O que é a reciprocidade? Quais os benefícios desta qualidade na vida pessoal e profissional

Reciprocidade Conheça os benefícios da Reciprocidade

 

Relacionar-se com pessoas é um desafio diário e talvez um dos mais comuns que todos nós enfrentamos. Refletindo sobre isso, fica claro que não importa o quão próximo você é de alguém, sempre haverão momentos em que seus pensamentos e ideias não se encaixarão e não tem problema algum nisso. Por isso querida pessoa, não se assuste, isso é completamente normal! Afinal, as pessoas pensam e agem de maneiras distintas. Logo eu lhe digo, a melhor forma de lidar com as pessoas é se colocando no lugar delas, ou seja, sentindo empatia e agindo com reciprocidade.

Diante disso, considerando a complexidade que é lidar com pessoas, pode ser que surja a seguinte questão; de que forma uma pessoa pode inserir a reciprocidade como sendo algo que  agregará positivamente o seu relacionamento com as pessoas a sua volta?

Pode parecer complexo à primeira vista, porém você verá que tudo isso pode ser muito mais simples do que imagina. Nesse sentido, entenda o que é reciprocidade e posteriormente veja de que maneira ela pode influenciar positivamente seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?Clique aqui e faça nosso teste.

Reciprocidade: um ciclo virtuoso

Também conhecido com uma prática de troca, ou simplesmente dar e receber, a reciprocidade pode ser considerada como um dos ativadores mentais mais especiais que existem. Isso acontece pelo simples fato de que as pessoas se mostram capazes de dar e receber o que existe de melhor em cada uma delas.

Quantas vezes você recebeu algo positivo de uma pessoa e por conta disso se sentiu melhor, mais feliz e quis de alguma forma retribuir todo esse sentimento? Essa sensação de gratidão é maravilhosa, e o que acontece quando falamos em reciprocidade é que essa gratidão transborda a ponto de querermos fazer algo tão bom quanto aquilo que recebemos. Isso é verdadeiramente ser recíproco com o sentimento de alguém para conosco.

Ainda que tudo isso seja algo muito bonito de se ver e sentir, a reciprocidade não é muito praticada pelas pessoas. Esse, é ainda um dos modelos de comportamento do ser humano que nem sempre é compartilhado, sendo que para que essa prática cresça cada vez mais, o que devemos fazer é mostrar os benefícios que ela traz.

Nesse sentido, o primeiro passo para desenvolver a reciprocidade é compreender que existe uma “regrinha” básica para que tudo entre nos eixos: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Essa regra é simples e clara, por isso, antes de dizer ou fazer algo a alguém, reflita se você gostaria que alguém fizesse o mesmo por você. Ao adotar esta postura, você, com certeza, consegue melhorar ainda mais os relacionamentos que você tem com outras pessoas e também com você mesmo. 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Os principais benefícios da reciprocidade

Agir de forma recíproca é algo que se faz presente na vida das pessoas há milhares de anos, nas mais diversas religiões e culturas. Por esta razão, nos próximos parágrafos vamos falar sobre a maneira como a reciprocidade pode ser benéfica para a nossa realidade no dia a dia. Confira:

Influencia o comportamento das pessoas

A partir do momento que escolhemos agir de forma recíproca em nosso cotidiano, acabamos influenciando o comportamento dos demais. Isso acontece, por exemplo, quando genuinamente ajudamos alguém, seja no ambiente familiar, entre amigos ou no trabalho. Em algum momento, esta pessoa que foi ajudada vai querer retribuir, nos ajudando ou ajudando uma outra que esteja precisando em algum momento. 

Trata-se, basicamente, do ciclo virtuoso do qual falamos acima, em que todos nós nos sentimos influenciados a agirmos de maneira positivo, beneficiando a comunidade com um todo, que está ao nosso redor. 

