, alguns exemplos de perguntas poderosas utilizadas no método Grow. 

Goal (Metas/Objetivos)

As perguntas poderosas realizadas neste primeiro ponto são aquelas voltadas para que o indivíduo entenda melhor suas próprias metas e objetivos:

  • Qual problema ou área da sua vida você deseja focar neste momento?
  • Aonde você quer chegar ao final do processo de Coaching? O que o trouxe até aqui?
  • Qual assunto ou questionamento você deseja trabalhar? Quais são as suas metas?
  • Aonde você quer chegar a curto, médio e longo prazo? Onde você quer estar daqui a 1, 3, 5, 10 anos?
  • Quais resultados você espera atingir até o final desta sessão? O que você busca de diferente em sua vida?

É importante incentivar o cliente a ser o mais detalhista possível, principalmente neste início, pois uma meta bem estruturada é específica, mensurável, realista e deve possuir um prazo para ser atingida.

Reality (Realidade)

Essas perguntas visam esclarecer a realidade em que o indivíduo se encontra no momento. Para isso, elas devem incentivá-lo a pensar, estudar e analisar sua situação atual. O foco precisa ser descritivo e sem julgamentos.

  • Qual é o seu estado atual em relação ao ponto que você deseja chegar? Você está perto ou longe da sua meta? Onde você está nesse momento?
  • O que está acontecendo? Quais os fatos importantes da sua vida no tempo presente?
  • Qual a percepção que as pessoas têm de você? O que você gostaria de falar sobre a sua realidade?
  • Você está vivendo algum fato que está te afetando? Existe mais alguém que está sendo afetado além de você?

Options (Opções)

Este é o momento de incentivar a pessoa a encontrar soluções para seus problemas, levando-a a desenvolver seu potencial criativo. É importante que ela tenha a capacidade de apresentar um vasto número de alternativas, pois as soluções mais originais geralmente aparecem após o esvaziamento das opções que estão mais à vista.

Alguns exemplos de perguntas mais genéricas que podem ser utilizadas são:

  • Como você pode fazer com que o seu objetivo se torne realidade?
  • O que mais você pode tentar? E o que mais…?
  • Qual o lado positivo e o lado negativo de tentar fazer isso?
  • Quais são os prós e os contras?

Neste ponto do processo é importante lembrar que se você estiver aplicando a método em alguém você somente deve contribuir com a suas ideias de opções caso o próprio coachee tenha esgotado as suas possíveis alternativas. Caso contrário, o ideal é fazê-lo refletir com cada vez mais ênfase, para que ele entenda que depende muito mais dele encontrar soluções do que de você, que está assumindo o papel de coach neste momento. 

What, When, Who (O quê, Quando e Quem)

A fase final consiste em estabelecer as ações que serão desenvolvidas. A partir das opções identificadas, o indivíduo deve estabelecer um plano de ação claro, relatando de forma detalhada o que será feito, em qual momento, de que maneira e quem será o responsável por cumprir cada uma das tarefas determinadas. As perguntas dessa etapa incentivam principalmente o comprometimento:

  • Que diferentes maneiras você tem para abordar a questão?
  • Quais são os próximos passos? Qual daria o melhor resultado?
  • Quando você vai agir? Que apoio você precisa? Como vai conseguir esse apoio?
  • O que pode bloquear seu caminho? O que pretende fazer para ultrapassar as barreiras?
  • Que comprometimento você tem, em uma escala de 1 a 10, para agir? O que impede de ser 10?

Por que é importante utilizar?

Ao longo do texto conseguimos entender o funcionamento do modelo Grow e o passo a passo, que ajuda indivíduos e empresas a caminharem rumo a seus estados desejados. a seguir, vamos compreender melhor o que faz com que a utilização deste método seja tão importante, não só para coaches aplicarem em seus coachees, mas para também para que você mesmo para aplicar em sua realidade e, com isso, crescer em todos os aspectos de sua vida, sejam eles pessoais ou profissionais. 

Crescimento

Um dos principais fatores que torna a utilização do Grow verdadeiramente importante é porque ele contribui para o seu crescimento, seja no âmbito pessoal, profissional e até mesmo no empresarial. Digo isso, pois o seu foco principal é este, ou seja, ajudar as pessoas a ter uma visão mais ampla do que realmente desejam para suas vidas, para sentirem-se mais felizes e realizadas e, em seguida, determinarem o que é necessário para que isso aconteça, efetivamente e na prática. 

Sendo assim, não se trata de um modelo que deixa a pessoa somente no ambiente da teoria, uma vez que ele também a incentiva a colocar tudo o que foi definido em prática. 

