A Importância de Cuidar da Imagem Pessoal no Ambiente de Trabalho

Homem arrumando gravata Veja dicas de como cuidar da imagem no ambiente profissional


}Existe uma famosa frase que diz: “a primeira impressão é a que fica” e tenho certeza que você já a ouviu bastante não é mesmo?! Geralmente, quando a utilizamos, estamos querendo nos referir à imagem de alguém, o que ela diz e faz quando chega em algum lugar pela primeira vez. 

Por mais que queiramos acreditar no contrário, este primeiro contato é crucial em quaisquer ambientes pelos quais transitemos, principalmente no que tange ao ambiente profissional, pois, de início, ele determinará a imagem que líderes, gestores e colegas terão de nós.

Por isso é essencial entender a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho, para que assim seja possível alcançar resultados extraordinários individuais e coletivamente. 

Acompanhe-me nesta leitura e veja quais técnicas e ferramentas você pode utilizar para trabalhar cada vez melhor a sua imagem no ambiente de trabalho. 

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Por que é importante cuidar da imagem pessoal no trabalho?

A importância de se manter um cuidado com a nossa imagem pessoal está no fato de que ela tem o poder de transmitir às pessoas que nos rodeiam credibilidade e confiança. Com isso, temos a oportunidade de atuar e de mostrar que podemos contribuir, tanto com nossos colegas de trabalho, quanto com a empresa de uma forma geral, para o alcance de resultados extraordinários. 

Assim, quando falo em imagem pessoal no trabalho, não estou me referindo apenas à aparência física ou ao cuidado com a forma de se vestir, mas também com o jeito de ser, com comportamentos, atitudes, ações, com nossos hábitos, postura ética, com os conhecimentos que demonstramos ter, com as nossas habilidades e competências, entre diversos outros pontos, essenciais para que tenhamos uma boa desenvoltura profissional e para que as pessoas ao nosso redor percebam que podem confiar e contar conosco, pois entregaremos o melhor de nós para realizar demandas e ajudar a todos no que for preciso. 

Como eu disse mais acima, por mais que queiramos acreditar no contrário e que possa parecer superficial, quando nos preocupamos em transmitir boa uma imagem pessoal, principalmente no ambiente de trabalho, mostramos o nosso nível de engajamento e respeito com a empresa para qual prestamos serviço e também com a nossa própria carreira, uma vez que a partir disso, ou seja, de todo esse cuidado, é possível que tenhamos cada vez mais oportunidades em nossa trajetória e que cresçamos, exatamente como é de nosso desejo. 

Dessa maneira, a partir do momento que entendemos o quanto somos observados constantemente, passamos a cuidar cada vez mais e melhor de nós mesmos, tratando-nos como verdadeiras vitrines. 

Cuidando da imagem pessoal no ambiente de trabalho

As pessoas ao nosso redor nos observam e nos julgam a todo momento, sendo este comportamento comum também no ambiente profissional. Sabendo disso, separei aqui algumas dicas, para você se apresentar de maneira adequada e, assim, melhorar ainda mais a sua imagem pessoal.

Continue a leitura e confira:

Aparência

A sua aparência fala por você e é o mais básico dos itens relacionados à imagem pessoal, seja no ambiente de trabalho ou não. Assim, para que você dê atenção a este ponto, primeiramente, é importante que você observe a sua vestimenta.  

Veja se as roupas que você utiliza estão condizentes com seu ambiente de trabalho, sendo que para mulheres é aconselhável evitar as que são justas, curtas, decotadas ou transparentes demais, além de maquiagens e perfumes muito fortes. Já para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba, o cabelo e as unhas aparadas, tomando sempre cuidado para não vestir roupas excessivamente despojadas, que possam prejudicar a forma como os outros profissionais, bem como os gestores lhe enxergam. 

Prazos e horários

Cuidado com seu horário, uma vez que ele existe para ser cumprido. Evite chegar atrasado e, se acontecer algum imprevisto e você não tiver como chegar na hora combinada, avise às pessoas que estão te esperando, para que assim não pareça que você as desconsidera. Este é também um ponto que diz respeito a prazos. Neste sentido, é fundamental que você procure manter a entrega de tudo que lhe foi designado no tempo certo.

