Dicas de como alcançar seu crescimento pessoal e profissional

 

Homem ao lado de um gráfico corporativo de plano de crescimento futuro

Confira 10 dicas para alcançar o crescimento pessoal e profissional.

A busca pelo crescimento pessoal e profissional é o que dá sentido para a vida de muitas pessoas. Trata-se de uma jornada em busca de aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas ferramentas para ser bem-sucedido nos dois âmbitos. No entanto, nem todo mundo tem o caminho dessa jornada tão facilmente traçado diante de si.

Se você enfrenta dúvidas a esse respeito, recomendamos que continue a leitura e confira as dicas a seguir.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Crescimento pessoal e profissional: o que é?

O crescimento pessoal e profissional se baseia tanto nas experiências que adquirimos ao longo do tempo quanto no que ainda está por vir. Ao longo desse caminho, é natural enfrentar desafios que, aparentemente, desaceleram o desenvolvimento. Porém, em certo momento, você compreende que são essas dificuldades que estão promovendo sua evolução como pessoa e profissional.

O crescimento pessoal refere-se à busca do indivíduo por ser alguém melhor, um amigo melhor, um cônjuge melhor e um familiar melhor. Já o crescimento profissional está ligado à busca por promoções e posições de destaque no mercado de trabalho. Para ser bem-sucedido nos dois âmbitos é imprescindível investir no desenvolvimento de suas habilidades e autoconhecimento.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho pessoal e profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Dicas para alcançar o crescimento pessoal e profissional

Para progredir constantemente em sua vida, anote algumas dicas para evitar e superar barreiras que atrapalham seu desenvolvimento pessoal e profissional.

1. Seja resiliente

Resiliência é a palavra-chave para quem deseja alcançar o crescimento pessoal e profissional. Saber lidar com situações adversas é fundamental para superar os desafios que surgirão em seu caminho. As situações difíceis irão se apresentar em seu dia a dia, é preciso ter força para enfrentá-las e se reposicionar.

Você já se viu diante da necessidade de desistir de algum projeto pessoal ou profissional por falta de tempo ou conhecimento? Saiba que não está sozinho, muitas pessoas passam por isso todos os dias.

No entanto, é importante mudar esse registro e entender que falhas são oportunidades de repensar pontos frágeis, aquilo que precisa ser melhorado. Resiliência é a capacidade de se adaptar a diferentes cenários sem deixar que as mudanças te tirem do eixo.

2. Não leve as críticas para o lado pessoal

Quer crescer tanto no âmbito pessoal quanto no profissional? Então aprenda a não levar as críticas para o lado pessoal. Quando alguém critica algo que você fez é importante ouvir com atenção para identificar como essa visão pode contribuir para sua melhora. O mundo é formado por pessoas com visões e opiniões diferentes das suas. Logo, é natural que suas ações não agradem a todos sempre.

A questão é saber ouvir filtrando aquilo que é construtivo e realmente faz sentido para melhorar seus resultados. O indivíduo que está em sua jornada de crescimento deve saber como identificar aquilo que é válido para obter melhores resultados. Claro que haverá alguns tópicos que terão maior relação com as expectativas que os outros têm de você.

3. Trabalhe a relação entre crescimento pessoal e profissional

O crescimento pessoal se reflete de alguma forma no crescimento profissional e vice-versa. Quando você está empenhado em se tornar um ser humano melhor, tende a ser um profissional mais empático e colaborativo. É importante compreender e trabalhar a ideia de que vida pessoal e profissional estão ligadas através de questões emocionais e comportamentos.

Inclusive, é importante dizer que muitas empresas já observam com atenção especial as competências socioemocionais dos futuros colaboradores. Habilidades de relacionamento pessoal são importantes para o crescimento na carreira. A inteligência emocional é crucial tanto para o seu crescimento pessoal quanto profissional.

Estar no controle de suas emoções e evitar que sentimentos ruins se tornem comportamentos inadequados é essencial. Trabalhe no desenvolvimento das chamadas soft-skills, ou seja, habilidades como criatividade, empatia, boa comunicação e capacidade de liderança.

4. Trabalhe seus pontos fortes e os de desenvolvimento

Para alcançar o crescimento pessoal e profissional é necessário trabalhar seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos nos dois âmbitos. O primeiro passo é se dedicar a olhar para si mesmo, melhorando seu autoconhecimento. Em seguida, faça uma lista com seus pontos fracos (aqueles que te impedem de crescer) e os fortes (os que te estimulam) no âmbito pessoal e profissional.

Prossiga pensando em formas de potencializar os pontos fortes e reduzir o impacto dos pontos fracos. O ideal é escrever tudo no papel, pois ao escrever você tira no mundo das ideias e traz para o real. Trace planos para melhorar os resultados que esses pontos te oferecem sem se esquecer de que não precisa fazer tudo de uma hora para outra.

5. Tenha bons hábitos

De acordo com Charles Duhigg, autor do best seller “O Poder do Hábito”, em torno de 40% de nossas ações do dia a dia são automáticas. Isso quer dizer que cultivando bons hábitos é possível tornar as coisas boas automáticas em nossa vida. Todos os dias você acorda e escova os dentes, essa é uma sequência automática, pois se tornaram hábitos.

Especialistas dizem que atividades cotidianas passam a ser um hábito após 21 dias. Dessa forma, com persistência é possível transformar seus desejos de hábitos melhores em realidade. Contudo, você precisa ter disciplina para que isso aconteça.

6. Inspire-se

Parte da busca por crescimento pessoal e profissional diz respeito a se inspirar em outras pessoas. Quais são os objetivos que você deseja alcançar em cada âmbito? Como fará para ser bem-sucedido em cada um? Uma forma de se sentir mais preparado para essas realizações é aprender a se inspirar.

Leia mais sobre pessoas que trilharam caminhos semelhantes àquele que deseja para encontrar dicas. Aprenda a olhar também para o seu entorno, pois seus colegas podem ter histórias similares à sua. Trocar experiências e conversar com eles pode significar insights inimagináveis sem esses intercâmbios.

7. Invista na sua formação

Atualizar-se sempre é muito importante para manter o cérebro em constante evolução e para não ser um profissional defasado em um mercado competitivo. Estude sempre e adquira conhecimento, aprimorando constantemente sua capacidade comunicativa, de raciocínio e de memória.

8. Mantenha o foco

Uma vez determinado o lugar que deseja estar e o plano para chegar lá, se torna essencial focar na realização das atividades planejadas. Diante de qualquer fortuito, muitas pessoas desistem de seus objetivos e nem sequer tentam dar a volta por cima. Estar focado nos objetivos implica em ser resiliente, conseguir reagir às adversidades e seguir com o planejado.

9. Tenha iniciativa

Para alcançar as sonhadas conquistas, é necessário empreender esforços, tempo e dedicação. Não espere alguém lhe entregar tudo de “mão beijada”, corra atrás dos feitos necessários para alcançar aquilo que é importante para você. Afinal, se você não o fizer, quem fará?

10. Estabeleça metas

Para fechar esta lista de dicas para alcançar seu crescimento pessoal e profissional é importante citar o estabelecimento de dicas. Contudo, tenha em mente que devem ser metas realistas. Defina qual é a sua grande meta e quais são os objetivos que precisa cumprir para chegar ao resultado desejado.

Isso vale tanto para a sua vida pessoal quanto a profissional, afinal, organizar a viagem dos sonhos demanda planejamento, assim como conquistar uma promoção. Ter planos é o que permite se concentrar no objetivo de crescer.

Aplique essas dicas em sua vida pessoal e profissional e alcance o crescimento! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a motivação adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds