O poder devastador da fofoca no ambiente de trabalho

Fofocas no ambiente de Trabalho Evite Fofocas no ambiente de Trabalho

 

A fofoca é um mal que pode estar presente em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, cerca de 17 mil usuários de 16 países responderam a pergunta: “O que mais te irrita no trabalho?” Entre os profissionais brasileiros, 83% dos pesquisados mencionaram a fofoca em excesso. A média geral entre todos os entrevistados foi de 62%.

Em todos os lugares estamos propensos a sermos alvos da fofoca. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho junto a nossos colegas e superiores, e, conviver bem e em harmonia com pessoas tão diferentes é um grande desafio para todos nós.

Se já é difícil conviver com nossa própria família, imagine ter que nos relacionar com profissionais completamente distintos no ambiente organizacional?

O poder da fofoca no ambiente de trabalho, além de devastador, pode também, em alguns casos, ser destruidor. Um comentário maldoso, uma frase mal dita e fora de contexto ou mesmo um olhar podem ser mal interpretados, gerando conflitos desnecessários.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender de que forma a fofoca pode influenciar negativamente qualquer tipo de ambiente de trabalho. 

O efeito da fofoca no trabalho

Não só no ambiente de trabalho, mas em todos os lugares, a fofoca tem um poder e produz um efeito verdadeiramente negativo na vida das pessoas que fofocam e também daquelas que são atingidas por ela. Para que você entenda melhor de que forma isso acontece, continue a leitura e confira:

Causa conflitos

A partir do momento que uma fofoca é plantada, tendo ela fundamento ou não, há uma grande possibilidade de que cause conflitos, não só entre a pessoa fofoqueira e a vítima, mas entre todos os que foram envolvidos, direta e indiretamente, nessa rede de informações desnecessárias que foram espalhadas pela empresa. 

Atrapalha a produtividade

A fofoca é hábito tão devastador, que acaba por atrapalhar o bom andamento do trabalho que é realizado dentro das empresas. Isso acontece, pois muitas pessoas não resistem e acabam dando ouvidos ao fofoqueiro e também espalhando o que ouviu pelos corredores da organização, em pleno horário de expediente, prejudicando, assim, a sua própria produtividade e dos colegas de trabalho.

Destrói carreiras

Está enganado o fofoqueiro que acredita não estar prejudicando ninguém com a prática deste mau hábito. Além de comprometer outras pessoas com as informações desnecessárias que passa aos demais, ele também prejudica a si mesmo, uma vez que começa a ser visto com maus olhos, tanto pelos seus colegas, que podem acabar se afastando, quanto pelos seus superiores, que, com o passar do tempo, e ao analisar os prejuízos causados por suas ações, poderão tomar medidas mais extremas, como uma demissão, que vai impactar negativamente a sua carreira. 

Prejudica o clima organizacional

Uma empresa que conta com profissionais que têm o costume de fofocar, acaba tendo o seu clima organizacional prejudicado por esta prática. Isso porque se transforma em um ambiente verdadeiramente tóxico, no qual ninguém quer estar, uma que vez que não se sente bem. 

Afeta a saúde mental dos colaboradores

Pode parecer exagero, mas uma pequena fofoca, que geralmente é espalhada “sem intenção” de prejudicar ninguém, pode acabar tendo o efeito contrário e afetar negativamente a saúde mental dos colaboradores dentro da empresa, principalmente aqueles atingidos e que são vítimas das informações maldosas espalhadas. 

Digo isso, pois a pessoa que é vítima de fofoca, tendo esta fundamento ou não, acaba se vendo exposta diante de seus colegas de trabalho e, muitas vezes, não sabe como agir diante disso. Assim, o resultado pode ser verdadeiramente negativo, no sentido de fazer com que esta sinta-se isolada e acabe não conseguindo lidar com a situação, conversando com quem espalhou a fofoca ou com algum superior que possa lhe ajudar a solucionar o caso. 

Como lidar com a fofoca na empresa?

Conforme pudemos acompanhar, os efeitos da fofoca no ambiente de trabalho são realmente devastadores. Mas como sabemos também, existem muitos outros além destes que apresentei, que podem prejudicar empresa e profissionais praticamente na mesma medida.

Assim, acredito ser verdadeiramente importante realizar algumas práticas para lidar com a fofoca no dia a dia dentro da empresa e afastá-la em definitivo do ambiente profissional como um todo. 

Veja a seguir algumas dicas que você pode fazer para evitar que a fofoca ganhe força em sua empresa:

Fique longe dos comentários maldosos

O poder de propagação da fofoca no trabalho é gigante. Por isso, procure se manter longe dos comentários maldosos. Não fale mal dos outros e contribua somente com o que for somar de maneira positiva nas atividades executadas, no convívio da equipe e colegas.

Se um comentário surgir, evite ficar ouvindo ou repassando a mensagem a outros. Se o clima ficar tenso e se preciso, vá direto à fonte e confirme se o comentário procede ou não. Se necessário, fale abertamente com seu superior, ele saberá a melhor forma de lidar com o caso.

Foque no positivo

Todos nós temos pontos positivos que superam e muito nossos pontos negativos. Por isso, foque no que é construtivo.

Olhe para o lado bom de cada um e se ponha no lugar do outro. Você com certeza não gostaria de ouvir comentários ruins a seu respeito, não é mesmo?

Então, como diz o velho ditado, “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.”

Discrição é fundamental

Se alguém fez algum tipo de fofoca, seja discreto. Não espalhe o boato. Cuide da sua vida e foque em seu trabalho.

Não dê ouvidos e nem fique perto de pessoas que têm esse desprezível hábito.

Respeite a organização e seus colegas

Respeite seu local de trabalho, se atente às normas estabelecidas quando você entrou e siga-as. Respeite também seus colegas e superiores, assim eles te respeitarão da mesma forma.

Lembre-se que o respeito é bom e cabe em todo lugar, principalmente no trabalho.

Tenha sabedoria e bom senso

Em todo caso sempre cabe o bom senso. Se você foi vítima de fofoca ou conhece alguém que está passando por isso, utilize a sabedoria e o bom senso.

Não tome partido de ninguém e não se envolva no problema. Deixe o conflito para ser resolvido a quem compete esta tarefa.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

O Coaching na resolução de conflitos

O Coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento humano, e pode ser um ótimo aliado para resolver este tipo de incômodo no trabalho.

Através de diversas técnicas e ferramentas, os indivíduos aprenderão o maior princípio do Coaching: “Honrar e respeitar a própria história e a do outro”. Além disso, serão auxiliados a resolverem conflitos da melhor maneira possível e lidarem com diferentes pessoas no mesmo ambiente, suspendendo todo e qualquer tipo de julgamento para isso.

Gostou deste conteúdo, querida pessoa? Na empresa em que você trabalha a fofoca acontece de forma constante? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também entendam o mal que a fofoca faz e como podem evitá-la em seu dia a dia, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.

Copyright: 1101216494 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kzenon

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010