Apatia – O que significa e como podemos lidar com ela?

Crianças desanimadas e apáticas Confira algumas dicas que podem te ajudar a lidar com a apatia

Você já sentiu como se o seu desânimo tivesse se tornado físico, te prendendo e te impedindo de seguir em frente? Se sim, saiba que já sentiu a temida apatia, um estado em que qualquer emoção positiva parece extremamente distante. Vencer a desmotivação quando ela parece mais profunda é um grande desafio, porém, crucial para se manter conquistando seus objetivos.

O que é apatia?

A palavra apatia significa falta de sentimentos, é como se o indivíduo fosse esvaziado de suas emoções e percebesse que nada importa. Todo mundo já passou ou ainda vai passar por um momento apático, alguns em maior e outros menor grau. Pode ser bastante desesperador se ver diante de um panorama em que parece que nada tem brilho ou interessa.

A falta de motivação para reagir aos estímulos externos se reflete em problemas cognitivos, como dificuldade de reter dados e gerar informações. A pessoa parece estar funcionamento em seu modo “economia de energia”, reduzindo ao máximo a sua interação com o resto do mundo. No entanto, mesmo que apatia afete questões práticas da vida, o seu maior impacto negativo está nas emoções.

Como o indivíduo sente que está emocionalmente desligado, pode cogitar estar passando por uma depressão. Porém, é essencial mencionar que ainda que, em alguns casos, a depressão culmine em apatia, pode não ter esse tipo de episódio, ou seja, há quadros depressivos em que não há período apático. Ao detectar o surgimento de um sentimento intenso de desânimo, é importante se questionar de onde ele está vindo (qual a sua origem) e de que forma é possível eliminá-lo, reduzindo os seus danos.

Quais fatores podem desencadear a apatia?

A sensação quase sufocante de não ter sensações e não se importar com mais nada pode surgir devido a diferentes cenários. A seguir vou explicar um pouco mais sobre alguns fatores desencadeantes da apatia para que seja mais fácil para você identificar a origem do seu problema.

Apatia decorrente de problemas físicos

A apatia pode ser resultado de questões físicas, como deficiências nutricionais, anemia, falta de sono de qualidade, problemas de tiroide, infecções, falta de atividades físicas, lesões no cérebro devido a acidentes, uso de drogas, início de quadro de demência (é um sintoma de doença de Alzheimer, por exemplo), mau funcionamento do sistema límbico, entre outros. Visitar um médico com frequência pode ajudar a evitar e diagnosticar boa parte dos problemas de saúde que podem dar origem a um quadro de apatia.

Apatia decorrente de problemas psicológicos

O estado letárgico pode ter ligação com problemas de ordem psicológica, como Depressão, Transtorno Bipolar, Transtorno de Ansiedade e Distimia (depressão crônica).

Apatia decorrente de problemas mentais

O aumento considerável do número de indivíduos presos em um quadro de apatia se deve em especial pelo estabelecimento de um ritmo acelerado e intenso de trabalho, em que se tem cada vez menos tempo para si mesmo. Estar inserido em um contexto em que nada parece atrativo ou positivo contribui para a sensação de que não há nada bom na vida.

Rotinas estressantes e repetitivas que se desenrolam em cenários pouco interessantes contribuem e muito para a instauração da apatia como um estado constante. Se não existe nenhum momento em que a pessoa se sente motivada e minimamente feliz, dificilmente conseguirá quebrar o ciclo que a coloca nessa situação.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Como lidar com a apatia?

O primeiro passo para se livrar da apatia é admitir que ela está fazendo parte da sua vida nesse momento, esse pode ser o passo mais desafiador a se dar. Nem todo mundo reconhece que o estado de profundo de desinteresse em que está inserido pode ser algo mais sério e com impacto em sua vida cotidiana. Após reconhecer a existência da apatia é importante descartar uma origem física.

Estando tudo em ordem com a sua saúde física, você deve se concentrar em mudar a forma como está pensando, pois lembre-se que a apatia é uma sensação entranhada no mais íntimo do seu eu. Não é realmente necessário identificar qual é a origem da apatia quando ela não tem ligação com uma questão orgânica do corpo. A questão mais relevante é compreender que é preciso mudar a sua perspectiva, e, se continuar enxergando tudo embaçado pelo filtro do desinteresse, não conseguirá se libertar.

Para que a apatia se torne uma lembrança distante, você precisa fazer o conserto daquilo que está na sua mente nesse momento, ou seja, focar naquilo que está sob seu controle e deixar questões externas de fora dos seus pensamentos. Concentre-se em colar os seus pedaços por dentro e, aos poucos, o que é externo vai se acertando como um reflexo.

