As diferenças entre personalidade e comportamento

personalidade e comportamento

Diferenças entre personalidade e comportamento

 

Você já parou para pensar nos diferentes tipos de pessoas e comportamentos espalhados pelo mundo? Nas diversas formas que os indivíduos reagem perante as circunstâncias da vida? Nos variados costumes, valores, maneiras de agir e pensar? Que todos os indivíduos sofrem influência do meio em que vivem e isso faz com que a sua personalidade e comportamentos sejam altamente moldados?

Mas afinal, como explicar tudo isso? A resposta pode estar na personalidade e no comportamento humano.

Para explicar e tentar responder algumas destas perguntas, é necessário nos atentarmos para a variáveis relacionadas à personalidade e ao comportamento humano, que fazem com que ajamos de determinada forma em detrimento de outras.

Assim, hoje vamos tratar deste tema, que desperta bastante a curiosidade das pessoas. Por isso, convido você a me acompanhar nesta leitura e desvendar alguns mistérios da mente humana, por meio deste conteúdo.

Mas antes, tenho outro convite para lhe fazer: que tal conhecer-se um pouco mais através do Teste de Perfil Comportamental do Bichos criado pelo IBC para ajudar você a entender suas maiores potencialidades?

Clique aqui e Faça agora mesmo o teste!

Conceito de Personalidade

A personalidade de uma pessoa é formada, nada mais nada menos, por suas características individuais, forma de agir, pensar, sentir, valores morais, traços emocionais, julgamentos, entre outros aspectos. Esse conjunto de elementos por sua vez, torna o indivíduo um ser único e complexo perante o contexto em que vive.

A formação da personalidade ocorre de forma gradual durante a vida. Tudo tem início na infância, quando a pessoa tem os primeiros contatos com o ambiente familiar, sua casa e a escola, depois disso, o processo nunca tem fim, visto que o ser humano entra em contato com diferentes meios durante a sua trajetória, como; roda de amigos, faculdade e trabalho, por exemplo. Nesse sentido, é possível afirmar que a nossa personalidade é formada por características genéticas, o meio ao qual estamos inseridos e as nossas experiências ao longo da vida.  

Outro aspecto muito importante para a formação da personalidade de qualquer pessoa é o autoconhecimento. Uma vez que desenvolvemos tal habilidade, somos capazes de entender nossas características individuais, nossos pontos de melhoria, limitações, medos e anseios, bem como potencializar competências, nossa inteligência emocional e construir a nossa própria individualidade.

Portanto, é possível afirmar que, por conta da herança hereditária, do meio em que vive, as experiências pessoais e a maneira como a pessoa se conhece, existem diferentes tipos de personalidade espalhados mundo afora. Por exemplo, um indivíduo pode ser tímido, um pode ser extrovertido, outro autoconfiante, tudo vai depender da formação pela qual sua personalidade é submetida.

Para que você desenvolva ainda mais o seu autoconhecimento, algumas ferramentas podem te ajudar, como Teste de Perfil Comportamental dos Bichos, que você pode fazer agora mesmo, clicando aqui!

Conceito de Comportamento

Já o comportamento, diz respeito à maneira como a pessoa se comporta e reage perante o meio em que vive, diante de uma situação e dos estímulos recebidos. Explicando melhor: o ser humano é um ser sociável, isso quer dizer que convivemos com diferentes pessoas, em diferentes ambientes e cada um deles gera um comportamento (positivo ou negativo) em nós.

As normas pelas quais somos submetidos durante a vida, como por exemplo, quando paramos na faixa de pedestre para alguém atravessar a rua e a ética que difere o que é certo ou errado fazermos, também são capazes de incentivar determinado comportamento. O mesmo ocorre com a necessidade de nos sentirmos aceitos.

Tudo isso nos proporciona diferentes experiências ao longo da vida, o que é correto dizer que nosso comportamento é capaz de se modificar ao longo da nossa trajetória. Tal fato ocorre, pois, sabemos que o comportamento é formado pelas nossas percepções vividas, mas sabemos também, que a nossa interpretação em relação a uma situação pode ser diferente em determinada época da nossa vida, resultando assim, em um comportamento que talvez não existia anteriormente e possa não mais existir no futuro.

