Quais as principais consequências de ser um procrastinador?

Conheça quais são as principais consequências que o procrastinar em excesso pode gerar para a sua vida.

A palavra procrastinação vem se tornando cada vez mais popular pela identificação dos danos que causa à vida dos procrastinadores. Quantas vezes você disse a si mesmo que poderia deixar essa ou aquela atividade para amanhã? Saiba que quase todo mundo faz isso uma vez ou outra, o problema surge quando o adiamento se torna um comportamento recorrente.

Deixar sempre algo para mais tarde faz com que o seu depois se torne mais e mais caótico. Ao longo do artigo vamos explicar melhor o conceito de procrastinação e quais são as consequências que esse comportamento pode gerar.

O que é procrastinação?

Resumidamente, procrastinar significa deixar para depois algo que poderia (e em muitos casos deveria) ser feito agora. Em uma linguagem mais coloquial, podemos dizer que o procrastinador é aquele que “empurra com a barriga”. Quanto mais uma pessoa adia tarefas cotidianas, mais se vê presa dentro de um ciclo nocivo. Os efeitos da procrastinação podem ser devastadores para a vida de qualquer pessoa.

Quais são as consequências de ser um procrastinador?

Grande parte das pessoas precisa se dividir em mil tarefas cotidianamente, sejam elas pessoais ou profissionais. Em meio às reuniões de trabalho, é necessário se concentrar nas tarefas da casa e ainda ter tempo para sua saúde física e mental. O mundo moderno está cada vez mais conectado e proporcionando cada vez menos tempo livre para as pessoas.

Nesse contexto, é compreensível o aumento do número de procrastinadores. Pode ser extremamente reconfortante para a mente deixar algumas atividades para depois. Porém, esse alívio momentâneo pode se tornar a base para um grande estresse e perda de autocontrole. Conheça, a seguir, as principais consequências de ser um procrastinador.

1 – Sentimento de culpa

Quantas vezes você se sentiu culpado por estar navegando em redes sociais ao invés de concluir um projeto profissional? Conforme a procrastinação se torna mais presente na vida do indivíduo, ele tende a se sentir mais culpado. Essa culpa evolui para um sentimento intenso de frustração.

2 – Poucas realizações

Se uma pessoa não faz as atividades que lhe cabem, com certeza não terá muitas realizações de que se orgulhar. Ao deixar tarefas para depois, o indivíduo vai empurrando também o cumprimento de suas metas.

Geralmente, no fim do dia o procrastinador tem a sensação de que fez muito e realizou quase nada. Percepção que está correta, pois, no momento em que deveria estar realizando a atividade adiada, o indivíduo fez outra coisa desnecessária. Ocupar seu tempo com coisas inúteis é desperdiçar energia.  

3 – Desânimo

O entendimento de que está desperdiçando seu tempo e deixando de realizar suas metas faz com que o procrastinador apresente grande desânimo. A energia interna que existia em abundância no começo da jornada vai se esvaindo. Conforme o tempo vai passando, esse desânimo pode evoluir para quadros de ansiedade.

4 – Sofrimento

O procrastinador em algum momento se vê pensando em tudo o que deveria e poderia ter feito e não realizou. Quanto mais se volta para esses pensamentos mais o indivíduo sofre. Tamanho sofrimento pode se tornar um grave quadro depressivo. Essa situação se agrava quando o procrastinador percebe que pessoas a sua volta estão conquistando suas metas e ele continua parado no mesmo lugar.

5 – Estresse

Tem como não se estressar com uma lista sem fim de tarefas a serem feitas? A procrastinação faz com que a lista aumente constantemente. Novas demandas surgem e se acumulam com aquelas que foram deixadas para depois. Começar a terminar o dia com tarefas acumuladas é realmente bastante estressante.

6 – Irritabilidade

Pessoas que entram no ciclo da procrastinação podem ter grandes dificuldades de desenvolver relacionamentos saudáveis. O fato de estar constantemente correndo atrás do tempo perdido deixa qualquer pessoa potencialmente irritada. Essa maior sensibilidade torna as relações pessoais e profissionais mais difíceis. Com o passar do tempo, esse indivíduo procrastinador pode se ver sozinho.

7 – Falta de energia

Talvez você esteja se perguntando por que o procrastinador não sai desse ciclo. A resposta está na última consequência da nossa lista, a falta de energia. O abatimento gerado pelos fatores mencionados acima o leva a sentir que não tem energia para realizar nada. A pessoa não enxerga perspectivas no horizonte e volta a adiar as tarefas, que continuam a se acumular.

Como deixar de ser um procrastinador?

Agora que você já conhece as consequências de ser um procrastinador, vai gostar de saber como deixar esse comportamento no passado. Confira as dicas e se livre da procrastinação.

1 – Use o tempo a seu favor

O tempo é um dos principais adversários do procrastinador, mas pode se tornar um grande aliado para dar fim a esse ciclo. Para evitar deixar tarefas pelo caminho, comece a dividir seu tempo em blocos. Em cada bloco liste atividades que precisam ser realizadas.

No início, você pode usar alarmes para identificar a passagem do tempo, evitando estender-se demasiadamente nas atividades. Lembre-se de ter foco e disciplina para concluir tudo o que se propôs em um determinado espaço de tempo.

2 – Fragmente seus objetivos

Muitas pessoas procrastinam por se verem sempre muito distantes do objetivo final de uma tarefa. Para driblar seu desejo de procrastinar, o ideal é fragmentar suas atividades em tarefas menores e mais simples. Ao concluir com sucesso cada parte fragmentada do todo, você se sentirá impelido a continuar realizando. Dê valor às suas pequenas conquistas.

3 – Crie hábitos

Pessoas disciplinadas e que não procrastinam são pessoas que têm hábitos. Dessa forma, para evitar a procrastinação você deve desenvolver uma rotina de hábitos. Entende-se por hábito aquilo que é realizado com frequência e que oferece resultados. Ir para a academia três vezes por semana é um hábito, assim como frequentar um curso de inglês semanalmente. Transforme suas atividades em hábitos, de preferência com horário de início e fim.

4 – Tenha uma programação diária

Desenvolva o hábito de programar seu dia na noite anterior. Sabendo de antemão quais são as tarefas que precisam ser realizadas, fica mais fácil não procrastinar. Quanto mais a longo prazo são os resultados de uma atividade, maior é a tendência de procrastinar.

5 – Faça na hora

Por fim, para deixar o mau hábito da procrastinação no passado comece a fazer as coisas no momento em que elas surgem. Não deixe para depois o que pode e deve ser feito agora.

Ser um procrastinador pode ter consequências bastante sérias para sua vida, deixe esse hábito para trás e se abra para uma nova vida!

Se este conteúdo fez sentido para você e te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, enviando para os seus amigos e compartilhando através das redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63