A proatividade no ambiente de trabalho

Proatividade

Saiba como a Proatividade pode te ajudar na sua carreira profissional

 

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e muitos profissionais estão sendo obrigados a se atualizar, bem como implementar melhorias em sua forma de atuação, para acompanhar as constantes mudanças que vêm acontecendo.

São inúmeras as exigências e é preciso estar preparado para atender às necessidades e expectativas das organizações, para que assim seja possível ter uma carreira de sucesso, ao longo da trajetória profissional de um indivíduo.

Entre as exigências que têm sido feitas com relação aos profissionais, está a necessidade de que eles sejam cada vez mais proativos no dia a dia, para que assim os processos da organização ganhem ainda mais agilidade e os resultados extraordinários sejam verdadeiramente alcançados, não só para a empresa, mas também para todos os colaboradores de uma forma geral.

Convido você a continuar me acompanhando nesta maravilhosa leitura, para saber um pouco mais sobre a importância da proatividade no ambiente de trabalho.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que e proatividade?

Hoje em dia muito se fala sobre proatividade e as vantagens de ter alguém com essa característica no trabalho. Mas, você sabe exatamente do que se trata? Consiste em um comportamento de antecipação, onde a pessoa com essa qualidade toma a iniciativa na empresa, seja na criação de projetos, resolução de problemas ou organização de suas tarefas, para que as mesmas sejam feitas antes do prazo final, e ela esteja pronta para lidar com algum imprevisto, caso este realmente aconteça.

Ser uma pessoa proativa não é esperar receber ordens, é executar as atividades sem esperar o pedido superior. É buscar novos desafios, à procura de solucionar diferentes problemas e conseguir melhores resultados. Ao contrário do que muitos pensam, esse profissional não quer passar por cima dos colegas, gestores e líderes. Na verdade, ele toma a iniciativa, veste a camisa da empresa e tem coragem para prever e lidar com situações que lhe desafiem e tirem de sua zona de conforto.

No ambiente de trabalho ele está sempre pesquisando, buscando coisas novas, realizando cursos, especializações para agregar ainda mais valor à sua atuação profissional e aos resultados da empresa. Visa ainda o bom andamento dos processos de trabalho, não só para ele, como também para os demais colaboradores.

Pela sua positividade, dedicação e senso de coletividade, esses profissionais conseguem envolver seus colegas, expressando, assim, mais uma qualidade muito buscada no mercado, que é a capacidade de trabalhar em equipe, pois pessoas que conseguem trabalhar em conjunto sabem como administrar conflitos, constroem confiança uns com os outros e também promovem inovações dentro da empresa.

Além de todos esses benefícios, as pessoas proativas também conseguem destaque e a visibilidade de seus gestores, o que lhe ajuda a crescer constantemente em suas carreiras, seja dentro ou fora da empresa para a qual prestam serviço atualmente.

Qualidades essenciais de uma pessoa proativa

Embora a proatividade possa se manifestar de diversas formas, existem algumas qualidades que são fundamentais para uma pessoa que se antecipa às demandas e consegue ter um desempenho superior.

Confira quais são elas a seguir:

Conhecimento da cultura organizacional da empresa

Esse é o ponto fundamental, pois entender as normas de conduta, valores e crenças da organização é essencial para que o colaborador consiga tomar decisões sem se distanciar dos objetivos da empresa e sem esperar ordens superiores.

100% de dedicação à empresa

Buscar evoluir é desenvolver ainda mais a qualidade de ser um profissional proativo. Ficar se preocupando em fazer apenas o que lhe é delegado e na mesmice, é pensamento de pessoas que não querem alcançar o sucesso. Mostrar sua capacidade e vontade de contribuir com a empresa faz muita diferença na sua carreira.

Aperfeiçoamento dos conhecimentos

Se tem uma coisa que o indivíduo que é proativo faz constantemente é atualizar seus conhecimentos. Isso porque ele sabe que especializar-se é sempre muito bom. Investir em cursos que podem ajudar ainda mais no desenvolvimento é importantíssimo. Quanto mais qualificado, mais as oportunidades aparecerão e bem mais preparado o profissional se sentirá.