Nossos comportamentos, por vezes, dependendo da situação à qual estamos sendo submetidos, podem nos ajudar, mas também podem acabar nos prejudicando, seja no âmbito pessoal, ou no profissional. Assim, é importante termos ciência das ações e atitudes que estão nos elevando, para que possamos fortalecê-las, e das que não estão contribuindo tanto, pois dessa maneira temos a possibilidade de fazer as correções necessárias ao longo da vida.

Diante disso, é importante contar com ferramentas, como o Teste de Perfil Comportamental dos Bichos, que te ajudam a descobrir quais são suas maiores potencialidades e também seus pontos de melhoria.

Aproveite e faça o teste agora mesmo clicando aqui!

Diferença entre Personalidade e Comportamento

Agora que você entendeu cada um dos conceitos, é possível dizer que o conjunto de características da personalidade de uma pessoa, ou seja, seus sentimentos, medos, expectativas, projetos, anseios e decisões, é capaz de gerar determinadas respostas e comportamentos, ou seja, a nossa personalidade é capaz de explicar nossos comportamentos, pois eles nada mais são, do que a exteriorização da mesma.

Outra questão que difere os dois é o fato de que a personalidade diz respeito a nossa individualidade, às nossas características próprias e possui uma dinâmica que só nós somos capazes de entender. Já o comportamento pode ser padronizado, copiado, repassado de pessoa para pessoa, sofrer influência interna ou externa e em determinadas situações, o ser humano pode se comportar de uma maneira que coloque a sua personalidade e valores em conflito.

Como os dois conceitos se influenciam

É errôneo dizer que uma personalidade é certa e outra errada, mas podemos sim afirmar que determinadas características da personalidade humana são provenientes do que a pessoa constrói durante a sua vida. Nesse sentido, é completamente normal desenvolvermos, adaptarmos e aperfeiçoarmos a nossa personalidade caso necessário.

Este fato nos evidencia que quando isso não ocorre, ou seja, quando uma pessoa se torna inflexível em relação ao meio, às pessoas e às circunstâncias pelas quais ela vive, aí sim temos um problema. Se um indivíduo é incapaz de adaptar sua personalidade caso necessário, isso resulta em pressão física e psicológica, transtornos emocionais, queda na qualidade de vida, pensamentos negativos, problemas de relacionamento, oscilação de humor e mudanças repentinas e sem explicação de comportamentos.

Isso acontece, pois é necessário que, em determinadas situações, sejamos um pouco mais maleáveis e resilientes, para que possamos lidar com as circunstâncias que estão fora de nosso controle, principalmente. É neste momento que a vida vai exigir que sejamos mais pacientes, que tenhamos mais tranquilidade, para que dessa maneira, possamos seguir adiante sem grandes sofrimentos e sem desenvolver nenhum dos transtornos citados acima.

Por isso, é fundamental se conhecer melhor, desenvolvendo e potencializando o autoconhecimento, pois, em situações de frustrações ou falhas, são os nossos recursos internos que vão nos ajudar a ter a autoconfiança necessária para seguirmos em frente, sem ceder para a pressão que os obstáculos da vida impõem sobre nós.

Entenda seu Perfil Comportamental

Você percebeu que ao longo de todo o texto eu compartilhei com você uma ferramenta altamente poderosa para o desenvolvimento de seu autoconhecimento, não é mesmo?! Agora, chegou o momento de conhecermos um pouco mais o Teste de Perfil Comportamental dos Bichos, que vai contribuir para o seu crescimento, enquanto indivíduo e profissional.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC desenvolveu um teste de perfil comportamental que tem como foco, identificar, a partir do comportamento, como o próprio nome já diz, valores, habilidades, pontos de melhoria, preferências das pessoas, bem como qual parte do nosso cérebro é dominante. A partir daí, são elaborados quatro perfis comportamentais: o idealizador, o comunicador, o organizador e o executor, perfis esses que separamos metaforicamente por meio de animais. Conheça cada um a seguir:

Águia – idealizador

Por ser um animal capaz de ter uma visão do todo, a águia representa o indivíduo aberto a mudanças, inovação, novas ideias e que pensa no futuro, sempre contribuindo com soluções criativas em todos os ambientes pelos quais têm o costume de transitar.