Fazendo isso você demonstra que tem respeito pelos colegas que dependem do que você faz e que tem também comprometimento com a empresa, com seu trabalho e com a sua carreira de uma forma geral, já que ao cumprir com tudo o que lhe designado você consegue partir para novas metas, alcançando, de forma muito mais acelerada, os objetivos empresariais e profissionais que lhe foram propostos.

Postura

As formas de falar e se apresentar diante das pessoas são muito importantes também em todo este processo. Assim, é essencial que você tenha sempre cuidado com o que falar e mantenha o tom de voz adequado, ficando atento a como você se porta ao se sentar, por exemplo, ou quando for apresentar um projeto para seus colegas e superiores.

Outro ponto que diz respeito à postura e que você deve estar sempre atento é com relação à fofocas. Saiba que profissionais que se envolvem em fofocas, seja falando de seus colegas ou falando mal da própria empresa, são mal vistos de uma forma geral por todos, principalmente por gestores, algo que pode minar qualquer oportunidade de crescimento que estes pudessem ter nos negócios. 

Sendo assim, é importante que você evite-as ao máximo, se afastando no momento em que outras pessoas estiverem fofocando e também guardando para si as informações que talvez possam prejudicar outras pessoas. 

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que ser discreto nunca é demais e pode te levar cada vez mais longe, tanto em sua carreira quanto em sua vida pessoal. 

Distração

Outro ponto que tem sido considerado de bastante importância no que diz respeito à imagem pessoal é a questão das distrações que nos atrapalham ao longo do nosso expediente de trabalho. Nos dias atuais, principalmente, nossos smartphones não param de ser bombardeados de notificações, que fazem com que fiquemos tentados a conferir de imediato o que as pessoas estão postando nas redes sociais ou o que aquele amigo está dizendo na mensagem que acabou de chegar.  

Para que você não passe a imagem de um profissional irresponsável e sem comprometimento, é importante que você não ceda a estas tentações e que mantenha o foco. Se começar a fazer alguma atividade, termine-a e evite se distrair conferindo a todo momento suas redes sociais, e-mails pessoais, entre outros meios que só servem para tirar a sua atenção do que mais importa naquela hora, que é o seu trabalho. 

Limpeza e higiene

Limpeza e organização dizem muito a respeito de uma pessoa. Se você é daqueles profissionais que sempre estão com diversos papéis espalhados por todos os cantos, que vivem com a mesa empoeirada, que não sabem salvaram o arquivo de um documento importante que estava sob sua responsabilidade, pode ter certeza que por mais você entregue o seu trabalho em dia, você vai continuar passando a imagem de uma pessoa descuidada. 

Diante disso, o que você deve fazer é cuidar, primeiramente, do seu espaço, mantendo a ordem, não o deixe sujo e bagunçado. Outra dica essencial é criar pastas específicas, tanto em seu e-mail, quanto no computador que você, para separar os arquivos que são de sua alçada, pois assim, quando estes materiais forem solicitados por outras áreas ou outros profissionais, você já saberá onde estarão e poderá encaminhar-lhes sem demora. 

Cuide do seu local de trabalho e assim você vai, automaticamente, estar cuidando da sua imagem pessoal em seu ambiente de trabalho.

Comunicação

A forma que você utiliza para que se comunicar com as pessoas ao seu redor também diz muito sobre o profissional que você é. Seja a comunicação verbal ou a não-verbal, dependendo da maneira como você se expressa, tanto com seus colegas, quanto com seus superiores, você pode passar a mensagem de que é um indivíduo totalmente comprometido com o seu trabalho ou de alguém que não se importa tanto com isso e que só espera que o salário caia em dia no final do mês. 

Sendo assim, a minha dica aqui é que você mantenha-se sempre atento ao que diz, à forma como diz as coisas em seu trabalho, como escreve seus e-mails, as mensagens que troca no aplicativo com os outros colaboradores e gestores, ao jeito como se comporta, suas expressões faciais, entre diversos outros pontos, que são cruciais para que as pessoas tenham uma interpretação positiva ou negativa de você. 

