Conhece o teste do espelho? Saiba como é feito e suas vantagens

Teste do Espelho Vantagens do Teste do Espelho

 

Como você enxerga a si mesmo? Já refletiu seriamente a respeito dessa importante questão de autoavaliação? Quem projeta para si uma imagem distorcida, pode acabar soterrando um grande potencial. Não identificar assertivamente as suas qualidades e responsabilidades faz com que deixe boas oportunidades passarem. O teste do espelho pode te ajudar a compreender melhor quem é a pessoa que olha de volta do reflexo.

Origem do teste do espelho

Alguns programas de desenvolvimento pessoal utilizam um sistema de autoavaliação embasado no reconhecimento de atitudes, qualidades e responsabilidades, com o objetivo de potencializar o autoconhecimento. Essa metodologia tem como base o teste do espelho desenvolvido por Gordon Gallup Jr., em 1970, que, por sua vez, é baseado em observações feitas por Charles Darwin.

Darwin realizou um teste levando um espelho até um zoológico para observar as reações de um orangotango ao se deparar com seu próprio reflexo. O primata esboçava diferentes expressões faciais enquanto olhava para si mesmo no espelho. Para o naturalista, a experiência foi inconclusiva, pois o orangotango poderia estar reagindo à presença do que acreditava ser outro macaco ou a compreensão de se tratar seu próprio reflexo.

Atualmente, os orangotangos, além de outros grandes primatas (como bonobos, gorilas e chimpanzés), golfinhos, elefantes, suínos, pegas e orcas estão inclusos no grupo dos animais com a capacidade cognitiva de se reconhecer diante de um espelho. Uma curiosidade é que bebês humanos de até cerca de 18 meses de idade não possuem essa mesma capacidade.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como o teste do espelho de Darwin pode nos ajudar no autoconhecimento?

No âmbito científico de investigação da capacidade cognitiva de animais, o teste do espelho de Darwin se mostra absolutamente válido. No tocante à investigação do autoconhecimento humano, esse teste ganha ares mais subjetivos, no sentido de compreender o quanto a pessoa no centro da questão consegue identificar suas qualidades e características com clareza.

Um indivíduo que não consegue ter uma visão condizente com a realidade de si mesmo, dificilmente poderá crescer pessoal e profissionalmente. Engrandecer ou diminuir a si causa uma série de problemas sérios, que levam à perda do controle sobre a própria vida. Ao conseguir se ver com suas qualidades e pontos a melhorar, o indivíduo tem mais chances de desenvolver um planejamento coerente para resolver os mais intrincados problemas.

Quais são os objetivos do teste do espelho?

A ideia central desse teste de autoconhecimento é enxergar quem você é e o que você faz. Afinal, não há outra forma de estabelecer uma relação mais saudável consigo mesmo do que por meio dessa descoberta profunda. Muitas pessoas que possuem grande potencial permanecem estagnadas ou em uma situação de desperdício de talento porque não conseguem olhar para si com transparência. O objetivo do teste do espelho é que um indivíduo consiga aprender tudo a seu respeito e compreender que é o único responsável por seu sucesso ou insucesso.

Como é feito o teste do espelho?

A seguir, vou apresentar as etapas de reflexão propostas por um teste do espelho com foco no autoconhecimento. Veja cada tópico e entenda como cada um deles é especialmente importante para que se torne mais centrado em resolver questões que fazem parte da sua individualidade.

Consciência própria: o primeiro ponto a ser trabalhado pelo teste do espelho diz respeito a conhecer melhor a si mesmo. Antes de direcionar o seu foco para qualquer indivíduo ou questão externa, é necessário entender que se deve aprender tudo o que for possível sobre você mesmo.

Autoimagem: tendo autoconhecimento profundo, chega o momento de criar uma autoimagem forte, pois você é a primeira pessoa com quem deve se dar bem. Quem não olha para si mesmo com carinho e compreensão, não encontrará esse alento nos outros. Sabe aquela velha máxima que diz que somente poderá ser amado por outro aquele que ama a si mesmo? Saiba que ela está totalmente certa, pessoas que têm problemas para aceitar quem são e aquilo que fazem, não conseguem se desenvolver.

Autocrítica: tão importante quanto se conhecer e se amar é saber reconhecer os seus erros e falhas. Ninguém é perfeito e, dessa forma, sempre tem algum ponto que pode ser potencialmente melhorado. Lembre-se que a primeira pessoa que te cria problemas é você mesmo, então, por que não repassar os desafios pelas quais vem passando para encontrar os pontos que demandam melhoria?