Gato – comunicador

Uma pessoa que possui o perfil gato é comunicativa, se dá bem com os demais e tem a habilidade de influenciar positivamente o ambiente ao qual está inserida. Trata-se de um indivíduo que dá grande valor no fazer coletivo, priorizando mais os interesses do grupo como um todo do que os individuais.

Lobo – organizador

Ao realizar uma tarefa, uma pessoa com o perfil predominantemente lobo faz tudo de forma organizada, estratégica e bem pensada, o que a torna um ser responsável e que cumpre com seus compromissos.

Tubarão – executor

O indivíduo de perfil tubarão é muito focado em resultados e, por conta disso, possui iniciativa, ação e precisão ao realizar suas tarefas, além de ter facilidade para romper com as suas limitações constantemente.

Agora que você aprofundou um pouco mais seus conhecimentos sobre o Teste, experimente conhecer-se um pouco mais e saiba agora mesmo em qual destes quatro perfis você se encaixa.

Teste de Perfil Comportamental dos Bichos – Faça agora!

Coaching como ferramenta para desenvolver o autoconhecimento

Além do Teste dos Bichos, aqui no IBC você tem também a oportunidade de desenvolver o seu potencial infinito, bem como o seu autoconhecimento, através do Professional & Self Coaching – PSC.

Estou falando da formação em Coaching mais completa e moderna do país, desenvolvida e aprimorada constantemente, para oferecer a você a oportunidade de se conhecer melhor, de saber quais são seus pontos fortes, aqueles que estão lhe ajudando a crescer e a ter comportamentos edificantes; saber mais sobre seus pontos de melhoria, que são aqueles que podem estar prejudicando de alguma forma a sua evolução, tanto pessoal quanto profissional.

Através do curso, você vai ter acesso a técnicas e ferramentas, de diversas áreas do conhecimento, que possuem eficácia comprovada, e que vão lhe ajudar não só a se aprimorar no âmbito pessoal, mas também no profissional, desenvolvendo a sua liderança, suas melhores capacidades e habilidades, fundamentais para elaborar as metas e objetivos que vão lhe conduzir a resultados extraordinários.

Com isso, você terá as condições necessárias para tomar decisões em sua vida de maneira ainda mais assertiva, uma vez que terá conhecimento sobre si mesmo, bem como sobre suas emoções e sentimentos. Além disso, vai entender um pouco mais sobre sua própria personalidade e também sobre seus comportamentos, tanto os que lhe ajudam a crescer, quanto aqueles que estão sendo mais sabotadores.

Assim, a partir do momento que você identifica o seu perfil, através das técnicas e ferramentas do Coaching, você é capaz de compreender suas características, crenças limitantes, aquilo que você precisa desenvolver, bem como hábitos e condutas que estão impedindo de evoluir como pessoa.

Por isso, é essencial que você permita-se ir além e conheça o PSC agora mesmo!

Eu costumo dizer, que “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. Digo isso, pois acredito que a chave para o nosso próprio desenvolvimento, crescimento e evolução, estão nos recursos internos que carregamos e que muitas vezes desconhecemos. Por isso, ao longo deste conteúdo fiz tanta questão de abordar e falar sobre a importância do autoconhecimento, de conhecer o seu perfil, a sua personalidade mais de perto e os comportamentos positivos e negativos que fazem parte da sua vida, para que assim, você tenha em suas mãos as ferramentas capazes de transformar a sua realidade de uma maneira que você nunca experimentou antes.

Comece agora mesmo, seja por meio do Teste dos Bichos ou do PSC, pois o importante na vida é simplesmente dar o primeiro passo para que as mudanças que tanto esperamos aconteçam.  

Agora, se fizer sentido para você, deixe o seu comentário me contando sobre a sua experiência ao ler este conteúdo, o que você achou, se gostou ou não, sobre as formas que você utiliza para se conhecer melhor todos os dias e assim por diante.

Lembre-se também de compartilhar em suas redes sociais este artigo, para que seus amigos também tenham a oportunidade de saber mais sobre as diferenças existentes entre personalidade e comportamento.  

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright – 600669272 Marta Design – https://www.shutterstock.com/pt/g/martadesign

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010