10 Dicas de como lidar com a apatia

Abaixo listei dez dicas que vão te ajudar a lidar com a apatia de forma mais satisfatória e, assim, contribuir para que se sinta melhor, abandonando a letargia aos poucos.

1 – Desvie da sua rotina

Viver constantemente o mesmo dia pode ser o que está te empurrando para um quadro apático, então, crie formas de driblar essa repetição constante. Comece simplesmente mudando uma rua do seu caminho habitual e prossiga aumentando a escala de mudanças, podendo fazer um curso para desenvolver um hobby e conhecendo lugares novos, por exemplo.

2 – Inicie coisas novas

Essa dica conversa diretamente com a anterior, dar início a novas etapas e desafios pode ser o que estava faltando para reduzir o seu desligamento com o resto do mundo. No começo, pode ser desafiador ter esse impulso, mas não desanime e se programe para incluir novidades em sua vida. Se estiver com dificuldades para definir o que fazer de diferente, pode pensar a respeito de algum sonho que tinha antes e deixou para trás.

3 – Consulte um nutricionista

Ainda que a sua apatia não seja resultante de problemas de saúde, é válido consultar um nutricionista para manter sua alimentação balanceada e equilibrada. Sentir-se leve e com todos os nutrientes necessários para ter uma vida mais plena, contribuirá para afastar de você a sombra da apatia.

4 – Converse com seus amigos

Guardar sentimentos negativos, frustrações e tristezas pode fazer um grande mal para você, então, é interessante estreitar laços com alguns amigos para poder desabafar. Se tiver uma pessoa em quem confie para falar sobre seus problemas, já terá um verdadeiro tesouro e uma chance de diminuir o peso que carrega. Permita-se confiar em quem demonstra ter uma amizade sincera por você.

5 – Aprenda a relaxar

Você está constantemente estressado e achando que sua vida é muito difícil? Então, aprenda a relaxar fazendo algo de que goste, como ler um livro, assistir uma série ou filme, sair com seus amigos, levar seu cachorro para passear, entre outros. Crie um ponto de escape para manter a sua sanidade.

6 – Faça atividades estimulantes para a mente

Palavras cruzadas, resolução de charadas, montar quebra cabeças, assistir a filmes de mistério tentando descobrir o culpado antes do fim, entre outras atividades, podem ser bastante estimulantes para o seu cérebro. Quanto mais você colocar sua cabeça para trabalhar, mais distante o sentimento de letargia ficará. Uma coisa importante é intercalar as atividades de estímulos para evitar que seu cérebro acabe se acostumando com o nível de desafio.

7 – Valorize suas qualidades

A apatia pode fazer com que deixe de se ver como uma pessoa interessante e com qualidades valorosas. Tire um tempo do seu dia para se olhar no espelho e diga a si mesmo em voz alta uma qualidade que possui e como ela já te ajudou a resolver alguma situação. Não esqueça nem das pequenas coisas, como ser bom em fazer cálculos mentais ajudando seus amigos na hora de conferir a conta do barzinho, por exemplo.

8 – Mantenha sua casa limpa e organizada

O ambiente que nos rodeia tem grande influência na manifestação da apatia, sendo bastante importante manter o hábito de fazer uma limpeza completa de tempos em tempos. Além de garantir que o pó não tome conta do lugar, crie sistemas de organização para seus objetos, tornando mais fácil encontrá-los quando precisar deles. Viver em um ambiente agradável pode ser o que falta para que sua vida se torne mais plena. Essa dica se estende à sua mesa de trabalho, deixe-a sempre arrumada.

9 – Aprenda a filtrar as influências negativas

Você vive em um ambiente de muita negatividade? Pode ser que trabalhe em uma empresa com ambiente organizacional tóxico ou tenha problemas familiares em casa. Independente do fator motivador da negatividade, você precisa conseguir filtrar esses elementos para impedir que eles atinjam sua essência e façam com que perca a motivação. Palavras negativas podem ser um grande poder para construir narrativas problemáticas, por isso, mantenha seus reforços positivos.

10 – Estabeleça metas

Uma forma efetiva de começar a se desligar do cenário da apatia é estabelecer metas para realizar em um determinado prazo, de maneira a se sentir motivado a continuar fazendo aquilo que precisa. Se você vive uma rotina sem graça e constante sem ter uma ideia do que fazer para sair dessa situação, precisa encontrar algo para tentar alcançar. Quanto mais esforço fizer para chegar ao seu objetivo, mais distante estará da apatia.

Gostou das dicas de como deixar a apatia no passado? Tem alguma sugestão a acrescentar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Fontes:
amenteemaravilhosa.com.br/apatia-desmotivacao-esgotamento/

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010