Como aumentar a autoconfiança

 

representação de um profissional evitando que alguns problemas afetem outros pilares

A confiança em si mesmo é uma questão de bem estar e harmonia com seu próprio “eu”.

Não é de hoje que o cenário profissional tem se tornado cada vez mais exigente, tanto do ponto de vista dos produtos e serviços, que necessitam evoluir e desenvolver-se de modo a oferecer uma qualidade cada vez maior, quanto dos colaboradores em geral.

Nesse aspecto é procurado, cada vez mais pelas empresas, nada menos do que a excelência. Sendo assim, não só as habilidades técnicas de um profissional têm sido colocadas à prova, mas as habilidades comportamentais também.

E quando pensamos nesse perfil de profissional, uma habilidade em particular assume certo destaque, trata-se da Autoconfiança. Sem essa habilidade torna-se inviável que uma pessoa seja capaz de atingir patamares cada vez mais altos, afinal de contas, como ela será capaz de evoluir continuamente se não acreditar que é capaz disso.

Assumir cargos de altíssima responsabilidade, lidar com projetos complexos além de acreditar que é capaz de realizar todos os sonhos que almeja, apenas é possível se uma pessoa acreditar, verdadeiramente, em si mesmo.

Deste modo eu separei uma lista de dicas extraordinárias que vão te ajudar a aprimorar e desenvolver essa importante habilidade. Lembre-se, ela será fundamental para que você seja capaz de atingir o seu verdadeiro potencial. Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.  

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Benefícios e Importância da Autoconfiança

A autoconfiança é fundamental para a construção da sua marca no mundo — como as pessoas te percebem, como elas se envolvem e como elas se lembrarão de você. Pessoas com pouca autoconfiança têm muita dificuldade de se apresentar, dialogar por períodos longos e estabelecer relações profundas e duradouras.

Mais do que isso, pessoas que não são autoconfiantes perdem a chance de viver experiências agregadoras, conhecer pessoas interessantes e de fazer contatos que podem levar à ascensão profissional ou desenvolvimento de um projeto significativo. A falta de autoconfiança, portanto, pode acarretar a perca de uma série de oportunidades na vida e na carreira.

Pensando nisso, vale a pena refletir: de 0 a 10. quanto você se sente confiante no seu ambiente de trabalho? E em seu relacionamento? E com seus amigos e sua família? Você consegue expor suas opiniões de forma clara e segura? Quando se sente coagido por algum motivo, como você reage? Você se sente merecedor do sucesso?

Para aumentar a autoconfiança, é necessário ir além de fatores externos, ambientes ou pessoas. A confiança em si mesmo é uma questão de bem estar e harmonia com seu próprio “eu”.

A autoconfiança te permite viver o dia a dia com mais leveza, sem precisar se esforçar o tempo todo para se sentir aceito pelos outros. Apenas aproveitando, verdadeiramente, cada momento na sua autenticidade.

De modo mais objetivo, a autoconfiança é uma importante habilidade e que traz grandes benefícios para a vida de uma pessoa, do ponto de vista pessoal e profissional.

Alguns desses benefícios são:

  • Crescimento da autoestima;
  • Melhoria na tomada de decisões;
  • Capacidade de explorar o seu verdadeiro potencial;
  • Redução do medo, bem como da ansiedade, sobretudo ao assumir grandes responsabilidades;
  • Maior senso de propósito e determinação;
  • Elevação do desempenho e produtividade.

Confira agora algumas dicas que vão te ajudar no processo de tornar-se cada vez mais confiante.

Dicas para aumentar a autoconfiança

Ser autoconfiante é reconhecer claramente o seu valor pessoal. Confira abaixo algumas dicas poderosas para fortalecer sua autoconfiança:

Ressignifique, Honre e Respeite

A falta de autoconfiança geralmente é desencadeada por algum trauma ou situação constrangedora por qual o indivíduo passou em determinado momento de sua vida, no qual gerou e estabeleceu uma crença limitante a respeito de si.

O primeiro passo para potencializar sua autoconfiança, portanto,  é a ressignificação: dar a estes fatos um novo sentido. Para isso, é preciso honrar e respeitar sua própria história, apreciando os momentos positivos e agregando aprendizado das situações negativas ocorridas no passado.

Promova o Autoconhecimento na sua vida

O autoconhecimento é fundamental a fim de proporcionar, para a vida de qualquer pessoa, um profundo desenvolvimento pessoal e profissional.

Isso porque, é através dele que somos capazes de identificar, verdadeiramente, quais são os nossos pontos fortes e fracos. Desenvolvê-los será uma atitude de extrema valia no que diz respeito à busca pela excelência.

E essa excelência e proficiência conquistada, no desenvolvimento de suas habilidades, bem como no sentido de propósito que o autoconhecimento lhe garante, que é possível tornar-se cada vez mais confiante.  

Não faça comparações

Ao longo de sua história, você adquiriu uma bagagem que levou à construção de suas particularidades, bem como sua essência, identidade, defeitos e qualidades. São essas características que te tornam um ser insubstituível e incomparável.  Você não é melhor nem pior que alguém, apenas único e, portanto, extremamente valioso.

Acredite em você

Seu poder de realização é imensurável, pois todo ser humano possui um potencial infinito. Basta, apenas, saber como identificá-lo e desfrutá-lo.  Dedique cinco minutos do dia para você: se conecte com seu “eu” mais íntimo, reflita, se perceba, se autoconheça. Esta prática te permitirá obter maior controle sobre si mesmo.

Seja criterioso com suas relações

Tenha relacionamentos saudáveis: mantenha apenas aquelas pessoas que te fazem bem, que te aceitam e te respeitam, que são agregadoras e construtivas. Priorize sempre estar em boas companhias.

Respeite-se

Quando você toma consciência de seu valor, suas crenças, hábitos e escolhas se tornam mais saudáveis e favoráveis para seu crescimento. Você passa a permitir que faça parte de sua vida apenas aquilo que deseja, que te torna melhor, mais forte e confiante, compreendendo seus limites e suas vontades. Isto é amor e respeito próprio.

Aprecie-se!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.

Imagem: Por Gajus

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010