Ajuda na evolução e crescimento de todos

Quando as pessoas passam a agir com mais reciprocidade é possível observar que todos começam a evoluir e crescer continuamente. Isso acontece, porque, ao se ajudarem, estas mesmas pessoas percebem que sozinhas é muito mais difícil chegar a determinados patamares e alcançar sonhos metas e objetivos. 

Neste sentido, contar com a reciprocidade nos permite realizar coisas, que, talvez, sozinhos, não conseguiríamos, algo que contribui, não só para a nossa própria evolução e crescimento, mas também para todas as pessoas ao nosso redor.

Melhora os relacionamentos interpessoais

Como o principal lema da reciprocidade é dar e receber, a partir do momento que este é praticado diariamente entre as pessoas, a tendência é que suas relações interpessoais melhorem consideravelmente, já que sentimentos como generosidade, simpatia, empatia, entre muitos outros, acabam ganhando espaço em seus corações, e isso faz com que elas os apliquem em todos os ambientes pelos quais transitem, sejam eles pessoais ou profissionais.

Contribui para a construção de um mundo melhor

A reciprocidade contribui para a construção de um mundo melhor porque quanto mais vamos praticando-a, mais vamos percebendo que o ideal mesmo é fazer o bem por si só. Isso quer dizer que devemos realizar boas ações, tanto sem olhar a quem, quanto sem esperar receber algo em troca. 

No instante em que internalizamos isso e colocamos esta premissa verdadeiramente em prática, contribuímos para um mundo melhor e também para uma vida pessoal e profissional cada vez melhores. 

Torna a vida mais leve

Uma vida leve é uma vida com menos expectativas e, consequentemente, menos frustrações. É uma vida em que entendemos que ao fazermos a nossa parte, ou seja, ao realizarmos pequenas boas ações em nosso dia a dia, em algum momento, receberemos coisas boas em nosso caminho. Tudo isso porque estamos pavimentando uma estrada repleta de paz, amor, harmonia e todas as coisas boas que possam existir. 

Sendo assim, não há como não colhermos bons frutos neste processo. 

Reciprocidade na vida pessoal e profissional

Acredito verdadeiramente que se cada pessoa pensar e agir de forma positiva e afetuosa com as outras o ciclo virtuoso da reciprocidade seria algo que transformaria suas vidas, tanto no ambiente pessoal quanto no profissional.

Com certeza você já deve ter escutado de alguém “gentileza gera gentileza”, e acredite, a situação é exatamente essa!

Se você é educado, gentil e bondoso com uma pessoa, as chances de ela ser grosseira com você são extremamente baixas; primeiro porque uma pessoa que é atingida por ações e palavras positivas, geralmente se sente grata, honrada e feliz. E por ter este sentimento de gratidão, seu desejo instintivo será apenas de retribuir a bondade recebida, deixando de lado qualquer possibilidade de grosseria ou indelicadeza.

Veja como a reciprocidade pode ser positiva na sua vida pessoal e profissional:

  • As pessoas passarão a te ver com bons olhos;
  • Os índices de desavenças podem ser enfraquecidos significativamente;
  • Em momentos de desafios, com certeza as pessoas se lembrarão quem é você, e é aí que entra a reciprocidade;
  • Você pode ser reconhecido profissionalmente, pode até conquistar um cargo de liderança, afinal, reciprocidade é algo que todo bom líder deve aplicar em suas equipes;
  • As pessoas sentirão mais confiança em você.

Os relacionamentos e a reciprocidade

Conforme dissemos mais acima, a reciprocidade é algo que traz melhorias significativas para todo e qualquer tipo de relação, contribuindo, dessa maneira, para ambientes cada vez mais harmônicos. Confira, a seguir, de que maneira é possível perceber seus benefícios nos diversos relacionamentos que desenvolvemos ao longo da vida!

Amorosos

Para que uma relação amorosa seja verdadeiramente duradoura, é preciso que haja um equilíbrio entre o que ambas as partes doam emocionalmente, com o intuito que o relacionamento dê certo. Este é um tipo de relação em que a reciprocidade tem muita importância e deve ter bastante participação, caso o contrário, pode acabar ocorrendo um desequilíbrio prejudicial para os envolvidos. 

