Maturidade: 10 Características que indicam que você tem e 10 que não tem

Maturidade

Nem sempre a maturidade está ligada diretamente a idade da pessoa.

 

Muitas pessoas acreditam que a maturidade está diretamente ligada a idade, mas não é bem assim. É perfeitamente possível que um jovem de 20 anos seja mais maduro que um adulto de 30. Cada pessoa amadurece em um tempo e de um jeito diferente. Ficou interessado no assunto? Veja algumas situações comuns:

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A responsabilidade que vem com a idade: não são só as rugas que chegam com a idade, a maturidade também! Como você leu acima, apesar de não ter uma conexão direta com a idade, essa característica pode vir acompanhada dos anos de vida. São os seus acertos, erros e aprendizados que constroem sua personalidade e que definem quem você é hoje. E é justamente dessa sabedoria que nasce a tão esperada maturidade. Somente por conta do que você já viveu que é possível decidir se determinada situação ou pensamento são interessantes. As lembranças positivas e negativas são excelentes referências para que você reflita sobre os seus comportamentos atuais.

A responsabilidade que vem mais cedo: tem gente que antes mesmo de se tornar um adulto já teve que passar por tanto obstáculo que acaba ganhando uma maturidade incomum para a idade. Apesar de não ser totalmente positivo, isso mostra que o indivíduo aprendeu e que está disposto a encarar as dificuldades da vida de cabeça erguida.

A responsabilidade que vem por causa de uma situação específica: existem alguns seres humanos que passaram por situações bem traumáticas, obrigando-os a amadurecer com muita rapidez. Diferente do caso acima, aqui estamos falando apenas de um momento profundo que teve o poder de mudar perspectivas de vida importantes para esse indivíduo. Novamente, pode não ser o melhor jeito de ganhar responsabilidade, mas é preciso aproveitar essas portas abertas para evoluir.

E você, conhece mais algum modo de ganhar responsabilidade além destes que estão nesse artigo? Escreva nos comentários!

10 características de pessoas maduras

Agora você vai conferir uma lista com 10 itens da personalidade que mostram maturidade. Veja:

  1. Educação: comportamentos básicos como dar bom dia/boa tarde/boa noite, agradecer, pedir “por favor”, desculpar-se, esperar o outro terminar de falar e não gritar em uma discussão são essenciais para uma boa convivência em sociedade. E, por mais incrível que seja, não é sempre que a educação é usada.
  2. Adequação: vestir-se e agir de acordo com o ambiente em que está inserido no momento pode não ser uma tarefa fácil, mas é necessária e demonstra respeito.
  3. Humildade: ter a consciência de que não sabe de tudo é fundamental para qualquer ser humano, pois isso possibilita que ele expanda sua mente para aprender coisas novas. Tenha a humildade de revelar quando não sabe de algo e também a humildade de aprender, caso seja preciso.
  4. Nivelamento: como você tem experiência é mais fácil definir quais são as situações pelas quais não quer e não precisar passar. Você cria um padrão e começa a nivelar os cenários por ele.
  5. Reflexão: antes de tomar qualquer atitude, você pensa sobre os prós e os contras. Afinal, a impulsividade nunca levou ninguém a lugar nenhum por muito tempo.
  6. Compreensão: com o peso da maturidade é possível começar a entender que o sucesso do seu colega de trabalho ou familiar não lhe diminui de forma alguma. Portanto, é preciso comemorar com eles!
  7. Honestidade: com o tempo você aprende que a mentira ou a ocultação dos fatos de nada adiantam. Contar a verdade é obrigatório para todos os relacionamentos de qualquer tipo, tanto na fase da construção quanto na fase da sustentação.
  8. Ação: é só depois de passar por um momento traumático ou de passar por diversas dificuldades, que é possível entender a importância de tirar o discurso do papel. Não apenas fale que irá fazer e faça. Não espere que os outros façam algo por você, simplesmente tome as rédeas da sua vida e faça.
  9. Julgamento: chega uma época da vida que julgar outras pessoas se torna algo tão mínimo e mesquinho que nem se pensa mais nisso. As pessoas são como são e a sua opinião não vai fazê-las mudar. Então, lide com a diferença do outro e pronto. Já imaginou que o outro também esteja se esforçando para lidar com você? Respeito em primeiro lugar.
  10. Aceitação: talvez esse seja um dos pontos mais importantes. Lembre-se de que não é possível mudar o mundo sozinho, mas é possível transformar a si mesmo e a comunidade que está a sua volta com a ajuda de pessoa. Aceitar que você não é um super-homem ou a mulher-maravilha e que suas qualidades e defeitos fazem parte de você é essencial.

