Principais características de pessoas dissimuladas

Entenda profundamente como um comportamento dissimulado pode influenciar negativamente dentro do ambiente de trabalho

Dividir o ambiente de trabalho com pessoas dissimuladas é bastante prejudicial, em se tratando do crescimento profissional e equilíbrio emocional, principalmente se esse traço de caráter não está evidente. O ponto forte de quem é dissimulado é a falsidade, ou seja, a facilidade de mascarar seus verdadeiros sentimentos e intenções, de forma a conseguir produzir grandes estragos.

A melhor forma de evitar essa influência negativa em sua carreira e vida pessoal é aprender a identificar os dissimulados no ambiente de trabalho. A partir do momento em que você entende o jogo de falsidade praticado por quem deseja apenas te prejudicar, fica mais simples se blindar contra essas ações. Continue a leitura e entenda melhor quais são as principais características de pessoas dissimuladas.

[php_everywhere instance=”2″]

Conheça as principais características de pessoas dissimuladas no ambiente de trabalho

Você tem percebido atitudes estranhas de alguns colegas no trabalho, mas não tem certeza se tem base em dissimulação?  Então, leia a seguir as principais características de quem é dissimulado e aprenda a identificar esse tipo de colega. Reconhecer o dissimulado é o primeiro passo para se livrar de suas ações potencialmente danosas.

1 – Sedutora o tempo todo

Uma pessoa sedutora é alguém que consegue se mostrar interessante e interessada, não tem relação somente com o viés romântico. Não há nada de errado em ter a sedução como uma característica pessoal, no entanto, deve saltar aos olhos dos outros indivíduos quando essa sedução é constante, ou seja, não há nenhum momento de baixa.

Todo mundo tem seus altos e baixos, tem dias em que se está animado e com grande capacidade de envolver os demais e outros dias em que não se consegue nem articular uma frase sem transparecer desânimo. Se existe alguém no seu ambiente de trabalho que nunca tem baixos e está sempre marcando território junto a você, vale a pena ligar o sinal de alerta.

Pessoas dissimuladas tendem a concordar sempre com o que as outras dizem, escondendo aquilo que pensam de verdade para se manterem extremamente interessante para o outro. Tenha uma atenção especial para quem está sempre dizendo “você está certo”.

2 – Adulação constante

Pessoas dissimuladas costumam ser aduladoras profissionais, estão sempre te cercando para enaltecer a sua vaidade com falsos elogios, os famosos puxa-sacos. Essa característica ganha ainda mais ênfase quando o dissimulado acredita que pode obter algum lucro ou benefício a partir de sua vítima.

Fique atento para colegas que estão sempre indo à sua mesa para fazer elogios que nem sempre são realmente válidos. Ser elogiado massageia o ego, mas também pode fechar os seus olhos para alguém que está só esperando uma oportunidade para puxar seu tapete. Nada que é exagerado é bom, nem mesmo a adulação, desconfie.

3 – Servilismo todo a seu dispor

Tem alguém no trabalho que está sempre se oferecendo para fazer tarefas no seu lugar e buscando estar constantemente presente? O servilismo é uma característica bastante forte em pessoas dissimuladas porque elas buscam se tornar necessárias para aqueles para quem estão representando. Ter um colega que te ajuda no dia a dia do trabalho é bom, mas observe que, quando há um exagero nessa prestação de ajuda, pode estar ocorrendo o mascaramento de desvios de caráter.

Para não ser injusto, analise se o indivíduo que presta ajuda a você tem outras características desta lista e se ele tenta obter vantagens a partir do bem que te faz. É fácil perceber quando uma pessoa não está nos ajudando simplesmente porque gosta de nós.

4 – Intromissão é seu segundo nome

Algumas pessoas conseguem se meter na vida das outras sem que pareça que estão fazendo isso. O indivíduo dissimulado é aquele que sabe tudo sobre a sua vida — mas você não sabe nada sobre a dele — e vai dando sugestões pontuais que acabam mudando o direcionamento de suas ações.

A intromissão é feita de forma bastante ardilosa para que não fique evidente nem para quem está sendo a “vítima” e nem para os outros. No ambiente de trabalho, isso se mostra bastante perigoso porque o dissimulado pode te levar a cometer erros e até se indispor com colegas e superiores.

Quando uma pessoa fizer uma sugestão para você, pare e pense por alguns segundos para tentar se lembrar com que frequência ela faz essas intervenções. Se forem muitas as intervenções, comece a repassar quais foram os resultados das sugestões dela que você acatou, a resposta do quanto esse indivíduo te faz bem ou mal estará aí.

5 – Manipulação para te prejudicar

O indivíduo dissimulado age como uma voz na sua cabeça, tentando mudar a forma como você vê os outros e como atua em seu trabalho. É aquela pessoa que está o tempo todo falando mal dos outros e ressaltando seus pontos negativos, em especial se forem pessoas importantes para você.

O dissimulado tende a sempre mostrar para você o quanto seu trabalho não está sendo valorizado ou o quanto você precisa melhorar. Enquanto passa horas “envenenando” o seu relacionamento com outros colegas e seu desempenho produtivo, o dissimulado diz que faz isso para o seu bem, para que você veja como as coisas são de verdade.

Alguém que deseja o seu bem não vai passar horas desmerecendo seu trabalho ou falando mal de pessoas de quem você gosta. Então, ao identificar alguém que está sempre contribuindo para aumentar a sua carga negativa no trabalho, pergunte-se se é realmente necessário manter a convivência.

Evitando as investidas dos dissimulados

Com as características de pessoas dissimuladas apresentadas acima fica mais fácil identificá-las e escapar de seus planos ardilosos. Você não precisa e nem deve fazer um grande alarde sobre a natureza de colegas com esse tipo de desvio de caráter, afinal, são pessoas com grande capacidade de falsear emoções e situações.

O que você pode e deve fazer é se afastar e ficar atento a todas as “sugestões” e “conselhos de amigo” que esse colega tenta te dar, faça sempre o que a sua consciência achar melhor, sem se deixar influenciar por pessoas dissimuladas. Exclua do seu convívio alguém que só tem coisas negativas para acrescentar.

As características das pessoas dissimuladas são bastante marcantes, permitindo identificá-las com facilidade.

Você já precisou lidar com alguém assim? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo! 

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010