Falta de paciência: um comportamento negativo em qualquer situação

Falta de Paciência

Conheça as principais características de pessoas impacientes e saiba como lidar com esse tipo de comportamento.

 

Hoje em dia é comum ouvir muitas pessoas reclamando da falta de tempo. As horas do dia de muita gente são preenchidas com tantas tarefas que está cada vez mais difícil gerenciar tudo com produtividade. Um dos aspectos negativos desse cenário é o desenvolvimento da falta de paciência constante. É normal ficar impaciente e reclamar um vez ou outra, mas quando isso se torna problemático quando é regular. Continue lendo o artigo para saber mais!

De onde vem a impaciência

Existem alguns fatos que podem contribuir para a construção da sua impaciência. Confira alguns deles abaixo:

  • Privação de sono por motivos profissionais ou pessoais;
  • Insônia por questões de saúde;
  • Alimentação feita sem regularidade e sem balanceamento;
  • Incômodo por conta de problemas externos;
  • Frustrações pessoais ou profissionais.

Imagine um profissional que trabalha fora de casa e que deve acordar 3 horas antes do horário de início na empresa, pois tem que pegar dois ônibus e mais um metrô. E, após as 8 horas de labuta, ele deve fazer as mesmas 3 horas de volta para casa. Agora imagine uma mulher ou um homem que, mesmo depois de todo esse percurso, ainda tem que cuidar de filhos ou dos pais mais velhos quando chega em casa. Esses foram só exemplos, é essencial lembrar que cada um vive tem que lidar com dificuldades diferentes todos os dias. Por isso, não podemos julgar as pessoas.

Do mesmo modo que é importante lembrar que, mesmo com todos os problemas do mundo nas costas, não é correto desconto nos outros com impaciência. O seu colega de trabalho não tem conexão com o seu cenário pessoal, por isso, você não pode ser mal educada com ele de alguma forma. E a impaciência pode demonstrar falta de educação. É só tomar cuidado com esses detalhes para tornar a convivência em sociedade mais tranquila.

Como identificar pessoas impacientes

Confira alguns itens que pode ajudar você a identificar as pessoas que estão impacientes constante ou seu redor. Acompanhe abaixo!

  • Em conversas ou discussões: é comum que, quem não costuma demonstrar muita paciência, fique irritado com facilidade quando está sendo contrariado em discussões. Isso faz com que o debate se torne cansativo e pode até chegar ao ponto de ser desrespeitoso.
  • Em filas: infelizmente a formação de filas é algo que todo o ser humano no mundo tem que lidar quase que diariamente. A fila de espera no consultório médico, a fila para comprar algo ou a fila para passar pela catraca do trem são só alguns exemplos. Os impacientes não gostam nadinha de filas e ficam reclamando o tempo, incomodando quem está por perto.  
  • No desenvolvimento de tarefas: é comum que esse perfil tenha dificuldade de realizar atividades que exijam mais tempo e concentração.

Conseguiu pensar em alguém que age de um dos modos acima perto de você? Você ainda pode ter percebido que você mesmo pode estar sendo muito impaciente ultimamente. Procure avaliar seu comportamento para não magoar ou incomodar quem está a sua volta.

Desvantagens da falta de paciência em altas doses

A falta de paciência pode ser demonstrada de diversos modos e também ter diversas consequências negativas. Selecionamos as principais, veja:

  • Hipertensão: Segundo um estudo da Escola Freinberg de Medicina da Universidade do Nordeste de Chicago, nos Estados Unidos, quem tem características como a impaciência e a hostilidade tem um risco 84% maior de sofrer hipertensão, se comprado com pessoas que são mais calmas no dia a dia.
  • Isolamento: é possível que algumas pessoas acabem se afastando de você por conta do seu jeito impaciente. Não é todo mundo que aguenta as dificuldades de lidar com a falta da paciência, pois ela geralmente vem acompanhada de estresse, irritação e até desrespeito.
  • Aumento de peso: de acordo com o estudo “Impaciência, incentivos e obesidade”, publicado no Economic Journal em 2015, quem é impaciente e tem acesso fácil a alimentos pode se sentir mais tentado a comer a toda hora e nem sempre esse alimento é saudável. Nesse caso, não há regularidade ou balanço de tipos de comida na alimentação, ocasionando no aumento de peso.
  • Sentimento de não realização: quando o caminho para se alcançar o objetivo é mais longo e complicado, quem não tem paciência acaba se frustrando. Com a somatória de frustrações, é possível essa pessoa desista de começar novos projetos, mudar a vida pessoal positivamente ou de dar uma guinada na carreira.
  • Envelhecimento antes da hora: um estudo publicado no Proceeding of the National Academy of Science mostra que há uma possível relação entre quem tem pouca paciência com o envelhecimento precoce. Isso acontece, pois os telômeros (que estão no DNA e que o protegem da degradação) são mais curtos em que tem esse tipo de personalidade.

5 modos de diminuir a falta de paciência

Leia 5 formas de tentar aumentar a paciência no dia a dia.

  1. Não fazer muitas coisas ao mesmo tempo: faça uma tarefa de cada vez, seja no trabalho ou fora dela. Afinal, não adianta pegar 10 atividades para si sem ter o tempo suficiente para resolver.
  2. Inicie uma rotina de exercícios físicos: ir a academia, fazer um esporte, fazer yoga, ou simplesmente caminhar são ótimas maneiras de oxigenar as ideias.
  3. Playlist da calma: faça uma lista de músicas que ajudam você a se acalmar em momentos ruins. Na chegada de um período difícil é só dar play para clarear suas opções de resolução.
  4. Balanço da vida pessoal e profissional: o equilíbrio entre todos os setores da vida é um desafio complicado, mas não é impossível de conseguir. Gerencie seu tempo e atividades do trabalho somente dentro do trabalho e faça o mesmo para o lado pessoal.  
  5. Comece o coaching: o método é uma poderosa ferramenta de transformação de vidas. Com o tempo, as sessões de coaching irão mudar sua percepção sobre a vida e sobre você mesmo. É o melhor jeito de se encontrar para conseguir evoluir em todo os setores da vida.  

O curso Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de aprender a se conhecer e entender quais são seus pontos positivos e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Empoderar ainda mais suas virtudes e diminuir ou transformar as características sabotadoras são caminhos ideais para se trilhar em busca do alto desempenho. Durante o curso, você irá aprender diversos assuntos, entre eles:

  • Autoconhecimento;
  • Auto Feedback;
  • Autodesenvolvimento;
  • Inteligência emocional;
  • Princípios da psicologia positiva;
  • Princípios da programação neurolinguística;
  • Gerenciamento saudável de atividades e de tempo;
  • Equilíbrio da vida profissional e pessoa.

Não perca mais tempo e invista em si mesmo para conferir os excelentes resultados em curto, médio e longo prazo.

Comente o que achou desse artigo abaixo!

 

Copyright: 1149359825 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010