Lembrou-se de mais alguma característica associada à imaturidade? Escreva nos comentários!

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

10 características de pessoas imaturas

Você já leu sobre os itens da maturidade, então é hora de ler sobre os da falta dela. Confira!

  1. Falta de educação: não adianta ter uma mente brilhante ou ser muito engraçado, se a pessoa esquece-se de falar “por favor”, “obrigada” e “licença”, ou se ela quer falar mais alto que os outros em debates.
  2. Autoafirmação: perceba que pessoas imaturas têm a constante necessidade de se afirmar o tempo todo. Isso acontece justamente por ela estar insegura consigo mesma ou por não ter humildade.
  3. Impulsividade: no lugar da reflexão sobre os seus comportamentos futuros, uma pessoa que carece de responsabilidade simplesmente irá agir e falar o que pensa.
  4. Perspectiva: aquele que ainda não amadureceu geralmente enxerga o mundo somente pelo ponto de vista dele. Falta a humildade para aceitar opiniões diferentes e para aprender.
  5. Platonismo: muitas das pessoas que ainda precisam evoluir, no quesito que o artigo fala, tendem a sonhar mais do que realizar. Por isso, vivem em um mundo de ideias que não conferem com a realidade, mas não querem mudar isso, pois são orgulhosos demais para abandonar seus ideais.
  6. Equilíbrio: o balanço do âmbito estudantil, profissional e pessoal não acontece na vida de uma pessoa imatura. Ela simplesmente vai vivendo sem ter um planejamento mínimo! Isso pode ocasionar em falta de tempo, queda de produtividade, aumento do cansaço e muito mais.
  7. Apatia: algumas das pessoas que não têm responsabilidade podem ter falta de solidariedade também, esquecendo-se de quem precisa de ajuda, seja uma pessoa próxima ou desconhecida.
  8. Emoções: ter sentimentos à flor da pele não é uma exclusividade de quem está emocionalmente abalado momentaneamente. A instabilidade emocional é um ponto forte de quem ainda não tem discernimento.
  9. Afetividade: é comum que pessoas que ainda não tenham amadurecido tenham uma noção diferente de afetividade. Não conseguem respeitar os outros em qualquer tipo de relacionamento e não usam da honestidade sem perceber que estão perdendo muito no quesito evolução.
  10. Contrariedade: diferente do indivíduo maduro que tem mais capacidade de aceitar as pessoas e as situações, quem ainda não está nesse nível quer mudar tudo a todo o momento sem qualquer planejamento. Mesmo sendo um ideal bonito, é uma visão que carece de conhecimento.

Claro que nem todas as características acima correspondem a uma pessoa imatura. E é essencial lembrar que, apesar de serem pontos negativos, todos são passíveis de mudança. Basta querer! Se você lembrar-se de mais algum item sobre a imaturidade é só escrever nos comentários.

Assista meu vídeo e conheça mais sobre o 7º nível da evolução humana!

Dê um empurrão na sua vida

O coaching é uma ferramenta que tem a capacidade de transformar a vida dos seres humanos de forma muito positiva. É possível ser mais empoderado, alcançar o seu máximo e descobrir que pode ainda mais, evoluir, acabar com as crenças limitadoras e ser o dono da sua própria história. Tudo isso com as sessões de coaching. Incrível, não é mesmo?

Mais incrível do que só ler é tomar uma atitude! O curso Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o mais completo e moderno do Brasil nesse tema. São aprendizados profundos em forma de aulas práticas e teóricas que irão levar você para além do que imagina. Após passar pela formação, você terá 6 titulações e ainda poderá se tornar um coach, caso queira. Aproveite para investir em você mesmo!

 

Copyright: 717416971 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rido



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010