Brincadeiras

Como no ambiente de trabalho vivemos cercados de prazos e de muita pressão para entregarmos nossas demandas em dia, muitas vezes, para descontrair um pouco acabamos fazendo brincadeiras com nossos colegas em determinados momentos do expediente. Não há nada de mal nisso, exceto quando o colega com quem brincamos se sente ofendido. 

Neste sentido, é importante prestar sempre atenção na forma como você brinca com seus colegas. Opte por brincadeiras leves, que tenham realmente o intuito apenas de descontrair. Evite se tornar aquele colega chato, que vive pegando no pé dos outros, enfatizando seus defeitos e sendo o preconceituoso da equipe. Agir assim, ao invés de trazer harmonia ao ambiente, vai torná-lo cada vez mais pesado e vai contar muitos pontos negativos para você enquanto profissional. 

Conflitos

Em nosso ambiente profissional vivemos cercados dos mais diversos tipos de pessoas, que têm o seu jeito específico de pensar, agir, enxergar o mundo e por aí vai. Sendo assim, é normal que, em um momento ou outro, entremos em conflito com alguém que tem uma opinião diferente da nossa. Entretanto, o que vai contar neste caso é a forma como lidamos com estes conflitos que acontecem. 

Se a nossa reação é sempre brigar, entrar em debate e discussão, com a simples intenção de mostrar a todo custo que estamos certos, com certeza as pessoas vão nos enxergar de maneira negativa. Porém, se fazemos o contrário, ou seja, se agimos de forma madura, buscando resolver tudo na base do diálogo, sem levar nada para o lado pessoal, as chances de que todos nos respeitem e nos vejam positivamente enquanto profissionais, aumentam de forma considerável. 

Reclamações

Reclamar é um hábito que está praticamente em nosso DNA. Cedemos à reclamação, principalmente quando estamos diante de uma situação de dificuldade e não sabemos como resolver. Agir assim é normal e até nos ajuda a lidar, de uma forma ou de outra, com determinadas emoções e sentimentos. 

No entanto, quando vivemos reclamando de absolutamente tudo, quando tudo e todos nos incomodam, quando nada nos agrada ou está bom, nos tornamos reclamadores patológicos e acabamos afastando as pessoas do nosso convívio. 

Se você fez uma breve análise e chegou à conclusão de que se encaixa neste perfil, a minha dica é que você reveja suas atitudes e adote uma nova postura, de hoje em diante, já que em nenhum ambiente as pessoas gostam ou querem estar perto daquelas que vivem reclamando. 

Assim, sempre que algo negativo lhe acontecer, procure observar as lições e aprendizados dessa experiência, passando a enxergar os seus pontos positivos. Isso vai contribuir, inclusive, para que você tenha uma vida muito mais leve, tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal. 

Para todas estas dicas, é importante que você leve sempre em consideração o cargo que ocupa e as funções que desempenha, para ter uma medida e uma base do que pode e do que não pode usar ou fazer. 

Por exemplo: se você é um profissional que, mesmo que não seja líder ou gestor, está sempre em contato com diretores, CEO’s e, principalmente, com clientes, é preciso sim que você dê uma atenção especial à forma como se veste e se comporta, para que não seja mal interpretado em algum momento. 

Agora, se você trabalha em uma agência de publicidade e no departamento de marketing de uma empresa, é possível que você tenha uma liberdade maior para se vestir de maneira mais despojada, bem como ter uma relação mais informal, tanto com seus colegas de trabalho, quanto com seus superiores, já que estes ambientes são, geralmente, conhecidos por sua descontração. 

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O importante é que você entenda que precisa sempre passar uma imagem e uma postura profissional, independentemente do cargo, das funções ou se o ambiente é descontraído ou não, pois somente através disso é que você terá novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, tanto na sua carreira, quanto em sua vida pessoal. 
Como pudemos ver estes simples cuidados com sua imagem pessoal favorecem a construção de sua boa figura profissional. Mas esta deve ser uma atenção dada continuamente, uma vez que, tanto no trabalho quanto em nossa vida pessoal, em todo momento, estamos sendo vistos e avaliados. Pense sempre na imagem que você deseja passar e avalie se seu comportamento condiz com este objetivo. Fique atento!

Agora me conte: você gostou deste artigo? Como você lida com a sua imagem pessoal no seu trabalho? Deixe a sua opinião e sugestão nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, com seus amigos.

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