Seguindo este caminho em sua jornada, com certeza você conseguirá colher bons frutos ao longo de toda a sua trajetória profissional.

Flexibilidade

Mostre-se sempre aberto às novidades e pronto para colocá-las em prática. Procurar ajuda de colegas também é uma forma de se mostrar flexível, uma vez que a colaboração de todos é fundamental para o crescimento da empresa.

Como estimular a proatividade no ambiente de trabalho?

O melhor momento para encontrar profissionais com essa qualidade é durante o recrutamento. No entanto, com os elementos certos, um líder poderá instituir uma cultura organizacional na qual a proatividade seja praticada por todos os colaboradores.

Se você é líder, profissional de RH, empresário, empreendedor ou colaborador de uma empresa, e tem interesse em desenvolver esta grande habilidade, veja como você pode fazer isso com maestria.

Liderança

Um líder de verdade sempre faz com que o exemplo seja sua principal ferramenta para desenvolver determinado comportamento em seus liderados. Dessa forma, o gestor tem que ser o primeiro a demonstrar o comprometimento, foco e interesse pelo trabalho realizado por cada um dos colaboradores.

Reconhecimento

Mesmo com as atitudes proativas da liderança, serão necessárias outras ferramentas para conseguir que essa cultura seja plenamente implementada na organização. É preciso incentivá-los a buscarem respostas criativas para os problemas existentes, oferecendo benefícios para conseguirem contribuir com a empresa.

Dessa forma, a instituição passa uma clara mensagem sobre a importância desse tipo de atitude para os colaboradores, demonstrando que esse é o caminho mais rápido para ser bem-sucedido nesse tipo de cultura.

Treinamentos

Por último, mas não menos importante, oferecer cursos e treinamentos de aperfeiçoamento são ferramentas poderosíssimas. Essa arma tem duas funções: primeiramente, mostrar aos colaboradores que eles são importantes e que a empresa pensa em sempre investir neles, para que se tornem cada vez mais capazes.

Os treinamentos são indispensáveis para orientar os colaboradores a respeito dessa cultura organizacional que a empresa está tentando implementar. Claro, isso não significa 15 minutos diariamente de um discurso sobre a importância desse conceito, mas cursos que sejam interessantes e que propiciem aos colaboradores sentirem-se motivados a colocar os aprendizados a prova dentro da empresa.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Coaching e proatividade

Antes de finalizar, quero compartilhar uma última dica, que tenho absoluta certeza, vai contribuir para que profissionais e empresas obtenham os melhores resultados a partir do desenvolvimento da proatividade em seus colaboradores. Estou falando da metodologia de desenvolvimento humano que mais ajuda indivíduos e empresas a potencializarem a sua performance: o Coaching.

Trata-se, como eu disse, de uma das principais metodologias para transformação de comportamentos, sejam eles relacionados a líderes ou a colaboradores. Por meio desse processo, a transição entre a cultura atual e uma que privilegie a proatividade se torna mais fácil e natural e contribui para que cada vez mais profissionais se tornem proativos e comprometidos em seu dia a dia dentro da empresa.

Por meio de uma formação em Coaching aqui do IBC, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, é possível que o profissional aumente a sua performance e passe a, cada vez mais, antecipar-se aos problemas, oferecendo soluções criativas e inovadoras para resolvê-los com muito mais agilidade. Além disso, através das técnicas e ferramentas, que ele estará apto a aplicar logo que finalizar o curso, se tornará ainda mais flexível, para que assim realize um trabalho em equipe de excelência e lide com os desafios que surgirem em seu cotidiano da melhor maneira.

Permita-se viver esta nova experiência e desenvolver ainda mais a sua proatividade. Tenha a carreira dos seus sonhos, inscreva-se agora para a próxima turma do PSC na sua cidade!

Ser de Luz, gostou deste conteúdo? Você se considera uma pessoa proativa? O que você faz em seu dia a dia para desenvolver a sua proatividade? Deixe o seu comentário, falando sobre a sua experiência e aproveite para compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos, nas suas redes sociais.

Copyright: 793409161 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010