Desenvolvimento pessoal: Muitos perdem muito tempo tentando mudar aqueles que estão à sua volta, sem se dar conta de que, na verdade, a única pessoa que podem transformar é si mesmo. O mais curioso é que, em boa parte das situações, mudar a sua configuração como indivíduo já resolve todo o universo de problemas que está ao redor. Conseguir avaliar tudo o que precisa ser mudado em você mesmo para se tornar alguém melhor é crucial para o seu desenvolvimento pessoal.

Responsabilidade: por fim, o teste do espelho leva o indivíduo a refletir sobre a responsabilidade que possui sobre a gestão e direcionamento da sua vida. A única pessoa que pode mudar seu rumo é você mesmo, até quando terceiros influenciam o seu destino o fazem porque permite. Não se pode terceirizar a responsabilidade por tudo aquilo que foi cultivado ao longo de sua trajetória. Ter e reconhecer a sua responsabilidade faz toda a diferença para o seu sucesso.

O teste do espelho na prática

O teste do espelho de autoconhecimento na prática envolve pensar em cada um desses tópicos, avaliando como o indivíduo vem se saindo. O ideal é fazer uma lista dos pontos fortes e daqueles que precisam ser aperfeiçoados em todos os âmbitos citados acima, estabelecendo um planejamento de como melhorar para se tornar uma pessoa mais completa e preparada. Atribuir a si mesmo a responsabilidade por gerir seu destino é a única forma de crescer e se consolidar.

Quais são as vantagens do teste do espelho?

Agora que você já sabe quais são os tópicos abordados por esse teste focado em autoconhecimento, vai gostar de saber mais sobre as suas vantagens. Descubra por que fazê-lo e torne um hábito realizar essa autoavaliação tão poderosa.

Reconhecimento de seus próprios potenciais

O objetivo central do teste do espelho é promover o reconhecimento dos seus potenciais mais íntimos e que podem estar escondidos sob uma armadura de inseguranças. As dificuldades do dia a dia fazem com que as pessoas deixem de ver em si mesmas as suas qualidades de maior destaque. Ao fazer essa análise do seu reflexo interior mais íntimo, o indivíduo descobre e/ou volta a enxergar algo que pode ser decisivo para o seu crescimento pessoal.

Desenvolvimento de autocrítica

A era digital trouxe grandes benefícios para a nossa vida cotidiana, no entanto, também contribuiu para o desenvolvimento de um acentuado egocentrismo. Cada vez mais as pessoas desejam ser a imagem da perfeição que criaram de si mesmas na web. O exercício de análise proposto pelo teste do espelho faz com que se mergulhe mais fundo no seu universo pessoal, conseguindo realizar uma autocrítica mais fundamentada. Reconhecer os seus pontos a melhorar e as crenças limitantes que carrega é o primeiro passo para mudar a sua atitude em relação à vida e, assim, ter melhores resultados.

Atribuição de responsabilidade

Pessoas que jogam a responsabilidade de seus erros e problemas em terceiros não conseguirão ter uma vida plena, pois não farão o exercício de autoconhecimento e nem saberão como mudar. O teste do espelho propõe olhar para si mesmo com mais carinho e acolhimento, mas também de forma mais madura, compreendendo que a responsabilidade por tudo de bom e de ruim é da pessoa que está projetando o reflexo.

Uma dica válida é toda vez que você pensar sobre como vive uma situação injusta devido a uma atitude de um terceiro, fazer o exercício de reconhecer sua contribuição para o cenário tal qual ele se apresenta. Será que tudo de ruim é realmente causado por outra pessoa?

Tempo para si

Fazer o teste do espelho implica dedicar um tempo somente para si mesmo. Algumas pessoas são tão ocupadas e passam tanto tempo em função dos outros que não conseguem nem ao menos parar para refletir sobre suas vidas. Poder dedicar-se a olhar para o seu interior sem se preocupar com outras pessoas é um verdadeiro presente e ajuda a visualizar questões que estavam tão camufladas que não viriam à tona de outra maneira.

Foque em melhorar sempre

Fazer o teste do espelho com frequência é uma maneira de incutir a ideia de melhoria contínua em seu cotidiano. Mantenha a sua lista de pontos a melhorar sempre à sua vista para se lembrar do que tem potencial para te transformar em alguém melhor. Aceitar que precisa mudar pode não ser nada fácil, contudo, se mostra fundamental em muitos casos.

Tenha em sua mente a ideia de que todo mundo comete erros e precisa repensar algumas atitudes de tempos em tempos para ser mais feliz. Se você sente que não conhece a si mesmo, pode estar precisando realizar exercícios como o teste do espelho, a fim de fortalecer sua conexão interna.

Gostou de saber mais sobre o teste do espelho? Já fez algum exercício parecido? Conte-me no espaço para comentários abaixo!

Copyright: 1102322792 – https://www.shutterstock.com/pt/g/blocberry

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010