Por que as pessoas têm medo da mudança?

pessoas e o medo de mudança

O medo de mudança é comum, porém é necessário saber lidar com ele

 

A imaginação do ser humano é capaz de criar inúmeros fatos e situações que poderão ou não acontecer na realidade. Com base nisso, podemos dizer que essa imaginação pode trazer reações positivas ou negativas para a pessoa que está criando todas essas questões.

Nesse sentido, as pessoas acabam desenvolvendo o sentimento de medo em relação ao que esteve criando em sua mente, principalmente quando está diante de grandes mudanças em sua vida. Posso dizer com propriedade que todo esse ciclo não é algo favorável para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer tipo de indivíduo. Entenda o porquê!

Conhecer a nós mesmos é um importante passo que nos ajuda a superar barreiras!
Acesse “O Poder do Autoconhecimento” e se desenvolva continuamente!

Querida pessoa, as pessoas têm medo da mudança por uma simples questão:  a mudança é uma incógnita, ou seja, é algo desconhecido. Com toda certeza, por ser algo que pode acontecer, a pessoa ainda não viveu o que está por vir, por isso, a dúvida, a insegurança e o medo são sentimentos frequentes quando se fala em mudança.

Saiba que este é um processo que pode surgir em qualquer área da vida de uma pessoa; ela pode vir configurada em um emprego novo, uma nova vizinhança, pode ser que a mudança esteja na saída de uma condição social para outra, em um relacionamento novo ou apenas um estado civil diferente do atual. Várias coisas podem acontecer a qualquer momento, e o fato de mudar, de sair da zona de conforto, é que causa o sentimento de medo.

Por isso, mesmo sabendo que as pessoas têm medo da mudança, e que esse medo pode ser fruto de sua imaginação, podemos dizer também que o medo da mudança pode surgir da falta da imaginação, afinal, nossa mente pode criar coisas positivas também, não é mesmo?! O novo pode ser inovador, motivador, pode trazer esperança e estímulo. Porém, sabemos que o ser humano tende a direcionar seus pensamentos às coisas negativas, por isso, muitas vezes, o medo surge justamente daí.

Seguindo por essa lógica, eu como Master Coach Senior e Trainer, digo que o pensamento positivo é capaz de te levar muito além, não há medo que resista aos pensamentos positivos. Pense nisso!

Não tenha medo da mudança

Depois de compreender porque as pessoas têm medo da mudança, chegou hora de conhecer formas para aceitá-la com um pouco mais de pensamento positivo. Como falei anteriormente, o pensamento positivo é capaz de auxiliar as pessoas a alcançarem seus objetivos com mais rapidez. Essa afirmativa é muito bem explicada em formações como a de Psicologia Positiva que o Instituto Brasileiro de Coaching oferece.

Além do pensamento positivo, outras estratégias também podem ser usadas para ajudar neste processo de aceitação das mudanças, já que pequenas ações positivas, quando colocadas em prática, são capazes de fortalecer a mente e as emoções das pessoas que têm medo de mudança. Veja algumas delas abaixo:

  • Confesse a si mesmo que tem medo de mudanças;
  • Pense positivo;
  • Defina seus objetivos;
  • Converse sobre o seu medo;
  • Trace um plano e coloque-o em ação;
  • Tenha calma e cautela;
  • Não tenha dúvidas, se for preciso mude seu foco.

Todas essas atitudes, entre muitas outras, podem ajudar você a enfrentar seu medo em relação a uma determinada mudança. Assumir que tem receio de alguma coisa é o primeiro passo para que esse caminho tome uma direção certa.

Depois disso, pense que tudo vai dar certo, pense em todas as coisas positivas que poderão acontecer quando você estiver passando por esta transformação que tanto teme e que tem tirado seu sono. Fazendo isso, a chance de você começar a se adaptar às novas mudanças será muito maior.

As mudanças e seus pontos positivos e negativos

Vamos aprofundar um pouco mais nossos conhecimentos sobre este tema, pois acredito que abordá-lo vai oferecer a você, leitor, grandes esclarecimentos, para lidar cada vez melhor com as transformações que surgirem em sua jornada evolutiva. Assim, eu convido você, agora, a conhecer quais são os pontos negativos e os positivos que as mudanças podem trazer para a sua vida. Confira:

Pontos negativos

Você pode ficar confuso quando falo em pontos negativos que as mudanças podem oferecer, ainda mais depois de ter mostrado o quanto é benéfico pensar positivo quando elas surgem. A questão é que um dos pontos mais negativos que as mudanças podem trazer diz respeito justamente ao pensamento negativo, que pode acabar te paralisando e impedindo que você aproveite as oportunidades que venham a surgir com as transformações que acontecem em seu caminho.

Além do pensamento negativo e do medo, outros pontos que as mudanças podem causar, e que não tão benéficos para a sua vida, caso não sejam bem administradas, são: a ansiedade, o estresse, e até mesmo as doenças que surgem por causas emocionais.

