Ajudar o próximo: o que você tem feito?

Ajudar o próximo

Ajudar o próximo. Saiba como o Coaching pode ajudar nesse processo.

 

A solidariedade é uma das grandes virtudes do ser humano. Faz parte desse lindo sentimento estar ao lado das pessoas próximas compartilhando momentos de alegria ou as confortando em momento de dificuldade. Fugindo do seu círculo pessoal de amizades, também faz parte dessa característica ajudar a quem você não conhece. Para entender melhor essa questão é só continuar lendo o texto!

Doar-se no cotidiano

Mais do que simplesmente estar disponível para as pessoas que são próximas a você é essencial fazer algo de bom por aqueles que não próximos e que precisam de ajuda. Hoje em dia existem muitas opções de instituições e ações sociais que você participar. E a sua participação pode ser por meio da sua presença ou por meio de doações.

No quesito presença, existem diversas opções. Por exemplo, você já verificou se há algum programa social em que a sua especialização poderia ser útil? O programa Médico Sem Fronteiras tem o objetivo de levar cuidados de saúde básicos para lugares do mundo em que a situação social e econômica complica esse acesso para as pessoas de baixa renda. Atualmente, a ação faz trabalho humanitário em mais de 70 países. Só em consultas ambulatoriais, o programa já soma mais de 10m milhões. Imagine quantas vidas esses médicos solidários salvaram, não é mesmo? É possível doar dinheiro para ajudar ou trabalhar como médico, caso você seja formado no curso.

No quesito exclusivo de doação financeira, também existem até mais opções, pois essa é uma das mais fáceis e principais ferramentas de ajuda. A Organização Não Governamental (ONG) inglesa Save The Children (Salve as Crianças, em tradução livre) atua desde 1919 protegendo crianças de desastres naturais, guerras, fome e outros problemas que assolam a humanidade. Um dos focos da ONG é a educação, afinal é essencial que toda criança aprenda para ajudar a moldar um futuro melhor para ela mesma e para a comunidade em que ela está inserida.

Aqui estão apenas duas organizações internacionais reconhecidas pelo trabalho sério, competente e com resultados positivos. Existem muitas outras ao redor do mundo. Mas antes de sair por aí oferecendo suas capacidades técnicas ou o seu dinheiro, pesquise bem a respeito da instituição. Infelizmente, pois existe muita gente se aproveitando da boa vontade dos outros para ganhar dinheiro.

Pensando local para mudar o mundo

Agora é hora de você refletir sobre o seu estilo de vida. Será que você não consegue tirar algumas horas da sua semana para ajudar alguém? Ou será que você não consegue separar uma pequena parte da sua renda mensal para ajudar o próximo? Comece a pesquisar por comunidades próximas de onde você mora. Quem sabe eles não indicam o que estão precisando sem você ter que quebrar a cabeça pensando sobre o que fazer.

Pode ser que existam adultos que precisam ser alfabetizados; adolescentes que precisam aprender o básico de inglês; crianças que precisam de reforço escolar em matérias que você tem facilidade; uma mulher que sofreu violência doméstica e que precisa de abrigo por algumas semanas; alguns times de futebol que precisem de um incentivo para que eles montem um campeonato do bairro; um asilo que precisa de alguém para cantar e tocar e fazer um show bacana; entre tantas opções que nem cabem nesse artigo. Só esses itens já mostraram como é possível fazer uma grande diferença agindo localmente, não é mesmo? Imagine que um jovem conseguir um emprego melhor, porque você o ajudou a falar o básico de inglês!  

Como o coaching pode transformar vida

O coaching é uma poderosa ferramenta capaz de mudar a vida de alguém de forma positiva. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de se tornar um profissional de alto desempenho e um coach. Como essa é a mais moderna e completa formação em coaching do Brasil, sua carga horária de 180 horas dá direito a conseguir 6 titulações, que são Life Coach, Self Coach, Analista Comportamental, Extensão Universitária, Professional e Leader.

Para que você seja um coach de sucesso, o conteúdo exclusivo do Professional & Self Coaching ensina a história e evolução do coaching; bases, conceitos e fundamentos do coaching; código de ética; o que é o processo evolutivo; o que são roteiros estruturados; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; autoconhecimento; feedback 360°; quais são as principais técnicas de coaching; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; autodesenvolvimento; as melhores práticas relacionadas à liderança; o que são processos de identidade; como desenvolver a inteligência emocional; e outros temas super interessantes! Como se não bastasse, você terá acesso ao Coaching Assessment, uma ferramenta que foi aprovada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a incrível função de mapear as tendências comportamentais.

Depois de passar por esse maravilhoso curso de coaching, você será uma pessoa mais empoderada tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Com certeza, quem convive com você no trabalho ou fora dele irá perceber as mudanças positivas que você estará trazendo a você mesmo, aos resultados profissionais e para o ambiente.

Não seria incrível poder compartilhar esse conhecimento com outras pessoas de forma voluntária? Afinal, guardar um conhecimento tão valioso como esse só com você é egoísmo. Imagine que ideia bem-sucedida se você conseguisse ensinar sobre autoconhecimento para uma pessoa desempregada e ela evoluísse tanto ao ponto de se sair melhor nos processos seletivos e ser aprovada em um deles. Ou ainda: se ela se sentisse confiante o suficiente para abrir sua própria empresa.

Ter a possibilidade de ensinar e ajudar ao outro não é perder tempo ou dinheiro, é ser solidário. Além de executar esse lindo sentimento com excelência na busca por resultados reais, você irá aprender. Afinal, abrir a mente para saber um pouco mais todos os dias faz parte do dia a dia e ajuda a evoluir. Experimente abrir sua mente para fazer coisas novas e ajudar aos outros!

Você faz ou já fez algum ato de solidariedade? Conte qual nos comentários!

Copyright: 1008160987 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010