Como podemos usar a empatia no trabalho?

Empatia Saiba para que serve a empatia

Provavelmente, você já ouviu falar de empatia. Essa é a habilidade de se colocar no lugar do outro sem se forçar para tal. Desenvolver esta capacidade requer atitudes como ouvir na essência, o que exige olhar para a pessoa enquanto ela fala, sem julgar ou dividir sua atenção com atividades paralelas.

Quando um indivíduo apresenta a habilidade de empatia bem desenvolvida, seu poder de atração cresce, abrindo espaço para a construção de relações mais saudáveis e afetivas. Isso acontece, pois ser empático permite que você crie e fortaleça laços de cumplicidade com o próximo.

Para ser empático, demonstra estar interessado e faça perguntas a respeito das coisas que a outra pessoa está dizendo, sem nunca julgá-la. Esta atitude permite que você entenda como é a vida do outro, facilitando a interação e estreitando relações. Parece fácil, mas, na verdade, tais habilidades exigem esforço. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o texto!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Para que serve a empatia

A empatia é uma das competências sociais mais relevantes para o mercado de trabalho. Por meio desse sentimento, os líderes se tornam capazes de realizar tarefas importantes como:

  • Compreender seus liderados e manter um interesse ativo por suas preocupações;
  • Dar a melhor orientação para servir, antever, identificar e satisfazer as necessidades dos clientes;
  • Aprimorar sua capacidade de desenvolver equipes, perceber as necessidades das pessoas, identificar seus pontos fracos e reforçar suas aptidões;
  • Cultivar as melhores oportunidades por meio de pessoas diferentes, sem deixar de valorizar a diversidade.

A empatia não é apenas uma competência profissional desejada, mas uma questão de sobrevivência no ambiente corporativo. É graças a esta habilidade que os colaboradores conseguem se adequar à cultura da empresa e entender suas necessidades.

Além disso, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os diversos funcionários de uma organização. Trata-se de uma via de mão dupla que cultiva as boas relações e estimula o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Você é uma pessoa que tem empatia pelo próximo? Deixe seu comentário quando chegar ao fim do texto e divida conosco a sua vivência.

Como o coaching pode contribuir efetivamente

Você sabia que as formações do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) são feitas para qualquer profissional que desejar despertar o seu potencial pleno e ser ainda mais relevante no mercado e fora dele? Inclusive, é possível usar argumentos de venda para ajudar a si mesmo e as outras pessoas a serem mais empáticas no local de trabalho.

A formação Coaching em Vendas do IBC ensina sobre a construção de metáforas persuasivas; qual é o real poder das perguntas; superação de crenças limitadoras; o que é a linguagem verbal e a não verbal; quais são as melhores técnicas para planejamento de vendas e como elas podem ajudar no dia a dia; como exercer o patrocínio positivo; o que é e como ouvir na essência; como criar uma relação de confiança com o cliente e em relações interpessoais; como se empoderar ao despertar a capacidade plena; o que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional; e muitos outros temas essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional.

Além desse curso, o IBC tem muitos outros que podem se encaixar perfeitamente com o seu momento de vida e de carreira. Quer conhecer mais? A formação Professional & Self Coaching (PSC) é a mais completa e moderna do Brasil no assunto. Ao final bem-sucedido do curso, você recebe 6 certificações, que, além de serem o reconhecimento de que você se transformou com o método, são também possibilidades. Isso porque é possível ser um coach e ajudar aos outros. Incrível, não é mesmo? Como se não bastasse, você ainda recebe o reconhecimento de 5 institutos internacionais de coaching (International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute).

Durante as aulas teóricas e práticas do PSC, você também obtém sabedoria a respeito do autoconhecimento, da autoestima, do autodesenvolvimento e da inteligência emocional. Além disso, você aprende sobre a história, bases, conceitos e fundamentos e evolução do coaching; quais os princípios da programação neurolinguística; quais são os principais conceitos da psicologia positiva; o que é processo evolutivo; quais são as crenças limitadoras e como as eliminar; sobre a necessidade de se empoderar e viver o novo; e muitos outros assuntos transformadores para a sua vida pessoal e carreira. Tudo isso transmitido por meio de técnicas modernas e efetivas, como o Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e muitas outras.

Uma postura profissional voltada para o coaching vai te ajudar a ser um colaborador mais atuante. Te ensino dicas valiosas sobre coaching profissional em meu livro “Leader Coach”. Baixe aqui!

A Psicologia Positiva é outra formação superinteressante do IBC. Baseada na ciência de mesmo nome, o curso ensina sobre o que é a psicologia positiva; quais são os eventos positivos da vida; como rever os objetivos de vida e desenvolver planos de ação factíveis; amplia o nível de controle sobre as próprias emoções; como identificar, praticar e experimentar as verdadeiras motivações; como exercer o autoconhecimento, a autoestima, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional; como acordar e sustentar a felicidade verdadeira; despertar plenamente o potencial e capacidades individuais; quais são os princípios da neurociência; e como aumentar e desenvolver hábitos energizadores. Esses são apenas alguns dos assuntos que você confere durante as dinâmicas e aulas práticas e teóricas.

Gostou desses cursos? O Instituto Brasileiro de Coaching tem muitos outros para você conhecer também! Navegue pelo site para saber mais. Ah! Se quiser, pode entrar em contato com um dos nossos atendentes. Pode ligar que a gente conversa!

Agora que você já entende mais sobre empatia em ambiente profissional e a respeito do coaching, que tal começar a mudar sua vida? Isso mesmo! É hora de investir na continuidade da sua educação para trazer para a superfície todo o conhecimento que você ainda pode revelar para o mercado e para o mundo. Não deixe para amanhã ou depois, a educação que você pode adquirir agora mesmo.

Se você curtiu esse artigo, compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais!

 

Imagem: Dima Sidelnikov / Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010