Diante disso, é fundamental tomar todo tipo de cuidado, pois este medo de mudanças pode acabar gerando consequências inimagináveis para quem sofre com situações assim. Dessa forma, se você se identifica com estas questões que levantei até o momento, é fundamental refletir sobre o que você pode fazer por si mesmo, para que não caia neste tipo de armadilha da sua própria mente.

“Mas e se essa mudança causar algo negativo em minha vida?” Você pode se questionar quanto a isso, e esse questionamento é completamente natural que aconteça; porém, entenda que caso algo dê errado ou não saia como o esperado, novos planos poderão ser feitos e seguidos, como citei mais acima, não tenha dúvidas e não hesite em mudar o seu foco se for preciso.

O mesmo vale para todas as outras dicas mencionadas. Se cada uma delas forem verdadeiramente seguidas, você saberá que a mudança que sua vida sofrerá terá muito mais chances de serem positivas do que negativas.

Pontos positivos

E falando em pontos positivos, vamos pegar dois exemplos comuns: a sua saída de um relacionamento ruim pode sim apresentar muito mais pontos positivos do que negativos, acredite nisso e comece a imaginar em todas as possibilidades você vai poder vivenciar quando estiver sem aquela pessoa que te prendia, que sugava suas energias, que cobrava algo que você jamais poderia dar. Veja essa mudança como uma porta para sua liberdade e felicidade.

Outra mudança que pode ser um grande ponto positivo é ter um filho, por exemplo. Essa com certeza é uma mudança extraordinária, já que ter um filho é algo para a vida toda, e com certeza é uma das transformações que mais podem causar medo e ansiedade nas pessoas.

Entretanto, imaginar que em poucos meses você vai segurar em seu colo um serzinho que foi gerado por você, que tem a possibilidade de ser seu companheiro pelo resto da vida, entre outros grandes benefícios que a chegada de um filho pode trazer, faz com que você tenha a oportunidade de ser muito mais otimistas com relação a esta realidade.

Pensar nas possibilidades negativas faz parte do processo, contudo é fundamental compreender que sempre existirão momentos de dificuldades, porém, essa e outras mudanças que você terá de enfrentar serão mudanças que de alguma forma trarão grandes e maravilhosos pontos positivos para a sua própria evolução e crescimento.

Coaching e o medo de mudanças

Muitos assuntos são trabalhados durante as sessões de Coaching entre coach e coachee, alguns deles são: autoconhecimento, autoestima, performance profissional, desenvolvimento pessoal, relacionamentos, comportamentos e outros. Posso dizer, com toda certeza, que o Coaching consegue trabalhar todas essas questões que podem influenciar negativamente no modo como você enxerga todas as mudanças que ocorrem em sua vida.

Assim, antes de finalizar, quero compartilhar com você uma dica poderosa: que você conheça a formação em Coaching mais completa do país e que vai transformar a maneira como você enxerga as experiências que vive.

A formação Professional & Self Coaching – PSC, através de técnicas e ferramentas que o Coaching oferece, consegue eliminar suas crenças limitantes dando vez as suas mais belas habilidades e aptidões. Serão elas que darão a você, a força para seguir em frente sem o medo que te assombra. Toda e qualquer mudança exige preparo, cautela, controle e inteligência emocional para que os pontos positivos se sobressaiam com relação aos pontos negativos, e é através do Coaching que você pode conseguir tudo isso.

Tome grandes decisões e esteja preparado para grandes mudanças. Trabalhe seu controle emocional e sua capacidade de aceitar melhor as transformações e experiências de sua vida com a ajuda do Coaching.

Como foi possível observar ao longo do texto, tudo não passa de uma grande questão de ponto de vista. Ou seja, a forma como você enxerga as coisas que lhe acontecem, mesmo que sejam situações as quais você não estava esperando, como mudanças bruscas e repentinas, faz com que você viva com mais qualidade de vida, ou com que seja sempre assombrado pelo medo, e venha a sofrer com possíveis doenças emocionais.

Conhecer a nós mesmos é um importante passo que nos ajuda a superar barreiras!
Acesse “O Poder do Autoconhecimento” e se desenvolva continuamente!

Sendo assim, é fundamental que você treine o seu cérebro para ser otimista, para enxergar cada vez mais o lado positivo das situações, mesmo que sejam situações ruins, pois é isso que vai te transformar em uma pessoa mais tranquila, que leva a vida com mais leveza e que está sempre preparada para lidar com os mais diversos tipos de mudanças que venham a acontecer, uma vez que todas elas são inevitáveis.

Experimente mudar a sua postura e forma de ver o mundo ao seu redor e veja como a sua vida vai melhorar consideravelmente.

Use o espaço abaixo para deixar um comentário, dúvida ou sugestão. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:306053711 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photocreo

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010