Analisando conceito de ovelha negra da família

conceito de ovelha negra
Entendendo o conceito de ovelha negra

Provavelmente, você já ouviu a expressão “ovelha negra da família”. Essa frase bem conhecida no vocabulário popular é inspirada na ovelha de pelos negros, um animal muito diferente daquelas de cor branca que estamos acostumados a ver. Então, quando uma pessoa que foge dos padrões da própria família e até da sociedade, ela é a “ovelha negra da família”.

Porém, o significado vai além disso. Geralmente, essa expressão vem carregada com um significado negativo. Além disso, ela está conectada a um conceito racista, pois relaciona o tom de pele negro a um comportamento ruim. Por isso, a próxima vez que usar o termo, tome cuidado para não ser preconceituoso. Na dúvida não use.

“Levava uma vida sossegada

Gostava de sombra e água fresca

Meu Deus, quanto tempo eu passei

Sem saber

Foi quando meu pai me disse

Filha, você é a ovelha negra da família

Agora é hora de você assumir e sumir”

Esse é um trecho da música “Ovelha Negra” da cantora brasileira Rita Lee. Com essas palavras, a compositora mostrou que ao ser classificada como “ovelha negra” ganha “livre arbítrio” da família para fazer o que quiser. Na canção, o eu lírico reverte a negatividade de da expressão e do fato do pai a ter expulsado de casa, para mostrar a grandiosidade de ser diferente dos padrões.

A importância da originalidade

A originalidade é uma característica difícil de encontrar no mercado de trabalho. Expor um assunto com um ponto de vista raro, conduzir um time com singularidade e realizar atividades com excepcionalidade são alguns dos pontos que tornam um profissional original. Caso essa pessoa use os seus diferenciais de forma positiva, é ótimo para a empresa tê-lo no seu quadro de funcionários. Se um profissional como esse for chamado de ovelha negra nesse contexto, a expressão adquire um sentido positivo, mas sem perder a malícia. Portanto, recomendamos não usar a expressão.

6 dicas para exercitar sua singularidade

A originalidade não é uma característica que simplesmente vai cair no seu colo. É preciso exercitar suas capacidades todos os dias para conseguir cumprir tarefas que fujam do comum ou que nunca tenham sido feitas dessa forma. Confira 6 recomendações para praticar a sua singularidade:

  • Leitura: ler portais de notícias, livros e sites da área em que trabalha, livros sobre outros assuntos e outros tipos de material é ideal para se manter atualizado, otimizar sua capacidade intelectual e ampliar seu vocabulário.

 

  • Inspiração: encontrar quais são as suas fontes de motivação é essencial para oxigenar o cérebro e buscar referências. Se você é um esportista, assistir a fita que mostra a vitória de alguém que marcou a história do esporte pode servir como referência para o treino. Se você é um músico, assistir ao show de um grande artista pode incentivar sua criatividade para criar novas canções. Se você é um engenheiro, ler sobre trabalhos de engenharia famosos pode ser uma maneira de se inspirar para desenvolver novos trabalhos.

 

  • Networking: sustentar relacionamentos interpessoais é uma excelente maneira de se manter atualizado e aprender novidades.

 

  • Estudo: além da leitura e das conversas com os colegas de trabalho, é fundamental que você se mantenha em dia com os estudos. Cursos complementares, pós-graduações, especializações e palestras são apenas algumas das maneiras de estar em dia com o conhecimento técnico que você precisa ter.

 

  • Coaching: fazer um curso de coaching é uma forma de se manter atualizado, ampliar suas habilidades intelectuais e aprender mais a respeito de si mesmo. Continue lendo o texto que falaremos mais disso daqui a pouco.

 

  • Distração: ter um tempo de descanso é essencial para distrair a mente e o corpo e renovar as energias para começar novamente mais tarde.

O empoderamento do coaching

O coaching é uma ferramenta para que contribui positivamente com a transformação na sua vida. A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para aqueles líderes que desejam aumentar a performance ou para quem já está se preparando para ser líder.

A primeira etapa ensina sobre autogestão e coaching; a segunda fala sobre liderança do coach; a próxima fase ensina sobre as ferramentas do leader coach; depois, chega a gestão de mudanças; após isso, é hora de obter conhecimento a respeito de comunicação e feedback; o último degrau ensina sobre equipes de alto desempenho.

Entre os temas abordados estão: os quadrantes da liderança; como desenvolver uma nova filosofia para obtenção de resultados humanizados; como reter colaboradores considerando talentos; como incentivar o comprometimento do time; e outros assuntos super importantes para o seu amadurecimento. Incrível, não é mesmo?

Em 20 horas de aulas teóricas e práticas, o conteúdo do curso ensina sobre os principais conceitos e práticas de liderança de alto desempenho; como ser produtivo sem deixar de perder a qualidade; os direcionamentos mais importantes que um feedback assertivo deve ter; como fazer autofeedback; exercício do autoconhecimento e do autodesenvolvimento; como gerenciar prioridades; o que é ouvir na essência; como fazer perguntas poderosas; como encarar uma liderança situacional; como se comunicar com eficácia; e muitos outros pontos essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional.

De acordo com o José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC, quem participa desse curso é “desperta e desenvolve o potencial infinito que existe em cada um de seus liderados. É o líder que incentiva, engaja e prepara a equipe para evoluir continuamente e ir sempre além à busca de resultados efetivos e extraordinários para a organização.”.

A formação traz inúmeros benefícios para a sua vida profissional e pessoal. Aliás, quem convive com você em qualquer âmbito também irá perceber seu processo de transformação positivo. Veja quais são os 6 principais benefícios da LCT:

  1. Desenvolvimento da capacidade de gerir um time que alcança resultados;
  2. Mais habilidade para delegar e cumprir com as próprias tarefas em tempo hábil;
  3. Crescimento dos índices positivos da qualidade de vida no trabalho e clima organizacional;
  4. Mais facilidade em transmitir a cultura organizacional;
  5. Ampliação das competências que contribuem para o crescimento dos liderados.
  6. Fim das dificuldades para pensar fora da caixa e conseguir ser original. Com tantas informações novas sua mente será constante oxigenada e seu nível de criatividade vai aumentar.

Para saber mais sobre a formação Leader Coach Training é só navegar pelo site ou entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Se você curtiu esse artigo é só compartilhar nas suas redes sociais.

Créditos da Imagem: Por nuvolanevicata – ID da ilustração stock livre de direitos: 1092881120

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010