Armadilhas da mente humana – Quais são elas

Armadilhas da mente humana

Conheça quais são as armadilhas da mente humana

 

O cérebro humano é algo completamente extraordinário! Repleto de curiosidades e mistérios, ele pode fazer com que realizemos feitos nunca antes imaginados. Assim, da mesma forma que ele tem a capacidade de nos elevar, se não o “alimentarmos” bem, ele pode também construir armadilhas capazes de nos paralisar, nos impedindo de agir em prol de nossos sonhos e objetivos.

Neste sentido, é fundamental ficar atento, tomando sempre o cuidado necessário para evitar cair em tais armadilhas, e, no futuro ser totalmente prejudicado por cada uma delas.

Pensando nisso, hoje vou escrever sobre as quatro armadilhas que a mente pode elaborar, para que assim, você mantenha-se atento e evite, ao máximo cair nessas grandes e perigosas tentações.

Acompanhe-me na leitura deste conteúdo e ao final, deixe o seu comentário me contando o que achou.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Descobrindo as armadilhas da mente

Como eu disse no início, a mente humana é extremamente maravilhosa e ao mesmo tempo repleta de mistérios. Mistérios estes que podem acabar nos enganando e nos levando a realizar ações prejudiciais à nossa própria evolução. Sendo assim, vamos direto ao que interessa, para descobrir quais são as armadilhas que a nossa mente pode criar ou já estão criando.

Conheça as 4 armadilhas da mente humana:

Conformismo

Para quem ainda não tem familiaridade com o termo, quando falamos em conformismo, estamos falando de indivíduos que encontram-se em determinadas situações que lhe incomoda profundamente, entretanto não “conseguem” sair delas por diversas outras razões.

Um dos grandes exemplos disso, que presencio dia a dia, principalmente nas formações que ministro, são profissionais que estão insatisfeitos, e até mesmo infelizes, com o emprego atual e, por questões financeiras, por medo de ousar e arriscar, acabam empurrando com a barriga e caindo no famoso conformismo.

O conformismo é perigoso, pois ele não nos deixa agir em nosso próprio benefício e acaba até nos fazendo acreditar, muitas vezes, que nós mesmos criamos a situação em que nos encontramos, ou seja, merecemos estar lá.

Como evitar esta armadilha?

Concordo que em muitos casos não é fácil e nem tão simples assim sair da famosa zona de conforto. Porém, também não é uma opção permanecer nela. Assim, o que você pode e deve fazer, se acredita que caiu da armadilha do conformismo, é se perguntar: quais recursos, internos e externos, eu possuo, que vão me ajudar a estar realmente na situação em que eu desejo estar e que vai me fazer feliz.

É certo que muitos acontecimentos de nossa vida estão fora de nosso controle. Entretanto, é nosso dever diário fazer o que pudermos para mudar qualquer situação que nos incomode, por mais básica que seja, uma vez que também somos responsáveis pela nossa própria felicidade.

Assim, pergunte-se sempre o que pode fazer, analise a situação ao seu redor, e não tenha medo, vá lá e faça acontecer!

Coitadismo

Conhece alguém que, quando passa por algum tipo de adversidade na vida fica o tempo todo se lamentando da situação e se colocando como vítima dela? Se você respondeu que sim, com certeza já se deparou com um tipo de pessoa que já caiu na armadilha do coitadismo.

Tão perigoso quanto o conformismo, o coitadismo faz com que indivíduos que dele sofrem acreditem serem sempre as vítimas dos acontecimentos adversos da vida, sentindo-se incapazes de darem a volta por cima para resolver os problemas que surgem.

Como evitar esta armadilha?

É preciso entender que ficar o tempo todo se fazendo de vítima das situações não vai fazer com que o problema desapareça e se resolva sozinho. Assim como quando estamos na zona de conforto, é preciso agir, ou seja, mudar comportamentos e atitudes, principalmente deixar o vitimismo de lado, para que assim seja possível se livrar daquilo que tem lhe incomodado.

Quando a armadilha do coitadismo surgir e começar a lhe tentar, fortaleça a sua mente pensando sempre que você é capaz de solucionar qualquer situação adversa, que você é o responsável pela sua felicidade e não vai permitir que nada e nem ninguém lhe impeça de progredir na vida.