Clareza

Muitas vezes e também muitas pessoas passam pelo dilema de não saber muito bem o que desejam para suas vidas. Algumas até sabem, porém não têm a menor ideia do que devem fazer e por onde precisam começar para finalmente verem seus objetivos e sonhos se tornando realidade. 

Neste sentido o Grow atua como uma ferramenta que oferece clareza a quem a utiliza. Isso porque, a partir das perguntas poderosas, que vimos acima e de muitas outras que podem ser realizadas ao longo do processo, estas pessoas têm a oportunidade de entender melhor seus anseios e necessidades, transformando tudo isso em metas e objetivos reais, bem como em ações efetivas e tangíveis, que vão lhes deixar cada vez mais próximas de concretizá-los.

Motivação

Trata-se de um ferramenta de Coaching que serve também para motivar o indivíduo a finalmente sair de sua zona de conforto e colocar em prática o que for necessário para alcançar os objetivos que determinou para si mesmo.  

Isso acontece, pois quando temos clareza do que verdadeiramente queremos e do que precisamos para chegar ao nosso estado desejado, nos sentimos muito mais motivados a seguir em frente, a fazer algo para melhorar ainda mais a nossa própria realidade, nos tornando indivíduos felizes, de fato. 

Flexível

O Grow de Coaching é um método que pode ser utilizado não apenas por pessoas que desejam atingir metas e objetivos, mas também por empresas, que pretendem se organizar melhor para colocar determinado projeto em prática e, com isso, alcançar os resultados extraordinários almejados no segmento em que atuam no mercado. 

Autoconhecimento

Outro grande benefício que esta ferramenta oferece e que faz com que a sua utilização seja verdadeiramente importante é o fato de levar o indivíduo ou a empresa a trabalhem o seu processo de autoconhecimento. 

Isso acontece porque as perguntas que são realizadas têm o poder de gerar reflexão, levando a pessoa que utiliza o método a compreender melhor quais são as metas e objetivos que lhe transformarão em uma pessoa mais realizada, a mergulhar em sua realidade atual e na realidade que deseja alcançar, a compreender a si mesma, no sentido de conhecer suas principais competências e habilidades, que vão lhe ajudar a sair do ponto em que se encontra em direção ao ponto que almeja estar. 

É um modelo que vale a pena ser utilizado, pois, além de gerar autoconhecimento, ele também gera consciência e responsabilidade, ou seja, o indivíduo passa a entender que a preparação, o planejamento, bem como o alcance de suas metas e objetivos de uma forma geral, dependem muito mais dele mesmo do que outras pessoas ou de fatores externos. 

Sendo assim, trata-se de algo que acelera, efetivamente e na prática, o alcance de resultados positivos para indivíduos, profissionais e empresas. 

Descubra como é possível acelerar seu crescimento significativamente!
Invista na metodologia certa, invista no Coaching e desenvolva-se continuamente!

Saiba como aplicar o modelo Grow com assertividade

Ao longo deste texto você teve a oportunidade de conhecer uma poderosa ferramenta de planejamento e ação, que, ao ser utilizada, pode transformar de imediato a sua realidade atual. A partir de tudo o que apresentei até aqui você com certeza já pode aplicar o Grow em sua vida, nos mais diversos contextos desta. 

Entretanto, para que você o utilize com maior assertividade e extraia melhores resultados deste método, a minha dica é que você aprofunde seus conhecimentos sobre ele realizando o Professional & Self Coaching – PSC

Trata-se da mais completa e moderna formação em Coaching do país, que, através de conhecimentos, ferramentas e técnicas, já ajudou e continua ajudando milhares de pessoas e empresas ao redor do mundo a desenvolverem-se cada vez melhor e, assim, alcançarem os objetivos que almejam em curto, médio e longo prazo. 

Por meio do PSC você não apenas aprimora seus conhecimentos sobre o Grow e o utiliza com maior assertividade, mas tem também a oportunidade de conhecer diversas outras ferramentas, que vão contribuir para que você se torne cada vez mais preparado, tanto para alcançar resultados extraordinários, quanto para seguir com uma nova carreira em sua vida, obtendo rendimentos extras como coach profissional. 

Faça como as 500 pessoas que participaram deste PSC mais do que especial e permita-se ir além em sua trajetória:

Agora me conte, querida pessoa: gostou de conhecer este poderoso método de crescimento que o Coaching utiliza para potencializar o alcance de metas e objetivos na vida de pessoas e empresas? O que você achou deste conteúdo? Deixe a sua opinião e sugestão nos comentários e lembre-se de compartilhar este artigo em suas redes sociais, com seus amigos. 

Copyright: 43394989 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marekuliasz

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010