Filho desobediente: onde está o problema?

Filho desobediente

Aprenda a lidar com filho desobediente e se aproxime mais dele.



Levante a mão quem é pai ou mãe e já teve de lidar com a desobediência do filho alguma vez? Questionar a autoridade dos pais faz parte do processo natural de educar uma criança ou um adolescente para que se tornem adultos responsáveis. No entanto é importante estabelecer limites para que essas situações não saiam do controle conforme o seu filho vai crescendo.

 

A tarefa está longe de ser fácil e requer, acima de tudo, muita dedicação por parte dos pais e, principalmente, paciência. É importante saber reagir positivamente às atitudes deles e impor limites que configuram uma relação de respeito entre pais e filhos. Para isso, é fundamental fazer com que a criança aprenda, desde cedo, a importância dos valores e do respeito.

 

Se, mesmo assim, a criança continuar desobedecendo e desrespeitando as suas regras, é possível inovar através de algumas mudanças de comportamento para que você se entenda com ele e tenha uma relação muito mais próxima e positiva.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

 

Como encontrar a solução

 

Uma criança desobediente ainda não aprendeu que deve respeitar os limites e acredita que todas as suas vontades devem ser atendidas. No entanto, é importante que os pais mostrem desde cedo que na vida existem regras e que, nem sempre, vamos conseguir fazer tudo o que desejamos. Isso faz parte do desenvolvimento da ética da criança e evita que ela tenha muitas decepções e frustrações no futuro.

 

É importante que os pais reconheçam a dificuldade, assumindo, muitas vezes que parte da desobediência é fruto do comportamento de tentar compensar a ausência ou tentativa frustrada de não querer que o pequeno sofra, e façam um mapeamento no que ela consiste. Mas antes de tudo, é preciso entender que a criança não vai deixar a desobediência de lado de um dia para o outro à base de castigos e broncas. Ela deve se espelhar nos pais, se sentir confiante, só assim você conquistará o respeito e o entendimento que leva à obediência.

 

Dicas para lidar com o filho desobediente e se aproximar dele

 

É importante lembrar que você é o adulto na casa, então é preciso manter a calma e a serenidade diante da criança desobediente. Saber como reagir à desobediência é o primeiro passo para que o seu filho deixe de apresentar esse tipo de comportamento. Tenha em mente que a ideia é sempre se aproximar da criança, estabelecendo uma relação de confiança e não o contrário. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a lidar com esse problema. Confira:

 

 

  • Seja um Espelho Positivo: como dissemos acima, o comportamento da criança reflete aquilo que ela aprende com os pais. A ideia aqui não é que você pense que a desobediência é culpa sua e que você é um péssimo pai ou uma péssima mãe, mas sim entender melhor a relação que tem com ele. Lembre-se que a vida é feita de erros e acertos e é falhando que aprendemos.

 

 

Para ser um espelho positivo, é necessário agir de forma contrária à desobediência no dia a dia. Quanto mais o ambiente em que a criança vive for pacífico e tranquilo, menos propenso a brigas e discussões, mais o seu filho se sentirá seguro e entenderá e respeitará as regras.

 

 

  • Converse com a criança: a desobediência é o ato de subverter uma regra que, no caso, foi imposta por você. Nesse sentido, procure manter um diálogo aberto com o seu filho, para que ele se sinta confortável em dizer algo que pensa ou queira fazer, mas que vá contra as regras que impôs. Assim, será possível rever a sua decisão ou mostrar para ele a razão pela qual não deve fazer isso.

 

 

 

  • Entenda e ouça a criança: com a correria e o estresse do dia a dia, muitos pais acabam se esquecendo do quanto é importante ouvir o que os filhos têm a dizer. É fundamental encontrar tempo, criar uma rotina em que você e seu filho possam trocar experiências e falar sobre o que estão sentindo.  Independente do assunto tratado, isso irá ajudar na aproximação de vocês cada vez mais, fazendo com que ele sinta confiança e estabelecendo uma relação mais positiva entre vocês.

 

 

 

  • Aceite que falhas podem acontecer: por mais que se esforce para ser o melhor pai ou a melhor mãe do mundo, é necessário aceitar que falhas podem acontecer, tanto do seu lado quanto do dele. Nesses casos, chame-o para conversar, peça desculpas e, principalmente, se perdoe. Essa atitude vai fazer com que você se sinta melhor e que o relacionamento com o seu pequeno seja fortalecido, uma vez que você, estará ensinando a ele através do exemplo que se deve sempre pedir perdão quando falhar, pois esse é um sinal de maturidade e evolução.

 

 

Lembre-se de que o amor sempre é um excelente mediador de conflitos e melhor conselheiro em relação à educação dos seus filhos. É amando que se ensina sobre tudo na vida, incluindo limites. Assim, você se tornará uma eterna fonte de inspiração e bons conselhos para o seu filho, deixando claro que ele sempre pode recorrer à família quando tiver algum problema. Lembre-se: quanto mais próximo estiver dele, melhor será a relação de vocês e menor serão os casos de desobediência.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

 

Se depois de tudo isso, seu filho continuar desobediente, é importante buscar ajuda profissional para que tanto você quanto a criança possam entender e lidar com o que está acontecendo. Nesse contexto, a metodologia de coaching pode lhe auxiliar. Através de ferramentas e técnicas da mais moderna vertente de desenvolvimento humano, você será capaz de fazer uma análise comportamental mais completa para o seu filho e vai ter recursos para ajudá-lo a entender a necessidade de estabelecer relações de respeito, a importância de seguir regras e de falar sobre os sentimentos.

 

Gostaria de entender mais como o coaching pode lhe ajudar? No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) você encontrará uma série de cursos, materiais e ajuda profissional para lidar com casos de desobediência e criação dos filhos. Navegue pelo site e confira.

 

Se tiver dúvidas é só entrar em contato conosco. Pode ser até pelos comentários desse artigo! Aproveite para contar se já teve de lidar com as desobediências de seus filhos e como lidou com a situação?

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 604049261 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010