Tenho certeza que a partir do momento que você fizer estes exercícios em sua mente, vai se sentir muito mais motivado, tornando protagonista da sua história e eliminando qualquer resquício de vitimismo que tenha sobrado.

Medo de reconhecer erros

Por mais que no mundo ideal e dos sonhos sejamos sempre impelidos a acertar sempre, evitando, assim, todo e qualquer tipo de falha, sabemos que no mundo real não é bem assim que acontece.

Indivíduos que caíram na armadilha do medo de errar, vivem tentando esconder, constantemente, cada um de seus erros, bem como de sua falhas. São pessoas que acreditam, erroneamente, que ao cometer alguma falha estão sendo fracas diante da vida e precisam suprimir isso o máximo que puderem.

O grande problema nesta situação é que ela causa muita dor e sofrimento, visto que estamos longe de ser perfeitos.  

O primeiro passo para evolução profissional é identificar seu nivel de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Como evitar esta armadilha?

O grande segredo para evitar cair nesta armadilha da mente é exatamente este: lembrarmos sempre que somos seres imperfeitos, incompletos e inteiramente passíveis de erros, sendo assim, é inevitável cometê-los.

Quando você entende que os erros fazem parte de nosso crescimento e evolução contínua, pois são grandes aprendizados e oportunidades que a vida nos oferece, começa a viver de forma mais leve, mais tranquila, sem se cobrar tanto.

Entenda, não quero aqui dizer que você pode sair por aí cometendo erros, não é isso. O que quero dizer é que não é necessário se cobrar tanto caso eles aconteçam, pois, como eu disse acima, eles são inevitáveis, ou seja, você pode passar uma vida tentando não cometê-los, e mesmo assim continuar errando ou falhando, ou pode se permitir aprender com cada um deles, evitando que eles aconteçam novamente.

Medo de correr riscos

Como a nossa mente é capaz de colocar em nosso caminho a armadilha do conformismo, ela faz com que fiquemos bem quietinhos em nosso canto e dificilmente ousemos ir além. Com isso, perdemos grandes oportunidades em nossa história, pelo simples fato de que temos medo de nos arriscar.

Indivíduos que se permitiram cair nesta grande armadilha da mente, acabaram sabotando seus próprios sonhos ao longo da vida, pois não saíram de suas zonas de conforto em nenhum momento. O motivo disso é o grande medo que sentem de se arriscar, por acharem que podem sempre errar e sofrer.

Como evitar esta armadilha?

Quem já teve a oportunidade de estar em contato comigo, sabe que uma das frases, que é praticamente minha marca registrada, e que eu faço questão de repetir constantemente é: Ouse ir além e o poder lhe será dado. Com isso, quero dizer que, para que você fuja desta armadilha da mente, você deve ousar, deve se arriscar, acreditando em seu potencial infinito, em suas melhores capacidades e habilidades, já que são elas que vão lhe ajudar a se tornar um grande realizador em sua vida.

Saiba, que quem não se arrisca dificilmente consegue conquistar o que deseja, pois não sai do lugar. Já aqueles que acreditam em si mesmos, realizam seus sonhos e objetivos, pois sabem que têm, dentro de si, uma grande força que lhe impulsiona a irem além sempre.

Seja como estas pessoas, inspire-se nelas e permita-se ousar!

Torne seu mindset um poderoso aliado para um crescimento pessoal e profissional. Acesse meu conteúdo “Detox da mente” é gratuito e ira te ajudar a viver melhor.

Para todas estas armadilhas da mente, uma das principais coisas que você pode fazer para evitá-las é sempre trabalhar a sua autoconfiança e o seu autoconhecimento, pois eles são a chave para que você compreenda-se um pouco mais, bem como as potencialidades que vão lhe fazer sair da zona de conforto, sem medo de errar ou de se arriscar, e, principalmente, sem se fazer de vítima, tornando-se o grande responsável pelo seu próprio sucesso.

Assim, antes de finalizar este conteúdo, convido você a assistir a este vídeo, que vai lhe motivar a ousar ir além:

 

Continue acompanhando nossos conteúdos, tanto por quanto, quanto em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube, pois sempre compartilhamos materiais empoderadores, capazes de fazer com que você e as pessoas ao se redor alcancem resultados extraordinários.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 1017657838 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vchal

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010