Como o conceito de política de portas abertas pode funcionar nas empresas?

Política de Portas Abertas

A política de portas abertas consiste na criação de um ambiente em que o colaborador possa entrar em contato com os gestores sempre que necessário.

 

A alta competitividade do mercado, bem como constante busca pelo sucesso empresarial, faz com que as organizações foquem apenas no alcance de bons resultados. Esse tipo de posicionamento, porém, pode fazer com que os gestores se esqueçam de olhar para seus colaboradores, justamente aqueles que constroem o sucesso do negócio.

Oferecer um ambiente harmonioso, em que os colaboradores têm a oportunidade de crescer profissionalmente e colaborar para o avanço da organização se faz totalmente necessário nos dias de hoje. Nesse contexto, a política de portas abertas pode ser uma excelente alternativa para reduzir o índice de rotatividade dentro da empresa.

Torne seu ambiente de trabalho mais saudável e próspero. Separei para você um material incrível contendo técnicas de gestão. Acesse aqui.

A política de portas abertas consiste em permitir que o colaborador entre em contato com os gestores da empresa sempre que achar necessário, seja para uma conversa informal, para tirar dúvidas, relatar um problema, apontar melhorias ou trocar ideias. Neste tipo de política, o profissional tem voz ativa na organização e a comunicação ocorre de forma integrada, gerando transparência e gestão compartilhada.

No artigo de hoje você vai conferir quais são os benefícios desse tipo de procedimento para o seu empreendimento e como o coaching pode ajudar e muito nessa parte. Acompanhe!

5 vantagens da aplicação do conceito de política de portas abertas

Conheça quais são as 5 principais vantagens desse procedimento para a sua empresa. Acompanhe:

  1. O clima organizacional gerado permite que o colaborador trabalhe de forma mais segura, apresentando maior produtividade;
  2. Permite a identificação de problemas que comprometem o trabalho e o sucesso do negócio;
  3. Feedbacks assertivos;
  4. Insights que geram melhores produtos e serviços para os clientes;
  5. Aumenta a vantagem competitiva perante a concorrência, pois o modelo permite fluidez na comunicação da empresa.

Se você quiser acrescentar alguma é só escrever nos comentários no fim do texto. Compartilhe seu conhecimento conosco!

Como programar o procedimento

A política de portas abertas não deve ser implementada do dia para noite em uma empresa. Antes de qualquer coisa, os gestores devem estar preparados para trabalhar com este modelo, colocando-se à disposição dos colaboradores. Escolher pela gestão de portas abertas, portanto, requer certos ajustes e diretrizes para que tudo ocorra da maneira correta.

Para que a implementação do modelo aconteça de forma assertiva e gere bons resultados, o coaching é uma metodologia abastecida de técnicas e ferramentas capazes de auxiliar o gestor a entender os processos que ocorrem na organização. Assim, ele consegue planejar e executar os projetos de modo a estimular uma maior produtividade e fazer com que a equipe alcance resultados extraordinários.

Você conhecia o conceito de política de portas abertas? Conhece alguma empresa que implementa o modelo em sua gestão? Responda as perguntas nos comentários no fim do texto!

O que o coaching pode fazer

O coaching é uma poderosa forma de transformar a vida das pessoas positivamente. Com técnicas e ferramentas inovadoras e efetivas, o método traz um novo olhar para quem cumpre com as sessões. Além dos claros benefícios para a vida profissional, o coaching também tem efeito no lado pessoal, ajudando inclusive a equilibrar esses dois setores de forma saudável.

Único certificado pela ISO 9001, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem várias formações de coaching que se adequem para diferentes pessoas em diversas fases da vida pessoal e da carreira. Com mais de 15 prêmios, o IBC já treinou mais de 1 milhão de pessoas justamente com estas super formações em mais de 96 cidades do Brasil. Como se não bastasse, o IBC é recomendado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos e é credenciado por renomados órgãos internacionais em coaching.  

O IBC é composto por profissionais altamente capacitados que todos os dias estudam e buscam por maneiras mais profundas de transmitir conhecimento para os alunos. Para provar isso, o instituto tem um Centro de Pesquisa e Produção de Conteúdo pautado na ciência e estudo contínuo. Afinal, estar em estado de evolução constante é fundamental para qualquer ser humano.

Use as soluções corporativas

O IBC tem as soluções corporativas, ideais para as empresas que querer tornar seus times ainda mais capacitados para enfrentar os desafios do dia a dia. O método pode ser aplicado de diversas formas. Conheça quais são:

  • Coaching Corporativo & Organizacional;
  • Day Training com Coaching;
  • Formação de Coaches Internos;
  • Programa de Desenvolvimento de Liderança com Coaching;
  • Avaliação 360°;
  • Coaching Assessment DISC;
  • Workshop;
  • Palestra.

Todas as formas de transmissão de conhecimento listadas acima podem ser segmentadas e discutidas entre a empresa e o IBC para que estejam alinhadas aos objetivos da gestão.

Entre os principais benefícios das soluções corporativas do IBC estão:

  • Início de um processo de feedback por meio da política de portas abertas;
  • Crescimento dos índices positivos de clima organizacional e de qualidade de vida no trabalho;
  • Crescimento de um quadro de funcionários mais produtivo, sem perder a qualidade;
  • Prevenção de situações ligadas a abusos ou assédios físicos e psicológicos com o código de conduta;
  • Mais facilidade em disseminar a cultura organizacional;
  • Aumento significativo das entregas mais criativas;
  • Criação e sustentação de relacionamentos interpessoais mais saudáveis;
  • Retenção mais fácil de talentos e contração mais ágil.

Curtiu a ideia? Aproveite para navegar pelo site para saber mais e depois falar com um dos nossos atendentes para começar o processo para a sua equipe. Quer saber mais? Mesmo depois de formado, você ainda tem direito ao atendimento exclusivo do IBC.

Torne seu ambiente de trabalho mais saudável e próspero. Separei para você um material incrível contendo técnicas de gestão. Acesse aqui.

Caso você seja o liderado, sugira a ideia para o seu gestor, explicando como isso poderia melhorar o dia a dia de todos. Se quiser, aproveite para mostrar esse artigo! Com certeza, ele vai ver isso como uma boa ação carregada de proatividade. Não espere que ninguém faça isso por você!

O importante é você saber que, agora que você leu o artigo e tem todo esse conhecimento em mãos, é hora de correr atrás da sua educação contínua. Esteja em constante progresso com as formações do IBC, feitas exclusivamente para cooperar ativamente para o amadurecimento profissional e pessoal dos alunos.

Boa sorte! Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010