A pior prisão é a da mente: cuide do seu bem-estar mental

Bem-estar mental Dicas para cuidar do seu bem-estar mental

 

O que vem a sua cabeça quando você pensa em cuidados pessoais? Pode ser passar cremes para ter uma pele mais firme, fazer tratamentos para que o cabelo fique mais bonito, ir a academia são algumas das ações ligadas à preocupação individual.

Só que o ato de olhar para si mesmo vai além desses atos. Longe da vaidade, cuidar de si é uma forma de respeito com você mesmo. Realizar as próprias vontades é uma forma de se sentir em paz. Isso quer dizer quer dizer que não há problema em fazer exercícios físicos para ficar o corpo X ou Y, se é isso que você e não o que os outros desejam.

Mas, o que uma pessoa deve priorizar na hora de cuidar de si mesma? Tudo! A saúde, o bem-estar mental e a aparência física. Geralmente, esses pilares se conectam e contribuem um com o outro. No artigo de hoje, vamos sugerir atividades que podem cooperar para que você fique em dia com você mesmo. Acompanhe!

5 ações para você zelar por si mesmo

Fizemos uma lista criteriosa com 5 ações que você pode fazer e que demonstrar preocupação consigo mesmo. Fique tranquilo que não é nada de outro planeta, apenas pequenos passos em direção ao seu bem-estar mental e físico. Vamos lá!

  • Faça o check up

Não vale ir ao médico só uma vez e depois nunca mais voltar, hein? É fundamental que você vá a um clínico geral ao menos uma vez ao ano para fazer o famoso check up geral.

Caso sua família tenha histórico de alguma doença, as idas ao médico devem ser ainda menos espaçadas.  Vale lembrar que não adianta fugir se você já fez exames e sabe que tem alguma doença. Respeite as orientações do profissional de saúde em relação à sua saúde.

  • Faça terapia

Ignore as ideias de quem faz terapia é louco. Isso é mentira. Conversar com uma pessoa que estudou para cuidar psicologicamente dos outros é uma forma inteligente de entender melhor a si mesmo e de clarear pensamentos.

É essencial que você tenha um profissional da medicina especializado para cuidar da sua saúde mental. Ir regularmente a um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra é uma medida de preocupação com o modo que o seu cérebro está processando tudo que está acontecendo na sua vida. Com certeza, você vai lidar melhor com as situações e quem está a sua volta vai sentir que você está em paz consigo mesmo para isso.

  • Mexa o corpo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve praticar, ao menos, 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana. E não é toa que a organização recomenda isso.

Para quem ainda não sabe, a falta da prática de exercícios físicos regulares aumenta suas chances de ter doenças cardíacas, diabetes, câncer de mama e de colo de útero, acidentes vasculares cerebrais, obesidade e mais. Então, não ser sedentário agora agora pesa menos no bolso mais tarde.

Não gosta de fazer exercícios físicos na academia? Sem problemas! Existem muitas outras opções.

Na área de esportes, você pode mergulhar na natação. A atividade ajuda a controlar o ritmo da respiração, trabalhar o alongamento e ainda coopera no combate a hipertensão.

Ainda há a corrida, que além de cuidar da parte física, também ajuda no combate ao estresse, depressão e disposição, por conta da liberação de endorfina e monoamina.

Que tal tentar algo diferente? A dança é uma ótima forma de aliviar a ansiedade, aumentar a autoestima e de se expressar.

Outra opção bem interessante é o yoga, que contribui para elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo, aumentando as chances de combate à depressão.

Quer mais motivo para começar a se mexer agora mesmo?

  • Ame-se

Ame suas marcas, seus traços e tudo que envolve o seu corpo. Além disso, ame suas origens e seus antepassados. Esse tipo de respeito faz com que você queira cuidar mais de si mesmo. Ir ao médico, praticar exercícios físicos e alimentar-se bem são questões obrigatórias para o seu cotidiano. Além disso, se você sentir vontade de realizar um procedimento estético, por exemplo, vá. Por que não?

Última recomendação: lembre-se de que cuidar de si mesmo não significa não olhar para os seus amigos e família. É sempre importante ajudar a cuidar de outras pessoas que você ama. Demonstrar esse tipo de preocupação é um ato de amor, solidariedade e de altruísmo.

Ou seja, não precisa deixar de fazer algo para conseguir realizar outra coisa para alguém. É possível fazer tudo com equilíbrio. Pode parecer muita coisa, mas quando você cuida de si mesmo e está bem com isso, é mais fácil ajudar aos outros.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade”

  • Experimente o coaching

O coaching é uma forma de você encontrar-se consigo mesmo. Entender quais são suas características positivas que merecem ser fortalecidas e aquelas que ainda precisam ser descobertas e despertadas. O método ainda identifica quais são os pontos negativos que estão sabotando o seu dia a dia, dificultando suas chances de ter mais sucesso e de cuidar de si mesmo com mais afinco.

Além disso, as ferramentas efetivas do coaching ajudam você a controlar seus sentimentos em diversos tipos de situação, aumentando sua chance de aprender com o cenário e demonstrar maturidade. Esse tipo de comportamento em ambiente corporativo ajuda a construir o seu marketing pessoal.

Viu como o coaching pode ajudar você na descoberta por uma forma de cuidar de si mesmo? Se você ainda estiver buscando por aprimoramento profissional e o despertar da sua maturidade, pode contar com o coaching também.

Todas as dicas de hoje foram elaboradas com muita atenção para que você nunca se esqueça de que é essencial cuidar de si mesmo e que é o conjunto de várias coisas que formam o equilíbrio e trazem o bem-estar mental. Então, chegou a hora de começar! Qual será o seu primeiro passo?

Compartilhe nos comentários se você tem mais alguma que faz e dá certo!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 1279193347 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bonandbon



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010