Familiares

Nas relações familiares também é preciso que haja espaço para a reciprocidade, isso porque não é apenas obrigação dos pais dar amor incondicional a seus filhos. Em algum momento da vida estes também precisarão retribuir toda dedicação que receberam ao longo de sua existência e que os ajudou a chegar onde se encontram atualmente. 

Assim, quando os pais tornarem-se idosos, por exemplo, pode ser o momento ideal de devolver, na mesma medida talvez, tudo aquilo o que eles fizeram durante a infância, adolescência e vida adulta de seus filhos. 

Entre amigos

A amizade é outro tipo de relação que também precisa ter presente a reciprocidade. Isso porque neste tipo de relacionamento nós nos dedicamos, torcemos pela felicidade de nossos amigos e amigas, emprestamos nossos ombros e ouvidos para os mais diversos desabafos, além de nos alegrarmos com suas conquistas. 

Sendo assim, o que esperamos é que a recíproca da parte deles seja verdadeira, pois isso fará toda a diferença e fará com que esta amizade seja levada por ambos por muitos e muitos anos adiante. 

Trabalho

Mais acima nós comentamos que dificilmente conseguimos evoluir completamente sozinhos. No ambiente de trabalho esta realidade se aplica perfeitamente, pois, para que consigamos alcançar patamares cada vez mais elevados em nossa jornada profissional, precisamos contar com o apoio de nossos colegas e gestores. 

Neste sentido, a reciprocidade também faz toda a diferença, pois ela incentiva e motiva os profissionais a se ajudarem mutuamente e contribuírem para a constante evolução uns dos outros. 

Reciprocidade e o Coaching

Já pensou se vivêssemos em um mundo onde as pessoas tratassem umas às outras da maneira como elas gostariam de ser tratadas? Pense em quantos momentos e situações positivas iríamos viver? A reciprocidade, em maior ou menor grau, pode e deve ser empregada em todos os ambientes que você viver, seja no ambiente familiar, com amigos ou no trabalho.

E de que forma podemos associar a reciprocidade ao Coaching? Bom, sabemos que o Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana e uma das coisas que as pessoas passam a entender quando estão vivenciando este processo é que a reciprocidade é algo de extrema importância, afinal, pensamentos e ações positivas atraem ainda mais pensamentos e ações positivas. Dessa forma, podemos dizer que o Coaching é sim uma ferramenta que auxilia uma pessoa a alcançar seus objetivos em uma velocidade mais rápida.

Diante dessas informações, é essencial deixar claro que a reciprocidade só pode funcionar se a mesma for sincera e sem segundas intenções, ou seja, de nada adianta você pensar que agindo de maneira positiva, fraterna, bondosa, cordial e afetiva se você já espera algo em troca. A reciprocidade deve ser espontânea para ser verdadeiramente recíproca. Por isso, o melhor a fazer é controlar a ansiedade, pensar no próximo como um ser humano, e simplesmente agir de maneira afetuosa com todos aqueles que estão à sua volta. Simplesmente faça sem esperar nada em troca. Isso é reciprocidade, isso é Coaching!

Os benefícios são inúmeros, por isso, lembre-se sempre de se lembrar que a reciprocidade deve ser verdadeira, não faça algo forçado apenas para retribuir um ato de generosidade e afeto que outra pessoa teve por você. Ela deve ser uma prática sincera e precisa ser empregada de forma correta para que o ciclo ao qual mencionamos anteriormente, de fato funcione.

Depois de ver o quanto agir de forma recíproca é benéfico para todos, o que você pensa sobre essa ideia? Use o espaço abaixo para deixar a sua opinião sobre esse assunto. Aproveite para curtir e compartilhar nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 586889924 savitskaya iryna  – https://www.shutterstock.com/pt/g/savitskaya%20iryna



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010